Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  Departamento Acadêmico de Informática – DAINF




   Programa de Pós-...
Programa de Pós-Graduação em
 Computação Aplicada (PPGCA)
     Mestrado profissional

Coordenador: Prof. Celso Antônio Alv...
A UTFPR
A primeira Universidade Tecnológica do país;
100 anos de história;
Referência em ensino técnico, tecnologia e
enge...
O que é Mestrado Profissional ?
  É uma (nova *) modalidade de pós-graduação
  stricto sensu;
  Recentemente reformulada p...
O que é Mestrado Profissional ?
Visa atender profissionais que já possuem
certa experiência e que buscam um espaço
para re...
O que é Mestrado Profissional ?
O mestrado profissional enfatiza princípios como
o da aplicabilidade técnica e o da flexib...
O que é Mestrado Profissional ?
Deseja-se que o aluno continue em seu ambiente
de trabalho, de forma a desenvolver uma
pes...
O programa de pós-graduação em
     computação aplicada (ppgca)
Iniciativa da UTFPR / DAINF para atender a
demanda de prof...
Contexto nacional e regional
Alguns mestrados profissionais em
funcionamento na área de Computação no
país: CESAR (PE), UF...
Objetivos do PPGCA
Capacitar profissionais qualificados para o
exercício da prática profissional avançada e
transformadora...
PÚBLICO ALVO
Graduados em cursos de nível superior nas
áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas
de Informação, Ciência ...
Área e linhas de pesquisa
Área de Concentração:
Engenharia de Sistemas Computacionais
Linhas de Pesquisa:
 • Engenharia de...
ENGENHARIA DE SISTEMAS
       COMPUTACIONAIS
Abrange pesquisas sobre a concepção,
construção, avaliação e otimização de
si...
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Nesta linha de pesquisa são investigados
processos, métodos, técnicas e ferramentas
ou tecnologias ...
SISTEMAS EMBARCADOS
O objetivo desta linha de pesquisa é aplicar os
conhecimentos científicos e tecnológicos
disponíveis a...
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Esta linha pesquisa os avanços científicos e tecnológicos
que podem ser incorporados aos sistemas d...
Informações Gerais
Número de professores: 20 (4 pesq. do CNPq)
Número anual de vagas: 15
Créditos exigidos: 24
Disciplinas...
Corpo Docente
•   Adolfo Gustavo Serra Seca Neto, Dr.
•   Alexandre Graeml, Dr. (*)
•   Anelise Munaretto Fonseca, Dr.
•  ...
Corpo Docente
•   Laudelino Cordeiro Bastos, Dr.
•   Leyza Baldo Dorini, Dr.
•   Luiz Nacamura Jr., Dr.
•   Myriam R.de B....
Funcionamento
Curso gratuito;
Horário definido anualmente; em 2010 segundas e
terças e sábados pela manhã, de terça à sext...
PERFIL DO EGRESSO
O PPGCA está direcionado a algumas das
principais áreas ligadas ao desenvolvimento de
sistemas computaci...
PERFIL DO EGRESSO
Espera-se que o profissional formado pelo curso
tenha adquirido a capacidade de estudar
recentes avanços...
DESAFIOS
Alavancar de forma efetiva o desenvolvimento
tecnológico no país, de forma a se ter uma
tecnologia genuinamente b...
O que se espera das empresas ?
Apoio institucional ao programa;
Parcerias no desenvolvimento de projetos de
pesquisa;
Libe...
contato
Site: www.ppgca.ct.utfpr.edu.br
Email: ppgca-ct@utfpr.edu.br
Twitter: http://twitter.com/ppgca

Programa de Pós-Gr...
Questões ?
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Apresentacao PPGCA

1,494 views
1,361 views

Published on

Slides da apresentação para empresários do Mestrado Profissional em Computação Aplicada da UTFPR (http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br).
Autor dos slides: prof. Celso Kaestner.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,494
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentacao PPGCA

