• Like
Nutec - Manual Usuário
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Nutec - Manual Usuário

  • 214 views
Published

Nutec Laboratório de Experimentação Remota em fisíca

Nutec Laboratório de Experimentação Remota em fisíca

Published in Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
214
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. EXPERIMENTO REMOTO DE THOMPSON (PASSO A PASSO) PARA USUÁRIOS
  • 2. O que é o experimento deThompson ?  Utilizando uma ampola de Crookes, Thomson observou que as emissões irradiadas pelo gás dentro do tubo eram desviadas no sentido da placa externa positiva, seja qual for o gás. Deste modo, ficou confirmada a presença de partículas subatômicas negativas, denominadas elétrons.
  • 3. O que é o experimento deThompson ?  Utilizando uma ampola de Crookes, isto é, tubos de vidro fechados com um eletrodo positivo e outro negativo, contendo gases a pressões extremamente baixas; o cientista inglês Joseph John Thomson (1856-1940) fez uma descoberta imprescindível para a evolução do modelo atômico.
  • 4. O que é o experimento deThompson ?  Ele submeteu estes gases a voltagens elevadíssimas, desse modo foi possível observar o aparecimento de emissões, que foram denominadas raios catódicos. Em seguida, foi colocado um campo elétrico externo e, por fim, verificou-se que o feixe de raios catódicos era desviado, sempre indo na direção e sentido da placa carregada positivamente. Portanto, estas emissões possuíam cargas negativas.  Outro ponto importante é que não importava o gás utilizado, sempre ocorria o mesmo; assim Thomson chegou à conclusão lógica de que estas cargas negativas estavam presentes em toda e qualquer matéria, eram parte integrante destas. Desse modo, provou-se que, ao contrário do que Dalton havia afirmado, o átomo não era indivisível, pois possuía uma partícula subatômica negativa, que ficou denominada elétron.
  • 5. Como funciona o experimentoremoto ?
  • 6. Como funciona o experimentoremoto ?  Este diagrama tem a finalidade de facilitar o entendimento do desenvolvimento do laboratório de experimentação remota em física experimental, do lado cliente temos nossos usuários estes que podem ser desktop, computadores portáteis ou dispositivos moveis todos com suporte a JAVA ou FLASH do qual são enviados variáveis através de uma interface interativa com o usuário, esta variável e transferida para rede passando por um firewall e então e encaminhada através de rotinas de rede para nosso servidor web disposto de três bases de dados para cadastro de usuários, usuários online e um chat. O servidor também e responsável pela comunicação entre o sistema de captura das câmeras e com o arduino ao receber esta variável ele abre a comunicação serial escreve esta variável na porta e depois a fecha para evitar deadlock. O arduino então que fica a espera de sinais na porta serial captura esta variável com seu tipo e a interpreta em seu CI (circuito integrado) programado em C executando assim os procedimentos conforme a programação necessária para manipulação do experimento remoto.
  • 7. Como funciona o experimentoremoto ?  Para saber mais sobre o arduino nossa plataforma  Responsável pelo hardware da experimentação remota  Veja a apresentação sobre arduino.  Link:
  • 8. Experimento Remoto
  • 9. Simplificando .... USUÁRIOS WEBCAM SERVIDOR ARDUINO PÁGINA MOTORES DE PASSO
  • 10. Usuários ( cadastro e login )  Para solicitar seu cadastro acesse a página cadastros no site  http://nutec.ufu.br  Os cadastros são divididos em alunos(usuários) e professores.  Basta selecionar o seu perfil.
  • 11. CORRENTE