Turning torso

3,109 views
2,799 views

Published on

Published in: Business
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,109
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Turning torso

  1. 1. INFORMAÇÕES GERAIS Arquiteto: Santiago Calatrava; Localização : Malmö – Suécia; Construção: 2001-2005; Altura: 190m (54 andares); Materiais: concreto, aço; alumínio e vidro; Apartamentos: 147 (13,5 mil m²); Escritórios: 4 mil m² ; Custo: 142 Milhões de Euros; Custo por m² : 5.461 Euros.
  2. 2. CONTEXTO URBANO: O “Turning Torso” foi projetado para ser visto como um elemento independente/autônomo escultural colocado dentro da paisagem urbana. O que era uma zona industrial obsoleta e degradada junto ao Mar Báltico, hoje é um próspero distrito de uso misto. Assim, virou símbolo da requalificação urbana.
  3. 3. CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA O arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava, se inspirou na torção da coluna do corpo humano para conceber o edifício.
  4. 4. O arranha-céu como escultura gigante, realiza uma torção da base até o topo, dando um giro de 90°.
  5. 5. FUNDAÇÃO Solo da região é constituído por rocha calcária, e a fundação ocupa 7 m de sua profundidade; A fundação é de concreto (uma caixa cilíndrica com 15m de profundidade e 30m de largura).
  6. 6. ESTRUTURA: ESPINHA DORSAL É um núcleo de concreto armado que se ergue da fundação de concreto. O diâmetro do núcleo: 10,6 m; Espessura do cilindro: 2,5 m na base, terminando com 0,4 m no topo.
  7. 7. ESTRUTURA: EXOESQUELETO O exoesqueleto constitui-se em: colunas de aço inclinadas coluna de aço horizontais coluna helicoidal metálica
  8. 8. COLUNA HELICOIDAL A coluna helicoidal encontra-se engastada em paredes de concreto reforçando o travamento horizontal da estrutura; Essa estrutura transmite as forças para o núcleo de concreto; Fornece em torno do edifício a resistência do vento e amortece as vibrações do prédio.
  9. 9. ESTRUTURA PRINCIPAL NÚCLEO DE CONCRETO “EXOESQUELETO” COLUNAS DE AÇO INCLINADAS CUBO COM 5 PAVIMENTOS DE FORMATOS IRREGULARES LAJES DE CONCRETO PROTENDIDO FUNDAÇÃO DE CONCRETO –CAIXA CILÍNDRICA DE 15X30M “EXOESQUELETO” COLUNA HELICOIDAL METÁLICA “EXOESQUELETO” COLUNAS DE AÇO HORIZONTAIS
  10. 10. CAMINHO DE FORÇAS
  11. 11. REVESTIMENTO A fachada é revestida por 2,8 mil painéis curvos de alumínio que emolduram painéis planos de vidro.
  12. 12. As janelas se inclinam para dentro ou para fora, a fim de acompanhar a torção do edifício.
  13. 13. Breno Brunelli Diego Almeida Felipe Neres Laís Mejias Malu Costa Mariana Tealdi Paula Bianchi Vinicius Pellegrino Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUC – Campinas Sistemas Estruturais A Docente: Maria Amélia Devitte Ferreira D’Azevedo Leite

×