Crimes virtuaisok

4,505 views
4,908 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,505
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4,270
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Crimes virtuaisok

  1. 1. E RNETIN T
  2. 2. Internet é a rede mundial decomputadores. Nela encontramosinúmeras possibilidades de utilização,tais como: Jogos; Salas de bate papo;Redes Sociais; Pesquisas; E-mails;Notícias; Vídeos; Músicas; Blogs; etc.
  3. 3. Devemos nos lembrar sempre de que oque está escrito na internet deve servir-nos como “ajuda” e não como “verdadeabsoluta”.
  4. 4. Com as novas tecnologias, crimestradicionais passaram a ser cometidos nainternet e surgiram novos delitos. Muitasvezes as pessoas que cometem ou sãoalvos desses crimes, nem se dão contadisso. Um dado muito preocupante é que onúmero de crianças e adolescentesenvolvidos está aumentando.
  5. 5. CRIMES VIRTUAIS
  6. 6. São delitos praticados através dainternet, que podem ser enquadradosno Código Penal Brasileiro onde osinfratores estão sujeitos às penasprevistas na Lei.
  7. 7. É crime: Phishing; Ameaça; Difamação, injúria ecalúnia; Falsa identidade; Discriminação;Estelionato; Pirataria; etc.Crimes realizados através da internet podem levara punições como pagamento de indenização ouprisão. As punições para menores de 18 anos sãodiferentes, mas elas existem – podem serprestação de serviços à comunidade ou atéinternação em uma instituição.
  8. 8. CAS DEDI T EÇÃOPRO
  9. 9.  Verificar sempre o remetente do e-mail. Não baixar programas ou arquivos recebidos sem que tenham sido pedidos, mesmo que o remetente seja alguém conhecido. Manter o antivírus do computador atualizado.
  10. 10.  Não informar dados pessoais – nome completo, endereço residencial, nomes dos pais ou dos irmãos, nome da escola, número do telefone - em ambientes públicos, como perfis em sites de relacionamento. Evitar exposição exagerada, preservando sua privacidade e de seus amigos.
  11. 11.  Não responder a ameaças e provocações. Bloquear a pessoa que estiver sendo inconveniente. Ser educado – tratar mal alguém pode fazer com que a pessoa queira revidar e pode dar início a uma perseguição ou cyberbullying.
  12. 12.  Não conversar com algum adulto caso receba ameaças, provocações ou algum conteúdo impróprio ou ofensivo. Denunciar comportamentos agressivos ou incômodos ao provedor de e-mail, à operadora de telefonia, ao serviço de mensagem instantânea, ao site de rede social ou outro.
  13. 13.  Não participar de intimidações nem se manter omisso caso saiba que outra pessoa ou colega está sendo intimidado. A situação deve ser revelada aos pais ou professores para que as providências adequadas sejam tomadas.
  14. 14. COMO DENUNCIAR Caso você seja vítima de crimeeletrônico:Reúna provas: imprima o cabeçalho damensagem, o código fonte do site ou páginada comunidade na rede social, blog ouportal.Vá a delegacia mais próxima.
  15. 15. PEDOFILIA É quando umindivíduo adulto se sentesexualmente atraído demodo compulsivo porcrianças e adolescentes.
  16. 16. DICAS DE PROTEÇÃO CONTRA PEDOFILIA O computador deve ficar em uma área comum da casa e não no quarto da criança ou adolescente. Os pais devem limitar o uso do computador pelos filhos. Não fornecer informações pessoais em redes sociais. Conversar com os pais ou professores em caso suspeito.
  17. 17. Formatado por:Adriana Valéria Ceciliato AzambujaProjeto Internet SeguraEMEB Alcides TombiniTexto adaptado do: “Guia para usoresponsável da internet”Imagens retiradas da internetCaçador, março de 2013

×