Your SlideShare is downloading. ×
Administraçao Científica (Taylorismo)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Administraçao Científica (Taylorismo)

12,549

Published on

1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
12,549
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
249
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Michele Alves e Victória Colvara 1º ET-Z Gestão Empresarial I
  • 2. FREDERICK TAYLOR BIOGRAFIA Nascimento: 20 de março de 1856, Filadélfia, Estados Unidos. Morte: 21 de março de 1915,Filadélfia, Estados Unidos. Progenitores: Pai: Franklin Taylor. Mãe: Emily Annette Winslow.
  • 3. FREDERICK TAYLOR Cônjuge: BIOGRAFIA Em 3 de maio de 1884, se casa com Louise M. Spooner. Filhos: Kempton, Robert e Elizabeth. Ocupação: Engenheiro mecânico.
  • 4. FREDERICK TAYLOR BIOGRAFIAEducação: Educado em casa de forma rígida e disciplinada com conhecimentos de francês e alemão. Em 1872 ingressou na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Aceito em Direito para Harvard, mas não ingressou na mesma. Com 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica.
  • 5. FREDERICK TAYLORCarreira: BIOGRAFIA Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Instituto de Tecnologia de Nova Jersey. Na época vigorava o sistema de pagamento por peça ou tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelo os patrões, que levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
  • 6. PRINCIPAIS LIVROS DE TAYLOR “Shop Management” (Direção de Oficinas) de 1903. Objetivo: Racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo dos tempos e movimentos. “Principles of Scientific Management”(Princípios de Administração Científica) de 1911. Objetivo: Apresenta estudos sobre Administração Geral.
  • 7. PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR: Época correspondente a publicação do seu livro Shop Management. Durante essa época verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Desta forma ele viu necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Em essência, isto está escrito no livro Shop Management.
  • 8. SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR: Período correspondente ao seu livro The Principles of Scientific Management. Taylor concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para se tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. A partir dessa conclusão, Taylor desenvolveu seus estudos sobre o que denominou a Administração Científica, sem deixar de lado sua preocupação quanto à tarefa do operário.
  • 9. SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR: Taylor acreditava que as empresas sofriam por três fatores: 1. A Vadiagem sistemática dos operários.2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho. 3. Falta de organização das técnicas e dos métodos de trabalho. Para o fim desses fatores, Taylor idealizou o Scientific Management que é uma evolução da Administração Científica, contendo 75% de análise e 25% de bom senso. Segundo Taylor, a implantação da Administração Científica deveria ser gradual.
  • 10. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Histórico e visão geral Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. Os pilares da chamada escola de Administração Científica foram estabelecidos por Taylor. O principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao empregado. Para Taylor a administração tinha que ser tratada como ciência. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade. Taylor não estava interessado no avanço tecnológico, mas preocupado em controlar o trabalho a qualquer nível de tecnologia.
  • 11. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICAPrincípios da teoriaPlanejamento Preparo Controle Execução
  • 12. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Notou que há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais. Esse instrumentos podem ser aperfeiçoados por meio de análise científica em um acurado estudo de tempos e movimentos, ao invés de ficar por critério pessoal dos operários. Tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares por meios científicos.
  • 13. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Aspectos fundamentais da ORT: 1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos. 2. Estudo da fadiga humana. 3. Divisão do trabalho e especialização do operário. 4. Desenho de cargos e de tarefas 5. Incentivos salários e prêmios de produção. 6. Conceito de homo economicus. 7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação,conforto,etc. 8. Padronização de métodos e de máquinas. 9. Supervisão funcional.
  • 14. BENEFÍCIOS DO MÉTODO DE TAYLOR Aos empregadores: 1. Produtos de qualidade superior. 2. Redução de custos. 3. Ambiente de trabalho agradável. Aos trabalhadores: 1. Salários maiores 2. Funcionários sentem-se mais valorizados. 3. Jornada de trabalho reduzida.
  • 15. OUTROS INTEGRANTES DO MOVIMENTO Administração Científica. Carl Harrington Frank Lilian HenryTaylor Barth Emerson Gilbreth Gilbreth Gantt
  • 16. FILME TEMPOS MODERNOSOs princípios básicos daadministração cientifica sãoilustrados em varias cenas destefilme, bem também como osproblemas decorrentes destesprincípios. Chaplin enfatiza asdisfunções deste princípios,como o estudo de tempo emovimento, mostrando odesgaste emocional e físico dosfuncionários pela excessivapadronização de ações. Tudoregado a um humor crítico e quenos provoca também umareflexão.
  • 17. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Taylor http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/taylorfrederick.ht m http://pt.wikipedia.org/wiki/Quaker http://www.administradores.com.br/producao_academica/admi nistracao_cientifica_de_taylor_o_homem_do_tempo/318 http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_cient% C3%ADfica http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a- administracao-cientifica-em-tempos-modernos/33759/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo CHIAVENATO, Idalberto; Introdução à Teoria Geral da Administração; Editora Elsevier – Campus; 7ª edição - 2004
  • 18. OBRIGADO PELA ATENÇÃO !

×