• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Administraçao Científica (Taylorismo)
 

Administraçao Científica (Taylorismo)

on

  • 11,791 views

 

Statistics

Views

Total Views
11,791
Views on SlideShare
11,423
Embed Views
368

Actions

Likes
1
Downloads
192
Comments
1

7 Embeds 368

https://www.cursosonlinecursos.com.br 108
http://etzadm.blogspot.com.br 94
https://cursosrapidosonline.com.br 87
https://www.xn--cursosonlinedaeducao-7yb1g.com.br 37
http://etzadm.blogspot.com 30
http://cesbonline.com.br 8
https://cesbonline.com.br 4
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

11 of 1 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Administraçao Científica (Taylorismo) Administraçao Científica (Taylorismo) Presentation Transcript

    • Michele Alves e Victória Colvara 1º ET-Z Gestão Empresarial I
    • FREDERICK TAYLOR BIOGRAFIA Nascimento: 20 de março de 1856, Filadélfia, Estados Unidos. Morte: 21 de março de 1915,Filadélfia, Estados Unidos. Progenitores: Pai: Franklin Taylor. Mãe: Emily Annette Winslow.
    • FREDERICK TAYLOR Cônjuge: BIOGRAFIA Em 3 de maio de 1884, se casa com Louise M. Spooner. Filhos: Kempton, Robert e Elizabeth. Ocupação: Engenheiro mecânico.
    • FREDERICK TAYLOR BIOGRAFIAEducação: Educado em casa de forma rígida e disciplinada com conhecimentos de francês e alemão. Em 1872 ingressou na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Aceito em Direito para Harvard, mas não ingressou na mesma. Com 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica.
    • FREDERICK TAYLORCarreira: BIOGRAFIA Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Instituto de Tecnologia de Nova Jersey. Na época vigorava o sistema de pagamento por peça ou tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelo os patrões, que levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
    • PRINCIPAIS LIVROS DE TAYLOR “Shop Management” (Direção de Oficinas) de 1903. Objetivo: Racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo dos tempos e movimentos. “Principles of Scientific Management”(Princípios de Administração Científica) de 1911. Objetivo: Apresenta estudos sobre Administração Geral.
    • PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR: Época correspondente a publicação do seu livro Shop Management. Durante essa época verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Desta forma ele viu necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Em essência, isto está escrito no livro Shop Management.
    • SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR: Período correspondente ao seu livro The Principles of Scientific Management. Taylor concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para se tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. A partir dessa conclusão, Taylor desenvolveu seus estudos sobre o que denominou a Administração Científica, sem deixar de lado sua preocupação quanto à tarefa do operário.
    • SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR: Taylor acreditava que as empresas sofriam por três fatores: 1. A Vadiagem sistemática dos operários.2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho. 3. Falta de organização das técnicas e dos métodos de trabalho. Para o fim desses fatores, Taylor idealizou o Scientific Management que é uma evolução da Administração Científica, contendo 75% de análise e 25% de bom senso. Segundo Taylor, a implantação da Administração Científica deveria ser gradual.
    • ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Histórico e visão geral Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. Os pilares da chamada escola de Administração Científica foram estabelecidos por Taylor. O principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao empregado. Para Taylor a administração tinha que ser tratada como ciência. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade. Taylor não estava interessado no avanço tecnológico, mas preocupado em controlar o trabalho a qualquer nível de tecnologia.
    • ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICAPrincípios da teoriaPlanejamento Preparo Controle Execução
    • ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Notou que há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais. Esse instrumentos podem ser aperfeiçoados por meio de análise científica em um acurado estudo de tempos e movimentos, ao invés de ficar por critério pessoal dos operários. Tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares por meios científicos.
    • ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Aspectos fundamentais da ORT: 1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos. 2. Estudo da fadiga humana. 3. Divisão do trabalho e especialização do operário. 4. Desenho de cargos e de tarefas 5. Incentivos salários e prêmios de produção. 6. Conceito de homo economicus. 7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação,conforto,etc. 8. Padronização de métodos e de máquinas. 9. Supervisão funcional.
    • BENEFÍCIOS DO MÉTODO DE TAYLOR Aos empregadores: 1. Produtos de qualidade superior. 2. Redução de custos. 3. Ambiente de trabalho agradável. Aos trabalhadores: 1. Salários maiores 2. Funcionários sentem-se mais valorizados. 3. Jornada de trabalho reduzida.
    • OUTROS INTEGRANTES DO MOVIMENTO Administração Científica. Carl Harrington Frank Lilian HenryTaylor Barth Emerson Gilbreth Gilbreth Gantt
    • FILME TEMPOS MODERNOSOs princípios básicos daadministração cientifica sãoilustrados em varias cenas destefilme, bem também como osproblemas decorrentes destesprincípios. Chaplin enfatiza asdisfunções deste princípios,como o estudo de tempo emovimento, mostrando odesgaste emocional e físico dosfuncionários pela excessivapadronização de ações. Tudoregado a um humor crítico e quenos provoca também umareflexão.
    • REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Taylor http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/taylorfrederick.ht m http://pt.wikipedia.org/wiki/Quaker http://www.administradores.com.br/producao_academica/admi nistracao_cientifica_de_taylor_o_homem_do_tempo/318 http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_cient% C3%ADfica http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a- administracao-cientifica-em-tempos-modernos/33759/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo CHIAVENATO, Idalberto; Introdução à Teoria Geral da Administração; Editora Elsevier – Campus; 7ª edição - 2004
    • OBRIGADO PELA ATENÇÃO !