Exercicios agua aula1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Exercicios agua aula1

on

  • 15,180 views

 

Statistics

Views

Total Views
15,180
Views on SlideShare
15,180
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
161
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Exercicios agua aula1 Document Transcript

  • 1. prof.ademiraquino@gmail.com EXERCÍCIOS SOBRE ÁGUA – PROF. ADEMIR AQUINO – SUPERHUMANASQUESTÕES DO ENEM:1. (ENEM 2012)SOBRADINHOO homem chega, já desfaz a naturezaTira gente, põe represa, diz que tudo vai mudarO São Francisco lá pra cima da BahiaDiz que dia menos dia vai subir bem devagarE passo a passo vai cumprindo a profecia do beato quedizia que o Sertão ia alagar. SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Umaconsequência socioespacial dessa construção foia) a migração forçada da população ribeirinha.b) o rebaixamento do nível do lençol freático local.c) a preservação da memória histórica da região.d) a ampliação das áreas de clima árido.e) a redução das áreas de agricultura irrigada.2. (Enem 2011) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solosé o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram umasérie de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, épreciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição desedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ouaté mesmo em grandes áreas. GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: umaatualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitarcatástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminhocontrário a essa solução éa) a aração.b) o terraceamento.c) o pousio.d) a drenagem.e) o desmatamento.3. (Enem 2011)
  • 2. prof.ademiraquino@gmail.comO gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação dos solos. A interpretação dos dadosmostra que a água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreasa) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.b) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochasinalteradas.c) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maiorumidade.d) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da águasobre as rochas.e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.4. (Unesp 2011)No Oriente Médio, a água é um recurso precioso e uma fonte de conflito. A escassez de recursoshídricos está aumentando as tensões políticas entre países e dentro deles, e entre as comunidades eos interesses comerciais. A Guerra dos Seis Dias, em 1967, foi, em parte, a resposta de Israel àproposta da Jordânia de desviar o rio Jordão para seu próprio uso. A terra tomada na guerra deu-lheacesso não apenas às águas das cabeceiras do Jordão, como também o controle do aquífero que hápor baixo da Cisjordânia, aumentando assim os recursos hídricos em quase 50%.(Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da Água, 2005. Adaptado.)A partir da leitura do mapa e do texto, pode-se afirmar que a água é uma questão importante nasnegociações entrea) o Iraque e os turcos.b) os palestinos e a Síria.c) o Líbano e a Síria.d) os iranianos e o Iraque.e) Israel e os palestinos.5. (Enem 2ª aplicação 2010) O crescimento rápido das cidades nem sempre é acompanhado, nomesmo ritmo, pelo atendimento de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida. Adeficiência de redes de água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, de pavimentação de ruas, degalerias de águas pluviais, de áreas de lazer, de áreas verdes, de núcleos de formação educacional eprofissional, de núcleos de atendimento médico-sanitário é comum nessas cidades.ROSS, J. L .S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2009 (adaptado)
  • 3. prof.ademiraquino@gmail.com Sabendo que o acelerado crescimento populacional urbano está articulado com aescassez de recursos financeiros e a dificuldade de implementação de leis de proteção ao meioambiente, pode-se estabelecer o estímulo a uma relação sustentável entre conservação e produçãoa partira) do aumento do consumo, pela população mais pobre, de produtos industrializados para oequilíbrio da capacidade de consumo entre as classes.b) da seleção e recuperação do lixo urbano, que já é uma prática rotineira nos grandes centrosurbanos dos países em desenvolvimento.c) da diminuição acelerada do uso de recursos naturais, ainda que isso represente perda daqualidade de vida de milhões de pessoas.d) da fabricação de produtos reutilizáveis e biodegradáveis, evitando-se substituições e descartes,como medidas para a redução da degradação ambiental.e) da transferência dos aterros sanitários para as partes mais periféricas das grandescidades,visando-se à preservação dos ambientes naturais.TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:6. (Enem 2010) Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aquelesmotivados pela água e pelo vento.No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupaçãourbana.Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras éa) a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seusleitos.b) a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio e carregados de matériaorgânica.c) o desgaste do solo nas áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial naencosta.d) a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior oefeito do escoamento sobre a infiltração.e) o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência doescoamento de água poluída do topo das encostas.7. (Enem cancelado 2009) O ecossistema urbano é criado pelo homem e consome energia produzidapor ecossistemas naturais, alocando-a segundo seus próprios interesses. Caracteriza-se por umelevado consumo de energia, tanto somática (aquela que chega às populações pela cadeia
