Dominios morfoclimaticos exercicios

28,759 views
28,454 views

Published on

Published in: Education
6 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
28,759
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
549
Comments
6
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dominios morfoclimaticos exercicios

  1. 1. prof.ademiraquino@gmail.com DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS1 - (IFSP) Para Aziz Ab’Saber, os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir dascaracterísticas climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com essesaspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático. Devido à grande extensãoterritorial do Brasil, nos defrontamos com domínios muito diferenciados uns dos outros. Estaclassificação feita, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970), dividiu o Brasil em seis domínios:1. região norte do Brasil, com terras baixas e grande processo de sedimentação; clima efloresta equatorial;2. região central do Brasil, como diz o nome, vegetação tipo cerrado e inúmeros chapadões;3. região leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlântica que possui climadiversificado;4. região nordestina do Brasil (polígono das secas), de formações cristalinas, área depressivaintermontanhas e de clima semi-árido;5. região sul brasileira, área do habitat do pinheiro brasileiro (araucária), região de planalto ede clima subtropical;6. região do sudeste gaúcho, local de coxilhas subtropicais.Relacione a segunda coluna com a primeira.( ) Domínio das Araucárias( ) Domínio dos Mares de Morros( ) Domínio das Caatingas( ) Domínio dos Cerrados( ) Domínio Amazônico( ) Domínio das PradariasAssinale a alternativa que apresenta a sequência correta numérica, de cima para baixo.a) 123456b) 654321c) 342165d) 534216e) 4321652 - (UFU MG) Um dos temas mais controversos no domínio morfoclimático do cerrado é o fogo,seja ele originado de forma natural ou fruto da ação antrópica. Varias pesquisas sobre essatemática foram desenvolvidas no cerrado, e parte delas apresentou resultados positivos da açãodo fogo sobre a fauna e a flora do cerrado.Sobre os aspectos positivos da ação do fogo no cerrado, assinale a alternativa INCORRETA.a) Aceleração da remineralização da biomassa e transferência dos nutrientes minerais nelaexistentes para a superfície do solo, sob a forma de cinzas.b) Diminuição do brotamento e floração e alteração do sincronismo do processo de floraçãoapós a queimada, possibilitando a polinização cruzada.c) Quebra da dormência das sementes e, com brusca e rápida elevação da temperatura emuma queimada, aparecimento de fissuras na casca da semente, tornando-a permeável efavorecendo sua germinação.d) Eliminação de animais velhos e doentes, bem como o fornecimento de alimentos paraaves, como os carcarás e as seriemas, que acompanham a queimada, alimentando-se de insetos erépteis atingidos pelo fogo.
  2. 2. prof.ademiraquino@gmail.com3 - (FGV) “O Cerrado é um dos biomas brasileiros mais ameaçados em termos de perda decobertura vegetal remanescente. Nele, o desmatamento, as queimadas e os incêndios florestaisocasionam a alteração da paisagem, a fragmentação dos habitats, a extinção de espécies, ainvasão de espécies exóticas, a erosão dos solos, a poluição dos aquíferos, o assoreamento dosrios e o desequilíbrio no ciclo de carbono, dentre outros prejuízos. O avanço das tecnologiasdesenvolvidas para o seu aproveitamento agropecuário permitiu que, em pouco tempo, fosseexplorado de forma rápida e intensiva. E a modernização da agricultura, em curso há quatrodécadas na região, levou à perda de aproximadamente metade da área original nativa. É um ritmomais veloz do que o desmatamento ocorrido na Mata Atlântica, e o que vem ocorrendo naAmazônia.” Fonte: Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadasno Cerrado (PPCERRADO), Ministério do Meio Ambiente, Brasília, setembro de 2009, p. 16.Sobre esse bioma, considere as afirmativas abaixo:I. Trata-se de uma savana tropical caracterizada pela alta biodiversidade e pelo grau deendemismo superior a 30%, mas figura entre os mais ameaçados do mundo.II. Apresenta solos naturalmente ricos em nutrientes, fato que explica o sucesso doagronegócio no Centro-Oeste.III. Sua área de contato com a Amazônia (ecótono) está protegida em Unidades deConservação (UCs) federais e estaduais.IV. Nele, estão localizadas nascentes de importantes bacias hidrográficas, tais como a do SãoFrancisco e a do Paraná.V. As taxas de desmatamento vêm aumentando nos cerrados nordestinos, devido ao avançoda fronteira agrícola.Estão corretas as afirmativas:a) I, II e IV, apenas.b) I, IV e V, apenas.c) II, III e V, apenas.d) I e IV, apenas.e) I, II, III, IV e V.4 - (MACK SP) Savana BrasileiraDe acordo com os seusconhecimentos e asdefinições do Profº AzizAb’Saber, assinale aalternativa correta relativaao domínio morfoclimáticoilustrado.a) Planaltos arenito-basálticos; clima semiáridoe ocorrência de uma vegetação rasteira com predomínio de arbustos de baixo porte. Índicespluviométricos ínfimos durante todo o ano, apresentando duas estações bem definidas.Vegetação com dois extratos, arbustivo e arbóreo, definindo solo pobre, no horizonte A.b) Relevo característico de planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste, ou de escarpas queseparam os planaltos das planícies litorâneas. Clima tropical úmido. Topografia de morrosarredondados, modelados pelo intemperismo e pela erosão em estruturas cristalinas, devido àsconstantes chuvas locais.
