Perguntas & Respostas – Seminário Lucratividade na Internet –
                          Fábio Vargas



Trabalho com loja ...
R: Ola o estoque no e-commerce, deve ser tratado da seguinte forma:
trabalhamos preferencialmente com baixo nível de estoq...
R: Veja bem, os dois são importantes, existem consumidores que só
podem adquirir o bem por parcelas, se a parcela cabe no ...
R: A internet segue a mesma legislação do mundo físico, ou seja você
deverá solicitar a receita para concretizar a venda e...
R: O Mercado pago é uma empresa que esta iniciando seu trabalho como
gateway de pagamento ao mercado, nos moldes do Pagseg...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Perguntas e respostas seminario lucratividade na internet

1,659 views
1,565 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,659
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Perguntas e respostas seminario lucratividade na internet

  1. 1. Perguntas & Respostas – Seminário Lucratividade na Internet – Fábio Vargas Trabalho com loja de decoração e vendo principalmente tecidos, como vencer a barreira de vender e decepcionar o cliente aonde ele compra aquilo que não era exatamente o que esperava? R: Primeiro queria dize que existem vários clientes que não tem acesso a lojas e só podem comprar desta forma, ou seja eles não tem como ver antes o produto nem tocá-lo. Segundo se você colocar uma ficha técnica muito boa, com o tipo de tecido, a malha, o fio, fotos bem detalhadas da estampa, especificações técnicas e quem sabe um vídeo, você minimiza muito esta questão. Qual o custo e importância do Sac? Quanto representa em relação aos custos da loja? Pode implantar por etapas? Melhores Horários? R: Ótima pergunta! O custo do Sac é relativamente baixo, pois as respostas aos e-mails, receber telefonemas e ate mesmo operar chat online, pode ser realizado por uma única pessoa no inicio. Medida que o volume aumenta você vai ajustando a estrutura. Eele pode ser inclusive terceirizado pela empresa Alkes que presta este tipo de serviço e cobra por atendimento. Acredito que o custo fique em menos de 3% do faturamento para uma empresa com bom volume de vendas. Pode sim implantar por etapas, começar só com e-mail, depois colocar o telefone, depois o chat online e assim por diante. Os horários de atendimento de chat e de telefone podem ficar dentro do horário comercial, pois a maior venda do e-commerce ocorre de dia de semana e no horário do almoço mesmo. Mas com o tempo se você conseguir ampliar o horário é ainda melhor, esta é uma das vantagens da Alkes, ela trabalha com horário estendido e de sábado e domingo. A pessoa do sac deve conhecer bem o produto e ser treinada de forma adequada neste conhecimento? R: Quanto mais especifico for o produto, mas isto seria desejável, porém se você cadastrar o produto com muitos detalhes e todas as explicação, dicas, manhas, etc. Qualquer um poderia realizar esta explicação seguindo o roteiro do cadastro de produto e o próprio cliente teria menos duvidas. Falar sobre Estoque
  2. 2. R: Ola o estoque no e-commerce, deve ser tratado da seguinte forma: trabalhamos preferencialmente com baixo nível de estoque e somente nos produtos A, da curva ABC, os demais pegamos quando vendemos, porem o segredo é ter uma logística rápida junto ao fornecedor. Pois as vendas na internet mudam rapidamente e é fácil ficar super estocado com um produto que hoje esta vendendo bem e derrepente para de vender do dia para a noite. O que vc acha da otimização de sites? Como controlo os cliques ? Posso confiar em e-mail marketing? R: A otimização ou SEO é uma das ferramentas mais importantes de divulgação online e será cada vez mais importante ao longo do tempo, porem é algo a se fazer com critério, com especialistas e que leva tempo. Os cliques podem ser mensurados pelo Google Analytics e pelo sistema de e-commerce, bem como pelo próprios buscadores. O E-mail Marketing é muito confiável se você trabalhar com empresa seria e idônea e é a sua principal ferramenta de relacionamento com seus clientes. No caso de serviços você sugere investimento nos buscadores de preços e conteúdo ou só em um deles? R: A maior parte dos serviços não tem procura junto aos buscadores de preço, sendo assim na maioria das vezes usamos somente o buscador de conteúdo, especificamente o Google. Compensa Divulgar o E-Bit se somos loja prata? Vale a pena trabalhar com Google Adsense num E-Commerce? R: Sim, precisamos estar no E-bit e se permitir ser avaliado. O selo da loja depende do numero médio de pesquisas, porem, eu posso ser selo prata e ter todos os 10 quesitos como ouro, que é o que mais importa, a nota dos quesitos. Sobre o Google, vale a pena sim, o Google e seus serviços são feitos sobre medida para e-commerce e vão crescer cada dia mais em importância na mídia online. Para o consumidor é melhor preço a vista ou parcelado no e- commerce? Nos Buscadores de Preço é melhor destacar qual?