  • 4. prof.ademiraquino@gmail.com alimentar), quanto extrassomática (aquela que chega pelo aproveitamento decombustíveis), principalmente após o advento da tecnologia de ponta. Cada vez mais aumenta o usode energia extrassomática nas cidades, o que ocasiona a produção de seu subproduto, a poluição. Apoluição urbana mais característica é a poluição do ar. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: InstitutoSocioambiental, 2008.Os efeitos da poluição atmosférica podem ser agravados pela inversão térmica, processo que ocorremuito no sul do Brasil e em São Paulo. Esse processo pode ser definido comoa) processo no qual a temperatura do ar se apresenta inversamente proporcional à umidade relativado ar, ou seja, ar frio e úmido ou ar quente e seco.b) precipitações de gotas d’água (chuva ou neblina) com elevada temperatura e carregadas comácidos nítrico e sulfúrico, resultado da poluição atmosférica.c) inversão da proteção contra os raios ultravioleta provenientes do Sol, a partir da camada mais friada atmosfera, que esquenta e amplia os raios.d) fenômeno em que o ar fica estagnado sobre um local por um período de tempo e não háformação de ventos e correntes ascendentes na atmosfera.e) fenômeno no qual os gases presentes na atmosfera permitem a passagem da luz solar, masbloqueiam a irradiação do calor da Terra, impedindo-o de voltar ao espaço.8. (Enem cancelado 2009) Uma parcela importante da água utilizada no Brasil destina-se aoconsumo humano. Hábitos comuns referentes ao uso da água para o consumo humano incluem:tomar banhos demorados; deixar as torneiras abertas ao escovar os dentes ou ao lavar a louça; usara mangueira para regar o jardim; lavar a casa e o carro.Agência Nacional de Águas; Fundação Roberto Marinho. Caminho das águas, conhecimento, uso e gestão: caderno do professor 1. Rio de Janeiro, 2006(adaptado).A repetição desses hábitos diários pode contribuir paraa) o aumento da disponibilidade de água para a região onde você mora e do custo da água.b) a manutenção da disponibilidade de água para a região onde você mora e do custo da água.c) a diminuição da disponibilidade de água para a região onde você mora e do custo da água.d) o aumento da disponibilidade de água para a região onde você mora e a diminuição do custo daágua.e) a diminuição da disponibilidade de água para a região onde você mora e o aumento do custo daágua.9. (Enem 2009) Umidade relativa do ar é o termo usado para descrever a quantidade de vapor deágua contido na atmosfera. Ela é definida pela razão entre o conteúdo real de umidade de umaparcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesmatemperatura e pressão quando está saturada de vapor, isto é, com 100% de umidade relativa. Ográfico representa a relação entre a umidade relativa do ar e sua temperatura ao longo de umperíodo de 24 horas em um determinado local.
  • 5. prof.ademiraquino@gmail.comConsiderando-se as informações do texto e do gráfico, conclui-se quea) a insolação é um fator que provoca variação da umidade relativa do ar.b) o ar vai adquirindo maior quantidade de vapor de água à medida que se aquece.c) a presença de umidade relativa do ar é diretamente proporcional à temperatura do ar.d) a umidade relativa do ar indica, em termos absolutos, a quantidade de vapor de água existente naatmosfera.e) a variação da umidade do ar se verifica no verão, e não no inverno, quando as temperaturaspermanecem baixas.10. (Enem 2009) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentesformas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu maisde quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas erenováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação deusinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais comoos impactos causados ao ambiente e às populações locais.RICARDO, B.; CAMPANILI, M. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007 (adaptado).Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrangediversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambientalmuito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usinahidrelétrica nessa região, inclui-sea) a poluição da água por metais da usina.b) a destruição do habitat de animais terrestres.c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.e) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior àrepresa.11. (Enem 2009) À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão setornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticassobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões doplaneta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, poisa) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, consequentemente, a eliminação deáreas úmidas e subúmidas do globo.
  • 6. prof.ademiraquino@gmail.com b) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente emuma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas.c) as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto,aumentarão a aridez em todo o planeta.d) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência dechuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento.e) a origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividadesantropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.12. (Enem cancelado 2009) Três países — Etiópia, Sudão e Egito — usam grande quantidade da águaque corre pelo Rio Nilo, na África. Para atender às necessidades de populações que crescem comrapidez, a Etiópia e o Sudão planejam desviar mais água do Nilo do que já desviam. Diante dedificuldades naturais que caracterizam o ciclo hidrológico nessa região, como baixa pluviosidade ealtas taxas de evaporação, esses desvios feitos rio acima poderiam reduzir a quantidade de recursoshídricos disponíveis para o Egito, o último país ao longo da extensão do rio, que não pode sobreviversem esses recursos naturais.MILLER Jr., G. T. Ciência Ambiental, São Paulo: Thomson, 2007 (adaptado).Diante dessa ameaça, qual seria a melhor opção para o Egito?a) Entrar em guerra contra a Etiópia e o Sudão, para garantir seus direitos ao uso da água.b) Estabelecer acordos com a Etiópia e o Sudão visando o uso compartilhado dos recursos hídricos.c) Aumentar sua produção de grãos e exportá-los, elevando sua capacidade econômica de importarágua de outros países.d) Construir aquedutos para trazer água de países que tenham maior disponibilidade desse recursonatural, como o Irã e o Iraque.e) Estimular o crescimento de sua população e, desse modo, aumentar sua força de trabalho ecapacidade de produção em condições adversas.13. (Enem 2007) O artigo 10. da Lei Federal n0. 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros,os seguintes fundamentos:I. a água é um bem de domínio público;II. a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;III. em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e adessedentação de animais;IV. a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada demilho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse riopara abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do riotenha chegado ao nível crítico, tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e aatividade agrícola mencionada.Nessa situação, qual das medidas adiante estaria de acordo com o artigo 10. da Lei das Águas?a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda.b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumohumano.c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bemdotado de valor econômico.d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até oesgotamento do rio.e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que aágua seja transferida para outros rios.OUTROS VESTIBULARES:
