Your SlideShare is downloading. ×
Informática e Educação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Informática e Educação

2,420
views

Published on

Published in: Design, Entertainment & Humor

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,420
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
68
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO Ana Paula Julieta Lamarão
  • 2. SUMÁRIO  Ciberespaço  Cibercultura  Web 1.0 e 2.0  Mundanças nos paradigmas da Educação  Atores do mundo digital  Repensando o currículo escolar  O professor e a Informática para Educação
  • 3. CIBERESPAÇO  A interconexão e os recursos do ciberespaço favorecem o processo de inteligência coletiva.  Apresentação dos mesmos conteúdos, mas com visão técnica diferenciada.  Experimentos científicos e conteúdos educacionais em rede, possíveis através da comunicação, organização, detalhamento e descrição em tempo real.
  • 4. CIBERCULTURA  Renovação das relações do homem com a cultura  Interconexão, criação de comunidades virtuais, inteligência coletiva  Constante produção de conhecimento  Utilização do ciberespaço para transmissão e compartilhamento do saber
  • 5. INTERATIVIDADE “Potencial de habilidade de uma mídia em permitir que o usuário exerça influência sore o conteúdo ou a forma de comuncação mediada” (JENSEN, 1998) Fundamental para facilitar as atividades cognitivas do aluno através de trocas sob as mais variadas formas: -exploratórias /participativas/cooperativas, Potencializa o ensino-aprendizagem, compartilhando- se: -textos / gráficos / jogos / multimídia interativa.
  • 6. REDES WEB 1.0 – WEB 2.0 WEB 1. -Conteúdo pouco interativo; -Usuário como espectador da página visitada, sem possibilidade de alterar conteúdo; -Mero espaço de leitura – hiperlinks; “Altavista-Hotmail-Cadê-Yahoo!”
  • 7. cont... WEB 2.0 -Usuário como parte da ação, gerando conteúdo; -Interação através das comunidades virtuais; -Internet participativa - construção coletiva do conhecimento; -Dificuldade em lidar com excesso de informação. “Wikipedia – Google Maps – You-Tube – Flickr - Slideshare ”
  • 8. A INFORMÁTICA E AS MUDANÇAS NOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO  Mudança da posição do docente de transmissor para mediador do conhecimento.  Abandono da visão do computador como simples ferramenta de uso, inserindo-o no cotidiano do aluno como instrumento de integração com o ambiente virtual educacional.  Percepçãp do computador/informática como nova maneira de representar o conhecimento.
  • 9. ATORES DO MUNDO DIGITAL Nativos Digitais: Geração que nasceu na era digital, já familiarizada desde cedo com as novas tecnologias; Imigrante Digital: Aquele que teve que aprender e/ou adaptar-se às novas tecnologias para conseguir ingressar na era digital. Excluído Digital: -questões sócio-econômicas, sem acesso às tecnologias necessárias; -sub-utilização da internet: acesso não participativo, sem autonomia, interatividade e qualidade de uso.
  • 10. REPENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR 1-Mudança no foco do ensino  Paradigma Instrucionista O computador é visto como máquina de ensimar, utilizando a informática para aplicação dos métodos tradicionais de ensino.  Paradigma Construcionista A construção do próprio conhecimento por intermédio do computador. O aluno construindo seu aprendizado com iniciativa e participação no fazer – savoir-faire A motivação impulsionando a aprendizagem.
  • 11. 2- Programas para Educação e Informática  Educação em Informática -Programa voltado para profissionalização na área de informática, preparando o aluno para as funções de: - Programador - Analista de Sistemas - Engenharia de softwere/hardwere, etc. -Curso de caráter tipicamente técnico.
  • 12. Cont...  Educação para Informática Programa educacional voltado para o ensino do uso da informática como ferramenta de trabalho: -aprendizado do uso de programas e aplicativos -navegação na WEB -conhecimento do uso de periféricos -interação com outras mídias
  • 13. Cont...  Educação pela Informática Programa educacional voltado para a utilização da informática como instrumento de aprendizagem, favorecendo: -participação interativa do aluno no processo de ensino/ aprendizado -aprendizagem dinâmica entre as diversas matérias -estimulo do desenvolvimento cognitivo -estímulo do pensamento e da criatividade na solução dos problemas -participação/construção no processo de aprendizado
  • 14. O PROFESSOR E A INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO  Papel de catalizador da informação  Responsável por um novo “fazer pedagógico”  Capacitação periódica frente às inovações da informação  Adaptação curricular à realidade tecnológica  Consciênica das exigências de hoje e das tendências para a construção do amanhã
  • 15. - ESCOLA - UM ESPAÇO DESATUALIZADO?  A escola não pode ficar de fora da era da automação e da informação.  “A realidade que se apresenta agora está medializada pela tecnologia, em todos os segmentos. Na educação, a informática marca presença de forma irreversível, tornando obrigatória a formação permanente; o aprender a aprender toma forma explícita e inexorável.” (Freire, 2000:36)
  • 16. QUAL O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO? “Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, su- perando a visão utilitarista de só oferecer informações “úteis” à competitividade, para obter resultado. Deve oferecer uma formação geral na direção de uma edu- cação integral. Significa orientar criticamente, sobre- tudo as crianças e os jovens, na busca de informações que façam crescer, e não embrutecer.” (Gadotti, 2000: 73)