  3. 3. prof.ademiraquino@gmail.comc) Relevo tipicamente de planalto, com leves ondulações conhecidas de maneira popularcomo “coxilhas”, recobertas por uma vegetação herbácea conhecida como campos (árvores comfolhas grossas e espinhosas).d) Conhecido também como Domínio Tropical de chapadões florestados. O relevo é o grandeelemento da paisagem. Sua vegetação original, floresta tropical, praticamente desapareceu. Compredomínio de epífitas e bromélias em toda a sua extensão, apresenta níveis pluviométricos bemdistribuídos durante todo o ano.e) Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro-Oeste, também ocupa partedas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos poucoférteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízesprofundas. Possui uma estação seca e outra úmida.5 - (UDESC SC) Segundo a classificação do professor Aziz N. Ab’Saber, existem no Brasil seisprincipais paisagens Naturais e, entre elas, inúmeras faixas de transição.Analise as proposições sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros.I. O Domínio Amazônico contém em sua maior extensão terras baixas. A Floresta Amazônicaou latifoliada equatorial é o elemento que mais marca a paisagem.II. O Domínio da Caatinga é marcado por solos pouco profundos devido às poucas chuvas e aopredomínio do intemperismo físico.III. O Domínio das Pradarias é um prolongamento, pelo território brasileiro, dos campos oudas pradarias do Uruguai e da Argentina.IV. O Domínio do Cerrado possui vegetação semelhante às savanas africanas. Os solos doCerrado são pobres e ácidos.V. O Domínio das Araucárias possui solos diversificados. Existem manchas com terra roxa degrande fertilidade natural e solos mais ácidos e pobres em minerais básicos. A planta que marcavisualmente a paisagem deste domínio é a Araucária.Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.c) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.e) Todas as afirmativas são verdadeiras.6 - (FGV) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos.Fonte: MORAES, P.R. Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Harbra, 2005 (p.198, 199, 200 e 212)
  4. 4. prof.ademiraquino@gmail.coma) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio TropicalAtlânticob) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio Roraima-Guianense e 3-Domínio Equatorial Amazônicoc) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio das Coxilhas e 3-Domínio Tropical Atlânticod) 1-Domínio Roraima-Guianense, 2-Domínio Equatorial Amazônico e 3-Domínio dos Planaltosde Araucáriase) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio dos Cerrados7- (UNIOESTE PR) Sobre os Domínios Mofo-climáticos de Ab’Sáber, assinale a alternativaINCORRETA.a) O Domínio das Terras Baixas Florestadas Amazônicas, o Domínio dos Mares de Morros e oDomínio dos Planaltos Subtropicais tem em comum o fato de serem (ou terem sido) florestados .b) A delimitação geográfica dos domínios morfoclimáticos foi definida visando expressar ainteração entre os elementos da natureza no tempo e no espaço.c) Os domínios paisagísticos identificados são seis: quatro abrangem áreas que originalmenteforam florestadas e duas que correspondem a áreas com predomínio de espécies vegetaisherbáceas e arbustivas.d) Os solos predominantes no Domínio dos Cerrados são ácidos e de baixa fertilidade natural .e) A rede hidrográfica do Domínio da Caatinga caracteriza-se pelo predomínio de riosintermitentes com leitos muito rasos.8 - (UPE) As áreas 1 e 2 , grosseiramente delimitadas nomapa a seguir, apresentam as seguintes características:00. A área 1 corresponde ao domínio morfoclimáticodos cerrados e cerradões.01. A área 2, em face do domínio dos climas subáridos,apresenta uma predominância de uma vegetação decaráter