  1. 1. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Departamento Acadêmico de Informática – DAINF Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) Mestrado profissional
  2. 2. Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) Mestrado profissional Coordenador: Prof. Celso Antônio Alves Kaestner (celsokaestner@utfpr.edu.br) Vice-coordenador: Prof. João Alberto Fabro (fabro@utfpr.edu.br)
  3. 3. A UTFPR A primeira Universidade Tecnológica do país; 100 anos de história; Referência em ensino técnico, tecnologia e engenharia; Estrutura descentralizada com 11 campi no estado; Oferta mais de 100 cursos, atendendo mais de 20.000 alunos (2010); Pesquisa e pós-graduação em consolidação: em 2010 ofertará 11 programas de pós-graduação stricto sensu.
  4. 4. O que é Mestrado Profissional ? É uma (nova *) modalidade de pós-graduação stricto sensu; Recentemente reformulada pela Capes / MEC (Portaria Normativa 7 de 22/06/2009); Enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. (*) existe na Capes desde 1998, mas com repercussão restrita.
  5. 5. O que é Mestrado Profissional ? Visa atender profissionais que já possuem certa experiência e que buscam um espaço para realizar pesquisas e fazer uma atualização de seus conhecimentos; O título obtido no mestrado profissional tem validade nacional e concede os mesmos direitos concedidos aos portadores do título de mestre nos cursos tradicionais de mestrado.
  6. 6. O que é Mestrado Profissional ? O mestrado profissional enfatiza princípios como o da aplicabilidade técnica e o da flexibilidade operacional; A formação deve visar à exposição dos alunos aos processos da utilização aplicada dos conhecimentos e o exercício de inovação, com a valorização da experiência profissional.
  7. 7. O que é Mestrado Profissional ? Deseja-se que o aluno continue em seu ambiente de trabalho, de forma a desenvolver uma pesquisa que relacione sinergicamente aspectos do conhecimento recebido no curso e de seu trabalho; Pressupõe a aproximação entre a Universidade e a Empresa, com a realização de projetos conjuntos que concretizem a transferência de conhecimentos entre os setores acadêmico e produtivo da sociedade.
  8. 8. O programa de pós-graduação em computação aplicada (ppgca) Iniciativa da UTFPR / DAINF para atender a demanda de profissionais qualificados em Computação da região de Curitiba; Complementa os cursos de graduação em Engenharia de Computação (iniciado em 2007) e Bacharelado em Sistemas de Informação (iniciado em 2009), além de outros cursos relacionados na UTFPR.
  9. 9. Contexto nacional e regional Alguns mestrados profissionais em funcionamento na área de Computação no país: CESAR (PE), UFPE (PE), UECE (CE), Unifacs (BA); Nenhum em funcionamento na região Sul.
  10. 10. Objetivos do PPGCA Capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos; Transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos para o desenvolvimento nacional, regional ou local; Contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.
  11. 11. PÚBLICO ALVO Graduados em cursos de nível superior nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e áreas afins, como Engenharias, Matemática, Estatística, etc. ou ainda graduados em outras áreas com experiência comprovada de atuação profissional na área de Computação.
  12. 12. Área e linhas de pesquisa Área de Concentração: Engenharia de Sistemas Computacionais Linhas de Pesquisa: • Engenharia de Software; • Sistemas Embarcados; • Sistemas de Informação.
  13. 13. ENGENHARIA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS Abrange pesquisas sobre a concepção, construção, avaliação e otimização de sistemas computacionais, incluindo questões relacionadas a hardware, software, tratamento de informações, fatores humanos, métodos e documentação.
  14. 14. ENGENHARIA DE SOFTWARE Nesta linha de pesquisa são investigados processos, métodos, técnicas e ferramentas ou tecnologias empregadas em atividades de desenvolvimento de software, desde o levantamento de requisitos e especificações até a realização de testes e validação, passando pelas etapas relacionadas ao desenvolvimento propriamente dito.