  • 7. prof.ademiraquino@gmail.com1. (MACK SP) A ONU elegeu 2003 como o Ano Internacional da Água Doce e patrocinou o 3º FórumInternacional da Água, em Kyoto, no Japão. Considere as afirmações abaixo, sobre o problema daágua doce.I. Mais de 97% da água do planeta é salgada e sua dessalinização implicaria custos muito elevados edificilmente atenderia a toda a demanda mundial.II. Sem disponibilidade de água doce, a expansão agrária seria comprometida e apenas as atividadesurbanas se desenvolveriam.III. O elevado desmatamento, em nível mundial, aumenta a desertificação no planeta e promove oesvaziamento dos lençóis freáticos.IV. A contaminação das águas superficiais e dos lençóis freáticos por esgotos e produtos químicosencarece a captação e o tratamento da águaDas afirmações feitas, estão corretas:a) somente I e II.b) somente I, II e III.c) somente I, II e IV.d) somente II e III.e) somente I, III e IV.2. (UECE)Multiplicam-se as notícias sobre a possibilidade de, nos próximos anos, haver uma escassez de águaem todo o planeta. Não faltam sinais de escassez de água doce.No que tange às principais causas deste problema, assinale a alternativa FALSA.a) Ritmo acelerado de desmatamentosb) Crescimento urbano e industrialc) Pastoreio excessivod) Preservação da mata ciliar3. (UFTM MG)Sobre o problema mundial envolvendo a questão da água, pode-se afirmar que:a) as mudanças climáticas, mesmo pequenas, podem provocar enormes alterações no ciclohidrológico, como afirma o relatório da ONU no Fórum Mundial de Montreal de 1998.b) segundo a ONU, mais da metade da população mundial não tem acesso a água potável, pois osmaiores aqüíferos existentes no globo encontram-se poluídos.c) diferente do uso de combustíveis fósseis para a geração de energia elétrica, as hidroelétricas nãodegradam o meio ambiente pois usam fonte energética renovável.d) segundo a ONU, a agropecuária é responsável por cerca de 70% do consumo mundial de águadoce além de colaborar para a poluição dos rios, dos lagos e dos lençóis freáticos.e) a manutenção de reservas florestais e áreas de preservação nos arredores de grandes metrópolestem-se mostrado um meio ineficaz para se obter água pura para o abastecimento da população.4. (ACAFE SC)Entre as questões mais polêmicas que agitaram a Cúpula Mundial sobre DesenvolvimentoSustentável, realizada em Johannesburgo, na África do Sul, estavam as relacionadas ao suprimentode água potável.Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.a) A água doce é um recurso natural renovável que se distribui de forma equilibrada por toda asuperfície da Terra, por meio de rios, lagos, geleiras e lençóis subterrâneos, alimentados por chuvasregulares e abundantes.
  • 8. prof.ademiraquino@gmail.com b) A quantidade de água doce do planeta vem crescendo em função doaquecimento global, razão pela qual toda a população da terra tem acesso a recursos hídricosabundantes e despoluídos.c) Desde os tempos mais remotos, a população de diferentes regiões do mundo possui acesso à águapotável, assegurado graças aos modernos e avançados métodos de tratamento e sistemas dedistribuição.d) A maior parte da água existente no planeta é constituída pela água salgada dos mares e oceanos,cujo aproveitamento pode ser ampliado através do processo de dessalinização, apesar de seuelevado custo.e) Toda a água subterrânea existente no planeta está livre de contaminação e encontra-se localizadaem áreas de fácil acesso, que coincidem com as regiões mais densamente povoadas do globo.5. (UEPB)“Os problemas relacionados com a quantidade de água disponível nas áreas continentais decorremde projetos de irrigação e fornecimento de água para os centros urbanos, que drenam quantidadesenormes de água dos rios, riachos e lençóis subterrâneos, a níveis que excedem em muito oreabastecimento natural, alterando as reservas de água doce.”(MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico. São Paulo: Ática, 1998, p. 235).Com base no texto, é correto afirmar:a) O aumento das enchentes causadas pelo desmatamento eleva os níveis dos rios e das reservas deágua a serem utilizadas nas estações do ano com menor pluviosidade.b) O processo de urbanização no mundo reduziu as catástrofes provocadas pelas enchentes,mantendo a água de superfície e da atmosfera em níveis considerados regulares para oabastecimento.c) O índice de água doce disponível, no mundo, de acordo com as informações gerais abordadas pelageografia, é muito alto, logo não há porque se preocupar com esse recurso renovável.d) O uso intensivo de água doce, apesar de tratar-se de um recurso renovável, gera na sociedade omedo da escassez desse líquido, agravado pelos problemas do desperdício, da poluição e do altocusto para a sua reciclagem.e) Os países ricos, como os EUA, não desperdiçam água, ficando assim de fora de uma possívelameaça da escassez desse recurso.6. (UFRGS)A figura abaixo representa uma bacia hidrográfica qualquer. Considere que a nascente do rioprincipal se localiza ao norte.Com base na figura, são feitas as afirmações que seguem.I. No ponto A, situa-se uma indústria que despeja diretamente seus efluentes no curso d´água, sendoque esta poluição afeta diretamente a propriedade rural situada no ponto C.II. Para se verificar a poluição hídrica originada nos pontos B e C, pode-se instalar uma estação decontrole de qualidade d´água em E.III. Os cursos fluviais onde se localizam os pontos A e D estão situados a montante do ponto B.Quais estão corretas?a) Apenas I.