xerófilo.02. A área 1 exibe uma cobertura vegetal rasteira, degramíneas e ciperáceas, pequenos arbustos e árvorestortuosas de folhas geralmente largas.03. A área 2 é o Complexo do Pantanal, uma misturade várias formações florestais, predominando, contudo,campos alagados.04. A área 1 possui, predominantemente, florestas perenifólias, latifoliadas e homóclitas querefletem fielmente as condições edafo-climáticas.9 - (UECE) Dentre as Grandes Regiões brasileiras e com base nas suas característicasgeoambientais e ecológicas, pode-se afirmar corretamente quea) O Nordeste é a que apresenta a maior variedade de características naturais e ecológicas.b) O domínio das araucárias que recobre os chapadões tropicais interiores de Brasil Central,apresenta-se em estado de preservação no seu recobrimento vegetal primário.c) As terras baixas florestadas equatoriais têm solos rasos e rede hidrográfica com muitobaixa freqüência e densidade de rios.d) O domínio dos mares de morros localiza-se em áreas de bacias sedimentares com solosrevestidos pelos cerrados.
  5. 5. prof.ademiraquino@gmail.com10 - (MACK SP) Considerando o mapa abaixo, referente aos Domínios Morfoclimáticos do Brasil,segundo a classificação do geógrafo AzizAb’Sáber e a fitogeografia do Brasil, é corretoafirmar que:Adp.:AB’SÁBER,Aziz.Os domínios da natureza noBrasil.a) 4, 5 e 6 correspondem, respectivamente,aos domínios das Coxilhas, do Pantanal e doEquatorial Amazônico.b) 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente,aos domínios Tropical Atlântico, Planaltos deAraucárias e Coxilhas.c) 1, 3 e 4 correspondem, respectivamente,aos domínios de Caatingas, das Coxilhas e doPlanalto de Araucárias.d) as áreas de transição estão em branco e onúmero 5 corresponde às áreas de domínio de Mares de Morros.e) 1 e 3 correspondem, respectivamente, aos domínios do Semiárido e dos Campos Mistos.11 - (UFG GO) Os domínios morfoclimáticos brasileiros se diferenciam pela fisionomia de suavegetação, pelo clima e pelas características do solo. Considerando o domínio do Cerrado,explique a relação entre temperatura e precipitação durante o verão.12 - (UFLA MG) Apresentam-se a seguir três proposições (I, II, III) sobre características de domíniosmorfológicos brasileiros:I. Planaltos, depressões e chapadas sedimentares; clima tropical com duas estações bemdiferenciadas (verão chuvoso e inverno seco); predomínio de vegetação arbustiva e herbácea esolos ácidos. Sua economia baseia-se na agricultura e pecuária extensivas.II. Planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste; Clima Tropical. Topografia arredondada pelaação do intemperismo e da erosão forma as chamadas “meias laranjas”. Escarpas planálticas(rampas ou aclives) separam os planaltos e serras da planície costeira. Porção oriental maispovoada e industrializada do país sofreu grande devastação.III. Predomínio de baixas altitudes (planícies, depressões e baixos planaltos); clima equatorialquente e úmido o ano todo; vasta e rica rede hidrográfica e uma exuberante floresta.As proposições referem-se, respectivamente, aos seguintes domínios:a) Pradarias / Araucária / Caatinga.b) Cerrado / Mares de Morros / Amazônicoc) Amazônico / Araucária / Pradarias.d) Caatinga / Cerrado / Mares de Morros.13 - (UEM PR) Sobre o domínio morfoclimático amazônico, assinale o que for correto.01. As matas de igapó e as matas de várzea recobrem as planícies inundáveis, sendo que asmatas de várzea aparecem nos setores que ficam permanentemente alagados.02. A biodiversidade do domínio Amazônico é resultado da distribuição das chuvas orográficase das alternâncias de climas durante o período Quaternário.04. As variações que aparecem no conjunto da Floresta Amazônica se devem, em grandeparte, à influência do relevo e dos solos.
