exercícios_vírus_Carlos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

exercícios_vírus_Carlos

on

  • 27,867 views

 

Statistics

Views

Total Views
27,867
Views on SlideShare
27,845
Embed Views
22

Actions

Likes
4
Downloads
365
Comments
0

2 Embeds 22

http://aprender-a-aprender-matematica.webnode.com 21
http://cms.aprender-a-aprender-matematica.webnode.com 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

exercícios_vírus_Carlos Document Transcript

  • 1. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosVÍRUS 1. APÓS 8 MORTES, BRASÍLIA INICIA CAMPANHA CONTRA HANTAVIROSE. Depois de confirmada a oitava morte por hantavirose em Brasília, (...) o governo do Distrito Federal anunciou neste sábado o lançamento de uma ampla campanha de esclarecimento de dúvidas e formas de prevenção da doença (...) com a distribuição de 250 000 panfletos e visita de técnicos às residências ... ( O Estado de S.Paulo, 31.07.2004) A figura é uma das que ilustram o panfleto distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. Na figura original, nos boxes numerados de 1 a 5 há indicações corretas de medidas que devem ser tomadas para se prevenir a doença. Nesta reprodução, os textos foram apagados dos boxes e transcritos após a figura. Contudo, quando da transcrição, o conteúdo de um dos boxes foi alterado e não corresponde ao texto original.1. Manter as janelas protegidas com telas para impedir a entrada de mosquitos.2. Manter área ao redor da base da casa limpa.3. Casas construídas com espaço livre entre o chão e a casa, colocar cascalho.4. Ao redor da moradia, materiais com lenha devem ser acumulados sobre estrados.5. Fechar todos os buracos com cimento.O texto que traz uma medida não eficaz para a prevenção da hantavirose é o de número:a) 1.b) 2.c) 3.d) 4.e) 5.2. “Um pacto de silêncio e inércia lançou o futuro da África num abismo. Em menos de 20 anosum continente inteiro tornou-se refém da doença... que, mundo afora sabia-se perfeitamentecomo prevenir... No início dos anos 90, os EUA chegaram a considerar que a Aids na Áfricateria efeito benigno, por conter a superpopulação. A doença cresce exponencialmente... Onúmero de casos, 53 milhões – já é maior que o de combatentes mortos nas duas guerrasmundiais, na guerra da Coréia e na do Vietnam, juntas – A menos que a comunidadeinternacional tome rédeas, a epidemia vai ameaçar populações inteiras”. (Globo)Com relação a esta doença, assinale a alternativa INCORRETA:a) O vírus da Aids pode ser transmitido durante a amamentação.b) Aids é uma doença incurável e mortal, transmissível por sangue e sexo.c) Mulheres grávidas, mesmo infectadas, não transmitem o vírus para o filho.d) O vírus ataca os linfócitos, células brancas, encarregadas da produção de anticorpos.
  • 2. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos3. O sarampo, uma das doenças mais contagiosas que se conhecem, está de volta. Em 1996,foram registrados 1.600 casos no continente americano, e desde janeiro do presente ano,foram registrados 4.169 casos no Brasil. O microorganismo causador do sarampo injeta nacélula infectada seu material genético, que altera as funções normais de célula e passa acomandar a síntese das proteínas para a produção de novos microorganismos que sãoliberados com a ruptura da célula infectada.Sobre esse microorganismo é correto afirmar que:a) é uma bactéria que tem o material genético localizado dentro de seu núcleo;b) é um vírus que tem organismo celular do tipo eucarioto;c) é uma bactéria que não apresenta nem complexo de Golgi nem mitocôndrias;d) é um vírus, e trata-se de um parasita obrigatório;e) é um protozoário, por se tratar de um organismo procarioto e autotófico.4 - No verão, um pequeno hospital de uma comunidade que cresceu próxima a uma área deMata Atlântica desmatada, começou a receber pacientes com os seguintes sintomas: lesões nofígado, dor no estômago, febre e vômitos.Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o diagnóstico da doença dos pacientese suas medidas profiláticas.a) Dengue. Combater o mosquito, colocar cortinados nas camas e telas nas janelas, eliminaros focos de água parada.b) Rubéola. Receber aplicação de vacina.c) Febre amarela. Combater o mosquito, colocar cortinados nas camas e telas nas janelas,eliminar os focos de água parada e receber aplicação de vacina.d) Cólera. Consumir água tratada e preparar os alimentos adequadamente.e) Febre tifóide. Promover higiene alimentar e receber aplicação de vacina durante asepidemias.5- Leia: Anti-retroviral adiciona 13 anos à sobrevida média de pacientes com HIVCoquetéis de medicamentos para pacientes com HIV ajudam os doentes a viver em média 13anos a mais. Segundo os pesquisadores, uma pessoa que começa a tomar os remédios aos 20anos pode, na média, esperar viver até os 43 anos. O estudo foi publicado quinta-feira passadana revista médica inglesa "The Lancet". Os cientistas analisaram diversos estudos de pacientesdos Estados Unidos, Canadá e vários países europeus que receberam combinações de drogasconhecidas como terapia anti-retroviral altamente ativa (HAART). Fonte: www.folha.com.br, 29/07/2008.Os coquetéis para pacientes com HIV contêm medicamentos (AZT, ddi, D4Te 3TC) que atuaminibindo a transcriptase reversa. É possível afirmar que a atuação do anti-retroviral EVITAa) a construção de capsídeos para os vírus.b) a síntese de DNA através do RNA viral.c) a tradução do RNA viral no citoplasma celular.d) a síntese de proteína por meio do DNA viral.e) a tradução do DNA viral no interior da célula.6- Leia:A reprodução viral utiliza o metabolismo celular para a duplicação do material genético viral epara a síntese das proteínas do capsídio. Os bacteriófagos podem apresentar dois tipos deciclos como mostra a figura.
  • 3. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos Fonte: http://biologiaemais.blogspot.com - Imagem adaptada.O número do esquema CORRESPONDENTE ao ciclo lisogênico éa) 1, pois neste ciclo ocorre a lise (rompimento da membrana) da bactéria.b) 1, pois neste ciclo há integração do genoma viral ao genoma celular.c) 2, pois neste ciclo ocorre um redirecionamento dos processos metabólicos celulares.d) 1, pois neste ciclo os fagos não virulentos causam danos às células.e) 2, pois neste ciclo o metabolismo da célula hospedeira não é prejudicado.7. Leia:Sobre a Dengue e a Febre Amarela, é correto afirmar:(01) Várias espécies de mosquitos Aedes podem servir como transmissores do vírus daDengue. No Brasil, uma das principais espécies é a Aedes aegypti.(02) Os mosquitos vetores da Febre Amarela Silvestre são primatófilos, tornando os primatasamplificadores que disseminam, passivamente, o vírus, ao se deslocarem dentro das e entre asflorestas.(04) A Febre Amarela Silvestre é uma séria ameaça às populações rurais e um riscopermanente para a introdução do vírus nas grandes cidades e nas pequenas localidadesinfestadas pelo mosquito Lutzomya longipalpis.(08) Na Febre Amarela, a infecção confere imunidade permanente.(16) A Dengue é doença febril aguda, caracterizada, em sua forma clássica, por doresmusculares e articulares intensas. Tem como agente um vírus do qual existem quatrosorotipos; a infecção por um deles geralmente confere proteção permanente para todos osdemais sorotipos.(32) As infecções pelo vírus do Dengue causam desde a forma clássica (sintomática ouassintomática) à febre hemorrágica da Dengue (FHD). Em sua forma hemorrágica, a febre ébaixa, porém constante, e os episódios de hemorragia são raros.Soma: _______8 - A dengue, que é uma virose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode se manifestarna forma clássica ou na hemorrágica. Esta é bem mais grave do que a primeira, causandoproblemas circulatórios e alta incidência de mortes. Para o combate à dengue, são usadasmedidas profiláticas que consistem em:a) tratamento das pessoas infectadas e vacinação.b) combate ao mosquito transmissor e vacinação.c) combate ao mosquito transmissor, no estado adulto e larval.d) combate ao mosquito transmissor, somente no estado larval.e) combate ao mosquito transmissor, somente no estado adulto.9 - Sobre vírus e viroses, assinale o que for correto.
  • 4. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos(01) Todos os vírus são endoparasitas celulares e dependem de estruturas das célulasparasitadas para sua reprodução. Apresentam uma cápsula protéica (capsídeo), que protege omaterial genético, o DNA ou RNA.(02) Os vírus têm uma certa especificidade para organismos e, num mesmo organismo, paradeterminados tecidos ou órgãos.(04) A profilaxia de muitas viroses é feita pela vacinação, uma imunização artificialdesenvolvida pela inoculação de vírus mortos ou inativos ou, ainda, apenas de seus antígenos.Não há tratamento específico para as viroses.(08) Os príons são partículas infecciosas constituídas apenas por proteínas filamentares e DNAcodificados a partir de genes especiais que induzem a produção de anticorpos.(16) Existem vacinas apenas para as seguintes viroses: sarampo, gripe, hidrofobia, febreamarela, hepatite A, B e C e dengue.Soma:______10. A varíola foi tão ou mais importante que as armas de fogo e a cruz na conquista do NovoMundo pelos europeus. Como testemunhou com fervor religioso o primeiro governador dacolônia de Massachusetts (EUA): ―Os nativos estão quase todos mortos de varíola, pois oSenhor quis conceder-nos o que de direito possuímos‖. Séculos depois, um índio ianomâmiconcordaria: ―Se os brancos nunca tivessem existido, a doença também nunca teria existido‖.(adaptado, Alfred W. Crosby - Imperialismo Ecológico).Com base no texto acima, e nos dados científicos atuais, assinale a alternativa correta.I. A varíola é uma virose que infecta principalmente os nativos, causando-lhes a morte. Ohomem branco é apenas transmissor.II. Só o homem branco é portador do vírus causador da varíola, que, em contato com os índios,os contaminaria.III. Os vírus em geral são agentes altamente infecciosos que requerem do hospedeiro aprodução de um anticorpo específico.IV. A varíola é uma virose letal, ainda presente em toda a América do Sul.V. Por não apresentarem e às vezes não produzirem anticorpos específicos, os índios e todosos nativos são susceptíveis às viroses.a) Apenas as proposições II e IV são corretasb) Apenas as proposições I e V são corretasc) Apenas as proposições III e V são corretasd) Apenas as proposições I e II são corretase) Apenas a proposição I é correta11. Os exames colpocitológico e histológico do colo do útero podem ser utilizados para adetecção de lesões ou neoplasias intraepiteliais no trato genital. Eles são importantes para odiagnóstico de:A) HPVB) HIVC) H5N1D) RotavírusE) Hepatite A12. Atualmente ameaça de expor a população civil a armas biológicas e químicas. Vive-setambém a preocupação de ataques terroristas com varíola e ebola, o que levaria, com certeza,ao caos social.vários países do mundo estão em conflitos bélicos, e entre esses países existe aA tabela abaixo mostra alguns exemplos:
  • 5. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosA varíola e o antraz são causados por:a) vírus.b) bactérias.c) vírus e bactérias.d) bactérias e protozoários.e) vírus e protozoários.13. Das enfermidades infecto-contagiosas relacionadas a seguir, a única que NÃO é causadapor bactérias ou vírus é a:a) Doença da Vaca Louca.b) Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS).c) Cólera.d) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).e) Meningite.14 - A encefalopatia espongiforme bovina, mais conhecida como doença da vaca louca, fazparte de um grupo de doenças que têm como agente causador:a) um lipídio.b) uma proteína.c) um RNA viral.d) um DNA bacteriano.e) um glicídio.15- Leia:GRIPE DO FRANGO — Gripe do frango faz sua 20ª vítima humana na Ásia. Entre 60% e 70%das pessoas infectadas pelo vírus da gripe do frango na Ásia morreram. Autoridades preparam-se para eventuais surtos da doença. As aves doentes são incineradas para impedir quepromovam a propagação do vírus, já as pessoas doentes são medicadas para aliviar ossintomas. (Folha on line, fevereiro de 2004.)O uso de antibióticos no tratamento dos doentes da ―gripe do frango‖ é:a) inadequado. Os antibióticos só atuam sobre vírus bacteriófagos, e não têm efeito sobre vírusparasitas de células animais.b) inadequado. Os antibióticos atuam sobre as bactérias e não têm efeito considerável sobre osvírus em geral.c) inadequado. Por se tratar de uma doença recente, não foram desenvolvidos antibióticos paraseu tratamento.
