éTica para aristóteles
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

éTica para aristóteles

on

  • 4,637 views

Ética para aristóteles

Ética para aristóteles

Statistics

Views

Total Views
4,637
Views on SlideShare
4,637
Embed Views
0

Actions

Likes
5
Downloads
123
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

éTica para aristóteles Presentation Transcript

  • 1. Adilmar Coelho DantasSistemas para internet - IFTMMatéria: Ética e Cidadania (5ºP)
  • 2. A palavra ética vem do grego Ethikós, quesignifica “modo de ser”.Trata o comportamento humano pelo seu valormoral, a natureza do bem e do justo.É também chamada de filosofia moral, portratar dos valores em sociedade, isto é, docomportamento humano pelo seu valor moral.
  • 3. Tem por objetivo elaborar uma reflexão sobreos problemas fundamentais da moral , masfundada num estudo metafísica do conjunto dasregras de conduta consideradas comouniversalmente válidas.Está mais preocupada em detectar os princípiosde uma vida conforme a sabedoria filosófica,em elaborar uma reflexão sobre as razões de sedesejar a justiça e a harmonia e sobre os meiosde alcançá-las.
  • 4. Filósofo Grego, nasceu naMacedônia em 384 a.C.Foi discípulo de Platão.Autor da Ética áNicômaco; Ética àEudemo e Grande Ética.
  • 5. Ética à Nicômaco éconsiderado um escritode Aristóteles maduro,com o seu sistemafilosófico próprio edefinitivo.Foi escrito entre 335 a.C.a 323 a.C
  • 6. A ética, nas obras Aristotélicas, éconsiderada como uma parte ou umcapítulo da política, que antecede a própriapolítica.Diz respeito ao indivíduo, enquanto apolítica considera o homem na suadimensão social.A teoria ética filosófica objetivaestabelecer o bem tanto ao indivíduoquanto à sociedade num todo.
  • 7. O comportamento ético é o que se consideraprudente.“(...) os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos”. (ARISTÓTELES,II)
  • 8. Agir corretamente seria praticar as virtudes.VIRTUDE:“A virtude moral é um meio-termo entre dois vícios, um dos quais envolve o excesso e outro deficiência, e isso porque a sua natureza é visar à mediania nas paixões e nos atos”.Aristóteles procura uma ética do meio- termo,onde a virtude consistiria em procurar o pontode equilíbrio entre o excesso e a deficiência.
  • 9. Aristóteles afirma a necessidade daresponsabilidade para uma ação serconsiderada como moralmente válida.Não há moralidade em uma ação irresponsável,ou naquela em que o sujeito não agiu compleno conhecimento.as virtudes intelectuais são as melhores, porquea melhor parte do homem é aquela queconcebe um princípio racional.
  • 10. Feliz é aquele que vive as virtudes dentro da“pólis”. É aquele que vive uma vida intelectual,sendo capaz de dirigir bem a vida, deliberandode modo correto o que é bem ou mal para si.Há uma medida para todas as ações humanas,que é o justo-meio.