A Importância da comunicação

764 views
494 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
764
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Importância da comunicação

  1. 1. COMUNICAÇÃO FERNANDA BARBOSA
  2. 2. A família é o nosso 1º grupo social que nos dá a possibilidade de aprender a linguagem (pai, mãe e/ou outros).
  3. 3. A Linguagem é a condição básica para que a criança se relacione com o mundo (coisas, objetos e situações).
  4. 4. É uma ferramenta de troca de comunicação com o mundo e consigo mesmo – com ela nomeamos nossos afetos e vontades. Ex: beliscão dor  incômodo  raiva
  5. 5. Como Acontece? No contato com a realidade (através da linguagem) que se discrimina o desejo e o que é ou não permitido satisfazer. Qual a vantagem? Possibilita compreender tudo o que ocorre na realidade.
  6. 6. A comunicação é um marco histórico que revolucionou o mundo. Desde os primatas, até os dias atuais. A tecnologia avançou a passos largos.
  7. 7. A comunicação teve seu contributo na medida em que o tempo passava, ela estava sempre presente. Foi e continua sendo o viés mais importante da evolução humana fez o grande diferencial entre o ontem e o hoje. Será a mola propulsora entre o hoje e o amanhã. “Será uma grande força contributiva de um futuro bem próximo”.
  8. 8. As primeiras comunicações escritas que se tem noticia vem das inscrições nas cavernas 8.000 anos a.C. Estima–se que ele começa a escrever a cinco mil anos (50 séculos). Pela escrita, o homem começa um relacionamento mais amplo e diferente, o que o leva a uma evolução mais rápida. Ele passa a armazenar transportar, difundir e perpetuar o conhecimento. A sua história começa a ser registrada oficialmente.
  9. 9. Hoje chegamos à exacerbação da informação através dos meios eletrônicos, dos quais a Internet é campeã. Esse universo novo é o da tecnologia onde predomina a sapiência humana, suas qualidades intelectuais e sua forma de pensar e fazer as coisas. Fruto dessa tecnologia surge o jornal impresso, o rádio, o telégrafo, a televisão, a internet, os satélites e as comunicações interplanetárias.
  10. 10. Tipos de Comunicação: ORAL; VERBAL; ESCRITA; CORPORAL.
  11. 11. Etapas do processo de comunicação 1-Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. Significado: corresponde à idéia, ao conceito que o emissor deseja comunicar.  Codificador: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.
  12. 12. 2-Mensagem: É a idéia em que o emissor deseja comunicar. a) Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor. b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.
  13. 13. Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada. a) Descodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda. b) Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor. c) Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor – representa a volta da mensagem enviada pelo emissor (Feedback).
  14. 14. RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO Ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem. O processo de comunicação nunca é perfeito. O ruído é identificado na comunicação humana como o conjunto de barreiras, obstáculos, acréscimos, erros e distorções que prejudicam a compreensão da mensagem.
  15. 15. BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO: 1-LIMITAÇÃO DA CAPACIDADE DO RECEPTO; 2. DISTRAÇÃO. MOMENTO / DINÂMICA 
  16. 16. BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO: PRESUNÇÃO NÃO ENUNCIADA; APRESENTAÇÃO CONFUSA; REPRESENTAÇÃO MENTAL; CREDIBILIDADE; DISTÂNCIA FÍSICA; DEFENSIDADE:
  17. 17. FEEDBACK Feedback é um processo de ajuda para mudança de comportamento. E é a comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer- lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos.
  18. 18. Regras para dar feedback: 1. Verifique a disposição do receptor 2. Verifique a conveniência do seu feedback 3. Verifique o tempo do seu feedback 4. Verifique se seu interlocutor deseja o feedback que você pretende transmitir 5. Seja específico 6. Faça com que o feedback seja descritivo e não avaliativo 7. Esclareça os motivos 8. Verifique se está sendo corretamente recebido 9. Verifique sua própria capacidade de julgamento
  19. 19. Regras para receber feedback: 1. Solicite o feedback dos outros, sempre que puder 2. Diga em termos concretos quais as informações que você deseja receber 3. Não discuta nem procure defender-se 4. Examine o sentido das informações recebidas 5. Comunique suas reações
  20. 20. Alcançar a excelência em produtos e serviços é, antes de tudo, resultado do comprometimento das pessoas, conscientes de sua participação no grupo e no trabalho em equipe.
  21. 21. O CORPO FALA... LEITURA DO TÓPICO GESTOS SIGNIFICATIVOS “TRADUZIDOS”.
  22. 22. Na comunicação verbal EVITE... Pronunciar mal as palavras; Falar muito baixo ou muito alto; Falar muito depressa ou muito devagar; Respirar mal; Usar vícios de linguagem como “tá?”, “né?”, “ok”, “certo?”, “entendeu?”, “percebe?”, “é isso aí!”, “tipo assim”, “a gente”, “acho que” e outros .
  23. 23. EVITE... Falar como robô, em tom monocórdio; Cometer erros gramaticais; Engolir esses erros; Falar com estridência; Ser prolixo ou monossilábico; Expressar-se sem objetividade e clareza.
  24. 24. Na comunicação interpessoal EVITE Usar a comunicação como forma de poder; Esquecer o valor da empatia; Ser irônico e sarcástico; Apresentarse sem estar preparado; Chegar atrasado; Ter gestos, atos e palavras incoerentes; Ser inflexível; Não saber administrar conflitos interpessoais; Falar do que não conhece.

×