• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Trabalho de informatica
 

Trabalho de informatica

on

  • 1,675 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,675
Views on SlideShare
1,675
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Trabalho de informatica Trabalho de informatica Presentation Transcript

    •  Grupo: Anna Clara Moreira Rodrigues Uyanã Neves da Silva Amanda Cristina da Encarnação Disciplina: Informática na Educação Professor: Marco Silva
    • INTRODUÇÃO Esse trabalho e pesquisa foram feitos pensando em como poderia ser elaborado o ensino de informática dentro da escola, onde a ideia é inserir a informática como apoio a todos as disciplinas, sendo assim um objeto/ferramenta de aprendizagem e não somente uma aula que ensina a mexer em alguns programas. Usamos comentários de alguns autores para contextualizar melhor o assunto.
    • “a inserção do computador no processo deensino-aprendizagem dos conteúdoscurriculares de todos os níveis emodalidades da educação. Os assuntos deuma determinada disciplina da gradecurricular são desenvolvidos por intermédiodo computador.”
    •  “Ocomputador é uma “máquina que possibilita testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas. Como ferramenta de trabalho, contribui de forma significativa para uma elevação da produtividade, diminuição de custos e uma otimização da qualidade dos produtos e serviços. Já como ferramenta de entretenimento as suas possibilidades são quase infinitas.”
    •  “para a implantação dos recursos tecnológicos de forma eficaz na educação são necessários quatro ingredientes básicos: o computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno.” “o computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com o qual o aluno desenvolve algo e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador”
    • ENTREVISTAS
    • Entrevista na Escola Pinheiro Guimarães com a professora JaquelineQue softwares o professor usa nas salas deaulas ou no laboratório de informática?O mais utilizado é o pacote office com a internetpara pesquisa, além das páginas com jogoseducativos.  O professor foi em algum momento formado especificamente para atuar com a informática na educação? Sim. Tenho faculdade de letras (português/literatura) e pós-graduação em informática educacional. 
    • Os estudantes dessa escola usufruem  dainformática em sala de aula ou no laboratório deinformática?No laboratório de Informática.  Como o professor dinamiza o processo de ensino aprendizagem na utilização do computador? A escola neste ano, colocou nas unidades, um quadro interativo onde está sendo utilizado por todos os professores, de quase todas as disciplinas.   Esta escola tem um projeto de informática educativa ou cada professor faz seu projeto particular? Faço o meu projeto junto com os professores. 
    • Como esta escola se utiliza da informática para fazercomunicação alunos, pais e professores via internet.O colégio possui um site onde os alunos podem ver suasnotas, além de trabalhos que são expostos pelosprofessores.  Os professores dessas escola enviam seus alunos para a sala de informática e contam com um técnico de informática ou eles mesmos desenvolvem suas aulas com utilizando a informática? Os professores enviam os alunos para o laboratório, em seus respectivos horários. 
    • A alfabetização digital não é um curso deinformática sobre WORD, POWER POINT eEXCEL, ela é a apropriação do computador eseus recursos no cotidiano das aulas parapotencializar a docência e a aprendizagem, paraformação da cidadania na era digital. O que oprofessor pensa sobre essa afirmação?Apesar de usar muito esses programas em sala, ela ésomente uma ferramenta para as pesquisas que osalunos fazem em parceria com a matéria que aprofessora está aplicando em sala de aula. 
    • A quanto tempo você usa informática na sala de aula? A partirdo uso da informática, que modificações ocorreram na suaprática docente?18 anos. As modificações ocorrem sempre, por que as mudançasnessa área são grandes. Quando comecei a trabalhar, as escolascontratavam empresas tercerizadas. No meu caso, comecei naTREND, uma das pioneiras em informática educacional.Trabalhávamos com programas educativos e um em específicochamado Logo, que propõe ao aluno que seja ativo construtor de seuspróprios conhecimentos, desenvolvendo assim sua capacidadeintelectual. No Logo, o erro é considerado como importante fator deaprendizagem, o que oferece oportunidades para que o aluno entendaporque errou e busca uma nova solução para o problema. A internetera pouco utilizada. Com o passar do tempo, os programas educativosnas escolas foram ficando somente para as séries iniciais, como ocoelho sabido, por exemplo.
    •  Com a multidisciplinaridade, as aulas tiveram que ser mais dinâmicas e com mais pesquisas e o uso de programas como o office. No início, antes dessa pesquisa ser feita, tínhamos que ensinar o software. Hoje, os alunos já sabem o básico, facilitando o trabalho, só tendo que explicar ferramentas que não são utilizadas com frequência e modo de fazer essa pesquisa, para que não seja simplesmente um copiar/colar. Para o EF2, gosto muito de dar aula sobre as redes sociais e mostrar os seus benefícios e malefícios., ou seja, o cuidado com o que é colocado na rede. Sempre estou antenada, lendo revistas e fazendo cursos de reciclagens na minha área. Só é uma pena, pelo laboratório, não dar suporte para softwares mais atuais.
    • Em sua experiência, como você caracteriza aalfabetização tecnológica? Ou, o quevocê entende por alfabetização tecnológica?Temos que ter em mente de que a integraçãodessas tecnologias, não é mais simplesmente umaopção: elas fazem ponte dia a dia de cada aluno, eportanto devem servir de complemento e apoio parao professor em sua interação com os estudantes.Diante dessa realidade, o profissional da área daeducação, precisa ter algum conhecimento sobre autilização dessas tecnologias, já que a cadamomento entra no mercado algo novo. 