  • 9. prof.ademiraquino@gmail.com b) Apenas II.c) Apenas I e II.d) Apenas II e III.e) I, II e III8. (UEPG PR)Sobre a água existente no planeta, seu ciclo e o suprimento mundial, assinale o que for correto.01. A maior fonte da água da atmosfera são os oceanos e mares, que fornecem cerca de 90%, mas aumidade do ar também é proveniente de rios, lagos, de outras águas superficiais e da respiração dasplantas e dos animais.02. O nível superior da água subterrânea armazenada nas rochas é o nível do lençol freático e osaquíferos são camadas de rochas permeáveis à água e que a armazenam facilmente.04. A disponibilidade de água é variável e em algumas regiões a qualidade da água está caindodevido ao aumento de consumo a cada ano.08. Os oceanos e mares abertos possuem as maiores reservas de água do planeta com mais de 97%,sendo que, em segundo lugar, está a água em estado sólido (geleiras), com mais de 2%, restandomenos de 1% para a água do solo, subsolo, lagos (de água doce e salgada), rios e atmosfera.16. Nas regiões onde as chuvas são escassas ou irregulares utiliza-se da irrigação para a prática deagricultura, mas existe a possibilidade de provocar o acúmulo de sais no solo, tornando-oimprestável.9. (UEPG PR)Assinale o que for correto, no que se refere aos termos associados aos rios (leito, vales fluviais,bacias hidrográficas, estudo ou descrição ou a qualquer outra característica física).01. Hidrovia, hidrologia, frontólise e exorreico.02. Afluente, estuário, intermitente e orogênese.04. Foz, delta, curso inferior e divisor de águas.08. Carga em suspensão, perene, astenosfera e potamografia.16. Montante, jusante, talvegue e leito de vazante.10. (UEM PR)Sobre a água e o seu comportamento na superfície terrestre, assinale o que for correto.01. A quantidade total de água no planeta vem diminuindo significativamente ao longo do tempogeológico, sobretudo aquela que circula nos rios e lençóis freáticos.02. As características climáticas, geológicas e os tipos de vegetação influenciam no comportamentoda água na superfície: na infiltração, ocorrem retenção de água, evaporação, escoamento superficialetc.04. Do total de água existente no planeta, cerca de 2,5% corresponde à água doce. Do total de águadoce, menos de 0,5% está nos rios e lagos.08. A transferência e reciclagem da água no planeta ocorrem através do ciclo hidrológico (ciclo daágua), que é movido pela energia solar e pela força da gravidade.16. Nos países desenvolvidos, o principal uso da água é o doméstico, seguido do uso na agriculturairrigada e, por último, o uso industrial que vem, contudo, crescendo de forma acelerada nas últimasdécadas.11. (UFG GO)A água como componente natural essencial à vida no planeta tem se tornado um assunto da políticae da gestão dos territórios, o que a insere como objeto de análise a partir da relação entre o seu usoe o meio ambiente. Nessa perspectiva, os problemas advindos da escassez da água decorrema) da distribuição desigual das águas fluviais na superfície terrestre, o que provoca crescimentopopulacional nas áreas de maior disponibilidade.
  • 10. prof.ademiraquino@gmail.com b) do desperdício no abastecimento das populações dos países pobres, o queameaça a qualidade de vida nos países ricos.c) do crescimento vegetativo da população, o que provoca a necessidade do uso racional da água eexige a consciência ambiental individual.d) do aquecimento global, que aumenta a evaporação das águas superficiais e obriga o sistema deengenharia a captar água subterrânea.e) do crescimento das atividades agropecuárias para exportação, o que intensifica o uso direto eindireto dos recursos hídricos.12. (UFC)A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Comrelação a esse elemento, assinale a alternativa correta.a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelosdesequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo,desmatamento e poluição, têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade domeio ambiente local.d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas característicasgeológicas dominantes.e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abasteceras cidades.13. (UNISC RS)Leia a fábula abaixo.O LOBO E O CORDEIRONa água limpa de um regato,matava a sede um cordeiro,quando, saindo do mato,veio um lobo carniceiro.Tinha a barriga vazia,não comera o dia inteiro.– Como tu ousas sujara água que estou bebendo?– rosnou o Lobo a antegozaro almoço. - Fica sabendoque caro vais me pagar!– Senhor - falou o Cordeiro -encareço a Vossa Altezaque me desculpeis mas achoque vos enganais: bebendo,quase dez braças abaixode vós, nesta correnteza,não posso sujar-vos a água...Fonte: Tradução e adaptação: Ferreira Gullar. La Fontaine - Fábulas, Rio de Janeiro: Revan.Segundo a fábula e relacionando-a à dinâmica dos rios, identifique a resposta certa:a) O Cordeiro estava bebendo água no rio a jusante do Lobo.b) Jusante é tudo que está acima do ponto de referência e em direção a nascente do rio.c) O Cordeiro estava bebendo água do rio a montante do Lobo.d) O Lobo estava a jusante do Cordeiro.
