E book 40 dicas para sua empresa bombar no pinterest by denise tonin
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

E book 40 dicas para sua empresa bombar no pinterest by denise tonin

on

  • 202 views

 

Statistics

Views

Total Views
202
Views on SlideShare
202
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
8
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

E book 40 dicas para sua empresa bombar no pinterest by denise tonin Presentation Transcript

  • 1. A Autora Denise Tonin é graduada em Comunicação Social, Pós-Graduada em Marketing pelo IBMEC RJ e CEO da Denise Tonin | Go Digital. “Cariúcha” da gema e inquieta por natureza, foi "atropelada" pelas Mídias Sociais há 4 anos e desde então não parou mais de estudar sobre o tema. Acha que sempre é tempo de recomeçar e mudar tudo de lugar e hoje, na medida do impossível, atua como Consultora em Marketing Digital. Este E-Book tem como objetivo compartilhar os conhecimentos adquiridos e auxiliar as empresas e profissionais independentes a utilizar o Pinterest nos negócios de forma eficiente e inovadora.
  • 2. Índice O que é Pinterest? Anatomia de um Pin Benefícios do Pinterest #Perfil #Boards #Pins #Website #Ferramentas #Pesquisa Contatos Compartilhe o E-Book!
  • 3. O que é Pinterest? Você lembra do tempo em que colocava seus recortes e suas fotos preferidas no mural de cortiça? Então... O Pinterest é um mural virtual que permite que você organize e compartilhe, por meio da marcação com Pins (alfinetes), todas as imagens e vídeos que você encontra na web e gostaria de arquivar e compartilhar. Os usuários criam Boards (quadros) com diferentes temas onde estas imagens são armazenadas. É possível fazer upload de suas próprias imagens armazenadas em seu computador ou utilizar o botão Pin It para marcar as imagens que chamem a sua atenção na web. Cada Pin faz link com sua URL de origem, o que permite aos usuários encontrarem a imagem em seu site original. Dentro da própria plataforma é possível encontrar diversas imagens postadas por outros membros e você pode: Repostar (Repin) em seus Boards, Curtir (Like) ou/e Comentar. O Pinterest é um meio eficiente para conectar e compartilhar com pessoas que tenham os mesmos interesses que os seus.
  • 4. O que é Pinterest? A melhor definição que encontrei diz assim: “...nas outras mídias sociais você diz: Olha Eu aqui! Já no Pinterest você diz: Olha isso aqui!” Fonte: Infographic How Small Businesses Can use Pinterest Se você ainda não tem o seu Perfil Empresa no Pinterest, acesse Como abrir uma Conta Empresa ou Como Converter um Perfil Pessoal em Perfil Empresa. Para você entender melhor as dicas que vamos dar neste E-Book, primeiro vamos conhecer a Anatomia de um Pin.
  • 5. A Anatomia de um Pin Site do Pinner Botão para Repostar o Pin Botão de Compartilhamento via Facebook, Twitter ou E-Mail. Nome do Boar e do Pinner Exibe o número de Repins da imagem. Botão para curtir o Pin Mostra o Board de origem do Pin e outras imagens armazenadas Exibe o número de Liikes do Pin Pin (pode ser imagem ou vÍdeo) Exibe outros Pins do Pinner. Descrição do Pin Pinner Origem do Pin Espaço para inserir comentários
  • 6. Benefícios do Pinterest Existem muitos benefícios em adotar o Pinterest como parte de sua estratégia de marketing, mas vamos listar os principais:  Link-building para seu site  Marketing Viral  Pesquisa de Mercado  Reconhecimento da sua marca  Compartilhar a cultura da sua marca  Conectar e reforçar o relacionamento com seus clientes  Criar relacionamento com prospects AVISO IMPORTANTE: A maioria das imagens possui links para o seu site de origem, assim você pode navegar nos exemplos.
  • 7. #Perfil Fonte: Getty Images - Visage
  • 8. #1 Nome do Perfil Use o nome da sua empresa no seu perfil para máxima exposição da sua marca e fácil identificação por parte de seus consumidores. Mas utilize algo que faça com que as pessoas o encontrem e não a sua razão social inteira. Utilize uma logo apropriada que faça com que as pessoas reconheçam e conectem-se imediatamente ao seu perfil.