  • 6. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosd) adequado. Ao eliminar o vírus do organismo humano, o medicamento promove alívio dossintomas do paciente.e) adequado, se utilizado com critério. O uso indiscriminado de antibióticos pode levar aodesenvolvimento de linhagens resistentes.16. A síndrome conhecida como vaca louca é uma doença infecciosa que ataca o sistemanervoso central de animais e até do homem. O agente infeccioso dessa doença é um príon –molécula normal de células nervosas – alterado em sua estrutura tridimensional. Os príonsassim alterados têm a propriedade de transformar príons normais em príons infecciosos. Ospríons normais são digeridos por enzimas do tipo da tripsina. Curiosamente, os alterados não osão, o que, entre outras coisas, permite a transmissão da doença por via digestiva. Tais dadosindicam que a molécula do príon é de natureza:a) glicolipídicab) polipeptídicac) polissacarídicad) oligonucleotídica17. Relativamente aos vírus afirma-se, corretamente, que:(A) No caso dos retrovírus, que causam diversos tipos de infecções, a enzima transcriptasereversa catalisará a transformação do DNA viral em RNA mensageiro.(B) Em qualquer infecção viral, o ácido nucléico do vírus tem a capacidade de se combinarquimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírusreconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo.(C) No caso dos vírus que têm como material genético o DNA, este será transcrito em RNAmensageiro, que comandará a síntese de proteínas virais.(D) Em qualquer infecção viral, é indispensável que o capsídeo permaneça intacto para que oácido nucléico do vírus seja transcrito.(E) Em todos os vírus que têm como material genético o RNA, este será capaz de se duplicarsem a necessidade de se transformar em DNA, originando várias cópias na célula hospedeira.18. Os hospitais estão sendo fechados e as pessoas estão morrendo. Um curto e incisivo relatode uma área da cidade de Cantão proporcionou uma das primeiras descrições sobre o caos naprovíncia de Guangdong, no sul da China, atingida por uma doença misteriosa, agoraconhecida como síndrome respiratória aguda grave (SARS, na sigla em inglês). (SCIENTIFICAMERICAN – BRASIL. São Paulo: Duetto editorial, ano 2, v.13, p. 12, jun. 2003). A SARS veiose juntar a uma série de outras doenças parasitárias que atingem o homem.Com relação a essas doenças que podem atingir as populações humanas, é CORRETOafirmar que:01. A tuberculose, causada por um vírus, foi responsável por muitas mortes no passado. Noentanto, atualmente, os casos fatais, provocados por essa doença no mundo, são raros.02. SARS, AIDS e Dengue são ocasionadas por vírus.04. Nas doenças causadas por vírus, esses eventualmente se utilizam da maquinaria desíntese protéica da célula hospedeira para a construção de suas próprias proteínas.08. Doenças como a Amebíase, a Doença de Chagas e a Malária são ocasionadas por pro-tozoários parasitas.16. O combate ao mosquito Aedes aegypti e a vacinação da população são medidas eficazesno combate à esquistossomose.32. Em seu ciclo de vida, muitos parasitas se utilizam de hospedeiros intermediários paraalcançarem seu hospedeiro definitivo.64. Como medida profilática para todas as doenças parasitárias conhecidas, a OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS) recomenda que os governos dos países atingidos utilizemcampanhas de vacinação.Soma:_________19. O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula protéica que envolvea molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana lipoprotéica revestida poruma parede rica em polissacarídeos que envolvem um citoplasma, onde se encontra seumaterial genético, constituído por uma molécula circular de DNA. Esses organismos são,respectivamente:
  • 7. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosa) uma bactéria e um vírusb) um vírus e um fungoc) uma bactéria e um fungod) um vírus e uma bactériae) um vírus e um protozoário20. O beijo, sinal normalmente de carinho, tem trazido ao longo da vida humana outrasconotações, como, por exemplo, sinal de cumprimentos, traição. Pode ser também veículo dedoenças causadas por vírus. Das doenças abaixo, qual não é virótica e transmitida pela saliva?a) hidrofobiab) herpesc) caxumbad) leptospirosee) catapora21. O HIV é o vírus responsável pela doença conhecida como Aids (ou Sida), que causadiminuição da imunidade por redução do número de linfócitos T. A esse respeito, analise asafirmativas seguintes;1 - Mães portadoras do HIV não devem amamentar seus filhos, pois essa é uma das formas detransmissão do vírus.2 - O uso de preservativos é um meio eficaz para evitar a transmissão do vírus da Aids (e deoutras doenças) através de relações sexuais.4 - O fato de o HIV ser um vírus bastante mutagênico facilitará o desenvolvimento de vacinasem curto prazo.8 - O indivíduo contaminado com o HIV pode permanecer meses sem desenvolver os sintomasda doença e apresentar resultados negativos nos testes para detectar o vírus.16 - O período de incubação da doença é de 1 a 3 meses e nesse período o indivíduo nãopode transmitir o vírus.Soma: ______22 - Calcula-se que há no mundo, atualmente, cerca de 25 milhões de pessoas infectadas peloHIV. O problema está presente nos cinco continentes, e o número de infectados continuacrescendo. As esperanças de obtenção de uma vacina esbarram em várias dificuldades, comoa grande variabilidade do vírus. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir:01- A infecção inicia-se pela injeção do DNA do vírus nos linfócitos da pessoa.02- Pacientes com Aids podem apresentar infecções secundárias ou câncer, em função da debilitação do sistema imunológico.04- Em pessoas recentemente contaminadas, o teste de anticorpos no sangue pode não detectar a presença do vírus.08- O tempo entre a infecção e a manifestação da doença pode variar de pessoa para pessoa.16- Para não se contrair a doença, deve-se evitar qualquer contato com pacientes aidéticos.Indique a soma dos números das respostas corretas.____23. Algumas doenças infecciosas, como a dengue, são causadas por um arbovírus da famíliaFlaviridae.São conhecidos quatro tipos de vírus da dengue, denominados DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN4; os três primeiros já produziram epidemias no Brasil.A doença, transmitida ao homem pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti,não tem tratamento específico, mas os medicamentos frequentemente usados contra febre edor devem ser prescritos com cautela. Na tabela a seguir são apresentadas informações sobredois medicamentos:
  • 8. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosOutra doença encontrada no Brasil causada por um arbovírus da mesma família do vírus dadengue, que também pode ter como vetor o Aedes aegypti, é a febre denominada:a) terçãb) palustrec) amarelad) maculosa24. CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA COMEÇA HOJE. HOMENS DE 20 A39 ANOS SÃO O PRINCIPAL FOCO. ("Folha de S. Paulo", 09.08.2008)Na campanha promovida pelo Ministério da Saúde, embora homens e mulheres tenham sidochamados à vacinação, a ênfase foi para a vacinação dos homens adultos. Sobre isso, foramfeitas as seguintes afirmações:I. A rubéola, nos adultos, geralmente não é grave; caracteriza-se por febre baixa e pequenasmanchas vermelhas no corpo, sintomas que desaparecem depois de alguns dias.II. Quando a rubéola se manifesta em gestantes, principalmente nos primeiros meses dagravidez, pode acarretar a morte do feto, provocar malformações ou a surdez do bebê.III. As mulheres são obrigatoriamente vacinadas quando dos exames pré-natal e por issocorrem menor risco de contrair a rubéola, o que justifica não terem sido o principal foco dacampanha de vacinação.IV. A vacinação dos homens não é regular e, embora a rubéola não traga risco ao organismodo homem, obriga-os a faltar ao trabalho, o que justifica serem o principal foco da campanhade vacinação.Pode-se dizer que estão corretas as afirmações:a) I e II, apenas.b) II e III, apenas.c) I, II e III, apenas.d) II, III e IV, apenas.e) I, II, III e IV.25. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) registrou, nos trêsprimeiros meses de 2008, 230.829 casos suspeitos de dengue, 1.069 casos confirmados deFebre Hemorrágica da Dengue (FHD) e a ocorrência de 77 óbitos por FHD resultando em umataxa de letalidade para FHD de 7,2%. (Informe Epidemiológico da Dengue, Janeiro a Abril de 2008, disponível em:www.saude.gov.br)Pesquisas recentes revelaram a presença de vírus da Dengue em ovos de mosquitos Aedesaegypti.Os números alarmantes nos colocam em alerta porque se trata de uma doença que pode serfatal.Com base nesse assunto e em seus conhecimentos, todas as afirmativas estão corretas,EXCETO:
  • 9. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosa) Em função da circulação de diferentes tipos de vírus da dengue, o número de casos de FHDe a sua taxa de letalidade vêm aumentando no País.b) O tratamento de todos os indivíduos infectados pelo vírus não garante a erradicação dadoença.c) Uma vacina contra a dengue poderia induzir uma resposta imune inata, artificial e duradoura.d) Se o indivíduo se infecta pela primeira vez, ele produzirá anticorpos e estará protegido dequaisquer infecções subsequentes.26. A capacidade de reprodução representa uma das mais marcantes características geraisdos seres vivos e basicamente consiste no mecanismo em que um ou dois organismosoriginam novos indivíduos contribuindo para a perpetuação da espécie. (PAULINO, W. R. Biologia - Volume único. São Paulo. Ed. Ática, 2003.)Sobre a reprodução na espécie humana, assinale a alternativa CORRETA:a) A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível que pode ser evitada com o uso dopreservativo ou camisinha.b) Os testículos são glândulas endócrinas produtoras do hormônio progesterona responsávelpelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários masculinos.c) A laqueadura é uma técnica de esterilização feminina na qual o útero é retirado; tem umaeficácia em torno de 99% e é aplicada normalmente em mulheres que já tiveram vários filhos.d) A fecundação, que ocorre no útero, compreende o processo de fusão dos pró-núcleosmasculino e feminino, formando a célula-ovo ou zigoto.e) A vasectomia é um método anticoncepcional masculino que consiste na retirada da vesículaseminal, que produz o sêmen, que deste modo, não é liberado na ejaculação.27. "Um dos destinos mais procurados por turistas no litoral paulista, a cidade de Ubatubaenfrenta uma epidemia de dengue às vésperas do feriado da Semana Santa ... . Os turistasque forem à cidade para o feriado serão orientados a adotar medidas de combate ao mosquitoAedes aegypti, causador da dengue." ("Folha de S.Paulo", 02.04.2007)Na edição de 11.04.2007, a "Folha de S. Paulo", na Seção Erramos, fez retificação da notíciaacima, informando que ela continha um erro.O erro decorre do fato de:a) a dengue não ocorrer em cidades litorâneas.b) a dengue não poder ser controlada a partir do combate ao mosquito Aedes aegypti.c) o mosquito Aedes aegypti não ser o causador da dengue.d) não ser possível contrair dengue com a picada do mosquito Aedes aegypti.e) não ser possível aos turistas adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti.28. Analise o gráfico:
  • 10. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosO HIV, vírus causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), ataca principalmenteum tipo de célula denominado linfócito CD4. No gráfico, Z indica a quantidade de ........ e Y, aquantidade de .......... no sangue de um portador que não recebeu tratamento ao longo dainfecção. Os tratamentos da AIDS, que ainda não tem cura, incluem drogas que, entre outrasações, interrompem a síntese de ácidos nucléicos. No caso do HIV, portanto, em últimainstância será interrompida a síntese de .......... a partir do ........ viral.As palavras que completam corretamente as lacunas do texto são, respectivamente,a) HIV..... linfócitos CD4 .... RNA ..... DNA.b) HIV..... linfócitos CD4 ..... DNA ..... RNA.c) HIV.... linfócitos CD4 ... proteínas ... DNA.d) linfócitos CD4 .... HIV ..... DNA .... RNA.e) linfócitos CD4 .... HIV ..... proteínas ..... RNA.29. Os quadros ilustram as principais medidas de prevenção contra algumas doenças.NÃO se previne, com essas medidas, a parasitosea) cólera.b) dengue.c) giardíased) amebíase.30. A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro.Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidasprofiláticas a:a) vacinação em massa da população contra a bactéria causadora dessa doença.b) exterminação de ratos vetores do vírus causador dessa doença.c) eliminação dos insetos vetores da bactéria causadora dessa doença.