  • 11. prof.ademiraquino@gmail.com e) Montante é tudo que está abaixo do ponto de referência e em direção à foz dorio.14. (UNIR RO)Sobre a água no Planeta, assinale a afirmativa correta.a) 30% de toda a água no Planeta estão localizados no subsolo.b) As águas subterrâneas são livres de qualquer tipo de contaminação.c) As geleiras são reservatórios de água salgada no Planeta, o que possibilita a recarga dos oceanos.d) A água é distribuída igualmente nos continentes, nesse sentido apenas 1% da população mundialnão tem acesso à água adequada para o uso humano.e) De toda a disponibilidade de água no Planeta, menos de 3% pode ser utilizado para o consumohumano.15. (UEPB)Analise a letra da música de Guilherme Arantes.Água que nasce na fonte serena do mundoE que abre um profundo grotãoÁgua que faz inocente riacho e deságuaNa corrente do ribeirãoÁguas escuras dos riosQue levam a fertilidade ao sertãoÁguas que banham aldeiasE matam a sede da populaçãoÁguas que caem das pedrasNo véu das cascatas, ronco de trovãoE depois dormem tranquilasNo leito dos lagos, no leito dos lagosÁguas dos igarapés onde Iara Mãe D’águaÉ misteriosa cançãoÁgua que o sol evapora, pro céu vai emboraVirar nuvem de algodãoGotas de água da chuvaAlegre arco-íris sobre a plantaçãoGotas de água da chuvaTão tristes são lágrimas na inundaçãoÁguas que movem moinhosSão as mesmas águas que encharcam o chãoE sempre voltam humildesPro fundo da terra, pro fundo da terraTerra, Planeta ÁguaTerra, Planeta ÁguaTerra, Planeta ÁguaA letra da música nos leva à conclusão de queI. por mais sérias que sejam as crises (financeira, de alimentos e de energia), nenhuma é tãoameaçadora em relação ao futuro da humanidade quanto a perspectiva da escassez da água;II. não há como incentivar a fabricação de água através de pacotes econômicos e com ajustes nastaxas de juro. É impossível substituir a água por uma alternativa como se faz com as fontes deenergia;III. a água é um direito humano e todos devem ter acesso a ela para garantir saúde, desenvolvimentoeconômico e bem-estar social. Ela sustenta a biodiversidade do planeta.
  • 12. prof.ademiraquino@gmail.com IV. a oferta desse bem natural e inesgotável corre o risco de entrar em criseprofunda, pelo crescimento econômico, pelas mudanças climáticas, pela contaminação dosmananciais e pelo desperdício.Estão corretasa) apenas as proposições I, II e IIIb) apenas as proposições I e IIc) apenas as proposições I e IVd) apenas as proposições II e IIIe) todas as proposições16. (UEL PR)Observe a figura a seguir:Navio encalhado no chão estéril e salino que um dia constituiu o fundo do mar. Há poucas décadasnavegavam nesse mesmo local, em busca de grandes cardumes. Agora estão condenados aapodrecer progressivamente sob o clima regional árido.(TAMDJIAN, J. 0. e MENDES, I. L. Geografia geral e do Brasil: Estudos para acompreensão do espaço. São Paulo: FTD. 2004, p. 571.)Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:I. O Mar de Aral teve a sua área reduzida de 66.900 km2 em 1960, para 31.938 km2 em 1994 e para25.287 km2 em 2000, provocada pela redução drástica da vazão de seus principais tributários, os riosAmurdarya e o Syrdarya, com desvio das suas águas para atender o megaprojeto governamentalestabelecido para a expansão e aumento da produção de algodão irrigado, nos países Casaquistão,Tagiquistão e Uzbequistão.II. Problemas relacionados com megaprojetos como as transposições para agricultura de irrigação,demonstram que as imprudências do controle estatal centralizado no uso dos recursos hídricos e noplanejamento regional, com estudos duvidosos, afetam não só os recursos hídricos de grandes áreasda região, mas um conjunto complexo de economias regionais e condições sociais.III. Na ex-União Soviética, foi implementado um megaprojeto governamental para a construção decanais para desviar as águas do rio Volga. O canal Volga-Tchograi, para desviar as águas paraagricultura irrigada na região de Calmíquia e Stavropol. O segundo canal, Volga-Don 2, para desviaras águas para atender a demanda das áreas irrigadas na região entre os rios Don e Kuban.O governonão considerou que o Mar Cáspio e o rio Volga compõem um mesmo sistema natural, integrado.IV. O Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploraçãoexcessiva do seu afluente, o rio Jordão. Além da evaporação natural, ultimamente mais de 90% daságuas que antes fluíam para o Jordão já foram capturadas e desviadas. 60% desviadas por Israel em1960, e o restante por barragens construídas pela Síria e pelo canal jordaniano do Rei Abdulá. Agora,com a conclusão da Unity Dam, o Jordão poderá secar completamente nos próximos verões.Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.a) I e II.b) I e III.c) II e IV.d) I, III e IV.