  • 9. #2 Palavras-Chave na sua Bio A área Sobre (About) permite você usar 200 caracteres para falar para as pessoas quem você é, o que você faz e quais os produtos e serviços que você oferece. Adicione palavras-chave relacionadas ao seu negócio na sua Bio, mas não exagere. Você pode usar também um texto mais informal ou até mesmo um pouco de humor! Use a sua criatividade!
  • 10. #3 Conecte as contas do Facebook e Twitter Os ícones do Facebook e Twitter aparecerão abaixo da sua foto no seu perfil, o que pode levar Pinners para as suas outras redes. Você também pode linkar os seus Pins a sua Timeline do Facebook e cada vez que você postar no Pinterest aparecerá no Face. Para ativar esta funcionalidade, vá em Settings e em Social Networks.
  • 11. #4 Verifique seu Site Quando fazemos a verificação do site, confirmamos que somos proprietários e, automaticamente, teremos a nossa URL mostrada em nosso perfil com o sinal de ‘Verificado'. Este sinal também aparecerá nos resultados da busca interna do Pinterest. A verificação traz credibilidade ao seu perfil.
  • 12. #Boards Fonte: Getty Images John Foxx
  • 13. #5 Títulos Boards Crie títulos atraentes, engraçados e curtos para seus Boards. Sempre que você marca alguma coisa, eles são compartilhados junto com os seus Pins.
  • 14. #6 Palavras-Chave Descrição Você deve criar uma descrição para cada Board do seu perfil. Use palavras-chave que definam o tema de seus Boards.
  • 15. #7 Adicione Categorias Adicionar categorias nos seus Boards vai melhorar a sua visibilidade, já que seus Pins vão ser mostrados na área de Categorias na busca interna do Pinterest. Uma pessoa que esteja fazendo uma busca, mesmo que não seja seu seguidor, pode, facilmente, encontrar o seu conteúdo.
  • 16. #8 Celebre Datas Importantes Crie Boards inspirados em datas comemorativas que conectem-se diretamente com o seus produtos e serviços. Por exemplo, Boards com sugestões de Presentes para o Dia dos Namorados ou Natal.
  • 17. #9 Imagem de Capa As imagens de capa podem fazer seu Board parecer super atraente. Escolha o melhor e mais representativo Pin do seu Board e coloque-o como capa. Isso será mais um apelo para as pessoas visitarem seus Boards. Para editar a sua imagem de capa, basta clicar sobre o Board e o botão Edit Cover vai aparecer.
  • 18. #10 Boards Colaborativos Você pode criar um Board e convidar pessoas para inserir Pins. É uma forma de se relacionar, afinal o Pinterest é uma comunidade . Você pode também, por exemplo, convidar seus clientes para inserirem Pins com seus produtos.
  • 19. #11 Conteúdos Misturados Não faça Boards e Pins apenas com seu conteúdo. A autopromoção no Pinterest não é muito bem vista pelos Pinners. Se você realmente quer ganhar seguidores e pessoas influentes, misture! Compartilhe conteúdos de outras pessoas e outros assuntos, assim seus Boards tornam-se uma destinação certa para novos seguidores.
  • 20. #12 Nos Bastidores Crie um Board com os bastidores da sua empresa, mostre como é a sua estrutura e o ambiente onde seus colaboradores trabalham.
  • 21. #13 Seu Time Tire fotos da sua equipe, escreva uma pequena Bio e crie um Board mostrando quem trabalha com você. Você estará destacando as habilidades do seu time e inspirando seus colaboradores. Além disso, isso vai humanizar mais a sua marca.
  • 22. #14 Apresentações do Slideshare Muitas empresas e profissionais autônomos possuem apresentações em Power Point que podem ser compartilhadas no Pinterest. Você deve fazer Upload das apresentações no Slideshare, incluí-las em um post do seu Blog e depois transformá-las em um Pin. Fazendo isso você está colocando o seu conteúdo disponível para as pessoas compartilharem e descobrirem a sua empresa.
  • 23. #15 Tutoriais de Produtos Você pode criar Boards com Tutoriais de Produtos ou mesmo vídeos de « Como Fazer Isso ou Aquilo ». Qualquer conhecimento que você queira passar aos seus clientes poderá ser por meio deste tipo de conteúdo.
