Realismo no texto "A Cartomante"

20,968 views
20,614 views

Published on

Neste slide são comentadas as características realistas no conto "A Cartomante". Se você não entende direito o que é realismo, esse slide pode ajudar.

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
20,968
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
195
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Realismo no texto "A Cartomante"

  1. 1. Trechos do Conto “A Cartomante”O objetivo desse slide é analisar o conto “A Cartomante” de Machado de Assis e provar que ele é de fato realista, faremos essa analise tirando trechos do conto que comprovam isso.
  2. 2. Antes de fazer a leitura desse slide leia o conto “A cartomante” nestesitehttp://www.releituras.com/machadodeassis_cartomante.asp - para quevocê entenda o que está sendo falado no slide.
  3. 3. Primeira Característica-: Adultério “Vilela não lhe respondeu; tinha as feições decompostas; fez-lhe sinal, e foram para uma saleta interior. Entrando, Camilo não pôde sufocar um grito de terror: — ao fundo sobre o canapé, estava Rita morta e ensanguentada. Vilela pegou-o pela gola, e, com dois tiros de revólver, estirou-o morto no chão. ”
  4. 4. Uma característica muito retratada em textos realistas é o adultério. Que pretende desmascarar a família que parecia ser moralista e certinha, que se fingia ter na época.
  5. 5. Segunda Característica – Racionalismo e Anti- Religiosidade “Camilo riu outra vez: — Tu crês deveras nessas cousas? perguntou-lhe. ”“Cuido que ele ia falar, mas reprimiu-se. Não queria arrancar-lhe asilusões.Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso,teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aosvinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essavegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele,como tivesserecebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, elogo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava emnada. Por quê? ”
  6. 6. Outra característica evidente do realismo é a anti-religiosidade e o racionalismo. Isso significa que os realistas trocavam a religião e as crendices pela razão e a ciência.
  7. 7. Terceira Característica – Presente e o Contemporâneo“Vilela, Camilo e Rita, três nomes, uma aventura e nenhumaexplicação das origens. Vamos a ela. Os dois primeiros eram amigosde infância. Vilela seguiu a carreira de magistrado. Camilo entrou nofuncionalismo, contra a vontade do pai, que queria vê-lo médico; mas opai morreu, e Camilo preferiu não ser nada, até que a mãe lhe arranjouum emprego público. No princípio de 1869, voltou Vilela daprovíncia, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou amagistratura e veio abrir banca de advogado. Camilo arranjou-lhe casapara os lados de Botafogo, e foi a bordo recebê-lo. ”
  8. 8. Lendo esse trecho do conto é possível percebermos que é descrito o presente. Na 1ª fase do romantismo por exemplo, podemos ver a descrição da cultura indígena, exaltando os antepassados destes. Enquanto os escritores já viviam longe daquele contato índios e portugueses, o pensamento de que os índios eram selvagens prevalecia.
  9. 9. Quarta Característica - Materialismo “Camilo tirou uma nota de dez mil-réis, e deu-lha. Os olhos da cartomante fuzilaram. O preço usual era dois mil-réis. ”
  10. 10. Como é possível perceber o realismo não tem nada de sentimental como a 2ª fase do romantismo por isso o materialismo entra no meio das coisas, essa característica mostra o lado interesseiro do homem que sufoca o sentimento.
  11. 11. O desfecho da História“Um dia, porém, recebeu Camilo uma carta anônima,que lhe chamava imoral e pérfido, e dizia que aaventura era sabida de todos. Camilo teve medo, e,para desviar as suspeitas, começou a rarear as visitas àcasa de Vilela. Este notou-lhe as ausências. Camilorespondeu que o motivo era uma paixão frívola derapaz. ”
  12. 12. O autor deixou em aberto para que cada pessoa pudesse fazer sua própria interpretação do conto. No meu ver, a cartomante se aproveitou de todos e “roubou” o dinheiro de todos. Rita lhe deu dinheiro para saber se Camilo a amava, Camilo a deu dinheiro para saber se Vilela conhecia o adultério e Vilela acabou descobrindo a verdade através dela e também planejou uma emboscada para seu rival através dela.

×