  • 13. prof.ademiraquino@gmail.com e) II, III e IV.17. (MACK SP)A tragédia ecológica do Mar de AralO Mar de Aral, um lago terminal alimentado por dois rios principais (Sirdaria e Amudaria), formauma fronteira natural entre o Kasaquistão e o Uzbequistão. Era o quarto maior lago mundial em1960; hoje, está em vias de desaparecer em um pequeno e sujo poço. A destruição do Mar de Aral éum exemplo de como uma tragédia ambiental e humanitária pode ameaçar rapidamente toda umaregião. Tal destruição constitui um caso clássico de desenvolvimento não-sustentado. Vale a penaestudá-lo, pois, de certa forma, prefigura o que poderá acontecer a nível planetário, se ahumanidade continuar a desperdiçar recursos finitos como a água.Rama Sampath KumarConsiderando o texto, a respeito do Mar de Aral, assinale a alternativa correta.a) O desmatamento das áreas periféricas e um forte assoreamento determinaram o problemaambiental em questão, diminuindo o nível de salinidade do Mar.b) O Mar de Aral recebe detritos orgânicos e químicos, devido ao crescimento desordenado daindustrialização e da urbanização não planejada na região, acelerando o processo de degradação.c) Os principais problemas se devem ao uso de suas águas para a irrigação, principalmente daslavouras algodoeiras; a área foi reduzida à metade e a sua salinidade triplicou.d) O Mar possui dois rios principais que o alimentam. Com o passar dos anos, algumas hidrelétricasforam construídas ao longo desses rios, reduzindo, substancialmente, o nível de suas águas.e) O desastre ecológico ocorreu devido à ocupação ilegal das áreas de mananciais próximas ao Mar ,dando lugar à especulação imobiliária, e o aparecimento de condomínios de alto padrão.18. (UEG GO/2009)Segundo estimativas, nesse e nos próximos séculos o recurso natural mais disputado no planetaprovavelmente será a água e não o petróleo, que foi a causa de muitas guerras no século XX. Combase no mapa abaixo, responda ao que se pede.a) Identifique duas regiões dentre aquelas com maiores problemas relativos à escassez de água.b) Explique duas causas (uma natural e uma político-econômica) que justificam tal escassez.19. (FUVEST SP)Considere os mapas abaixo e seus conhecimentos para responder.
  • 14. prof.ademiraquino@gmail.comFonte: WMO, 1996; GEO, 2000; UNEP, 1999. Adaptado.a) Compare o uso da água em relação ao total disponível do Brasil ao de países de clima temperadooceânico na Europa, considerando o Mapa A. Justifique sua resposta.b) Analise o Mapa B, considerando o uso da água em relação ao total disponível, para os EUA.Explique, identificando, ao menos, duas razões.20. (UFG GO)Leia o texto a seguir.A existência ou não de água potável e de saneamento básico pode promover ou, pelo contrário,impedir o desenvolvimento humano. [...]. O acesso à água não constitui somente um direito humanofundamental e um importante indicador do progresso dos povos. Também constitui a base a outrosdireitos humanos e é condição necessária para que se atinjam metas de desenvolvimento humanomais exigentes. Relatório do Desenvolvimento Humano. ONU, 2006, p. 27.O problema da escassez de água para consumo humano tem motivado avaliações quase semprepessimistas. A escassez da água pode provocar muitos conflitos que podem ocorrer ao longo doséculo XXI. Tendo em vista o exposto,a) identifique o continente que tem maiores problemas de escassez hídrica no mundo;b) apresente uma consequência decorrente da escassez de água potável em várias cidades dospaíses em desenvolvimento.21. (UFRJ)Observe os gráficos a seguir:
  • 15. prof.ademiraquino@gmail.comExplique a diferença entre o padrão brasileiro de uso dos recursos hídricos e o dos países membrosda OCDE, considerando a relação entre o consumo urbano e a captação de água bruta.TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 11 QUESTÕES: O AZUL DA COR DA TERRA Quando, em 12 de abril de 1961, o planeta Terra foi visto a uma distância jamais atingidaantes por qualquer mortal, o astronauta soviético Yuri Gagarin, que foi o primeiro a vê-la sob esteângulo, exclamou admirado: - A Terra é azul! Pela primeira vez fotografada, assim foi ela vista também pelos olhos não menos admiradosde toda a humanidade: AZUL! Azul da cor da água límpida dos lagos, rios, mares e oceanos quecobrem a maior parte da superfície de nosso planeta chamado, contraditoriamente (ou não), deTerra. Água que existe em toda parte, dentro e fora de nós, e cuja presença percebemos oupressentimos o tempo todo, ainda que não a vejamos na forma líquida, que, por algum motivo,sempre nos pareceu "a mais normal". Sob essa ou outras formas que lhe são próprias, ela está mesmo em toda parte, ainda quenão tão evidente e explícita para nós: está nos lugares, nos objetos e nos seres animais, vegetais eminerais que constituem o nosso ambiente natural, social e cultural. Se não está no momento presente, já esteve em algum outro tempo na formação,composição, preparação, conservação ou na higienização dos objetos que nos rodeiam, por maissólidos, rígidos, resistentes ou por mais etéreos que sejam. Como também está ou já esteve naspaisagens e nos ambientes onde tais objetos e seres se encontram. Está nos alimentos, remédios, tratamentos de saúde, vestimentas, edificações; na luz que nosilumina e no ar condicionado que aquece ou refrigera nossos ambientes; na decoração, arte,literatura; no lazer e no transporte; na política, economia e religião. Nas comemorações de paz e nasdisputas de guerra. Enfim, no nascimento, na sobrevivência e na morte. Graças à água, a humanidade se libertou de suas limitações, à medida que soube aproveitá-la, conduzindo-a para os lugares onde melhor poderia ser utilizada e servir às suas inúmerasnecessidades. Contudo, apesar da dádiva que ela sempre representou para nós, humanos, as relações dascivilizações modernas e pós-modernas, com essa mãe provedora, nem sempre têm sido pautadaspelo princípio do "amor com amor se paga". Hoje, a nossa Terra corre o risco de se tornar um planeta de terras áridas pelos maltratos queinfligimos à natureza, em suas mais variadas manifestações e diversidade. Mas quem usa, cuida; quem necessita, zela; quem ama, protege. Quem recebeu a dádiva davida deve manter viva a fonte da qual a recebeu. Daí a razão de termos escolhido a ÁGUA como tema para análise e reflexão nesta prova. Planeta Terra: este planeta Azul que, um dia, o compositor e cantor Guilherme Aranteshomenageou com a belíssima música "Planeta Água". Águas que movem moinhos são
  • 16. prof.ademiraquino@gmail.com as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra, planeta água22. (G1 - cps 2007)Analise o texto que apresenta características de uma das bacias hidrográficas de países e, emseguida, identifique essa bacia no Mapa.Segundo o Censo 2000, a região dessa bacia abriga cerca de 15 milhões de habitantes, distribuídosem 503 municípios de sete unidades da federação. Décadas de ocupação da região determinaram aevolução de um processo de degradação ambiental, estendendo-se por toda a bacia, o qualcompromete gravemente o desenvolvimento econômico da região, a sustentabilidade ambiental eas oportunidades de a população atingir um nível de igualdade social. O rio principal dessa bacia,chamado de "Rio da Unidade Nacional", atravessa uma região semiárida, mas não seca porque trazágua de outra Região do país. No inverno, quando chove muito, ele enche e transborda, chegando aficar, em alguns trechos, com cerca de 10 km de largura. No seu trajeto, ele segue calmo e às vezesem quedas, banhando e levando esperança para as populações das localidades em que passa. (Adaptado de: IBGE e www.ana.gov.br)Essa bacia hidrográfica é denominada pora) Bacia do Norte-Nordeste.b) Bacia do São Francisco.c) Bacia do Sudeste-Sul.d) Bacia Amazônica.e) Bacia do Leste.23. (G1 - cps 2007) Reflita sobre a charge de Alcy Linares Deamo.