  15. 15. SISTEMAS EMBARCADOS O objetivo desta linha de pesquisa é aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis ao desenvolvimento de Sistemas Embarcados, envolvendo sua arquitetura, muitas vezes distribuída e heterogênea, o uso de sistemas operacionais especializados, reativos e de tempo-real, e o emprego de sistemas reconfiguráveis e implementação de firmware.
  16. 16. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Esta linha pesquisa os avanços científicos e tecnológicos que podem ser incorporados aos sistemas de informação complexos, tais como os sistemas colaborativos, técnicas de armazenamento e extração de informações, mineração de dados (data mining) e aplicações de negócios (business intelligence), construção de processos decisórios, e o projeto e construção de sistemas para ambientes não- convencionais (web semântica, serviços web, sistemas geo-referenciados e bio-inspirados).
  17. 17. Informações Gerais Número de professores: 20 (4 pesq. do CNPq) Número anual de vagas: 15 Créditos exigidos: 24 Disciplinas a serem cursadas por aluno: 7 a 8 Total de disciplinas ofertadas: 16 Prazo previsto: até 24 meses Inscrições: a partir de 18/01/2010 no site do programa.
  18. 18. Corpo Docente • Adolfo Gustavo Serra Seca Neto, Dr. • Alexandre Graeml, Dr. (*) • Anelise Munaretto Fonseca, Dr. • Carlos Erig Lima, Dr. • Celso Antônio Alves Kaestner, Dr. • Cesar Augusto Tacla, Dr. • Gilda Maria Friedlaender, Dr. (*) • Gustavo Alberto Giménez Lugo, Dr. • Heitor Silvério Lopes, Dr. (*) • Jean Marcelo Simão, Dr. • João Alberto Fabro, Dr. (*) Colaboradores
  19. 19. Corpo Docente • Laudelino Cordeiro Bastos, Dr. • Leyza Baldo Dorini, Dr. • Luiz Nacamura Jr., Dr. • Myriam R.de B. Silva Delgado, Dr. • Paulo Cezar Stadzisz, Dr. • Roberto Cesar Betini, Dr. • Robinson Vida Noronha, Dr. • Robson Ribeiro Linhares, MSc (*) • Tania Mezzadri Centeno, Dr. (*) Colaboradores
  20. 20. Funcionamento Curso gratuito; Horário definido anualmente; em 2010 segundas e terças e sábados pela manhã, de terça à sexta à noite; Dissertação em parceria com a empresa – idealmente projeto relacionado diretamente ao trabalho do candidato, desenvolvendo o tema em sua atividade; Busca de parceria com as empresas, visando o financiamento de pesquisas conjuntas.
  21. 21. PERFIL DO EGRESSO O PPGCA está direcionado a algumas das principais áreas ligadas ao desenvolvimento de sistemas computacionais em empresas da região de Curitiba; Pretende-se capacitar profissionais oriundos de empresas de Computação, dentro das linhas de pesquisa do PPGCA, de forma que se possam incorporar os conhecimentos adquiridos aos processos produtivos e de prestação de serviços da empresa.
  22. 22. PERFIL DO EGRESSO Espera-se que o profissional formado pelo curso tenha adquirido a capacidade de estudar recentes avanços científicos e tecnológicos, realizando inovação e incorporando os avanços ao processo produtivo da empresa; O trabalho de conclusão do mestrado (dissertação) deve envolver a aplicação de uma tecnologia relevante e atualizada a um caso real de trabalho do profissional.
  23. 23. DESAFIOS Alavancar de forma efetiva o desenvolvimento tecnológico no país, de forma a se ter uma tecnologia genuinamente brasileira; Tornar uma realidade a parceria entre Universidade e Empresa, fazendo com que as mesmas, dentro de suas peculiaridades, atuem de forma sinérgica em projetos conjuntos de objetivos comuns.
  24. 24. O que se espera das empresas ? Apoio institucional ao programa; Parcerias no desenvolvimento de projetos de pesquisa; Liberação de profissionais para realizar o curso; Financiamento de atividades do programa via projetos conjuntos.
  25. 25. contato Site: www.ppgca.ct.utfpr.edu.br Email: ppgca-ct@utfpr.edu.br Twitter: http://twitter.com/ppgca Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) UTFPR – Campus Curitiba Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças 80.230-901 Curitiba – PR Fone: (41) 3310-4644 Fax: (41) 3310-4646
  26. 26. Questões ?

×