  6. 6. prof.ademiraquino@gmail.com08. Nas matas de terra firme, que recobrem a maior parte da área, aparecem a castanheira, ocedro e o mogno, cobiçados pela atividade madeireira.16. Na maior parte do domínio amazônico, os solos são de baixa fertilidade natural e ácidos.14 - (UNIFOR CE) A questão está relacionada ao mapa e às paisagens vegetais a seguir. Aspaisagens I e II são encontradas, respectivamente, nas áreas do mapa indicadas com os númerosa) 1 e 2.b) 1 e 4.c) 2 e 3.d) 2 e 4.e) 3 e 1.15 - (UFS SE) Observe a imagem para responderà questão.O Brasil apresenta uma diversidade de paisagensque expressam domínios morfoclimáticos, comoum dos exemplos mostrado na foto a seguir.(plaza.snu.ac.kr/~mankilee/picture, acessado em25/10/2008)Sobre este domínio analise as seguintesafirmações:00. - Apresenta predomínio de vegetação herbácea, pontuada por matas ciliares e capões demato (porções de mato isolados que surgem nos campos).01. Este domínio morfoclimático estende-se para além das fronteiras nacionais, alcançandosuas maiores extensões na Argentina e no Uruguai.02. A vegetação herbácea ocupa as áreas de maiores altitudes, no topo das chapadas e serrascom altitudes superiores a 1.000m, enquanto as matas ciliares aparecem nas planícies fluviais.03. A pecuária extensiva de corte foi a atividade que impulsionou a ocupação deste domíniomorfoclimático, ainda no século XVI, e que permanece até os dias atuais.04. A expansão da cultura da cana-de-açúcar, aproveitando as condições ideais de relevo,clima e solos, é uma das maiores ameaças a este domínio relativamente preservado.16 - (UFT) O Cerrado tem uma fisionomia vegetal caracterizada, por árvores relativamente baixas,esparsas, de troncos tortuosos, galhos retorcidos, cascas espessas e folhagem coriácea e pilosa,distribuídas de forma irregular sobre uma gramínea de aspecto rasteiro. As raízes são profundas, oque lhes permitem atingir o lençol freático para satisfazerem suas necessidades nos períodos maissecos do ano. Deste modo percebe-se que a característica do
  7. 7. prof.ademiraquino@gmail.comCerrado não pode ser relacionada apenas em relação à falta de água, mas também à questão dosolo, das queimadas, ventos fortes e constantes, entre outros aspectos que também permitem adistinção entre diferentes tipos de Cerrado.Texto baseado em: ROSS, Jurandir L. Sanches (organizador). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp,1995. p.177-182Tipos de CerradoFonte: L. Coutinho apud Ross (1995)Com base no texto e na observação da figura marque a alternativa incorretaa) Campo limpo e Campo sujo, ambos são caracterizados por vegetação rasteira, com grandequantidade de gramíneas, geralmente localizados em solos arenosos, rasos e duros, sendo que adiferença básica entre os mesmos é a presença ou não de pequenos arbustosb) Campo Cerrado ou Cerrado senso estrito são muito semelhantes, é o Cerradopropriamente dito, com a presença de exemplares arbustivo-arbóreo, com caules e galhos grossosretorcidos distribuídos de maneira esparsa, intercalados por uma cobertura de ervas, gramíneas eespécies semi-arbustivas.c) Campo Cerrado e Cerradão, diferenciam-se principalmente pela grande presença deespécies arbustivas de áreas úmidas no Cerradão, além da presença dos exemplares arbustivo-arbóreos com caules e galhos grossos retorcidos, distribuídos de maneira esparsa ao longo dasdrenagens.d) Campo limpo e Cerradão, diferenciam-se principalmente pelo porte da vegetação, sendoque no Cerradão a vegetação é exuberante com a presença de árvores altas e matas fechadas, eno Campo limpo a vegetação é rasteira e com predomínio de gramíneas.17 - (UFRN) O Brasil possui diferentes ecossistemas, alguns dos quais estão ameaçados deextinção, em decorrência dos desequilíbrios gerados pela ação humana.Em relação aos ecossistemas abaixo relacionados, suas características e os problemas nelesexistentes, é correto afirmar:a) O Pantanal Mato-grossense possui uma vegetação variada, que recobre uma planícieentrecortada por uma rica malha hidrográfica, e um dos seus graves problemas é o assoreamentodos rios, decorrente da derrubada das matas galerias.b) A Mata Atlântica é uma formação florestal homogênea, que se estende por todo o litoralbrasileiro e tem sido devastada para ceder lugar ao cultivo da cana-deaçúcar e do café,ameaçando de extinção a flora nativa.c) O Manguezal é encontrado na faixa litorânea, apresenta espécies herbáceas e arbustivasresistentes às inundações e baixo potencial de decomposição de matéria orgânica, e um dosfatores responsáveis por sua degradação é a contaminação por resíduos sólidos.d) A Floresta Amazônica é constituída de uma formação arbórea típica de áreas de planície,que recobre solos profundos e argilosos, pobres em nutrientes, e um dos motivos de suadevastação é o desmatamento para a extração de recursos vegetais e para a formação depastagens.