  • 11. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosd) eliminação dos insetos vetores do vírus causador dessa doença.e) distribuição de antibióticos contra a bactéria causadora dessa doença.31. Em 25 anos o HIV matou 25 milhões de pessoas e está presente em outros 40 milhões. É asegunda doença infecciosa que mais faz vítimas no mundo, logo atrás da tuberculose. Em2005, 3 milhões de pessoas morreram devido a AIDS; dessas vítimas, 570 mil eram crianças.Dentre as características biológicas citadas a seguir a única que pode ser encontrada no vírusda AIDS é:a) parede celular formada por substâncias mucocomplexas.b) DNA de fita simples.c) enzima especial, a transcriptase reversa, para produzir DNA.d) membrana externa lipoprotéica.e) pequenos anéis de DNA, os plasmídeos, dispersos no capsídeo.32. Já não se fala da Aids (campanhas de prevenção e reportagens) como se falava há algunsanos, mas é sempre oportuno lembrar que o HIV continua infectando e matando milhares depessoas por ano.A esse respeito, leia o texto a seguir.Em pouco menos de 20 anos, a Aids já foi responsável por cerca de 19 milhões de óbitos nomundo inteiro. Somam-se a esses os quase 34 milhões de portadores vivos de Aids no planeta.Acredita-se que grande parte desses indivíduos não sobreviverá, pois vive em países que sãoestrutural e economicamente incapazes de prover tratamento.Supondo que a Aids fosse controlada hoje (o que é obviamente uma impossibilidade) esomente esses dois números juntos totalizassem o seu número de mortes, ela seriaresponsável por mais de 53 milhões de óbitos. Esse número ultrapassa qualquer calamidadepública já vivida pelo homem, seja ela de caráter natural, médico ou social. A peste negra, porexemplo, matou de 22 a 45 milhões de pessoas na Europa. Mesmo a gripe espanhola, talvez amais grave epidemia conhecida até então, matou cerca de 21 milhões de pessoas entre 1918 e1919. Possivelmente, com as nossas atuais "armas", seríamos capazes de frear em grandeescala essas outras doenças. (Extraído de "Folha Explica A Aids", de Marcelo Soares, Editora Publifolha, 2001.)Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativaINCORRETA.a) Deve estar ocorrendo seleção de um número maior de indivíduos resistentes à Aids nospaíses incapazes de prover tratamento para aidéticos.b) O tratamento com o coquetel antiaids favorece a disseminação do HIV.c) O aumento da população mundial e a intensificação dos contatos entre as diferentespopulações humanas favoreceram a pandemia de Aids.d) O uso de antibióticos e vacinas, hoje disponíveis, poderia ser útil na prevenção da pestenegra e a gripe espanhola, respectivamente.33. Considere três doenças encontradas na população brasileira: malária, dengue e mal deChagas. Com relação a elas, é correto afirmar quea) as três são transmitidas por meio da picada de um mosquito.b) as três são transmitidas por contágio direto com pessoas doentes.c) as três são causadas por vírus.d) as três são causadas por protozoários.e) duas delas são causadas por protozoários e uma delas por vírus.34. A saúde pública detectou um surto de rubéola na cidade do Rio de Janeiro e, antes queeste surto se transformasse em epidemia, organizou uma campanha de vacinação. Em relaçãoa essa doença podemos afirmar que:a) é causada por uma bactéria.b) é causada por um protozoário.c) é causada por um vírus.d) é causada por um helminto.e) não é infecto contagiosa.
  • 12. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos35. Em 2006, chegaram ao Brasil dois tipos de vacinas para prevenir a infecção por HPV, queé a doença viral sexualmente transmissível mais comum. O HPV é causadora) da sífilis.b) da gonorréia.c) da AIDS.d) do câncer de útero.e) do cancro mole.36. Sobre amebíase, berruga, escarlatina, febre amarela e ascaridíase, julgue a validade dasafirmativas a seguir.I. Os agentes etiológicos são um protozoário, um vírus, uma bactéria, um vírus e um nematoda,respectivamente.II. As medidas preventivas são educação sanitária, uso de preservativo, antibioticoterapia,vacina e educação sanitária, respectivamente.III. Os sintomas são diarréia, elevação da pele por hipertrofia das papilas, erupção vermelhoescarlate, dor muscular e irritação pulmonar, respectivamente.Assinale a alternativa CORRETA:a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.d) Todas as afirmativas são verdadeiras.37. Como resultado das mudanças climáticas, bem como da fragilidade do sistema imunológicodecorrente da má alimentação e do uso indiscriminado de medicamentos, observa-se oaumento do número de casos de diversas doenças, dentre elas as viroses. Infecções dessanatureza são causadas por centenas de tipos virais oportunistas. Sobre esses parasitas,marque a opção FALSA.a) Os vírus são considerados parasitas intracelulares, pois precisam de células vivas pararealizar suas atividades metabólicas.b) Os vírus são parasitas altamente específicos compostos, basicamente, por proteínas eácidos nucléicos.c) O DNA e o RNA sempre ocorrem, simultaneamente, em um mesmo vírus, protegidos dentrodo capsídio.d) Ao injetar o material genético no interior das bactérias os fagos bloqueiam a atividade damaioria dos genes destas células.38. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estãodesenvolvendo um bioinseticida bacteriano que é capaz de matar o mosquito transmissor dadengue sem prejudicar outros insetos inofensivos. O bioinseticida Bt-Horus não é transgênico eé tão específico que as toxinas que o compõe agridem apenas o Aedes aegypti e osSimullium, os infernais borrachudos.O mosquito Aedes aegypti também é o transmissor:a) da raiva.b) da malária.c) da doença de Chagas.d) da barriga dágua.e) da febre amarela.39. Uma das maiores preocupações a respeito da gripe aviária, ou gripe do frango, é o risco deuma mistura entre o vírus que causa tal doença e o vírus da gripe humana comum, o quefacilitaria a transmissão da gripe aviária entre as pessoas. O vírus da gripe aviária é o H5N1, eo tipo mais comum da gripe humana é causado pelo vírus H3N2. Suponha que um laboratórioobteve um vírus ―híbrido‖, com capa protéica de H5N1 e material genético de H3N2. Esse vírusfoi inoculado em embrião de galinha, no qual se reproduziu. Os vírus obtidos foram isolados einoculados em galinhas adultas sadias, nas quais também se reproduziram.Pode-se dizer que essas galinhas
  • 13. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosa) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois podem transmitir aesses o vírus que desenvolve a gripe aviária e que já provocou a morte de algumas dezenasde pessoas.b) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois podem adquirir desteso vírus H3N2, o qual pode hibridizar com o vírus das aves, produzindo uma forma infectantepara o homem.c) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois apresentam em seuorganismo ambos os tipos de vírus, H3N2 e H5N1, sendo este último capaz de infectar oorganismo humano.d) apresentam em seu organismo apenas vírus do tipo H3N2 e, muito embora devam sermantidas isoladas do contato humano, não apresentam riscos de serem transmissoras da gripeaviária.e) apresentam em seu organismo apenas vírus do tipo H5N1 e, muito embora devam sermantidas isoladas do contato humano, não apresentam riscos de serem transmissoras da gripeaviária.40. Uma doença que vence o tempo amarra a Pelotas do final do século 19 e das primeirasdécadas do século 20. Após causar a morte de milhares de pessoas entre 1890 e 1930, atuberculose ainda contamina e preocupa as autoridades médicas. A enfermidade atinge de 15a 30 pessoas por mês na cidade. A Aids contribuiu para o retorno, com força, da tuberculose. OBrasil já registra casos de tuberculose multiresistente, em que o variante do microorganismopatogênico não é sensível aos medicamentos habituais. "Diário Popular", 03/09/2006 [adapt.].Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas.I. A resistência que alguns bacilos da tuberculose têm apresentado deve-se principalmente àvariação genética deste organismo, originária principalmente pela troca de DNA entre bactériasno processo de reprodução por divisão binária.II. Para combater a tuberculose utilizam-se medidas como a imunização, através da vacinaBCG - anticorpos contra o bacilo de Koch injetados nas pessoas -, além da higiene esaneamento.III. A tuberculose é causada por uma bactéria - seres unicelulares procarióticos - que se instalapreferencialmente nos pulmões, podendo, entretanto, afetar outros órgãos.IV. A Aids contribui para o aumento dos casos de tuberculose, pois o vírus HIV ataca oslinfócitos - células responsáveis pela defesa imunitária do organismo -, facilitando a infecçãopor agentes causadores de doenças oportunistas, como a tuberculose.Estão corretas as afirmativasa) III e IV.b) I e II.c) II e IV.d) I e III.e) II e III.41. São doenças virais:a) hepatite A, pneumonia, gripe e varíola.b) gripe, varíola, raiva e cólera.c) poliomielite, cólera, AIDS e varíola.d) gripe, cólera, AIDS e varíola.e) hepatite A, sarampo, gripe e varíola.42. DETECTADO FOCO DE MORCEGO COM RAIVA EM BOTUCATU, SP.Confirmada a presença do vírus causador da raiva em um morcego apreendido em uma praçano centro da cidade. O animal estava caído e se debatendo, quando foi visto por estudantes. Omorcego doente era da espécie que se alimenta de frutas. (Portal "Estadão", 06.06.2006)MAIS UM CASO DE MORCEGO POSITIVO PARA RAIVA NA CIDADE DE BOTUCATU. ASecretaria Municipal de Saúde registrou mais um caso de morcego positivo para raiva nacidade de Botucatu. O animal foi encontrado caído em uma praça nas proximidades do centro.Este é o terceiro caso de raiva em morcego registrado este ano em Botucatu. O primeiro foi
  • 14. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosnotificado no início do mês de junho, na região central da cidade. O segundo caso na VilaAntártica, no final do mês de julho. O morcego encontrado é da espécie Myots sp e alimenta-se de insetos. (Portal da Prefeitura Municipal de Botucatu, 18.08.2006)Para se evitar a contaminação da população humana com o vírus da raiva, o procedimentomais adequado que deverá ser tomado pelas autoridades da referida cidade seráa) promover campanha para localização e eliminação das colônias de morcegos nas áreasurbana e rural.b) medicar com antibióticos específicos os animais domésticos que tenham entrado emcontado com os morcegos.c) antecipar a vacinação anti-rábica de cães e gatos nas regiões onde os morcegos foramencontrados.d) promover campanha para a vacinação anti-rábica da população humana.e) desconsiderar o ocorrido e informar a população que não tenha receio, pois apenas osmorcegos hematófagos, mas não os frugívoros ou insetívoros, representam risco detransmissão da raiva.43. "O contágio pelo HPV (vírus do papiloma humano), em relações sexuais sem proteção,produz lesões papilomatosas (verrugas) na pele ou mucosa, nos órgãos genitais masculino efeminino, e é um dos principais fatores desencadeantes do câncer do colo do útero. Existemmais de 200 subtipos diferentes de HPV, mas somente alguns poucos subtipos, consideradosde alto risco, estão relacionados com cânceres. O câncer do colo do útero é o segundo que mais mata mulheres em todo o mundo,sendo responsável por cerca de 240 mil mortes por ano. Para 2006, a estimativa do InstitutoNacional do Câncer (Inca) é de 19.260 novos casos no Brasil. Porém, a boa notícia é odesenvolvimento de uma vacina contra o câncer de colo uterino, que previne contra os quatrotipos mais freqüentes de HPV (6, 11, 16 e 18). Essa é a primeira vacina contra um câncer edeve ser aprovada ainda esse ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Brasil participou dos testes para a verificação da eficácia da vacina. Nesses testes,20.541 mulheres foram divididas em dois grupos de forma aleatória. Durante três anos, 50%receberam a vacina, e as demais, placebo (substância sem efeito medicamentoso). A vacinaimpediu em 100% das pacientes os cânceres do colo do útero; em 95%, as neoplasiascervicais de baixo grau; em 99%, as verrugas genitais, e, em 100%, os pré-cânceres." Fonte: Jornal "Estado de São Paulo", 15/08/2006.Analisando as informações anteriores e de acordo com seus conhecimentos, é INCORRETOafirmar:a) A vacinação de homens poderia contribuir para a redução do câncer de colo uterino.b) A vacina desenvolvida não permite que as verrugas se transformem em cânceres.c) A prevenção do câncer consiste em impedir a instalação e desenvolvimento do HPV.d) Algumas das mulheres que receberam placebo podem ter desenvolvido câncer do colouterino.44. A charge representa a intensa preocupação em abater rapidamente aves que apresentemos sintomas da Gripe Aviária. Trata-se de uma doença viral que, se transmitida ao homem,pode ser letal.A esse respeito, é CORRETO afirmar:
