Nutec - Manual Usuário
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Nutec - Manual Usuário

on

  • 480 views

Nutec Laboratório de Experimentação Remota em fisíca

Nutec Laboratório de Experimentação Remota em fisíca

Statistics

Views

Total Views
480
Views on SlideShare
480
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Nutec - Manual Usuário Nutec - Manual Usuário Presentation Transcript

  • EXPERIMENTO REMOTO DE THOMPSON (PASSO A PASSO) PARA USUÁRIOS
  • O que é o experimento deThompson ?  Utilizando uma ampola de Crookes, Thomson observou que as emissões irradiadas pelo gás dentro do tubo eram desviadas no sentido da placa externa positiva, seja qual for o gás. Deste modo, ficou confirmada a presença de partículas subatômicas negativas, denominadas elétrons.
  • O que é o experimento deThompson ?  Utilizando uma ampola de Crookes, isto é, tubos de vidro fechados com um eletrodo positivo e outro negativo, contendo gases a pressões extremamente baixas; o cientista inglês Joseph John Thomson (1856-1940) fez uma descoberta imprescindível para a evolução do modelo atômico.
  • O que é o experimento deThompson ?  Ele submeteu estes gases a voltagens elevadíssimas, desse modo foi possível observar o aparecimento de emissões, que foram denominadas raios catódicos. Em seguida, foi colocado um campo elétrico externo e, por fim, verificou-se que o feixe de raios catódicos era desviado, sempre indo na direção e sentido da placa carregada positivamente. Portanto, estas emissões possuíam cargas negativas.  Outro ponto importante é que não importava o gás utilizado, sempre ocorria o mesmo; assim Thomson chegou à conclusão lógica de que estas cargas negativas estavam presentes em toda e qualquer matéria, eram parte integrante destas. Desse modo, provou-se que, ao contrário do que Dalton havia afirmado, o átomo não era indivisível, pois possuía uma partícula subatômica negativa, que ficou denominada elétron.
  • Como funciona o experimentoremoto ?
  • Como funciona o experimentoremoto ?  Este diagrama tem a finalidade de facilitar o entendimento do desenvolvimento do laboratório de experimentação remota em física experimental, do lado cliente temos nossos usuários estes que podem ser desktop, computadores portáteis ou dispositivos moveis todos com suporte a JAVA ou FLASH do qual são enviados variáveis através de uma interface interativa com o usuário, esta variável e transferida para rede passando por um firewall e então e encaminhada através de rotinas de rede para nosso servidor web disposto de três bases de dados para cadastro de usuários, usuários online e um chat. O servidor também e responsável pela comunicação entre o sistema de captura das câmeras e com o arduino ao receber esta variável ele abre a comunicação serial escreve esta variável na porta e depois a fecha para evitar deadlock. O arduino então que fica a espera de sinais na porta serial captura esta variável com seu tipo e a interpreta em seu CI (circuito integrado) programado em C executando assim os procedimentos conforme a programação necessária para manipulação do experimento remoto.
  • Como funciona o experimentoremoto ?  Para saber mais sobre o arduino nossa plataforma  Responsável pelo hardware da experimentação remota  Veja a apresentação sobre arduino.  Link:
  • Experimento Remoto
  • Simplificando .... USUÁRIOS WEBCAM SERVIDOR ARDUINO PÁGINA MOTORES DE PASSO
  • Usuários ( cadastro e login )  Para solicitar seu cadastro acesse a página cadastros no site  http://nutec.ufu.br  Os cadastros são divididos em alunos(usuários) e professores.  Basta selecionar o seu perfil.
  • CORRENTE