Guardando dados na nuvem

642
-1

Published on

tutorial sobre armazenamento de arquivos nas nuvens, com foco no aplicativo Copy. para leigos.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
642
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Guardando dados na nuvem

  1. 1. Guardando meus arquivos nas nuvens!
  2. 2. Guardar?! Armazenar, salvar, gravar, preservar, se quiserem. Mas, que arquivos?! Gravar ou armazenar (dados ou arquivos)
  3. 3. Que nuvem?!
  4. 4. Comotudo começou...I Fala-se muito, hoje, de armazenamento nas nuvens. Tudo surgiu, porém, com a computação em nuvem (cloud computing), que é a utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade (Wk).
  5. 5. Comotudo começou...II Por acontecer tudo via Internet chegou-se ao conceito de nuvem! Isso, por si só, não compromete a segurança dos dados processados ou armazenados.Tudo, na Internet, a rigor, está nas nuvens (nos meandros da rede), mas os servidores (os computadores mestres) responsáveis por estas ações estão muito bem fincados no chão, em algum ponto físico do planeta.
  6. 6. Seus dados Os seus dados estão, hoje, armazenados em seu computador ou no seu entorno (pen drive, HD externo ou eventualmente em CD/DVD). Mas você pode também, alternativamente, utilizar um "espaço alheio" para garantir ainda mais a sua guarda, sua preservação. Lembra que alguém já comentou com você sobre cópia de segurança, backup?
  7. 7. Seus dados bem guardados I Há muitos serviços de "armazenamento nas nuvens“, possibilitando que você tenha: 1) cópia de segurança de seus dados em outros locais (nos servidores deles); 2) um "disco externo“ e “virtual”, no qual seus dados estão um clique de distância! Porém, um pouco de preparação prévia será necessário!
  8. 8. Seus dados bem guardados II Não basta contar com um serviço de armazenamento “físico” ou “nas nuvens“, sem organização e rotinas pré-estabelecidas. É claro que você pode recriar a sua bagunça no mundo virtual, se isso te trouxer algum conforto psicológico! A organização mínima, então, é decidir o que será importante armazenar alhures...
  9. 9. Seus dados bem guardados III Apresentarei, agora, o serviço de armazenamento nas nuvens que eu utilizo. Este serviço fornece gratuitamente 15 GB, o que é equivalente a 3 DVDs ou 21 CDs. Mas isso é suficiente?!
  10. 10. Seus dados bem guardados IV Dependendo de como e para quê você utiliza seu computador será possível avaliar se este espaço bastará ou não. Uso profissional Arquivos do Word, Excel e PowerPoint Uso doméstico Arquivos de MP3, vídeos e fotos Milhares de arquivos podem ser armazenados, pois estes dados não ocupam muito espaço. Centenas de arquivos deste tipo podem ocupar rapidamente os 15 GB disponíveis... Voltamos a perguntar: quais são mesmo seus arquivos importantes?
  11. 11. Seus dados bem guardados V Se o espaço de 15 GB é suficiente para salvar os seus arquivos, podemos avançar! Um conselho, antes de você se cadastrar no copy, é pensar que pastas serão transferidas prioritariamente para o seu armazém virtual.
  12. 12. Cadastro no copy I 1) Acesse o site: www.copy.com À direita da página clique em . Preencha, em seguida, os seus dados conforme o modelo.
  13. 13. Cadastro no copy III 4) Abra o seu e-mail e localize a mensagem enviada pela equipe do copy. 5) Clique na frase em azul (Click here...). Você será levado a uma página do copy (Account Settings), onde você terminará de configurar a sua conta.
  14. 14. Cadastro no copy IV 6) Se você não quiser alterar seus dados ou acrescentar sua foto já está ok. 7) Clique em Save changes. Você permanecerá na mesma página. Onde clicar para continuar?! Na primeira opção, pois é importante instalar o programa (o aplicativo) do copy no seu computador!
  15. 15. Instalandoo copy I 8) Clique no local devido e aguarde o arquivo ser baixado. 9) Depois de baixado (e localizado) instale o aplicativo que permitirá a automatização da rotina de transferência dos seus arquivos para “a nuvem”.
  16. 16. Instalandoo copy II Antes que o aplicativo seja instalado é possível que este aviso aí acima apareça. Ordene a execução! Confirme todas as perguntas e pronto!
  17. 17. Instalandoo copy III Ao final da instalação aparecerá esta caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Ignore o Create Account (você já criou sua conta). O botão a apertar, depois de preenchido os dados é o do Login!
  18. 18. Instalandoo copy IV Uma pasta do copy será instalada em seu micro. Tudo o que você incluir nesta pasta será salvo automaticamente (na nuvem) e estará disponível em qualquer lugar – no seu micro, tablet ou smartphone. Observe os dois botões!
  19. 19. Instalandoo copy V Os dois botões permitem: 1) Selecionar uma pasta diferente ou 2) Prosseguir. Se você quiser escolher uma pasta especialmente para o copy, faça isso! Do contrário, prossiga, pois ele sabe o que pode fazer...
  20. 20. Instalandoo copy VI Resumindo é perguntado se você deseja baixar os arquivos já existentes na nuvem. Clique em Continue ou, se não quiser baixar o arquivo de instruções do próprio copy, opte por Choose Files... e desmarque o arquivo.
  21. 21. Instalandoo copy VII Instalação, enfim, concluída! Aparecerá, em seguida, a pasta que você indicou como local de trabalho para a sincronização e a transferência de seus arquivos para os servidores do copy.
  22. 22. Utilizando o copy I Já comentamos sobre sincronização e transferência. Antes que você envie para o copy os seus preciosos arquivos saiba que o arquivo cópia ficará vinculado ao arquivo físico (gravado em seu micro). Assim, toda e qualquer alteração no arquivo físico se refletirá no arquivo cópia “na nuvem”, o que garantirá que você não perderá nenhum dos seus dados em caso de pane!
  23. 23. Utilizando o copy II UM TRUQUE para você enviar os seus arquivos sem duplicá-los no seu computador: . Envie ao local de trabalho apenas um atalho da pasta. Como fazer isso?! É fácil. Localize a pasta que você irá transferir/sincronizar. Clique com o botão invertido sobre a pasta (temática 2013), procure a opção Enviar para e Área de Trabalho (criar atalho). Já criou!
  24. 24. Utilizando o copy III Depois siga estes passos: 1) Elimine o trecho “- Atalho” do nome do atalho e 2) Mova o atalho para a pasta de trabalho do copy. 3) Pronto! Está dado o comando ao aplicativo e ele sabe o que terá que fazer: transferir todos os dados que existirem nesta pasta para a nuvem!
  25. 25. Utilizando o copy IV Atenção! A pasta e os arquivos estarão assinalados com uma marca especial, indicando que eles estão sendo ou já foram transferidos e/ou sincronizados com a sua cópia da nuvem. Para conferir se as pastas e arquivos estão realmente “nas nuvens” siga o roteiro: 1) Acesse o site www.copy.com 2) Faça a conexão (o log in) Aventure-se, investigue.
  26. 26. Encerrando... Desejamos que os seus dados, doravante, estejam salvos de chuvas e trovoadas, pois a perda de um só arquivo, eu sei, é penoso... Há mais o que aprender, mas deixarei agora por sua conta. O autor destas linhas pode ser encontrado no mundo virtual no seguinte endereço eletrônico: abelsidney@gmail.com. Até a próxima!
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×