  • 15. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosa) O abate de aves doentes ou suspeitas da infecção é profilático.b) O alto custo do tratamento das aves com antibióticos favorece o abate.c) O patógeno desenvolveu resistência aos antibióticos normalmente utilizados no combate àgripe.d) O hospedeiro desenvolveu resistência ao tratamento convencional com antivirais.45. É CORRETO afirmar a respeito dos vírus:a) causam doenças como herpes, AIDS, dengue, gripe e poliomieliteb) são formados por células muito simples, sem núcleo organizadoc) podem se reproduzir em ambientes externos às células hospedeiras, como o ar e osutensíliosd) alguns tipos são capazes de realizar fotossíntese, quando expostos à luz do sole) podem ser facilmente visualizados com um microscópio óptico46. São enumeradas a seguir quatro doenças que ocorrem na espécie humana:I. esquistossomoseII. maláriaIII. dengueIV. sarampoSão causadas por vírusa) apenas I e II.b) apenas I e III.c) apenas II e III.d) apenas III e IV.e) I, II, III e IV.47. A figura a seguir representa o ciclo vital do vírus da imunodeficiência humana (HIV).Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.I - De A para B ocorreu o processo de transcrição reversa e, de D para E, o processo detranscrição.II - As letras A e C indicam moléculas de DNA.III - O material genético do HIV é envolvido por um capsídio de lipídios e glicoproteínas,revestido por um envelope de proteínas.a) I e III são corretas.b) I e II são corretas.c) II e III são corretas.d) Apenas I é correta.48. A secretaria municipal de saúde de Pelotas-RS está fazendo uma campanha de prevençãoà Dengue. No seu folheto explicativo, existem várias dicas de prevenção. Veja a seguir o textoadaptado.DICAS DE PREVENÇÃO:
  • 16. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos- Mantenha os pneus velhos em locais cobertos ou fure-os.- Guarde as garrafas vazias com o gargalo para baixo.- Mantenha as caixas dágua bem fechadas.- Coloque areia nos pratos dos vasos ou então lave-os a cada três dias.- Tampe os poços, os barris e outros depósitos de água.- Mantenha as piscinas com água limpa e tratada o ano inteiro.- Limpe as calhas, evitando o acúmulo de água.- Fure e amasse as latas vazias e recipientes plásticos antes de jogá-los no lixo seco. Dicas de Prevenção (Fonte - "Folheto de divulgação da Secretaria Municipal de Saúdede Pelotas-RS").De acordo com os textos e seus conhecimentos, é correto afirmar quea) colocar areia nos pratos dos vasos das plantas evita a proliferação do Aedes aegypti. Porele ser agente transmissor dos estreptococos que causam a dengue, ao se eliminá-lo,conseqüentemente evita-se a doença.b) Conservar as caixas dágua bem fechadas evita o acesso a um provável local de reproduçãodo mosquito Aedes aegypti, que é o agente causador da dengue. Ele necessita de água limpae parada para o seu desenvolvimento larval.c) guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo ajuda a exterminar o Trypanosoma cruzi,pois elimina um dos prováveis locais de procriação do mosquito que transmite esse víruscausador da dengue.d) manter as piscinas com água limpa e tratada o ano inteiro, dentre outros procedimentos, visaa eliminar os locais de desenvolvimentos das larvas dos agentes transmissores do vírus daDengue, o mosquito Aedes aegypti.e) tampar poços, barris e outros depósitos de água limpa e parada tem como objetivo evitar oacesso a locais ideais para o desenvolvimento dos protozoários de vida aquática, que causama Dengue.49. Todos os anos um grande número de pessoas contrai uma doença que provoca febre edores no corpo, chamada Dengue. Para minimizar sua proliferação, os agentes de saúdeprocuram focos de água parada por toda a cidade. Isto porque essa doença tem comotransmissor e causador, respectivamente:a) um inseto e uma bactéria.b) um molusco e uma bactéria.c) um inseto e um vírus.d) um mamífero e um vírus.e) um molusco e um protozoário.50. Estima-se que cerca de quarenta milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV, e queaproximadamente 28 milhões estão concentradas na África. Os países em desenvolvimentoabrigam 95% da população infectada. ("Scientific American Brasil", julho 2003 p. 39)Seguem algumas possíveis explicações para esses fatos. Assinale a alternativa que contémexplicação não relacionada à infecção pelo HIV.É possível que nesses países as pessoas tenham poucas informações sobre a doença.a) Deve estar havendo um crescimento desordenado das cidades com acúmulo de lixo que écriadouro de insetos vetores do HIV.b) O desconhecimento dos métodos de prevenção contra a infecção pelo HIV pode serresponsável pelo aumento da difusão do vírus.c) A terapêutica atual não elimina o vírus. Além disso, o tratamento é caro e com eficiêncialimitada.d) A maioria desses países não deve ter recursos para o fornecimento de medicamentosantiretrovirais.51. A DENGUE, MAIS UMA VEZ.Aumento de 95% na incidência da doença em 2005 sinaliza novo pico epidêmico.Recursos significativos têm sido investidos nos programas de combate ao mosquitotransmissor da dengue, mas os resultados não são promissores. A despeito das iniciativasadotadas para o aprimoramento técnico e aumento de cobertura da intervenção contra omosquito, o problema vem se agravando.
  • 17. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos (Fonte: "SCIENTIFIC AMERICAN", novembro de 2005.)Com base no assunto abordado, é correto afirmar, EXCETO:a) As dificuldades de controle da doença estão relacionadas à extraordinária capacidade deadaptação do Aedes aegypti ao ambiente habitado pelo homem e à inexistência de umavacina segura e eficaz.b) A dengue, atualmente, é um dos principais problemas de saúde pública do mundo, devido àsua grande expansão geográfica (afeta os quatro continentes), às complexas característicasclínico-epidemiológicas e, principalmente, às dificuldades enfrentadas para seu controle.c) Embora a maioria dos indivíduos acometidos desenvolva a dengue clássica, algunsapresentam formas graves, particularmente a febre hemorrágica da dengue e a síndrome dechoque da dengue (SCD), quando passa a existir risco de óbito caso não haja tratamentorápido e adequado.d) O Brasil, desde a década de 1980, vem apresentando sucessivas epidemias de dengue deexpressiva magnitude, principalmente nas áreas rurais em função das deficientes condições desaneamento ambiental.52. Como resultado de um esforço para a melhoria da saúde pública, em 2006, o Ministério daSaúde lançou o combate ao rotavírus, introduzindo nos postos de saúde a vacinação decrianças contra esta infecção. Depois de 30 anos de pesquisa, começam a ser distribuídasvacinas para barrar o maior causador de diarréia infantil aguda. Para que se sintetizem asvacinas, é importante conhecer as propriedades dos vírus (partículas que infectameucariontes), os quaisa) possuem organização celular.b) apresentam metabolismo próprio.c) não sofrem mutações no seu material genético.d) carregam organelas citoplasmáticas.e) contêm moléculas de ácidos nucléicos.53. Temos assistido ao surgimento de muitas doenças, especialmente as virais, destacando-sea Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS) e ultimamente a Febre Aviária. Emrelação a essas doenças podemos afirmar que:( ) O vírus HIV é um vírus altamente mutagênico, o que dificulta a indução de imunidadeartificialmente pelo processo de vacinação, a qual geralmente protege contra infecções viraiscomo a poliomielite.( ) Não se conhece doença viral transmitida por inseto. Normalmente, o modo detransmissão é pela saliva, por contato sexual ou por transfusão de sangue.( ) A rubéola, apesar de ser uma virose benigna na infância, é grave em mulheres grávidas,pois atravessa a placenta e atinge o embrião, causando diversas anomalias, sobretudo até oterceiro mês de gestação.( ) A migração dos pássaros tem sido um fator complicador para o controle da febre aviária,virose que tem feito um grande número de vítimas, sobretudo na Ásia.( ) O vírus da catapora pode permanecer latente nos indivíduos que tiveram a doença, epodem, em conseqüência de baixa de imunidade, voltar a causar febre forte, dor e vermelhidãona pele, o que é chamado de "Herpes Zóster" ou "cobreiro".54. O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o causador da AIDS (síndrome daimunodeficiência adquirida). Em relação a esse vírus podemos afirmar que é composto de:a) DNA e ataca as hemácias.b) RNA e ataca as hemácias.c) DNA e ataca os linfócitos T.d) RNA e ataca os linfócitos T.e) RNA e ataca as plaquetas.55. Os quatro artrópodes (1, 2, 3 e 4) a seguir podem transmitir algumas doenças para ohomem.
  • 18. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosA respeito dos animais apresentados e das doenças que eles transmitem, assinale a afirmativaINCORRETA.a) O artrópode 1, através de suas fezes, transmite ao homem um protozoário flagelado.b) O mosquito 2 pode transmitir ao homem duas viroses, malária e febre amarela.c) O mosquito 3 transmite uma verminose que se instala nos vasos sangüíneos do homem.d) O inseto 4 é transmissor da bactéria causadora da peste bubônica ou peste negra.56. As campanhas de vacinação da população têm contribuído para tentar erradicardeterminadas doenças no País. A campanha do Zé Gotinha aplicada às crianças estádirecionada para evitar a:a) febre amarela.b) raiva.c) poliomielite.d) sarampo.57. Uma mulher com idade entre 25 e 35 anos foi contaminada pelo vírus HIV depois dereceber transfusão de sangue (...). A contaminação da mulher pode ter ocorrido em razão dachamada "janela imunológica". ("Folha de S. Paulo", 06.08.2005.)Janela imunológica é o nome dado ao período compreendido entre a infecção do organismo eo início da formação de anticorpos contra o agente infeccioso.Considerando tais informações e o que se conhece sobre a infecção por HIV, podemos afirmarcorretamente que:a) essa fatalidade poderia ter sido evitada se o sangue do doador tivesse passado, antes, portestes sorológicos para a detecção de HIV.b) a ação do HIV no organismo é justamente destruir o sistema imune. Por isso, são feitostestes para detecção do vírus e não de anticorpos.c) a mulher já estava com o sistema imune fragilizado, o que facilitou ainda mais a entrada e ainstalação de agentes infecciosos, aqui, no caso, do HIV.d) o doador era portador do HIV e os testes não detectaram a infecção. Ter feito o testerecentemente não garante total segurança, devendo-se, portanto, evitar a exposição asituações de risco.e) transfusões de sangue hoje são um dos principais meios de transmissão do HIV. Issodemonstra a necessidade de campanhas para alertar doadores e receptores de sangue sobreos cuidados a serem tomados.58. Os trechos a seguir, indicados por I e II, foram extraídos da "Folha de S. Paulo": IEPIDEMIOLOGIAAves podem trazer gripe do frango para Europa
  • 19. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos"É inevitável que aves migratórias tragam a gripe do frango para a Europa", disse ontem umdos principais veterinários do Reino Unido.Segundo Bob McCracken, da Associação Veterinária Britânica, "os pássaros [asiáticos] quetêm rotas migratórias para a Europa vão infectar aves domésticas e selvagens". (25 de agosto de 2005) IIEXTRATO VEGETAL ATACA LEISHMANIOSEUma planta utilizada pela medicina popular pode se tornar a mais nova arma contra aleishmaniose tegumentar, uma das doenças parasitárias mais aterrorizantes a afetar o Brasil eoutros países pobres do planeta. O extrato do vegetal, conhecido como saião (Kalanchoepinnata), estimula o sistema de defesa do organismo a combater o causador da doença. (24 de setembro de 2005)É correto dizer que ema) I e II são mencionadas doenças sexualmente transmissíveis.b) II certas células de defesa são estimuladas e destroem o vírus causador da leishmaniose.c) I e II são mencionadas doenças causadas por bactérias.d) I a doença mencionada é causada por vírus e em II é causada por um protozoário.e) I e II são mencionadas doenças cuja transmissão se dá pelo ar ou por meio de objetoscontaminados.59. Pandemias graves de gripe por vírus influenza repetem-se, no mundo, a determinadosintervalos de tempo, causando milhões de mortes. Cientistas da OMS alertam para o fato deque a gripe aviária, surgida no sudeste asiático, pode provocar uma nova pandemia.O controle do alastramento deste vírus é problemático, não só devido às facilidades detransporte no mundo, mas, também, porque as vacinas produzidas para combatê-lo podemperder a sua eficácia com o tempo.Essa perda de eficácia está associada à seguinte característica dos vírus influenza:a) sofrer alterações em seu genoma com certa freqüênciab) inibir com eficiência a produção de anticorpos pelo hospedeiroc) destruir um grande número de células responsáveis pela imunidaded) possuir cápsula protetora contra a maioria das defesas do hospedeiro60. A água e os alimentos podem ser dois importantes veículos de transmissão de doenças,comoa) beribéri e raquitismo.b) diabetes e malária.c) leucemia e escorbuto.d) hepatite A e amebíase.e) tétano e hemofilia.61. Chega quase a 300% o aumento no número de casos de febre hemorrágica da dengue(FHD) em Goiânia, comparando-se os cinco primeiros meses do ano com o do ano passadointeiro. No Estado todo, o crescimento da forma mais grave da dengue no período em relação a2004 foi de 105%. A doença, que já tem dois óbitos confirmados laboratorialmente este ano,pode ter causado outras sete mortes. A última morte suspeita foi registrada em Anápolis no dia30 de maio do corrente ano. CZEPAK, I. "Dengue hemorrágico cresce 300% em Goiânia". O POPULAR, 31 maio2005, p.3. Cidades.Sobre a dengue e suas manifestações, julgue as proposições a seguir:I. O paciente com dengue deve manter-se em repouso, ingerir muito líquido e usarmedicamentos à base de ácido acetil salicílico (como aspirina e AAS), para aliviar as dores, afebre e diminuir o risco de hemorragias.II. O vírus da dengue, ao se instalar no corpo do indivíduo, provoca a inflamação dos vasossanguíneos, causando um consumo exagerado de plaquetas. A falta destas interfere nahemostasia, e o organismo passa a apresentar uma forte tendência a ter hemorragias.