  • 24. #Pins Fonte: Getty Images - Visage
  • 25. #16 Descrições Quando marcar uma imagem preencha de forma criativa o campo de descrição. Você pode inserir até 500 caracteres, mas textos muitos longos incomodam os pinners. Portanto, use a sua criatividade, seja sucinto e terá mais chances de ter o seu Pin compartilhado.
  • 26. #17 Palavras-chave Use #palavras-chave nas suas descrições. Elas aparecem como links em seus Pins. Isso também fará com que as pessoas achem mais facilmente seus Pins e Boards na ferramenta interna de busca da plataforma.
  • 27. #18 Pin Quotes! Um dos conteúdos mais populares no Pinterest são as « famosas frases de famosos”! Normalmente, as frases possuem um número alto de repins, likes e comentários. Para dar uma ajudinha, existe uma ferramenta que transforma texto em imagem que depois poderá ser compartilhada no seu Board. A ferramenta chama-se ShareAsImage e custa $6,99.
  • 28. #19 Pin VÍdeos! Muitas pessoas não sabem, mas também é possível fazer Pins a partir de vÍdeos. Você pode promover o seu canal de vÍdeos no YouTube ou vÍdeos que estão embedados no seu site com seus produtos!
  • 29. #20 Marque seus Posts Sinta-se a vontade para marcar seus próprios posts, mas sem exageros! Não seja chato de só ficar falando de si mesmo. Variedade é importante, então procure marcar imagens de várias fontes.
  • 30. #21 Preços nos Produtos Você pode colocar a etiqueta de preço nos Pins de seus produtos. Na descrição, digite $ ou £ antes do valor. Desta forma seus Pins também podem aparecer na área de Gifts do Pinterest. Use ponto para as casas decimais, a vírgula não vai funcionar. Para especificar que a moeda é REAL, você pode colocar o R antes do $ ou ainda escrever REAIS após o valor.
  • 31. #22 Marca D’água ou Textos Considere colocar marca d’água ou texto nas imagens de sua autoria para ter maior destaque. Mas lembre-se que alguns Pinners podem não compartilhar seu Pin, justamente por isso. Vale analisar e testar!
  • 32. #23 Torne-se Referência Torne-se referência, um curador de informações do seu ramo de atuação. Traga informações atuais e relevantes, novidades. Isso fará com que seus seguidores o vejam como uma fonte confiável de informações.
  • 33. #24 Seja Ativo Participe da Comunidade! Seja ativo! Curta os Pins de outras pessoas. Isso mostra que você reconhece outros conteúdos legais e relevantes e também vai despertar interesse por parte dos Pinners pelo seu conteúdo. Com isso, você estará contruindo novas relações e aumentando o número de seus seguidores.
  • 34. #25 Estilo de Vida, Cultura, Tradição Pensar « fora da caixa » é um bom começo. Procure marcar imagens que mostrem um estilo de vida, que expressem confiabilidade e tradição ou que possam passar a essência da sua marca. Buscar uma abordagem mais holística fará com que os consumidores possam realmente ver como a sua marca se encaixa na vida deles, provocando um maior engajamento. Estamos falando aqui do conteúdo que você compartilha e não, necessariamente , do que você vende. Veja alguns exemplos de boards de grandes marcas e como elas usam estes temas.
  • 35. Expressão Pessoal
  • 36. Tradição
  • 37. Estilo de Vida
  • 38. #26 Interaja com « seus » Top Pinners Se você quer saber quem está compartilhando Pins a partir do seu site, basta você acessar: http://pinterest.com/source/se usite. Siga estas pessoas, crie um relacionamento com elas, comente, curta e traga-as para perto de você!
  • 39. #27 Infográficos Os Infograficos estão entre as estrelas dos Repins, além das imagens de decoração, receitas e lugares incríveis, é claro. Se você possui dados interessantes do seu mercado, por que não fazer Infográficos com eles? Existem ferramentas gratuitas para isso. Acesse esse post do SEO MOZ 10 Tools for Creating Infographics and Visualizations Para acessar os dados do Infográfico ao lado, clique na imagem.