  8. 8. prof.ademiraquino@gmail.com18 - (UNISA) Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir da sua localizaçãogeográfica e da inter-relação das suas características climáticas, botânicas, pedológicas,hidrológicas, fitogeográficas. Segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber, existem 6 predominantesdomínios morfoclimáticos no Brasil, a saber:I. na região norte, com terras baixas e grande processo de sedimentação; clima e florestaequatorial;II. na região central, com vegetação do tipo savana brasileira e inúmeros chapadões;III. na região leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlântica que possui climadiversificado;IV. na região nordestina (polígono das secas), de formações cristalinas, depressõesintermontanas e de clima semi-árido;V. no sul, região de planalto e de clima subtropical onde se encontra o pinheiro brasileiro;VI. na região do sudoeste gaúcho, local de coxilhas subtropicais.São, respectivamente, os domíniosa) Amazônico, dos Cerrados, dos Mares de Morros, das Caatingas, das Araucárias e dasPradarias.b) Amazônico, dos Mares de Morros, dos Cerrados, das Caatingas, das Araucárias e dasPradarias.c) Amazônico, dos Mares de Morros, dos Cerrados, das Araucárias, das Caatingas e dasPradarias.d) das Caatingas, Amazônico, dos Mares de Morros, dos Cerrados, das Araucárias e dasPradarias.e) Amazônico, dos Cerrados, dos Mares de Morros, das Caatingas, das Pradarias e dasAraucárias.19 - (FEPECS DF) No Brasil existem diversos domínios morfoclimáticos bem definidos em suascaracterísticas. Atualmente todos os nossos domínios possuem problemas ambientais provocadospela ação antrópica. A correspondência correta entre os problemas ambientais e os domíniosmorfoclimáticos é:a) Araucária – destruição do pinheiro, típico da floresta tropical úmida, do Paraná, que quasedesapareceu pela exploração de madeira para o mercado externo;b) Cerrados – a extração do petróleo e as atividades industriais têm provocado chuvas ácidas,acelerando o empobrecimento dos solos;c) Mares de Morro – destruição das florestas de galeria para o uso da pecuária intensiva e daextração de madeira para exportação;d) Caatinga – compactação e impermeabilização do solo decorrente da agriculturamecanizada e contaminação da água por atividade industrial;e) Amazônia – contaminação do solo por atividade de garimpo e mineração; exploraçãoindiscriminada de madeira, além do processo erosivo pela derrubada da floresta.20 - (UNCISAL AL) As veredas, já promovidas a personagens da literatura brasileira se destacampelas concentrações de buritis e outras árvores, espalhadas em campos limpos. Surgem sempreem lugares úmidos.(Nilson Modelem, Por dentro dos Cerrados. 2000)O trecho da obra revela a vegetação característica do seguinte estado brasileiro:a) Santa Catarina.b) Paraíba.c) Minas Gerais.