  • 20. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosIII. O único agente etiológico da dengue é o mosquito Aedes aegypti; dessa forma, seucombate é a principal medida profilática para se evitar a doença.Marque a alternativa CORRETA:a) Apenas a proposição I é verdadeira.b) Apenas a proposição II é verdadeira.c) Apenas a proposição III é verdadeira.d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.e) As proposições I, II e III são verdadeiras.62. Atualmente, muitas doenças têm preocupado a população mundial, tais como a AIDS, afebre amarela, o possível retorno da varíola e, mais recentemente, a SARS. Todas elas sãocausadas por vírus, e sobre esses organismos é INCORRETO afirmar quea) são, estruturalmente, semelhantes às bactérias, podendo apresentar DNA ou RNA comomaterial genético.b) apresentam ciclos de vida lítico ou lisogênico. No ciclo lítico, determinam a destruição dacélula infectada.c) comandam o metabolismo celular do hospedeiro para a produção de proteínas de seucapsídeo e duplicação do seu material genético.d) apresentam a enzima transcriptase reversa, quando têm RNA como material genético, queproduz um DNA viral para ser integrado ao DNA do hospedeiro.e) são parasitas obrigatórios, mas alguns podem sobreviver cristalizados por muitos anos.63. Considerando que a falta de saneamento básico é responsável pela proliferação de umasérie de doenças, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas a seguir.( ) A hepatite infecciosa é causada por um vírus presente nas fezes dos indivíduoscontaminados.( ) A disenteria amebiana é causada por uma bactéria cujos cistos são eliminados através dediarréia dos indivíduos contaminados.( ) A esquistossomose é causada por vermes do gênero Schistosoma, cujos ovos presentesnas fezes dos indivíduos doentes são os agentes infecciosos humanos.A seqüência correta éa) V - F - F.b) V - V - V.c) F - F - V,d) V - F - V.e) F - V - F.64. Determinado medicamento tem o seguinte modo de ação: suas moléculas interagem comuma determinada proteína desestabilizando-a e impedindo-a de exercer sua função comomediadora da síntese de uma molécula de DNA, a partir de um molde de RNA. Estemedicamentoa) é um fungicida.b) é um antibiótico com ação sobre alguns tipos de bactérias.c) impede a reprodução de alguns tipos de vírus.d) impede a reprodução de alguns tipos de protozoários.e) inviabiliza a mitose.65. Assinale a alternativa que indica apenas doenças causadas por vírus.a) Aids, meningite e tricomoníaseb) Poliomielite, rubéola e denguec) Giardíase, toxoplasmose e úlcera de baurud) Pneumonia, tétano e tuberculosee) Lepra, tétano e giardíase66. A dengue, em sua forma mais grave, pode ser fatal, pois, após a picada da fêmea adulta domosquito,
  • 21. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosa) os protozoários instalam-se na membrana que envolve os neurônios, provocando adegeneração progressiva do sistema nervoso.b) as bactérias instalam-se ao longo do aparelho digestivo, destruindo sua flora natural,causando diarréias e vômitos, que levam à desidratação.c) os ovos circulam pela corrente sangüínea até a eclosão, quando passam a se alimentar dashemácias, provocando anemia.d) os vermes instalam-se na porção posterior do intestino delgado, absorvendo os nutrientes elevando à desnutrição irreversível.e) os vírus instalam-se no tecido endotelial, causando inflamação e conseqüente rompimentodos vasos sangüíneos.67. Dentre as doenças infecciosas, algumas são há muito conhecidas, como a leptospirose e amalária.Outras, como a doença da vaca louca e a síndrome respiratória aguda grave, só há poucotempo foram identificadas.Os agentes causadores das quatro doenças citadas são, respectivamente:a) protozoário, vírus, vírus e príonb) protozoário, bactéria, vírus e príonc) bactéria, protozoário, príon e vírusd) bactéria, bactéria, protozoário e príon68. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que realizam todas as fases de seu ciclono interior de uma célula hospedeira. Sem contato com a célula, as partículas virais são inertese não apresentam atividade biológica aparente. Com relação aos vírus que infectameucariotos, assinale a afirmativa INCORRETA:a) Alguns vírus são capazes de infectar células animais e vegetais, multiplicando-se em ambosos organismos.b) Os vírus que infectam animais normalmente penetram na célula por meio de endocitosemediada por receptores.c) A infecção de uma célula vegetal por vírus com genoma de DNA tem como desfecho a liseda parede celular.d) Os retrovírus integram seu genoma ao genoma da célula e alguns estão associados àocorrência de câncer.e) Morcegos hematófagos e roedores são exemplos de vetores de vírus que infectam sereshumanos.69 - HIV e HPV são vírus responsáveis por duas das principais doenças sexualmentetransmissíveis (DSTs) da atualidade, a AIDS e o condiloma (ou crista-de-galo),respectivamente. Em julho de 2003, os meios de comunicação divulgaram que foi liberado,apenas para testes, o uso de um gel que impediria o contágio pelo vírus da AIDS por meio doato sexual. Esse gel, usado na vagina ou no ânus, possui substâncias que reconhecem edestroem a cápsula protéica do vírus.Considerando tal mecanismo de ação, pode-se afirmar corretamente que:a) princípio de ação semelhante poderia ser usado para a produção de medicamentos contra oHPV, causador do condiloma ou crista-de-galo, mas não seria eficiente contra a sífilis.b) a prevenção da gonorréia, doença para a qual também não há vacina, poderia ser feita porum gel que apresentasse o mesmo mecanismo de ação.c) embora a cápsula protéica seja destruída, se o material genético do vírus continuar íntegro,isso é suficiente para que ele infecte novas células naquele meio.d) se os resultados forem completamente positivos, esse medicamento liberará a população douso definitivo da camisinha como preservativo das DSTs de uma forma geral, mas não comométodo contraceptivo.e) o uso do gel, se der resultados, será mais eficiente que o uso de uma possível vacina nadiminuição da incidência da doença, já que não incorre na inoculação de vírus mortos ouatenuados no corpo humano.70 - DOENÇA MISTERIOSA"Suspeito de ter contraído SARS dá entrada em hospital de Toronto, no Canadá : infecçãoglobalizada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) registra oficialmente a existência de maisde 6.000 infectados com a síndrome respiratória aguda grave (SARS).
  • 22. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosA SARS é transmitida de modo semelhante a uma gripe comum. Possui um agente causadorcom alta capacidade de mutação e adaptabilidade ao meio ambiente, podendo ficar"adormecido" durante os meses de calor e voltar a atacar no inverno, causando novo surto.Seu código genético é baseado no RNA..."(Adaptada Revista "Veja" -2003)A SARS tem como agente causador:a) uma bactériab) um prionc) um vírusd) um protozoárioe) um fungo71 - A nova genética vem avançando cada vez com maior velocidade no sentido de manipulare conhecer a estrutura, a função e os mecanismos de DNAs, RNAs e proteínas, principalmenteno que se refere à intenção de curar doenças. Quanto às enfermidades causadas por agentesinfecto-contagiosos, até poucos anos atrás era consenso científico que todas as doençasinfecciosas seriam causadas por microorganismos como bactérias ou vírus, os quaiscarregavam seu próprio material genético. Hoje, já são do conhecimento da comunidadecientífica e da sociedade agentes infecciosos que não têm DNA ou RNA. Estes são oschamados príons, os quais constituem versões protéicas modificadas que, uma vez em contatocom proteínas normais, alteram-nas, infectando os organismos e sendo contagiosos da mesmamaneira como são as bactérias ou os vírus.Das enfermidades infecto-contagiosas relacionadas a seguir, a única que NÃO é causada porbactérias ou vírus é a:a) Doença da Vaca Louca.b) Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS).c) Cólera.d) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).e) Meningite.72 - Muitas doenças que acometem o ser humano são causadas por vírus, bactérias ou porprotozoários. Dentre elas, pode-se citar:1)gripe, 2)hanseníase, 3)leptospirose, 4)doença de Chagas, 5)varíola, 6)giardíase,7)malária, 8)coqueluche, 9)catapora.É correto afirmar que são causadas pora) vírus, as doenças 1, 5 e 9; por bactérias, 2, 3 e 8; por protozoários, 4, 6 e 7.b) vírus, as doenças 1, 5, e 8; por bactérias, 2, 3 e 9; por protozoários, 4, 6 e 7.c) vírus, as doenças 1, 3 e 5; por bactérias, 6, 8 e 9; por protozoários, 2, 4, e 7.d) vírus, as doenças 1, 2 e 3; por bactérias, 4, 6 e 7; por protozoários, 5, 8 e 9.e) vírus, as doenças 1, 3 e 6; por bactérias, 2, 5 e 8; por protozoários, 4, 7 e 9.73 - Cientistas da Universidade Estadual de Nova York, EUA, sintetizaram o vírus dapoliomielite. Foi o mais perto que se chegou de criar-se vida em laboratório, já que os vírus,embora tenham material genético e capacidade de se multiplicar como bactérias, plantas eseres humanos, não são considerados organismos vivos."Jornal do Brasil", Rio de Janeiro, 12 de jul. 2002Os seguintes esquemas simplificados sugerem alguns dos possíveis mecanismos quepoderiam explicar a multiplicação viral em uma célula:
  • 23. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosIdentifique o esquema que representa o mecanismo de multiplicação do vírus da AIDS:a) esquema Ib) esquema IIc) esquema IIId) esquema IVe) esquema V74 - A pneumonia asiática é a mais nova epidemia viral que acomete a população mundial. Ainfecção pelo vírus desencadeia uma síndrome respiratória aguda cujos sintomas podemevoluir levando o indivíduo ao óbito. O quadro abaixo apresenta algumas doenças comuns naespécie humana:Dentre as doenças apresentadas no quadro acima, quais NÃO são causadas por vírus?a) 1, 3 e 8.b) 2, 5, 6 e 9.c) 3 e 8.d) 4 e 10.e) 7, 9 e 10.75 - Recentemente a imprensa noticiou a comercialização de uma nova droga denominadaFuzeon, para combater o HIV. Em vez de agir sobre as células infectadas, o remédio modificao vírus, impedindo sua entrada na célula. A ação desse remédio consiste em:a) alterar proteínas que o vírus utiliza para se encaixar na membrana da célula.b) retirar a cápsula de proteína que recobre o vírus.c) modificar o DNA do vírus, provocando mutação.d) alterar o metabolismo viral, causando modificações nas proteínas produzidas em seuinterior.e) dificultar a locomoção do vírus dentro do organismo.
  • 24. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos76 - O texto a seguir, escrito pelo historiador inglês Kennet Maxwell, um dos principaisestudiosos do Brasil, foi extraído do caderno Mais! do jornal "Folha de São Paulo", 11 deagosto de 2002."Uma das conseqüências imprevistas do contato intercontinental e da comunicação marítimainiciada por Colombo em 1492 foi a chegada de doenças do Velho Mundo que atacaram oshabitantes nativos do Novo Mundo, que não tinham imunidade (....). Doenças até entãodesconhecidas, como malária e febre amarela, dizimaram a população nativa em menos de umséculo, exigindo ajustes econômicos e sociais que levaram à criação de uma sociedademultiétnica no continente".A respeito dessas doenças, ainda hoje presentes no nosso país, mesmo passados mais decinco séculos, podemos afirmar, sob o enfoque biológico, que são:a) causadas por insetos.b) causadas por bactérias.c) transmitidas por protistas.d) transmitidas por insetos.e) transmitidas por bactérias.77 - A febre aftosa avança nos pastos do Sul do Brasil, apesar do controle nas fronteiras compaíses vizinhos, e espalha pânico entre pecuaristas. Os animais doentes não conseguempastar, perdem peso e morrem. Adaptado de "Época on line" edição 159, 4/6/2001.A febre aftosa é uma doença causada por:a) protozoáriob) bactériac) vírusd) fungoe) príon78 - "Do mesmo modo que os vírus de computador estragam programas inteiros e podemcomprometer seriamente o disco rígido, tornando-o imprestável, os vírus biológicos funcionamcomo verdadeiros hackers da célula". (UZUNIAM, A.; BIRNER, E. "Biologia". São Paulo: Harbra, 2001. v. único, p. 267).Em relação aos vírus biológicos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).(01) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios em que a falta de hialoplasma eribossomos impede que os mesmos tenham metabolismo próprio.(02) Os vírus são organismos acelulares, constituídos por uma capa protéica envolvendo umamolécula de ácido nucléico, que pode ser DNA ou RNA, e pequenos mesossomos, querealizam a síntese das proteínas virais.(04) Existem vírus que infectam células animais penetrando nelas com a cápsula e o ácidonucléico.(08) Hepatite, esquistossomose e tuberculose são exemplos de doenças viróticas.(16) A dificuldade de produzir vacinas eficientes contra a gripe e outras viroses independe doelevado grau de mutação do patrimônio genético dos vírus.(32) A capacidade reprodutiva dos vírus é assombrosa, considerando-se que um único vírus écapaz de produzir, após algumas horas, milhões de novos indivíduos.Soma ( )79 - Na tabela a seguir estão relacionadas seis doenças e seus agentes etiológicos.