  3. 3. R: Veja bem, os dois são importantes, existem consumidores que só podem adquirir o bem por parcelas, se a parcela cabe no meu orçamento eu compro, para este o importante é o parcelamento, outros tem dinheiro vivo e preferem o desconto a vista. Devemos destacar ambos. Já nos buscadores de preço devemos privilegiar a informação do preço a vista, pois ali o que vale é quem tem o melhor preço. Como esta a importância das redes Sociais para o E-Commerce? R: Cada vez mais importante, o twitter, blog, facebook, Orkut, estão sendo muito uteis para divulgar a empresa, alem doq eu eles são levado em conta no Page Rank do Google. Já possui tecnologia para acessar site pelo celular sem distorcer? R: Sim, com a proliferação dos smart phones e do iphone, ipad, etc. Cada vez esta mais fácil de acessar um site pelo celular, porem o ipad/iphone, por exemplo não lêem flash, sendo assim ‘e preciso pensar no site de forma adequada, com moderação no uso do flash, por exemplo. Como saber qual percentual de taxa de abandono ideal para seu negócio? Qual diferença entre exit rate e bounce rate? R: Não existem métricas deste tipo disponíveis no mercado, o que podemos fazer é avaliar os índices e pontos de fuga do processo de navegação e atuar em cada um destes pontos e avaliar os resultados, tentativa e erro mesmo. Bounce Rate é quando um visitante entra em uma página do seu site (não importa a origem), permanece na página e sai sem clicar em nada. O Exit Rate é a taxa de saída (exit rate) que representa o total de pessoas que saíram do seu site naquela determinada página tendo navegado ou não por páginas anteriores do seu site. existe alguma limitação de produtos a serem vendidos, por exemplo aqueles que dependem de receituário?
  4. 4. R: A internet segue a mesma legislação do mundo físico, ou seja você deverá solicitar a receita para concretizar a venda e entregar o produto, mas você pode realizar este procedimento na entrega ou antes da mesma pedindo a apresentação do documento. Veja que existem muitas farmácias e óticas atuando no e-commerce normalmente. Vender pelo mercado livre é um bom começo? R: Na minha opinião não, o Mercado Livre deveria ser utilizado para venda de produtos usados, trocas, etc. Não é o local adequado para o E- Commerce. Como fica a obrigatoriedade de entrega com dia e hora marcada no município de sp? Quais são as ferramentas de funil de conversão? Quais são os limites dos Correios? Quais são as Ferramentas de Prevenção a Fraude? R: Esta obrigatoriedade só é aplicada para bens como geladeira, fogão, enfim, que são na sua maioria entregue por transportadoras, que podem agendar o horário sem nenhum problema. A ferramenta de funil é o Google Analytics mas deve ser configurada para funcionar de forma adequada. Os limites dos Correios são 60 x 60 x 60 cm e 30 Kg. As ferramentas de combate a fraude são o F-Control e o Clear Sale. Favor explicar mais sobre ROI R: O ROI é uma sigla de Return of Investiment – retorno sobre o investimento. Devemos dividir o valor do faturamento realizado por um determinado investimento em mídia pelo valor investido no mesmo. O inverso do ROI é o custo de venda. Por exemplo se podemos ter um custo de venda de 10% na nossa composição de margem, podemos trabalhar com ROI 10 (1 para 10). O que você acha dos serviços do Mercado Pago? Entrei em contato com a empresa e tive uma impressão ruim.
  5. 5. R: O Mercado pago é uma empresa que esta iniciando seu trabalho como gateway de pagamento ao mercado, nos moldes do Pagseguro e Pagamento Digital, ela já tem larga experiência como gateway do Mercado Livre e estão com uma proposta de custo mais acessível de taxas. Existe diferença em loja de e-commerce de serviço e de produto? O nome da loja tem interferência no resultado? R: Sim, a loja de serviços deve empacotar o serviço como um produto e a mesma utiliza mais o buscador de conteúdo do que o de preço na sua divulgação. O nome da loja é importante e deve ser simples , sem problemas de erro de pronuncia ou sintaxe, e o mais curto possível para fácil memorização. Deve ter a ver com o seu produto ou serviço principal a ser vendido, pois o endereço da loja (url) é um dos principais fatores para indexação orgânica. Sou fabricante e quero vender para consumidor final, como fazer de forma ética com meus representantes? Devo utilizar neste caso os buscadores de preço? R: Você deve entrar e vender online direto ao consumidor final, isto ‘e um fato, pois o canal de distribuição convencional não distribui o seu produto de forma eficiente em todo o território nacional. Porém você deve respeitar os preços para não competir com seu representante de forma desleal e ainda se possível dar uma pequena comissão para as vendas realizadas na região dele. Outro fato é que a loja virtual alavanca as lojas físicas e com isto você vai gerar mais vendas para seus representantes. Você deve sim utilizar todas as ferramentas de divulgação possível, inclusive os buscadores de preço, não adiantar vender direto e querer se esconder, isto não funciona. Sendo assim seja transparente com sua cadeia e utilize todas as ferramentas de divulgação possíveis.

×