  9. 9. prof.ademiraquino@gmail.comd) Pernambuco.e) Rio Grande do Sul.21 - (UNIOESTE PR) Sobre o domínio vegetal da caatinga, assinale a alternativa INCORRETA.a) Predomina na região semi-árida nordestina e caracteriza-se pela formação de matasabertas, com árvores baixas e espinhosas.b) Por causa da adversidade das condições climáticas, apresenta-se como uma das regiõesmenos habitadas do país, o que lhe confere a vantagem de sofrer menor alteração das condiçõesnaturais, quando comparada com outros domínios vegetais brasileiros.c) É formada por plantas xerófilas, ou seja, adaptadas a lugares secos, entre as quaispredominam as cactáceas (como o mandacaru, o xiquexique etc).d) A cobertura vegetal apresenta grande heterogeneidade, conforme as condições de maiorou menor umidade no interior da sua área de abrangência.e) Apresenta uma rede hidrográfica caracterizada pela predominância de rios intermitentes esazonais.22 - (UNEB BA) A visão que se tem da floresta Amazônicapode variar conforme a escala de observação. Em umaimagem por satélite, em escala muito pequena, observamosapenas uma grande mancha de vegetação e os maiores riosda região. Ao aumentarmos a escala, passamos a perceberque essa mancha não é homogênea. (FURLAN; NUCCI, 1999,p. 24).Considerando as informações do texto, o mapa e osconhecimentos sobre a Região Amazônica, pode-se afirmar:01. Um dos fatores responsáveis pela heterogeneidade edistribuição da vegetação está relacionado à distribuiçãodesigual da umidade na bacia hidrográfica da áreadestacada.02. Os baixos índices pluviométricos na região nordesteda bacia Amazônica interferem na densidade da cobertura vegetal e no regime e vazão dos rios.03. As matas de terra firme que cobrem as áreas mais baixas ocupam um terço da Amazônia enão são drenadas pelos igarapés.04. As matas de várzeas — vegetação do tipo mesófila — ocupam os terrenos ao longo dos riosde águas escuras, pobres em matéria inorgânica, como o Amazonas e o Madeira.05. As matas de igapó ocupam a porção mais alta do relevo amazônico e apresentam formaçãohomogênea.23 - (UFRPE) O desenho a seguir retrata um importantedomínio morfoclimático brasileiro. Com relação a essedomínio, é correto dizer que ele:a) surge dominantemente em climas subtropicaissecos, particularmente no Nordeste brasileiro.b) apresenta uma vegetação tipicamente hidrófila,especialmente no Sertão.c) possui solos bem desenvolvidos, sobretudo nasencostas e inselbergues, mas com pobreza de recursosnutrientes.
  10. 10. prof.ademiraquino@gmail.comd) tem formações vegetais consideradas xerófilas, adaptadas, portanto, ao déficit hídrico.e) apresenta uma estação seca que se estende por até três meses, dificultando odesenvolvimento da vegetação herbácea.24 - (UESPI) Observe o mapa a seguir. A área indicada pela setacaracteriza-se por apresentar uma predominância de:a) relevos colinosos e amplas planícies lacustrinas.b) florestas perenifólias.c) solos litólicos.d) cerrados.e) caatingas hipoxerófilas.25 - (UFPel RS)O Brasil apresenta em seu território uma dinâmica dos ambientesnaturais resultante da ação combinada de vários elementos que ocompõem: clima, relevo, estrutura geológica, hidrografia, solo evegetação.Observe o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros.MOREIRA, I. 2002.Marque a alternativa que relaciona corretamente os domíniosmorfoclimáticos numerados no mapa.a) 1, domínio amazônico; 2, faixa de transição; 3, domínio docerrado; e 5, domínio das araucárias.b) 3, domínio de mares e morros; 7, faixa de transição; 4, domínio da caatinga; e 6, domíniodas pradarias.c) 2, domínio das pradarias; 4, domínio do cerrado; 7, domínio da caatinga; e 5, domínio dasaraucárias.d) 1, domínio amazônico; 3, faixa de transição; 4, domínio do cerrado; e 2, domínio dacaatinga.e) 7, domínio de mares e morros; 1, domínio amazônico; 3, faixa de transição; e 6, domíniodas pradarias.26 - (UEG GO) Em 1995, foi instituída na Câmara dos Deputados uma Proposta de EmendaConstitucional conhecida como PEC 115.Tal proposta objetiva incluir como Patrimônio Nacional os Biomas Cerrado e Caatinga, uma vezque na Constituição Federal estes biomas não foram incluídos.Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar:a) O Cerrado pode ser utilizado de forma sustentável, mas, para isso, é necessário atenuar asações que ameaçam a sua biodiversidade. Essas ameaças estão relacionadas a atividadeseconômicas como a monocultura intensiva de grãos e cana-de-açúcar.b) A Caatinga é dominada por tipos vegetacionais com características xerofíticas, ondepredominam espécies de plantas adaptadas às condições de seca da região, pela presença decaules suculentos e espinhos.c) O reconhecimento do Cerrado e da Caatinga como patrimônios nacionais irá favorecer aimplementação de políticas voltadas à preservação desses biomas, uma vez que são regiões ricasem diversidade biológica.