  • 25. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosEstão corretas:a) 1, 2, 3, 4, 5 e 6b) 1, 4, 5 e 6 apenasc) 2, 3, 4 e 5 apenasd) 1, 3, 5 e 6 apenase) 2, 3 e 6 apenas80 - Observe a figura a seguir, onde está representado, esquematicamente, o vírus HIV eanalise as proposições quanto à sua correção.( ) A - corresponde a uma camada lipídica do envoltório do vírus.( ) B - indica o núcleo.( ) C - assinala o DNA envolto por proteínas.( ) D - mostra proteínas responsáveis pela adesão à célula hospedeira.( ) E - indica moléculas da enzima transcriptase reversa.81 - Segundo o IBGE, por falta de investimentos do governo em saneamento básico, o volumede água sem tratamento distribuído para consumo da população aumentou 191,3% em 2001(Fonte: "Folha de S. Paulo", 9/4/2002). Tal quadro favorece o aumento de risco para aquisiçãode diversas doenças por parte da população. Assinale a doença que NÃO está diretamenterelacionada ao quadro acima descrito:a) Hepatite.b) Cólera.c) Gastroenterite.d) Febre tifóide.e) Hidrofobia.82 - A Organização Mundial de Saúde tem alertado que, nos próximos 20 anos, a AIDS deverácausar a morte de 70 milhões de pessoas, aproximadamente. Apesar do grande impacto que aAIDS tem provocado na vida moderna, outras doenças sexualmente transmissíveis, como agonorréia e a sífilis, também necessitam de cuidados preventivos e de mais divulgação deinformações.Pode-se afirmar CORRETAMENTE que essas três doenças são:a) causadas por vírus.b) transmissíveis de mãe para filho.
  • 26. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosc) transmitidas apenas pelo contato sexual.d) transmitidas também por transfusão sangüínea.e) causadas por microrganismos que contêm DNA.83 - De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue voltará com ímpeto. "AÁsia e a América Latina serão duramente castigadas este ano [...]", diz José Esparza,coordenador de vacinas da OMS. ("New Scientist" n¡. 2354, 3 de agosto de 2002).O motivo dessa previsão está no fato dea) o vírus causador da doença ter se tornado resistente aos antibióticos.b) o uso intenso de vacinas ter selecionado formas virais resistentes aos anticorpos.c) o contágio se dar de pessoa a pessoa por meio de bactérias resistentes a antibióticos.d) a população de mosquitos transmissores deverá aumentar.e) a promiscuidade sexual favorecer a dispersão dos vírus.84 - Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzemquando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar quea) apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução emutação.b) são seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagemde bactérias.c) são formados por uma carapaça protéica envolvendo o retículo rugoso com ribossomosutilizados na síntese de sua carapaça.d) são todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.e) podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando "o lise bacteriano",e impedir a reprodução das bactérias.85 - A representação a seguir sintetiza o chamado dogma central da biologia celular.Este fluxo unidirecional de informações torna-se exceção nos retrovírus, como o da AIDS, poisesses vírus:a) têm a capacidade de sintetizar um peptídeo diretamente a partir do ADN.b) possuem transcriptase reversa que, a partir do ARN-m, orienta a tradução.c) têm a capacidade de sintetizar ARN-m a partir do ADN viral.d) possuem transcriptase reversa que, a partir do peptídeo, orienta a síntese do ARN-m.e) têm a capacidade de sintetizar ADN a partir de ARN.86 - Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS noBrasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novoscasos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essatemática vem sendo abordada pela mídia:"Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV. Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sidosubmetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogasanti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos doissubtipos mais prevalentes no país, F e B". (Adaptado do "Jornal do Brasil", 02/10/2001.)
  • 27. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosDadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento decasos da doença em adolescentes, afirma-se queI - O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar enão utilizar medidas de proteção, pois se criou a idéia de que estes remédios semprefuncionam.II - Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaze nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.III - Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectadostambém devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.Está correto o que se afirma ema) I, apenas.b) II, apenas.c) I e III, apenas.d) II e III, apenas.e) I, II e III.87 - Durante o ano de 2001, houve no Brasil uma grande campanha contra a febre amarela. Nafila de um posto de saúde, algumas pessoas sugeriram que as seguintes medidas sãoconsideradas efetivas para evitar essa doença:I - Erradicar o protozoário causador da doença.II - Vacinar a população contra o vetor.III - Evitar que o bacilo se reproduza na água parada.Analisando cada uma das medidas, pode-se afirmar que:a) apenas II e III são corretas.b) apenas I é correta.c) apenas II é correta.d) apenas I e II são incorretas.e) I, II e III são incorretas.88 - A imprensa brasileira noticiou, no início de 2001, o aumento da incidência de dengue emdiversos estados brasileiros. No mesmo período, a Secretaria de Estado da Saúde de MinasGerais confirmou a existência de uma epidemia de febre amarela em alguns municípios doEstado.Em relação a essas duas doenças, é CORRETO afirmar quea) a campanha de vacinação promovida pela Secretaria de Saúde para combate à febreamarela vai reduzir, também, a incidência da dengue.b) ambas são transmitidas pelo mesmo vetor e aumentam sua incidência no mesmo período doano.c) as medidas preventivas adotadas para evitar o ressurgimento da dengue e da febre amarelasão as mesmas.d) o mesmo vírus é responsável pelo surgimento de ambas, que se distinguem por seussintomas nos indivíduos.89 - O uso de armas biológicas é histórico, tendo sido registrado desde o século XIV. Devidoaos avanços da engenharia genética, que poderão produzir supervírus ou manipularmicroorganismos, as armas biológicas são uma séria ameaça à paz no século XXI. Sãocritérios obrigatórios para incluir um vírus na categoria de agente de arma biológica, EXCETO:a) ser altamente contagioso.b) ser bacteriófago.c) ter grande capacidade de disseminação.d) ter elevado potencial tóxico ou infeccioso.e) possuir transcriptase reversa, se o ácido nucléico do vírus for o RNA.90 - Até o ano 2000, o número de pessoas contaminadas com o vírus da AIDS pode chegar a44 milhões. Em média, cinco pessoas, no mundo, são infectadas a cada minuto, e calcula-seque, na próxima década, cerca de 20 milhões de pessoas morram por causa da AIDS. Dentreas diversas maneiras pelas quais a AIDS tem sido disseminada, não foi comprovado que ovírus seja transmitido por:
  • 28. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosa) relação sexual.b) uso comum de seringas.c) aperto de mão e beijo social.d) transfusão de sangue.e) gestação envolvendo mãe aidética.Considere os procedimentos:91- Leia:I - Andar sempre calçadoII - Não defecar no chãoIII - Usar inseticidasIV - Proteger portas e janelas com telasV - Não deixar água em vasos, pneus, etc.Evita-se a dengue e a malária, se forem adotados, somente:a) I, II e IIIb) III e IVc) IV e Vd) II e Ve) III, IV e V92 - Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre doenças que acometem oshumanos.I. A cólera é causada por um protozoário.II. A malária é causada por uma bactéria.III. A AIDS é causa da por um vírus do tipo retrovírus.IV. A hemofilia A é herdada geneticamente.A alternativa que contém as afirmativas corretas éa) I e IIb) I e IIIc) II e IIId) II e IVe) III e IV93 - Com relação à AIDS é correto afirmar quea) não se conhecem casos de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS por transfusãosangüínea ou outra via diferente do sexo.b) é uma doença oriunda de homossexuais e restrita principalmente a esse, grupo. A AIDSpraticamente não ocorre, em mulheres jovens, com nível universitário.c) o contágio não se dá apenas por meio de relações sexuais, mas também pelo beijo, apertode mão, piscina e uso em comum (troca) de roupas íntimas.d) o uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é ainda hoje um dosprincipais métodos para se evitar o contágio.94 - Uma dificuldade enfrentada pelos pesquisadores que buscam uma vacina para combater eprevinir a AIDS, deve-se ao fato de o vírus da AIDS:a) Não possuir a enzima transcriptase reversa.b) Sofrer constantes mutações no seu material genético.c) Alternar seu material genético entre DNA e RNA.d) Ser um vírus de RNAr, para os quais é impossível fazer vacinas.e) Possuir uma cápsula lipídica que impede a ação da vacina.95 - A partir do primeiro semestre de 2000, a ocorrência de casos humanos de febre amarelasilvestre extrapolou as áreas endêmicas, com registro de casos em São Paulo e na Bahia,onde os últimos casos tinham ocorrido em 1953 e 1948. Para controlar a febre amarelasilvestre e prevenir o risco de uma reurbanização da doença, foram propostas as seguintesações:I. Exterminar os animais que servem de reservatório do vírus causador da doença.
