Concordância nominal – principais regras
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Concordância nominal – principais regras

on

  • 9,187 views

Para os caras do facebboook Kamila, Daniel, Valeria, milennaa, esse ´pe do nosso grupo

Para os caras do facebboook Kamila, Daniel, Valeria, milennaa, esse ´pe do nosso grupo

Statistics

Views

Total Views
9,187
Views on SlideShare
9,187
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
29
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Concordância nominal – principais regras Concordância nominal – principais regras Presentation Transcript

  • CONCORDÂNCIA NOMINAL– PRINCIPAIS REGRAS
  • REGRA GERALPalavras variável associada ao substantivo deve ser flexionada para concordarcom ele.Exemplo: Aqueles dois meninos são feios. Se o substantivo está ligado a um pronome, adjetivo, numeral ou artigo ela vai concordar em gênero e numero.Exemplo: O meu único amigo comprou duas belas blusas. Mas nem todo substantivo é variável.Exemplo: Pobre, delinquente e fanelinha.
  • UM ÚNICO ADJETIVO DEPOIS DE VÁRIOS SUBSTANTIVOS Se o adjetivo é adjunto adnominal, ele pode concordar só com o último substantivos ou com todos eles.Exemplos: Ela guarda livros e cartas antigas. Ela guarda livros e cartas antigos. Se o adjetivo é predicativo( do sujeito ou do objeto), ele tem que concordar com todos os substantivos.Exemplos: Estes livros e estas cartas são antigos. Acho esta praia e este hotel bonitos.
  • SILEPSE DE GÊNERO Não é nada mais nada menos do que a concordância mental.Exemplos : Vossa senhoria está certo sobre ao meu respeito. A palavra bastante é invariável quando é usada como adverbio, já quando é associada a um substantivo e funciona assim como pronome indefinido ou como adjetivo.Exemplos : Eles correm bastante Ele é bastante inteligente por isso tem bastantes livros.
  • UM ÚNICO ADJETIVO ANTES DE VARIOS SUBSTANTIVOS Se o adjetivo é adjunto adnominal, ele só pode apenas concordar com o primeiro substantivo.Exemplo: Ela guarda velhas fotos e livros. Ela guarda velhos livros e fotos. Se o adjetivo é predicativo( sujeito ou objeto), ele pode concordar só com o primeiro substantivo ou com todos eles.Exemplos: Eram lindos as fotos e os livros. Eram lindos as fotos e os livros.