  • 40. #28 Pin to Win Pin to Win é uma espécie de sorteio. Você pede aos seus seguidores para fazerem Pins com seus produtos e um deles será sorteado ganhando um prêmio, que pode ser um desconto, como neste exemplo da Gap. O sorteio é feito por meio de um aplicativo no Facebook. Veja como fazer na área de #Ferramentas .
  • 41. #Website Fonte: Getty Images
  • 42. #29 Otimize o conteúdo do seu Site Otimize o conteúdo do seu blog ou site para o compartilhamento. Use imagens em todos os posts e páginas. Existem vários sites que disponibilizam fotos Royalty Free. Um deles é o Getty Images. Mas não esqueça de informar os créditos. Procure usar imagens com apelo visual e emocional!
  • 43. #30 Botões do Pinterest O Pinterest oferece alguns recursos que você pode utilizar no seu site.  Botão Pin It: permite que as pessoas marquem uma imagem/vídeo do seu site. Os seus visitantes poderão compartilhar seus conteúdos no Pinterest imediatamente.  Botão Follow: permite que os visitantes do seu site o sigam no Pinterest, aumentando a sua base de seguidores e o seu alcance social.  Para acessar os Botões: Button and Widget Builder
  • 44. #31 Widgets do Pinterest O Pinterest oferece dois widgets que você pode utilizar no seu site.  Profile Widget: Permite que você mostre em seu site os seus Pins mais recentes (até o número máximo de 30).  Board Widget: ele permite que você mostre os Pins de um Board Favorito. Esta alternativa é muito útil se você possui um tema específico que agregue valor a sua marca e ao seu público, gerando mais interesse por parte dos seus visitantes.  Para acessar os Widgets: Button and Widget Builder
  • 45. #Ferramentas Fonte: Getty Images - Tetra Images
  • 46. #32 Instale o Aplicativo no Celular Instale o Aplicativo Pinterest para Android e IOS e você poderá fazer Pins de qualquer lugar. Para baixar o aplicativo acesse os links: Android ou IOS.
  • 47. #33 Agende seus Pins Para otimizar o seu tempo e estar sempre presente no Pinterest, você pode criar um Calendário de Postagens e agendar os seus Pins usando o Pingraphy. Para saber como funciona, acesse esse vídeo onde explico como usar a ferramenta.
  • 48. #34 Descubra os Top Pinners Você pode descobrir os Top Pinners por categorias, por boards, etc. no site chamado Repinly. Tem vários dados e insights interessantes que podem te ajudar como referências de conteúdo para o seu perfil.
  • 49. #35 Pin to Win O Woobox oferece vários aplicativos para ações de Marketing nas mídias sociais, entre eles o Pin It. Com ele você pode criar a sua página no Facebook, totalmente personalizada para rodar o sorteio. A ferramenta é gratuita.
  • 50. #Pesquisa Fonte: Getty Images - Jan Rysavy
  • 51. #36 Concorrência Pesquise pelos seus concorrentes e veja como anda a performance deles no Pinterest! Compare! Faça melhor! X X
  • 52. #37 Palavras-Chave Faça pesquisa por palavras-chave de Pins, Boards e Pinners. Você vai encontrar pessoas e empresas que possuem os mesmos interesses que os seus. Servem como referência e fonte de conteúdos. Ao pesquisar na busca interna, você tem a opção de buscar por Pinners, Boards ou Pins.
  • 53. #38 Marcas que Convertem Pesquise por marcas que estão fazendo sucesso no Pinterest. Você deve observar o número de seguidores e o número de Repins. Examine com atenção os tipos de conteúdos que estão sendo compartilhados. Inspire-se!
  • 54. #39 Mestres no Pinterest Pesquise por pessoas que estão bombando no Pinterest. Assim como empresas, pessoas tem feito grande sucesso e podem servir como fonte de inspiração e referência de conteúdo. Veja o número de seguidores da Joy Wang. Ben é o CEO do Pinterest.
  • 55. #40 Métricas Utilize a nova Ferramenta de Análise do Pinterest e veja se ele está trazendo tráfego para o seu site. Para acessá-la leia o post Pinterest Novo Look com Ferramenta de Análise. Existem vários dados úteis disponíveis para você medir a sua performance na plataforma.
  • 56. Obrigada por sua atenção! Tels: 21 9183-8999 / 2147-0166 denise@denisetonin.com.br