Teoria de Maslow

  • 35,363 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
35,363
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
537
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklin, Nova Iorque, em primeiro de Abril de 1908; Descendente de pais russos, tinha seis irmãos; Iniciou sua vida acadêmica na faculdade de direito em Nova Iorque, mas desistiu um ano e meio depois; Após se casar com sua prima, mudou-se para Wisconsin, onde começou a se interessar pela psicologia, a qual fez questão de estudar na Universidade; Voltou à Nova Iorque em 1935 e começou a lecionar na faculdade do Brooklin;
  • 2.  Passou a se interessar pela motivação humana e produziu diversos artigos que culminaram na Teoria da Hierarquização das necessidades humanas; Após se dedicar à administração da faculdade, criou a obra “Motivation and Personality”, aclamada até hoje; Na década de 60, Maslow se envolveu com a área de Gestão de Negócios e passou a relacionar seus estudos de gestão com suas teorias motivacionais; Morreu em 1970, aos 62 anos, vítima de ataque cardíaco.
  • 3.  Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide:
  • 4.  Na base da pirâmide estão as necessidades mais simples (Fisiológicas) e no topo, as mais complexas (Auto-Realização). Para chegar ao topo da pirâmide, é necessário suprir todas as necessidades anteriores. Há a ideia de um ciclo motivacional, ou seja, a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal. Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo.
  • 5. A seguir, explicaremos cada uma das etapas da pirâmide propostas por Maslow: Neste nível estão as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), desejo sexual, etc. Estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie. Caso alguma dessas necessidades não for alcançada, o comportamento do indivíduo é dominado para satisfazê-la e, assim, aliviar a pressão.
  • 6.  Baseiam-se na busca de segurança, estabilidade, proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo. Surgem apenas quando as necessidades fisiológicas já foram alcançadas. Têm grande importância no comportamento humano, já que decisões incoerentes ou ações arbitrárias dentro da empresa, podem provocar insegurança no empregado em relação a sua permanência no emprego.OBS: Essas duas necessidades são consideradas primárias.
  • 7.  Estão incluídas as necessidades de associação, de participação , de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor. Surgem no comportamento quando as necessidades primárias estão relativamente satisfeitas. Quando não são supridas, o indivíduo torna-se resistente, antagônico e hostil em relação às pessoas que o cercam. A sua frustração conduz à falta de adaptação social, ao isolamento e á solidão. É importante dar e receber afeto.
  • 8.  Estão relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolvem a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração. A sua satisfação conduz a sentimentos de força, capacidade, valor e utilidade. Já a sua frustração pode criar sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência e desânimo.
  • 9.  São as necessidades humanas mais elevadas e estão no topo da hierarquia. Estão relacionadas com a realização do próprio potencial e autodesenvolvimento contínuo. Expressam-se por meio do impulso que a pessoa tem para tornar-se sempre mais do que é. O indivíduo vem a ser tudo o que pode ser.
  • 10.  As necessidades humanas assumem formas e expressões que variam conforme o indivíduo. Nem todos conseguem chegar ao topo da pirâmide de necessidades. A frustração de certas necessidades passa a ser considerada ameaça psicológica. Quando alguma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar o comportamento, enquanto gerar tensão no organismo.
  • 11.  Muito utilizada na administração (gestão) de pessoas. A abordagem comportamental na administração propõe a adoção de uma posição humanística, e não normativa. No Marketing:1. Há uma segmentação psicológica baseada nos desejos e necessidades das pessoas.2. Ajuda a entender o comportamento, os planos e metas dos consumidores.3. Reconhece as necessidades e, portanto, o tipo de produto para cada consumidor.
  • 12. “Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta deve escrever,caso pretendam deixar seu coração em paz. O que um homem pode ser, ele deve ser.A essa necessidade podemos dar o nome de auto-realização.”
  • 13. “... à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida sãopreenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas.” Abraham Harold Maslow (1908-1970)
  • 14.  Livro: Introdução à Teoria Geral da Administração (Idalberto Chiavenato); Livro: Administração de Recursos Humanos (Jean Pierre Marras); http://www.merkatus.com.br/10_boletim/112.htm; http://www.marketbiz.com.br/universidades/conhecendo/maslow. htm; http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm.
  • 15. Grupo:Gabriel Cardoso, Nº 8Getúlio Guardiano, Nº 10Heidi Gonçalves, Nº 39 1ºET-Z
  • 16. Agradecemos pela atenção de todos!