  • 29. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosII. Combater a proliferação do mosquito transmissor.III. Intensificar a vacinação nas áreas onde a febre amarela é endêmica e em suas regiõeslimítrofes.É efetiva e possível de ser implementada uma estratégia envolvendoa) a ação II, apenas.b) as ações I e II, apenas.c) as ações I e III, apenas.d) as ações II e III, apenas.e) as ações I, II e III.96 - "Uma vela produzida pela Fundação Osvaldo Cruz - Fiocruz, a partir da semente de umaárvore da região Amazônica - a andiroba - exala um agente ativo que inibe o apetite dosinsetos hematófagos. O produto atóxico, que não solta fumaça e nem tem cheiro, pode serusado em escala industrial como melhor opção para o combate aos mosquitos transmissoresde doenças." (Jornal "O Estado de S. Paulo", 3.3.2001, pág. A12.)Assinale a alternativa que indica as espécies de mosquitos e os períodos em que a vela deveficar acesa.a) Aedes aegypti e Anopheles sp, e a vela acesa somente à noite.b) Aedes aegypti e Anopheles sp, e a vela acesa dia e noite.c) Anopheles sp e Culex sp, e a vela acesa somente durante o dia.d) Aedes aegypti, Anopheles sp e Culex sp, e a vela acesa somente à noite.e) Aedes aegypti, Anopheles sp e Culex sp, e a vela acesa somente durante o dia.97 - Considere as quatro afirmações seguintes.I. O uso de preservativos é dispensável nas relações sexuais entre duas pessoas já infectadaspelo vírus HIV.II. O diafragma usado com espermicida é um método eficiente para se evitar o contágio peloHIV.III. Uma mulher HIV positiva pode transmitir o vírus ao seu filho durante a gravidez e o parto epela amamentação.IV. Nem todo portador do vírus HIV tem a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).Das afirmações apresentadas, são corretas:a) I e III.b) I e II.c) I e IV.d) II e III.e) III e IV.98 - Os vírus não se ajustam bem a nenhuma das categorias tradicionais em que os seresvivos se distribuem. Sabe-se que são desprovidos de estrutura celular, constituídos apenas porgenes e proteínas. Assinale a opção que apresenta apenas doenças causadas por vírus:a) Gripe, rubéola, tétano e febre amarela.b) Hepatite infecciosa, tuberculose e varicela.c) Sarampo, poliomielite e raiva.d) Dengue, herpes e pneumonia.e) Disenteria infecciosa, caxumba e varíola.99 - Observe a tabela abaixo, que apresenta dados sobre as formas de transmissão da AIDSem diferentes anos
  • 30. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosFonte: Boletim do Ministério da SaúdeA análise dos dados contidos na tabela nos permite inferir, corretamente, que:a) houve declínio acentuado da transmissão por via sexual e aumento da transmissão portransfusão de sangue.b) as campanhas de estímulo ao uso de preservativo ("camisinha") trouxeram resultados maissatisfatórios entre os heterossexuais do que entre os homossexuais.c) a transmissão perinatal e a transmissão entre heterossexuais aumentaram no períodoobservado.d) as campanhas de prevenção não obtiveram sucesso algum entre os indivíduos que fazemuso de drogas injetáveis.e) a falta de testes diagnósticos que reduzam a janela imunológica explica a situaçãopreocupante da transmissão por transfusões de sangue.100 - O beijo, sinal normalmente de carinho, tem trazido ao longo da vida humana outrasconotações, como, por exemplo, sinal de cumprimentos, traição. Pode ser também veículo dedoenças causadas por vírus.Das doenças abaixo, qual NÃO é virótica e transmitida pela saliva?a) hidrofobiab) hepatitec) caxumbad) cólera101 - Atualmente têm sido diagnosticadas inúmeras enfermidades produzidas por vírus que,dependendo de suas características, atacam determinadas células de nosso organismo. Nasúltimas décadas, a Síndrome da lmunodeficiência Adquirida vem se disseminando rapidamentepelo mundo; seu agente causador determina uma redução no número de células produtoras deanticorpos indicadas na alternativa:a) linfócitos.b) macrófagos.c) plaquetas.d) neutrófilos.e) células sangüíneas da série vermelha.102 - A febre amarela, antes restrita a regiões afastadas, é um mal que começa a ameaçar,cada vez mais, os centros urbanos.Sobre a febre amarela, é CORRETO afirmar que(01) apresenta dentre outros sintomas, febre alta e vômito.(02) é causada por vermes.(04) o contágio dá-se pela ingestão de alimentos contaminados.(08) vacinas contra esse mal ainda não foram desenvolvidas.(16) uma das formas de prevenção é a eliminação do mosquito que transmite essa doença.(32) é uma doença que pode causar a morte.SOMA: _______
  • 31. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos103 - A AIDS caracteriza-se por um conjunto de infecções oportunistas que se apresentam àmedida que há queda na imunidade do infectado. O que induz, sobremaneira, essa queda naimunidade é a(o):a) redução dos linfócitos Tb) aumento na taxa de glóbulos vermelhosc) aumento no fluxo sangüíneod) aumento no número de macrófagos104 - Dengue é uma doença limitada a certas áreas geográficas.Essa limitação deve-sea) ao fato de a doença não ser contagiosa.b) à falta de combate adequado ao transmissor.c) à distribuição geográfica do inseto transmissor.d) à inexistência do agente patogênico em regiões tropicais.e) à ausência de alimento para o agente patogênico em certos ambientes.105 - A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma das doenças que maispreocupam os cientistas neste final de século. A perspectiva de uma vacina, embora real, aindanão se materializou. A dificuldade do desenvolvimento desta vacina pode ser atribuída ao fatode o vírus da AIDS:a) ter dimensões muito menores do que as de outros vírus.b) ter uma freqüência de mutação muito elevada.c) ter material genético de DNA muito complexo.d) não ter material genético.e) não ter envelope protéico.106 - Gripe e AIDS são doenças provocadas por vírus. Entretanto a gripe tem uma evoluçãobenigna, e a AIDS já não tem. Isso ocorre porque:a) o vírus da gripe é mais fraco que o vírus da AIDS.b) o vírus da AIDS destrói as células responsáveis pela defesa imunológica.c) nosso organismo já é naturalmente imune ao vírus da gripe.d) o vírus da AIDS não é reconhecido como antígeno pelo sistema imunológico.e) os mecanismos de infecção são diferentes.107 - Atualmente, no Brasil, órgãos do Ministério da Saúde consideram como doençasemergentes ou reemergentes diversas infecções produzidas por microorganismos. Muitasdelas são transmitidas ao homem por vetores animais bem definidos.Uma enfermidade de natureza viral cujo vetor é um inseto, uma infecção bacteriana cujo vetoré um roedor e uma doença causada por protozoário, mas transmitida por inseto, estãorelacionadas, respectivamente, na seguinte alternativa:a) dengue - leptospirose - maláriab) toxoplasmose - hanseníase - amebíasec) cólera - febre amarela - doença de Chagasd) tuberculose - cólera – leishmaniose108 - Relativamente aos vírus afirma-se, corretamente, que:a) No caso dos retrovírus, que causam diversos tipos de infecções, a enzima transcriptasereversa catalisará a transformação do DNA viral em RNA mensageiro.b) Em qualquer infecção viral, o ácido nucléico do vírus tem a capacidade de se combinarquimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírusreconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo.c) No caso dos vírus que têm como material genético o DNA, este será transcrito em RNAmensageiro, que comandará a síntese de proteínas virais.d) Em qualquer infecção viral, é indispensável que o capsídeo permaneça intacto para que oácido nucléico do vírus seja transcrito.e) Em todos os vírus que têm como material genético o RNA, este será capaz de se duplicarsem a necessidade de se transformar em DNA, originando várias cópias na célula hospedeira.109 - A respeito da aceleração tecnológica e científica, considere o texto a seguir."Em séculos passados, o homem não tinha meios de proteger-se contra doenças causadas porvírus e bactérias porque o avanço científico ainda não havia identificado os causadores dessas
  • 32. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosmoléstias e a humanidade não possuía vacinas contra elas. Atualmente, muitas dessasmoléstias já estão controladas, entretanto, para outras, como a AIDS, o desenvolvimento devacinas foi infrutífero, pois o material genético do ...(I)... é altamente ...(II)... ."Para completá-lo corretamente, basta substituir (I) e (II), respectivamente, pora) vírus - mutagênicob) verme - mutagênicoc) protozoário - mutagênicod) vírus - estávele) protozoário – estável110 - Observe a figura.Num ambiente fechado, as gotículas de saliva eliminadas por meio de espirro ou tosse podemcontaminar as pessoas com as seguintes doenças, EXCETOa) Giardíaseb) Sarampoc) Griped) Tuberculose111 - Parte da comunidade científica mundial está mobilizada na busca da cura da Síndromeda Imunodeficiência Adquirida, conhecida como AIDS.Considere as afirmativas a seguir, relacionadas ao vírus causador da AIDS.I - A AIDS é causada por um vírus caracterizado como um retrovírus.II - Os vírus parasitam as células transportadoras de oxigênio do hospedeiro.III - Os antibióticos são efetivos no combate a esse vírus.IV - Os genes que codificam a cápsula protéica externa do vírus sofrem mutações.V - Os genes dos vírus podem ficar ligados ao DNA da célula.Quais estão corretas?a) Apenas I, II e IVb) Apenas I, III e Vc) Apenas I, IV e Vd) Apenas II, III e IVe) Apenas II, III e V112 - A figura ilustra algumas medidas preventivas de combate a um mosquito causador dedoença que já atacou, desde o início deste ano, mais de 90000 brasileiros, e que tempreocupado as autoridades sanitárias do país (FARMAIS, ano 1, n¡.12, p.24.).
  • 33. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosAssinale a alternativa que inclui a doença cujo combate está representado na figura, bem comooutras doenças também transmitidas por mosquitos vetores.a) Febre amarela, doença de Chagas, úlcera de Bauru e cólera.b) Malária, doença de Chagas, dengue hemorrágica e úlcera de Bauru.c) Dengue, elefantíase, malária e febre amarela.d) Elefantíase, cólera, esquistossomose e dengue hemorrágica.e) Dengue, amebíase, amarelão e cólera.113 - Calcula-se que há no mundo, atualmente, cerca de vinte e cinco milhões de pessoasinfectadas pelo vírus HIV. O problema está presente nos cinco continentes, e o número deinfectados continua crescendo. As esperanças de obtenção de uma vacina esbarram em váriasdificuldades, como, por exemplo, a grande variabilidade do vírus. Com relação a esse tema,julgue os itens a seguir.(1) O tempo entre a infecção e a manifestação da doença pode variar de pessoa para pessoa.(2) Pacientes com AIDS podem apresentar infecções secundárias ou câncer, em função dadebilitação do sistema imunológico.(3) Em pessoas recentemente contaminadas, o teste de anticorpos no sangue pode nãodetectar a presença do vírus.(4) A infecção inicia-se pela injeção do DNA do vírus nos linfócitos da pessoa.(5) Para não se contrair a doença, deve-se evitar qualquer contato com pacientes aidéicos.114 - "O vírus HIV, causador da aids, é transmitido de pessoa a pessoa através de relaçõessexuais, por exposição direta a sangue contaminado ou da mãe para o filho, durante a vidaintra-uterina ou através da amamentação. No corpo, o vírus invade certas células do sistemaimunitário - incluindo os linfócitos T auxiliadores, ou CD4 -, multiplica-se dentro delas e seespalha para outras células. [...]" (John G. Bartlett e Richard D. Moore. SCIENTIFIC AMERICAN 279, 64-67,1998).O gráfico indica as quantidades de células CD4 (linha cheia, com escala à esquerda) e de vírus(linha interrompida, com escala à direita) no sangue de um paciente que não recebeutratamento algum no curso de uma infecção pelo HIV. Este gráfico mostra quea) a partir do momento da infecção, a quantidade de vírus aumentou continuamente até amorte do paciente.
  • 34. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosb) no início da infecção, o sistema imunitário foi estimulado, o que provocou aumento naquantidade de células CD4.c) a quantidade de vírus aumentou sempre que ocorreu aumento de células CD4, onde eles sereproduzem.d) os sintomas típicos da doença apareceram quando a quantidade de células CD4 caiu abaixode 200 por mL de sangue.e) não existiu relação entre a quantidade de vírus e a quantidade de células CD4 no sangue dopaciente infectado pelo HIV.115 - A tabela seguinte apresenta algumas doenças, seus sintomas, formas de transmissão eagentes transmissores:A tabela estará corretamente preenchida quando os espaços I, II, III, IV e V forem substituídospor:a) I - Feridas produzidas por objetos sujos de terra ou de esterco; II - Bactéria; III - Sarampo; IV- Vírus; V-Diarréia e vômitos.b) I - Feridas produzidas por objetos sujos de terra ou de esterco; II - Vírus; III - Sarampo; IV -Vírus; V - Febre alta e dores de cabeça.c) I - Penetração ativa através da pele e mucosas; II - Protozoário; III - Meningite; IV - Vírus; V -Diarréia e vômitos.d) I - Ingestão de água ou alimentos contaminados; II - Bactéria; III - Meningite; IV - Bactéria; V- Febre alta e dores de cabeça.e) I - Ingestão de água ou alimentos contaminados; II - Bactéria; III - Malária; IV - Bactéria; V -Alterações do sistema nervoso.116 - Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seusnutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida osdescendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores.A estes danos dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, agripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)De acordo com o texto, é correto afirmar:a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.c) Os vírus não têm metabolismo próprio.d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina nacélula hospedeira.117 - Assinale a alternativa que associa corretamente o tipo de doença, o agente causador eseu respectivo modo de transmissão.a) Botulismo, vírus, ingestão de alimentos enlatados, em conserva ou defumadoscontaminados com a toxina botulínica.b) Sarampo, vírus, contato direto com pessoas doentes ou pelo ar e utensílios contaminados.c) Cólera, vírus, ingestão de água ou de alimentos contaminados.d) Dengue, bactéria, através de picada do mosquito Aedes aegypti, contaminado.e) Leptospirose, bactéria, contaminação pelo sêmen, pelo sangue, ou por secreções dos olhos.