    • ENTREVISTA NA ESCOLA MUNICIPAL GLAUBER ROCHA COM A PROFESSORA SOLANGE  O professor foi em algum momento formado especificamente para atuar com a informática na educação?  Sim. Fiz técnico de informática e graduação nesta área também. o Os estudantes dessa escola usufruem da informática em sala de aula ou no laboratório de informática?o No laboratório de informática. Cada turma possui seu dia e horário, para freqüentar o laboratório.
    •  A alfabetização digital não é um curso de informática sobre WORD,POWER POINT e EXCEL, ela é a apropriação do computador e seus recursos no cotidiano das aulas para potencializar a docência e a aprendizagem, para formação da cidadania na era digital. O que o professor pensa sobre essa afirmação? Concordo plenamente, mas temos uma problemática. Alguns alunos não possuem computador, ou quando o tem, não faz a menor ideia de como utilizá-lo, no sentido de ferramenta para auxiliá-lo na descoberta do dia a dia, em trabalhos e pesquisas. Antes de incentivá-los a interagir, é preciso apresentar a ferramenta, mas nem sempre eles estão dispostos ou se sentem atraídos a aprender.
    •  Esta escola tem um projeto de informática educativa ou cada professor faz seu projeto particular? Não. A função básica da escola até o momento, está sendo a de apresentar a informática, sem dar continuidade e sentido a esta. Confesso que já tentei criar um projeto bacana , no qual os alunos iriam criar um blog sobre assuntos do cotidiano deles, mas a escola leu e engavetou.
    •  Como esta escola se utiliza da informática para fazer comunicação alunos, pais e professores via internet? A escola possui um portal da prefeitura, o que não garante esta comunicação. Lá na verdade, estão informações da escola e como entrar em contato, via telefone ou até e-mail, mas que a maioria dos pais não acessa. Espaço interativo não temos.
    •  Os professores dessas escola enviam seus alunos para a sala de informática e contam com um técnico de informática ou eles mesmos desenvolvem suas aulas com utilizando a informática? A professora, no caso eu, conduzo todas as aulas e procuro estar de acordo com o que os alunos me pedem, que é a realidade e temáticas ligadas a vida deles. Trago notícias para que posam pesquisar e fazer trabalhos no computador e as vezes entro de acordo com o conteúdo do professor, para eles possam entender o computador, como ferramenta poderosa no auxílio de aquisição do conhecimento, mas que isso só é possível se eles interagirem e eu facilitar, é claro.
    •  O computador é utilizado em sua sala de aula para construção de conhecimento ou para transmissão de conhecimento? Como você trabalha com o computador nas suas aulas? O certo seria construção do conhecimento, mas tenho plena consciência de que a escola não permite ser assim. Caímos então, na transmissão do conhecimento. Sei que sou a professora e posso transformar essa situação, mas não sozinha, pois quando faço algo inovador e interessante , me sinto castrada pela tradicional escola, que não acompanha a evolução tecnológica. De qualquer forma, tento sair da zona de conforto e atraio os alunos com pesquisas interessantes, cantinhos de recados virtuais e os incentivei a fazer e-mails para que pudéssemos nos comunicar, fora do laboratório.
    •  A quanto tempo você usa informática na sala de aula? A partir do uso da informática, que modificações ocorreram na sua prática docente? Trabalho há 12 anos, nesta mesma escola. Desde que comecei , utilizamos o TREND , com o programa Logo , que é muito interativo, mas como disse, embora a ferramenta computador seja uma “arma poderosa” para a construção do conhecimento, raramente os programas de softwares são utilizados em seus objetivos reais.
    •  Como a escola e o professor, através do computador promovem atividades essenciais como: ler, escrever, compreender textos etc? Geralmente temos reforço escolar de Língua Portuguesa. Há uns 3 anos, uma professora de português, deu a ideia de unir leitura e informática. Foi aceita, mas infelizmente não vejo diferença do que era feito em sala, pois só houve uma transferência de aula em sala, para o laboratório. Não tem dinamismo!
    •  Em sua experiência, como você caracteriza a alfabetização tecnológica? Ou, o que você entende por alfabetização tecnológica? Acredito que a alfabetização tecnológica, seja muito mais ampla , que apenas aprender a manusear determinada ferramenta , nesta categoria. Ser alfabetizado neste sentido, requer interação do ser humano, com a ferramenta, requer descoberta e construção do conhecimento por parte do primeiro. A alfabetização tecnológica, é a conscientização do que se pode com aquela ferramenta e conhecer mais do que ela mostra, saber ousar, acrescentar-se de conhecimento. Para o aluno, é importante o incentivo a descoberta, o incentivo a autonomia tecnológica.
    • CONCLUSÃO DA ENTREVISTA DA ESCOLA PINHEIRO GUIMARÃES E DAESCOLA MUNICIPAL GLAUBER ROCHA  Podemos ver que as duas professoras tanto a Solange e Jaqueline tem formação apropriada para dar aulas de informática, mas é nítido que a escola Pinheiro Guimarães, que é a escola particular, tem mais recursos para auxiliar os alunos. Sendo assim, não basta ter somente uma formação especializada, pois se a escola não acompanhar o ritmo do professor e os avanços tecnológicos, o trabalho não será realizado com excelência.
    • BIBLIOGRAFIA http://www.infoescola.com/educacao/informatica- educativa: Por Ricardo Normando Ferreira de Paula - MEC http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm - Maria Elizabeth Bianconccini de Almeida (2000:79) http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm - Computadores e conhecimento:repensando a educação. - Campinas: UNICAMP, 1993. José Armando Valente(1993:01)
    • ESPECIALISTAS