• Save
Pg aula 8
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Pg aula 8

on

  • 855 views

 

Statistics

Views

Total Views
855
Views on SlideShare
355
Embed Views
500

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
0

10 Embeds 500

http://avisaoativa.blogspot.com.br 394
http://avisaoativa.blogspot.com 41
http://avisaoativa.blogspot.pt 34
http://avisaoativa.blogspot.in 16
http://avisaoativa.blogspot.tw 6
http://avisaoativa.blogspot.fr 3
http://avisaoativa.blogspot.gr 2
http://avisaoativa.blogspot.ru 2
http://avisaoativa.blogspot.co.uk 1
http://avisaoativa.blogspot.de 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Pg aula 8 Pg aula 8 Presentation Transcript

    • TEORIA DAS CORESAula 8
    • TEORIA DAS CORES Teoria da Cores deLeonardo da Vinci, são asformulações históricascontidas em seus escritos ereunidas no livro Tratadoda Pintura e da Paisagem- Sombra e Luz. Cujaprimeira edição só foipublicada 132 anos apóssua morte. A publicaçãotrata das anotaçõesrecolhidas pelo artista aolongo de anos deobservação e é a teoriamais corrente, sendo umlegado do Renascimentopara as artes visuais.
    • COR É VIDAAs cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz dosol, aparentemente branca, é, na verdade, composta pelassete cores do arco-irís. Quando a luz do sol ilumina umobjeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto,enquanto as outras são refletidas na direção dos olhos queas percebem. É esse o fenômeno na direção dos olhos queas percebem. Esse fenômeno nos permite dizer qual a cordos objetos.
    • ¢ As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre oorganismo humano e tendem, assim, a produzir váriosjuízos e sentimentos. Aparentemente, damos um peso àscores. Na realidade, olhando para cada uma cor damos umvalor-peso, mas é somente um peso psicológico.¢ A cor, elemento fundamental em qualquer processo decomunicação, merece uma atenção especial. É umcomponente com grande influência no dia a dia de umapessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto.¢ Através da combinação de diferentes cores descobrimosefeitos surpreendentes.COR É VIDA
    • A cor exerce ação tríplice: a de impressionar, ade expressar e a de construir.¢ A cor é vista: impressiona a retina.¢ A cor é sentida: provoca emoção.¢ A cor é construtiva, pois tendo um significadopróprio, possui valor de símbolo, podendo assim,construir uma linguagem que comunique umaidéia, que pode ser de leveza, alegria, sobriedade,etc.COR É VIDA
    • AS CORES PRIMÁRIAS Cores Primárias: São ascores que não podem serformadas por nenhumamistura. São elas azul,amarelo e vermelho.
    • CORES SECUNDÁRIAS Cores Secundárias: são ascores que surgem da misturade duas cores primárias.
    • CORES COMPLEMENTARESCores complementares são ascores opostas no disco de cores.Ex: o vermelho é complementar doverde.O azul é complementar do laranja.As cores complementares são usadasPara dar força e equilíbrio a umtrabalho criando contrastes.raramente se usa cores apenascores complementares em umtrabalho, o efeito pode serdesastroso.Ressaltamos que as corescomplementares são as que maiscontrastes entre si oferecem, sendoassim, se queremos destacar umamarelo, devemos colocar junto deleum violeta.
    • CORES ANÁLOGASCores análogas são as queaparecem lado-a-lado no disco decores.São análogas porque há nelasuma mesma cor básica.Por exemplo, o amarelo-ouro e olaranja –avermelhado tem emcomum a cor laranja.Elas são usadas para dar asensação de uniformidade.Acomposição em cores análogassão consideradas elegantes, epodem ser equilibradas comuma cor complementar.
    • CORES CONTRASTES Cores contrastantesSão cores que, quando usadaspróximas umas das outras,produzem uma sensação dechoque. As cores contrastantessão diretamente opostas no discodas cores. Assim, a cor que maiscontrasta com o vermelho é ociano; o mesmo acontece com oazul e o amarelo; e com omagenta e verde. Se a cor éprimária, contrasta sempre com asecundária e vice-versa. Oresultado estético dessascombinações nem sempre ésatisfatório, a não ser que hajainteresse em explorar o choquevisual produzido por elas. Quandomais forte forem elas, maior seráesse impacto.
    • TOM Refere-se ao maior ou menorquantidade de luz presente nacor. Quando se adiciona pretoa determinado matiz, este setorna gradualmente maisescuro, e essas graduações sãochamadas escalas tonais.Para se obter escalas tonaismais claras acrescenta-sebranco.
    • A TEMPERATURA DAS CORES A temperatura das cores, designa a capacidade que as corestêm de parecer quentes ou frias.
    • DICAS DE COMBINAÇÕES Brinque de combinar. Utilize pequenas amostras, desenhee use lápis de cor. Faça exercícios. A prática também é importante. Desenhe um bloco, oujunte alguns retalhos e verifique como ficou. O que irá dar harmonia na combinação, não é só a misturado amarelo com verde, ou do azul com o rosa, é ocomplemento do esquema inicial, o balanceamento dosvalores. Estude, aprecie e analise a sua combinação eprocure saber qual o objetivo que você quer alcançar com oseu esquema de cor: alegria, seriedade, luminosidade,tranqüilidade, inovação, agressividade etc. O círculo cromático é uma boa ferramenta paracombinarmos cores, mas lembre-se de que regras podem serquebradas.
    • DICAS DE COMBINAÇÕES Esquema de CoresPrimárias - As coresprimárias são cores purase que merecem atenção ecuidado quando usadas.Complemente com coresneutras. Tríade - É um esquemaque usa três coressecundárias eqüidistantes.Por exemplo: verde,violeta, laranja ou entãovioleta azulado, laranjaavermelhado, verdeamarelado. A tríade éconsiderada como um dosesquemas maisharmoniosos na roda decores. Forma um triânguloisósceles na Roda de Cores.
    • DICAS DE COMBINAÇÕES Esquema de CoresQuentes - Você combina ascores e tonalidadesconsideradas quentes:amarelo, laranja, vermelho emarrom. Esquema de Cores Frias -Você combina as cores etonalidades consideradasfrias: Azul, verde e violeta
    •  Cores Acromáticas: são as cores chamadas neutras: obranco, o preto, as cinzas e os marfins.CORES ACROMÁTICAS OU NEUTRAS
    • O SIGNIFICADO DAS CORESForça, euforia, alegria e confiançaEstimulante, alerta, esperançaDinamismo, energia, revolta, calor, raivaBem-estar, paz, saúde, equilíbrioViagem, verdade, intelectualidade, advertência.Fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade.Estima, valor, dignidade.Pensar, melancolia.
    • Período de 1 a 10 anos Idade da efervescência e da espontaneidadePeríodo de 10 a 20 anos Idade da imaginação, excitação, aventura.Período de 20 a 30 anos Idade da força, potência, arrogância.Período de 30 a 40 anos Idade da diminuição do fogo juvenil.Período de 40 a 50 anos Idade do pensamento e da inteligência.Período de 50 a 60 anos Idade do juízo, do misticismo, da lei.Acima de 60 anosIdade do saber, da experiência, e dabenevolência.O SIGNIFICADO DAS CORES EMNOSSAS VIDAS
    • BIBLIOGRAFIA Da cor à cor inexistente - Israel Pedrosa Psicodinâmica das cores em comunicação -Modesto Farina, Clotilde Perez, Heliodoro Bastos As Cores na Mídia - Luciano Guimarães