PompéO

803 views
742 views

Published on

A ecassez de recursos naturais e a manutenção do ciclo do consumo da humanidade em seu habitat são preucupações cada vez mais presentes no mercado automotivo:Na hora de apontar o responsável pelo que deu errado nos sistemas urbanos contemporâneos, nove entre dez Urbanistas veêm no automóvel o grande vilão; As nossas cidades, nas quais os pedestres raramente tem vez, são planejadas em função dos carros, como "fontes moveis", os carros, desempenham um papel importante nos problemas de poluição do ar da maioria das grandes cidades, assim como o congestionamento do tráfego revela as dificuldades da mobilidade nos centros urbanos, aonde o automóvel reina soberano ante ao esvaziamento humano.
Nosso conceito é ser cívicamente responsável, por isto apostamos em uma estratégia de mobilidade inteligente:
Para as pessoas, seja no exercicio de atividades profissionais ou em ações do cotidiano a facilidade da mobilidade urbana esta sustentada pelo tripé Economico, Social - Ambiental, o equilíbrio destes três vértices formam nossa marca, são 3 pontos que definem, um plano Economia , Ecologia e Segurança
O Projeto FIEL (Forma Inteligente e Ecológica de Locomoção) surgiu da idéia de incorporar as vantagens de uma motocicleta, como: facilidade de manutenção, baixo consumo e agilidade, com as vantagens de um carro: conforto, segurança e espaço, em um veículo apenas.
Este automóvel urbano, de três rodas, possui toda parte motriz de uma motocicleta, o que facilita sua manutenção, pois existem centenas, talvez milhares de oficinas especializadas em motos.
O custo das peças de uma motocicleta é muito inferior às de um carro popular o que, com o tempo, se tornará um atrativo especial.
Suas dimensões reduzidas facilitarão sua locomoção no trânsito urbano.
Seu consumo pequeno agradará e reduzirá os índices de poluição.
Seu espaço interno proporcionará o transporte de duas pessoas, confortavelmente, com compartimentos para objetos pessoais, como notebooks, pastas e até pequenas compras de mercado

Published in: Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
803
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

PompéO

  1. 1. HISTÓRICO • A união de conhecimentos entre Renato Cesar Pompeu, faz com que a viabilidade da construção de um projeto arrojado se torne realidade. • Renato Cesar Pompeu é Economista, Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia, Doutorando pela UFPR e Professor da UTFPR • Carlos Eduardo Momblanch da Motta é Engenheiro Mecânico, pós graduando em Marketing na ESPM, Empresário, Diretor de Divulgação da ABEMEC-PR (Associação dos Engenheiros Mecânicos do Paraná) e ex-Conselheiro de Planejamento e Administração da Universidade Federal do Paraná,
  2. 2. DESENVOLVIMENTO • Pesquisas sobre condições urbanas, poluição e expectativas da população foram feitas enquanto o veículo estava sendo concebido virtualmente. Várias etapas se passaram e muitas modificações foram feitas até chegar a um modelo harmônico e moderno. O resultado foi um veículo totalmente diferente e de linhas atraentes.
  3. 3. DESCRIÇÃO Veículo automotor, urbano, elétrico, de três rodas, dispostas duas na frente e uma atrás, cabine fechada, com espaço para duas pessoas e compartimento para pequenos volumes. O motor é posicionado na posição traseira, assim como a tração.
  4. 4. Mercado Potencial Jovens 1º Veículo alternativa econômica e segura; Representantes comerciais Empresas de entrega de pequenos volumes; Famílias como alternativa de lazer e segundo veículo. Segurança pública e privada
  5. 5. Análise do Mercado Em 2007 foram vendidos 2.342.059 automóveis e veículos comerciais leves e 1.708.640 motocicletas. • Dos automóveis comercializados em 2007, 85,6% foram bicombustível contra 78,1% em 2006. • Dos carros novos vendidos em 2007, 1.136.634 foram populares (motor 1.0) contra 444.984 do mesmo tipo em 2006. • Além disso foram vendidos 1.606.422 automóveis usados no período. • Ainda, a idade da frota brasileira de 1,5 mi de veículos com mais de 21 anos, 4 mi com mais de 15 anos e 10,5 mi com mais de 10 anos...mercado não nos falta! • Esses números reforçam duas tendências: • Procura por veículos de menor custo de aquisição • Procura por veículos econômicos • Que vem a ser o público alvo do Pompéo, com grandes vantagens competitivas em relação aos concorrentes do segmento.
  6. 6. Oportunidades: Baixo investimento inicial Baixo custo de manutenção Design moderno e arrojado Baixo consumo de combustível Baixa emissão de poluentes Leis de incentivos fiscais para projetos ecológicos Agilidade de manobras Tecnologia bi-combustível
  7. 7. Responsabilidade Ambiental A FIEL pretende programar uma campanha visando a neutralização das emissões de GEE através do plantio de quatro árvores por veículo vendido, quantidade calculada para absorver a emissão média de um veículo 1.000 cc no período). Quatro outras árvores por veículo, TOTALIZANDO OITO MUDAS, serão também plantadas visando a compensação da emissão gerada na cadeia produtiva do mesmo. O custo para o plantio de uma muda nativa em área degradada foi estimado em R$12,00 a unidade.
  8. 8. DIFERENCIAL • O Projeto FIEL (Forma Inteligente e Ecológica (ou Econômica) de Locomoção) surgiu da idéia de incorporar as vantagens de uma motocicleta, como: facilidade de manutenção, baixo consumo e agilidade, com as vantagens de um carro, como: conforto, segurança e espaço, em um veículo apenas. Este automóvel urbano, de três rodas, possuirá motorização elétrica, garantindo consumo competitivo, autonomia e baixas emissões de poluentes. Suas dimensões reduzidas facilitarão sua locomoção no trânsito urbano. Seu espaço interno proporcionará o transporte de duas pessoas, confortavelmente, com compartimentos para objetos pessoais, como notebooks, pastas e até pequenas compras de mercado. • O projeto evoluiu de uma idéia para uma forma geométrica, construída em computadores, onde o design e a ergonomia foram colocados em primeiro plano. Em seis meses de trabalho chegou-se a um modelo onde as formas se harmonizam e a homogeneização entre um carro e uma moto se dá surgindo um novo veículo de características próprias. No espaço interno se incorporam compartimentos, som, e equipamentos opcionais como vidros elétricos e GPS.
  9. 9. www.triciclopompeo.com.br

×