  • 17. prof.ademiraquino@gmail.comIdentifique uma interpretação que seja coerente com a charge.a) A população da periferia das grandes cidades dispensa a ação do poder público na solução dosproblemas provocados pela reação da natureza.b) Os problemas ambientais estão diretamente relacionados à elevada taxa de natalidade registradanas metrópoles brasileiras.c) A população pobre, originária do campo, decide morar nas áreas próximas aos mananciais paraevitar problemas de falta de água para sua família.d) A má distribuição de renda é um dos fatores que levam famílias a morar em regiões sujeitas acatástrofes provocadas pela natureza e pela ação humana.e) A navegação poderia ser um dos meios mais baratos e eficazes de transporte para a populaçãopobre da periferia das grandes cidades.24. (G1 - cps 2007) Segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), a agricultura consome 70% dosrecursos hídricos utilizados no mundo, enquanto a atividade industrial utiliza 23% e o uso doméstico,7%. A qualidade da água utilizada na irrigação é muito importante. Por exemplo: a presença de sais,como o cloreto de sódio em altas concentrações, pode levar à salinização do solo, tornando-oimprodutivo para a agricultura.A salinização do solo ocorre em locais com as seguintes características:16. (G1 - cps 2007) Considere a canção "Água", de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes.Da nuvem até o chão,Do chão até o bueiro,Do bueiro até o cano,Do cano até o rio,Do rio até a cachoeira...Da cachoeira até a represa,Da represa até a caixa dágua,Da caixa dágua até a torneira,
  • 18. prof.ademiraquino@gmail.com Da torneira até o filtro,Do filtro até o copo.Do copo até a boca,Da boca até a bexiga,Da bexiga até a privada,Da privada até o cano,Do cano até o rio...Do rio até outro rio,Do outro rio até o mar,Do mar até outra nuvem.... (SILVEIRA, Ieda. "A Geografia da gente". São Paulo: Ática, 2003. P. 8)A letra da canção faz referênciaa) ao ciclo da água e à ação do homem sobre a natureza.b) à rede hidrográfica e ao consumo inadequado da água.c) à rede de esgoto e à ação da natureza sobre o homem.d) à bacia hidrográfica e à submissão do homem à natureza.e) ao abastecimento de água e ao sistema de canalização de esgoto.25. (G1 - cps 2007) A morte de um rio pode ter várias causas como, por exemplo, os desmatamentosnas nascentes, o assoreamento de suas margens e lançamentos de esgotos e efluentes. Para evitá-la,muitos projetos para a preservação de suas nascentes têm sido desenvolvidos no Brasil.Dentro das concepções de desenvolvimento sustentável, esses projetosa) justificam-se, pois a devastação das matas nativas prejudica a capacidade de infiltração da água nosolo, provocando erosões e assoreamentos.b) são fundamentais, pois a contaminação de uma nascente leva à contaminação de todo o rio.c) precisam obrigatoriamente ser documentados, pois as nascentes são patrimônio histórico ecultural da humanidade.d) não devem ocorrer, quando houver prejuízo financeiro para o país e seus empresários.e) podem impedir o desenvolvimento econômico e financeiro de uma região.26. (G1 - cps 2007) Você recebeu este convite.Convite para Reunião do Projeto NascentesA coordenação do Projeto Nascentes tem a honra de convidá-lo para uma reunião de discussão doplanejamento de ações na conscientização de pessoas para a preservação dos recursos hídricos.Outros assuntos desta reunião:- discussão sobre o Plano Diretor da Cidade (Plano de Gestão da Cidade)- apresentação do Programa "Empresas adotam Nascentes"- apresentação do projeto de canalização de córregos e da usina de lixo pela Secretaria de MeioAmbiente- apresentação do projeto "Vereador Consciente Amigo da Natureza"Dia: 28 de setembro, sábadoHorário: 10h da manhãLocal: Salão da Prefeitura MunicipalVenha ser um multiplicador na luta para salvar a natureza!Vamos cuidar da água antes que elaacabe! FILHO, Demóstenes Romano e outros. Gente cuidando das águas. Belo Horizonte, Mazza. 2002. P.95a) é preciso debater as normas que regulam o loteamento das áreas em torno dos mananciais.b) as leis da cidade proíbem as intervenções das comunidades na administração dos mananciais.c) o poder legislativo municipal não tem competência para votar leis de proteção dos mananciais.