  11. 11. prof.ademiraquino@gmail.comd) No Cerrado, assim como na Caatinga, a falta de água é o principal fator limitante para odesenvolvimento das plantas, uma vez que nesses ambientes as plantas são de pequeno porte,tortuosas e caracteristicamente xeromórficas.27 - (UFSC) Com base nos seus conhecimentos e a partir da interpretação do mapa do Brasil(Domínios morfoclimáticos), assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).BRASIL – DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS 01. Devido a sua localização geográfica, o Domínio identificado com o número 5 possui predominantemente o tipo climático subtropical úmido. 02. Os Domínios paisagísticos identificados com os números 4 e 7 caracterizam os cenários de Dois irmãos, de Milton Hatoum. 04. No Domínio identificado com o número 2, nos vales fluviais eram comuns as matas galerias, mas parcela significativa foi desmatada para dar lugar à agricultura. 08. O Domínio paisagístico identificado com o número 3 abriga atualmente as maiores densidades demográficas do Brasil.16. O Domínio morfoclimático identificado com o número 6 é uma região semi-árida em todaa sua extensão.32. O Domínio paisagístico identificado com o número 1 é formado, principalmente, porterras baixas e paupérrima rede hidrográfica.28 - (FEPECS DF) Os domínios morfoclimáticos indicados no mapaestão corretamente descritos, com exceção de um. Assinale-o:Extraido de Oliva, J., Giansanti, R. Temas daGeografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999.a) 1 – domínio das terras baixas florestadas equatoriais, complanícies de inundação labirínticas e ou meândricas e morrosbaixos nas áreas cristalinas adjacentes;b) 2 – domínio dos chapadões tropicais interiores comcerrados e florestas-galerias, com planaltos sedimentares comvertentes de rampas suaves;c) 3 – domínio de depressões interplanálticas semi-áridas revestidas por diferentes tipos decaatingas, com fraca decomposição das rochas;d) 4 – domínio dos mares de morros tropicais-atlânticas florestadas, com fortíssima egeneralizada decomposição das rochas;e) 5 – domínio das coxilhas subtropicais com pradarias mistas, com extensos planaltos e solossuperpostos contínuos.29 - (UFTM MG) A partir da localização geográfica do município e considerando as relações entrerelevo, clima e vegetação no Brasil, pode-se inferir que Sorriso encontra-se no domíniomorfoclimáticoa) dos Mares de Morros.b) das Pradarias.c) das Araucárias.d) das Caatingas.e) dos Cerrados.
  12. 12. prof.ademiraquino@gmail.com30 - (UFC) O professor Antônio Aziz Nacib Ab’Saber, um dos grandes geógrafos brasileiros,desenvolveu árduo trabalho de pesquisa buscando uma classificação para os domínios de naturezano Brasil, para o que utilizou o conceito de Domínio Morfoclimático.a) Nomeie os dois domínios morfoclimáticos, dentro da classificação do professor Ab’Saber,que ocupam a maior área no território brasileiro.Domínio 1:Domínio 2:b) Indique características dominantes da feição do relevo, do clima, da rede de drenagem, dosaspectos dos solos e da vegetação no domínio morfoclimático que predomina na região Nordestedo País.Feição do relevo:Clima:Rede de drenagem:Aspectos dos solos:Vegetação:c) Originalmente, a Mata Atlântica recobria cerca de 95% deste domínio. Indique:c.1) o domínio morfoclimático em questão.c.2) a principal conseqüência desse desflorestamento.

×