  • 35. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos118 – Leia:ALTERAÇÃO GENÉTICA DE TRANSMISSOR PODE ACABAR COM A DENGUE."A engenharia genética está prometendo uma solução para um dos flagelos dos paísestropicais, como o Brasil. A idéia é impedir a implantação do agente causal no transmissor." ("Folha de S. Paulo" - 12/05/96)O transmissor e o agente causal da dengue são, respectivamente, um:a) mosquito e um vírus.b) mosquito e uma bactéria.c) percevejo e um vírus.d) percevejo e uma bactéria.e) barbeiro e um protozoário.119 – Observe o gráfico e responda:Sobre a análise do gráfico anterior são feitas as seguintes afirmações:I - nos primeiros dois anos da infecção, o sistema imunológico reage à entrada do vírus, quedeclina acentuadamente seu número no organismo;II - entre seis e oito anos de infecção, com a perda gradativa da imunidade, as infecçõesoportunistas tendem a se instalar;III - a imunossupressão é decorrente da destruição de grandes quantidades de linfócitos T„.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):a) II apenas.b) I e II apenas.c) I e III apenas.d) II e III apenas.e) I, II e III.120 - Com relação ao vírus da AIDS as pesquisas científicas revelam que:I - Ele infecta linfócitos.II - O seu RNA tem capacidade de associar-se a uma enzima - transcriptase reversa e"produzir" um molde de DNA.III - Ele é um retrovírus que debilita drasticamente o sistema imunológico.Assinale a opção se:a) apenas I e III estiverem corretasb) I, II e III estiverem corretasc) apenas II e III estiverem corretasd) apenas III estiver correta
  • 36. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos121 - No segundo mês de vida, a criança deve receber duas vacinas: a Tríplice e a Sabin. Avacina Sabin imuniza o organismo contra:a) Difteria.b) Poliomielite.c) Varíola.d) Tétano.e) Coqueluche.122 - A maioria dos morcegos que vemos voando durante a noite, na cidade, sãocompletamente inofensivos ao homem. São morcegos frugívoros, ou seja, que se alimentam defrutos. Existem também aqueles que são nectívoros, ou seja, se alimentam do néctar dasflores. No entanto, no meio rural, ocorrem morcegos vampiros, atraídos pela existência de bois,vacas e cavalos, dos quais sugam o sangue; eventualmente, esses morcegos podem sugarsangue do homem. Tal fato é preocupante, pois os morcegos hematófagos são,conhecidamente, transmissores de uma doença virótica e fatal, se não tratada a tempo.A doença à qual o texto se refere é:a) Caxumba.b) Hepatite.c) Rubéola.d) Raiva.e) Sarampo.123 - "Na eterna batalha que o homem vem travando em busca da cura da AIDS, um dosremédios mais utilizados é o AZT, o qual, embora não cure a doença, consegue controlá-la.Esse remédio destrói a enzima que permite a formação do DNA a partir do RNA do vírus". ("Superinteressante", setembro 97)A enzima a que o texto da revista se refere é a:a) ribonuclease.b) desoxirribonuclease.c) linfocintase reversa.d) transcriptase inversa.e) transcriptase reversa.124 - O vírus da AIDS, cuja estrutura é representada a seguir, parasita os linfócitos, célulasdiretamente envolvidas na defesa do organismo.Com relação a este vírus considere as proposições:1 - O vírus da AIDS é um retrovirus capaz de produzir molde de DNA, pela ação da enzimatranscriptase reversa, a partir do RNA.2 - Certas substâncias como o A.Z.T., conseguem frear a reprodução viral, devido àtranscriptase.3 - Após sintetizar o DNA viral (fita única), o RNA do vírus da AIDS se desintegra (degradação),ocorrendo posteriormente a formação de um provirus de DNA.4 - O envoltório externo do vírus da AIDS, constituído por moléculas de lipídios, associadas aproteínas é dispensável para a penetração viral na célula.As proposições que estão corretas são as indicadas por:
  • 37. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosa) 1 e 2b) 2 e 4c) 1, 3 e 4d) 1, 2 e 3e) 1, 2, 3 e 4125 - Recentemente, na região da Grande Vitória, no Espírito Santo, têm surgido vários casosde dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos quando sugam o sangue humano.Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar corpos dágua nas regiões urbanas,pois aí se desenvolvem as larvas desses mosquitos.Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:a) ametábolo e hematófago.b) holometábolo e parasita.c) hemimetábolo e parasita.d) holometábolo e predador.e) hemimetábolo e predador.126 - Considere as seguintes possibilidades de transmissão de um agente patogênico:I- transfusão de sangueII- aperto de mão e abraçoIII- uso de banheiros públicosIV- relações sexuaisV- uso de seringas, material cirúrgico e agulhasO vírus da AIDS pode ser transmitido, comprovadamente, através de APENASa) I, II e IIIb) I, IV e Vc) II, III e IVd) II, IV e Ve) III, IV e V127 - O vírus da AIDS é formado por uma cápsula esférica contendo em seu interior o materialgenético. Este tipo de vírus é chamado RETROVÍRUS porque:a) o RNA produz um "molde" de molécula de DNA.b) o RNA torna-se uma molécula autoduplicável.c) o DNA possui cadeia simples sem timina.d) o DNA possui mecanismos de retroação.e) o DNA e RNA não se pareiam.128 - A História registra fatos dramáticos ocorridos com a propagação mundial da gripeespanhola, em 1919, quando morreram milhões de pessoas em todos os continentes. Essadoença pode ser classificada como:a) epidemiab) endemiac) de caso esporádicod) pandemiae) congênita
  • 38. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos129 - São medidas preventivas para se evitar o Sarampo, a Paralisia infantil e a Raiva:a) Saneamento básico, uso de instalações sanitárias, lavar bem os alimentos ingeridos crus esó beber água tratada.b) Usar telas nas janelas, evitar água doce parada em vasos, pneus ou outros recipientes quepossam ser depósitos de ovos de agentes transmissores.c) Utilizar seringas descartáveis e uso de preservativos durante as relações sexuais.d) Isolamento dos doentes e tratamento com antibióticos.e) Vacinação.130 - São medidas preventivas para se evitar viroses como a dengue e a febre amarela:a) Saneamento básico, uso de instalações sanitárias, lavar bem os alimentos ingeridos crus esó beber água tratada.b) Usar telas nas janelas, evitar água doce parada em vasos, pneus ou outros recipientes quepossam ser depósitos de ovos de agentes transmissores.c) Utilizar seringas descartáveis e uso de preservativos durante as relações sexuais.d) Isolamento dos doentes e tratamento com antibióticos.e) Construções de alvenaria e evitar desmatamentos.131 - Impressionados com a notícia do poder arrasador com que o vírus Ebola vem dizimandouma certa população na África, alguns alunos de um colégio sugeriram medidas radicais paracombater o vírus desta terrível doença. Considerando-se que este agente infeccioso apresentacaracterísticas típicas dos demais vírus, assinale a alternativa que contenha a sugestão maisrazoável:a) descobrir urgentemente um potente antibiótico que possa destruir a sua membrana nuclear.b) alterar o mecanismo enzimático mitocondrial para impedir o seu processo respiratório.c) injetar nas pessoas contaminadas uma dose maciça de bacteriófagos para fagocitar o vírus.d) cultivar o vírus "in vitro", semelhante à cultura de bactérias, para tentar descobrir umavacina.e) impedir, de alguma maneira, a replicação da molécula de ácido nucléico do vírus.132 - Devido ao surgimento, em vários Estados brasileiros, de surtos de doenças relacionadasao acúmulo de água em pneus abandonados, depósitos de ferro velho e quintais, têm sidoutilizada a televisão e vários outros meios de comunicação para alertar a população sobre osriscos dos objetos, vasos e plantas que possam servir de depósito de água, considerando seresta condição propícia ao aparecimento de várias doenças.Indique a alternativa correta:a) Pneumonia, dengue, esquistossomose.b) Febre amarela, dengue e malária.c) Dengue, amebíase e esquistossomose.d) Febre amarela, giardíase e doença de Chagas.e) Febre amarela, giardíase e cólera.133 - Um novo tipo de tratamento da AIDS começou a ser testado no Brasil e consiste emtransmitir anticorpos anti-HIV, contidos no plasma de pessoas contaminadas há muitos anos,mas sem os sintomas da doença, para pessoas aidéticas sintomáticas. Tal tratamento, cujaintenção é fortalecer a defesa desses indivíduos, denomina-sea) imunoterapia ativa.b) imunoterapia passiva.c) profilaxia.d) quimioterapia.e) vacinoterapia.134 - "Medicina do futuro recruta vírus "bonzinhos" para vencer câncer e AIDS através debatalhas genéticas."Utilizando vírus inofensivos como vetores de genes, cientistas estão colocando, nas célulasdos pacientes, o material genético que os médicos desejam. (Folha de São Paulo-dez/92).Tal técnica é possível, pois, na célula hospedeira, o DNA do vírus:a) inativa as diferentes funções vitais.b) comanda a produção de proteínas.
  • 39. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosc) inibe a respiração celular.d) induz uma mensagem deletéria.e) estimula a duplicação do DNA celular.135 - "A OMS (Organização Mundial de Saúde) advertiu ontem que a Ásia enfrenta umaepidemia combinada de AIDS e tuberculose que irá ultrapassar todas as disponibilidades deatendimento médico." ("Folha de São Paulo", 11/08/94)A notícia se refere à AIDS como uma epidemia. Entende-se por epidemia uma doença:a) congênita, restrita a uma determinada região.b) infecciosa, que se propaga lentamente na população.c) hereditária, que se propaga rapidamente atingindo grande número de pessoas.d) degenerativa, restrita a uma determinada área ao longo dos tempos.e) contagiosa, que atinge grande número de pessoas num curto período de tempo.RESPOSTAS: 1. A. A hantavirose é uma zoonose grave e emergente transmitida por roedorescontaminados pelo vírus Sin Nombre (hantavírus) que está relacionado à hantavirose. Estavirose é caracterizada pelo acometimento cardio-pulmonar e, em alguns casos, poderá causaralterações no funcionamento dos rins, fígado e cérebro.A infecção ocorre após inalação do vírus no ar ou pelo contato com roedores contaminadoscom o vírus ou suas secreções. Geralmente, ocorre após a inalação de excretas de roedorescontaminados e, menos freqüentemente, por mordidas destes. Nenhum inseto (ex.: mosquito)é vetor desta doença.2. C3. D4- C5. B6. E7. (01 + 02 + 08) = 118. C. O dengue hemorrágico (DH) é uma forma mais severa, em que ocorre sangramento eocasionalmente choque, levando à morte; é mais grave em crianças. No início os sintomas sãoiguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam aapresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. A não ser quese administre prontamente o tratamento adequado, o paciente pode entrar em choque emorrer. Ocorrerá uma ausência de diurese (fluxo da urina) e perda de consciência.
  • 40. Exercícios sobre Vírus – Prof. CarlosA profilaxia deve compreender o combate ao mosquito transmissor, eliminando seuscriadouros, e uma educação sanitária. O Aëdes aegypti cumpre papel importante natransmissão da dengue e febre amarela. É um culicíneo de origem africana e com importâncianas áreas urbanas. Os mosquitos desse gênero são principalmente insetos florestais que secriam, em geral, na água dos verticilos das folhas de bromélias (gravatás). Conhecer o Aedesaegypti, tanto na fase larval quanto adulta, é importante para o saneamento por ele seradaptado ao domicílio e peridomicílio humano. Ele deposita seus ovos em recipientes comágua, como tanques, barris, potes, latas, vasos de plantas e flores, pias, calhas, caixas d´água,pneus e quaisquer outros lugares onde possam acumular água limpa. Tem hábito diurno epreferência por sugar o homem. Pica durante o dia e ao entardecer, costuma ovipar nosdepósitos perto da casa. Tem o hábito de repousar em áreas escuras como por exemplo, atrásde móveis, cortinas, embaixo de mesa, etc.9. 1 + 2 + 4 = 710. C11. A12. C13. A14. B15. B16. B17. C18. . 42 (02 + 08 + 32). A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis quese transmite pela fala, o espirro e, principalmente a tosse de um doente de tuberculosepulmonar bacilífera; eles lançam no ar gotículas contaminadas. No Brasil, estima-se que, dototal da população, 35 a 45 milhões de pessoas estão infectadas pelo M. tuberculosis, comaproximadamente 100 mil casos novos por ano; o número de mortes pela doença em nossomeio é de 4 a 5 mil, anualmente (fonte:FUNASA); afeta pessoas menos sadias e mais frágeis,quanto à saúde.Os vírus são "organismos" que não estão inseridos em nenhum dos grandes reinos dos seresvivos, daí a necessidade de serem estudados à parte. Suas principais características são:- Não possuem estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.).- São formados basicamente por uma cápsula protéica denominada capsômero ou capsídioque contém em seu interior um só tipo de ácido nucléico: DNA ou RNA. Alguns vírus maiscomplexos podem apresentar também lipídios e glicídios presos à cápsula.- São tão pequenos que podem penetrar no interior das células das menores bactérias que seconhecem, (100 a 1000 Å), portanto são visíveis somente ao M.E.- Só apresentam propriedades de vida quando estão no interior de células vivas. Por isso sãoconsiderados parasitas celulares obrigatórios.A Esquistossomose Mansônica é uma endemia importante no Brasil, causada por parasita dofilo Platyhelminthes, um trematódeo digenético (Schistosoma mansoni), que requercaramujos de água doce (Biomphalaria), parada ou com pouca correnteza, como hospedeiros
  • 41. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlosintermediários para completar o seu ciclo de desenvolvimento. Penetra no homem sob formade larvas de cauda bifurcada, as cercárias, presentes na água.Antes da vacinação, são fundamentais para o combate a parasitoses, o saneamento básico,com tratamento das águas e dos esgotos, a educação ambiental, a higiene pessoal e umaadequada alimentação.19. B20. D21. 1,2,8 (11)22. 2,4,8 (14)23. C24. A25. D26. A27. C28. B29. B30. D31. C32. B33. E34. C35. D36. D37. C38. E39. D40. A41. E42. C43. B44. A45. A46. D47. D48. D49. C50. B51. D52. E53. V - F - V - V – V54. D55. B56. C57. D58. D59. A60. D61. B62. A63. A64. C65. B66. E67. C68. C69. A70. C71. A72. A73. D74. D75. A
  • 42. Exercícios sobre Vírus – Prof. Carlos76. D77. C78. 01 + 04 + 32 = 3779. A80. V F F V V81. E82. B83. D84. E85. E86. C87. E88. B89. B90. C91. E92. E93. D94. B95. D96. B97. E98. C99. C100. D101. A102. 01 + 16 + 32 = 49103. A104. C105. B106. B107. A108. C109. A110. A111. C112. C113. V V V F F114. D115. A116. C117. B118. A119. E120. B121. B122. D123. E124. D125. B126. B127. A128. D129. E130. B131. E132. B133. B134. B135. E