  • 19. prof.ademiraquino@gmail.com d) os projetos de preservação dos mananciais são de responsabilidade exclusivado poder executivo.e) o governo local determina que os dejetos humanos devem ser depositados nos mananciais dacidade.27. (G1 - cps 2007) O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da Américado Sul e um dos maiores sistemas aquíferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões dekm2 na Bacia do Chaco-Paraná. Estende-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, em áreaequivalente aos territórios de Inglaterra, França e Espanha juntos.O Aquífero Guarani constitui-se numa importante reserva estratégica e, em geral, de boa qualidadepara o abastecimento da população e para o desenvolvimento das atividades econômicas.Por outro lado, relatórios divulgados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental -Cetesb, apontam que alguns poços do Aquífero Guarani, na região de Ribeirão Preto, apresentamuma concentração de metais maior que a permitida pelo Ministério da Saúde.Segundo o texto:a) No Brasil estamos tranquilos quanto às reservas e disponibilidade porque a água do aquífero é deboa qualidade.b) Apesar da disponibilidade das águas do aquífero, certos cuidados devem ser tomados para a suapreservação e utilização.c) Com base nos dados da Cetesb, podemos utilizar as águas do aquífero fornecidas pelos poços paraqualquer fim.d) As águas do aquífero são de boa qualidade, já que formam uma reserva subterrânea.e) A presença de chumbo e nitratos, em alguns poços que retiram água do Aquífero, não afeta asaúde humana.28. (G1 - cps 2007)Para garantir que a água fornecida para a população de uma cidade seja potável, é necessário queela passe por um tratamento.Sobre as etapas 1, 2 e 3 do tratamento da água, são feitas as seguintes afirmações:I. No processo de floculação, por meio da adição de sulfato de alumínio, ocorre formação de flocosonde as sujeiras vão se aglutinar.II. Na decantação, os flocos com a sujeira são depositados no fundo do decantador.III. Tanto a decantação como a floculação eliminam todos os flocos com as sujeiras aglutinadas.IV. Na filtração, a água passa por diversas camadas filtrantes, eliminando assim os flocos com as
  • 20. prof.ademiraquino@gmail.com sujeiras menores.V. As etapas de floculação, decantação e filtração, apenas clarificam a água.São corretas apenas as afirmaçõesa) I, II e IV.b) I, II e V.c) I, II, IV e V.d) I, II, III e V.e) II, III, IV e V.29. (G1 - cps 2007) A produção de papel consome muita água e produz resíduos que potencialmentepodem contaminar um corpo hídrico.Por outro lado, na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de águaé muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade.Sobre a reciclagem do papel pode-se afirmar queI. não traz nenhum benefício social, pois diminui a oferta de mão de obra.II. diminui o consumo de matéria-prima, o que significa menos árvores a serem cortadas.III. diminui o consumo de água e também a produção dos resíduos que podem poluir um corpohídrico.IV. não é considerável a economia de recursos naturais, tanto de água como de matéria-prima.São válidas as afirmaçõesa) I e III, apenas.b) I e IV, apenas.c) II e III, apenas.d) II e IV, apenas.e) I, II, III e IV.30. (G1 - cps 2007) Analise os dados do gráfico.A análise dos dados permite afirmar quea) a água dos rios representa quase 2% da água doce no mundo.b) a água doce subterrânea representa cerca de 30% da água do planeta.c) 8,5% dos rios da superfície terrestre têm uma mistura de água doce e salgada.d) os lagos têm aproximadamente 60% do total da água doce distribuída no mundo.e) os lagos de água doce possuem mais da metade da água atmosférica e de superfície.
  • 21. prof.ademiraquino@gmail.com31. (G1 - cps 2007) Analise o texto.O controle dos recursos hídricos, em alguns lugares do Planeta, está sendo tratado hoje como umproblema de equilíbrio geopolítico tão importante quanto o controle das jazidas petrolíferas. NoOriente Médio e no Norte da África, a falta de água ocupa um dos principais espaços nas atuaisdiscussões políticas. O futuro da região depende, cada vez mais, do controle das fontes dágua e dosacessos estratégicos a essas reservas hídricas. Entre os árabes dos territórios ocupados daCisjordânia e da Faixa de Gaza, a falta de água para a agricultura e para o consumo doméstico é aquestão diária mais difícil. O governo de Israel decretou que a água nessas regiões era um recursoestratégico e estava sob controle militar.(Adaptado de: ALVES, Luci Imaculada de Oliveira e outros. "Espaço em construção: geografia", Belo Horizonte: Lê, 1999. Pág. 87)Após a análise do texto e considerando o atual contexto político mundial, pode-se concluir que aágua docea) terá no futuro menos importância econômica do que as jazidas de petróleo.b) beneficiará principalmente as populações pobres do Oriente Médio.c) poderá tornar-se motivo de guerras entre países vizinhos.d) contribuirá para aumentar a solidariedade entre árabes e judeus.e) desaparecerá de algumas regiões devido aos conflitos políticos.