Capoeira

11,799
-1

Published on

O objetivo desse slide é informar sobre a capoeira. Falamos um pouco de sua origem, os tipos de capoeira, instrumentos, ritmos, para que ela era usada antigamente e o que se tornou hoje.

Published in: Education

Capoeira

  1. 1. CAPOEIRAInstrumentos, Ritmos (Toques) e Jogos
  2. 2. A Origem da CapoeiraAs hipóteses mais fortes da origem da capoeira são: Algunsacham que ela se originou na África e depois veio ao Brasil eoutras pessoas pensam que ela foi uma invenção dos escravosno Brasil.
  3. 3. Tipos de Capoeira Hoje em dia a capoeira é dividida em três tipos: Capoeira de Angola (tradição, Mestre Pastinha), Capoeira Regional (tradição, Mestre Bimba) e somente Capoeira para os não tradicionais; Muitas pessoas pensam que a capoeira de Angola é uma luta africana, ou se assemelha a uma, ou outra dança africana. Capoeira de Angola não quer dizer "Capoeira da Angola", na verdade a palavra Angola (país situado no Oeste Africano) é uma homenagem aos escravos e descendentes africanos que tinham as suas raízes no continente Africano e viviam no Brasil, assim como os brasileiros, os Angolanos também foram colonizados pelos portugueses. A capoeira de Angola veio a existir depois da capoeira regional, pois antes disso não era necessária a distinção. O jogo era apenas chamado de Capoeira ou "Vadiação". A capoeira, hoje em dia conhecida de capoeira de Angola. É um jogo original, tradicional, ou por muitos capoeiristas, capoeira Mãe.
  4. 4.  Capoeira Regional teve um passo rumo à inserção no contexto desportivo brasileiro. Caracterizada por Mestre Bimba, como capoeira regional baiana, foi ele quem primeiro introduziu nas práticas de capoeira, técnicas, formas e sequências de treinos. A capoeira cresceu e mudou. Ajanã Nascimento instrutor de capoeira, acredita que ela está aonde deve estar. Dentro da nossa realidade, pois ela é fruto do mundo em que vivemos. "Temos que jogar conforme o jogo! Só muda quem quer mudar! Atualmente, muitos Mestres tem como principio introduzir a capoeira como um todo. Um capoeirista sem divisões, ou preconceitos, tendo que se adaptar as maneiras e fundamentos de cada lugar. Apesar de muitas contradições, rótulos e discursos a respeito dos tipos de capoeira. Ela e constantemente renovada, através da própria figura do capoeirista, que se adapta a cada forma e estilo de vida. Aonde a rigidez da lugar a criatividade e a naturalidade dos movimentos de cada capoeirista, sem que perca a sua filosofia de jogo".
  5. 5. Os Instrumentos O berimbau é um arco musical originado de outros arcos de regiões africanas. A forma atual e o modo de tocar são construções dos afro-descendentes brasileiros. O instrumento é composto pela: Corda de Aço BaquetaVerga de Biriba Cabaça
  6. 6. O courão impede que a corda Atabaque: É um tambor de origem afro- rache a biriba e o caro é o barbante brasileira com uso tradicional em que ajuda na amarração da corda. O rituais de candoblé. Na Capoeira berimbau é tocado com a baqueta e o Angola, é tocado só com as mãos e dobrão (uma peça de metal, acompanha o berimbau Gunga na antigamente uma moeda), com marcação do ritmo do jogo. acompanhamento do caxixi. Pandeiro: Este instrumento é de origem asiática e era usado pelos Instrumentos da roda de portugueses e por brasileiros em Capoeira da Angola procissões. Depois passou a serO Gunga: tem o som mais grave que faz usado aqui em várias manifestações a marcação do toque e rege a roda musicais. (Na capoeira da Angola, a de capoeira. O médio e o Viola (de batida no pandeiro, com floreios, som mais agudo). acompanha o som do caxixi.)Caxixi: É um pequeno cesto com Agogô: É um instrumento de origem sementes. Tem (possivelmente) africana, e sua função é ser um influências africanas e indígenas contraponto rítmico aos berimbaus e brasileiros em sua construção. Usado ao atabaque. com o berimbau, dá um segundo momento no ritmo da baqueta no fio de aço.
  7. 7. Reco-Reco: Esse instrumento acrescenta a Pandeiro variedade às vibrações únicas do agogô. Parece ter origem africana pois é encontrado em várias manifestações culturais afro-brasileiras. Os reco-recos e chocalhos são encontrados em muitos grupos associados à alegria e às ligações espirituais.Ganza: Instrumento musical de percussão utilizado no samba e outros ritmos Brasileiros. O ganzá é classificado como um idiofone executado por agitação. É Atabaque um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia ou grãos de cereais
  8. 8. GanzaReco-Reco Agogô Caxixi
  9. 9. Angola: É um toque de dentro, lento rasteiro, praticado com a mão no Ritmos chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e Os diferentes ritmos utilizados na equilíbrio. capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques. Este Amazonas: É um toque festivo usado são alguns dos principais toques para saudar mestres visitantes de utilizados: outros lugares e seus respectivos alunos, também é usado em Angola batizados e encontros. Amazonas São Bento Grande de Angola: É tocado São Bento Grande de Angola com o berimbau, viola fazendo São Bento Grande de Bimba repiques. Seria o mesmo do tempo Iúna dos escravos, talvez tenha algumas modificações, é conhecido como um Cavalaria jogo onde predomina rasteiras e cabeçadas, lento e cheio de armadilhas. Costuma ser um jogo baixo, com movimentos próximos ao chão.
  10. 10. São Bento Grande de Bimba: É um toque que A capoeira como Jogo e Luta transmite muita energia e exige dos capoeiristas muita técnica e atenção, toca-se A capoeira era usada para aliviar o stress com berimbau médio, dois pandeiros de cada de trabalho que os escravos levavam todos lado. os dias, isto é, era praticado com o intuito de Foi criado pelo Mestre Bimba em cima do divertir à todos num longo dia de trabalho toque original de São Bento Grande e é o hino pesado. Porém, a capoeira não é nem de da Capoeira Regional da Bahia. longe somente dança e jogo, houve temposIúna: Este toque não possui um criador em que ela serviu de luta também. identificado, no entanto, alguns capoeiristas Até o ano de 1930, a prática da capoeira atribuem sua criação ao Mestre Bimba. ficou proibida no Brasil, pois era vista como Esse toque é apenas para os mestres uma prática violenta. A polícia recebia demonstrarem toda sua habilidade, e se orientações para prender os capoeiristas que algum instrutor, professor ou aluno graduado praticavam esta luta. Em 1930, um entrar foi porque seu mestre autorizou e/ou importante capoeirista brasileiro, mestre lhe concedeu a vez jogar. Neste toque não há Bimba, apresentou a luta para o então canto. presidente Getúlio Vargas.Dizem que oCavalaria: Em capoeira, cavalaria é o toque de presidente gostou tanto desta arte que a alerta máximo ao capoeirista. É usado para transformou em esporte nacional brasileiro. avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar os negros capoeiristas da chegada do feitor e na República,quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam esse toque para avisar a chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
  11. 11. QUERO SABER – Com que intuito a capoeira é praticada hoje em dia? A capoeira hoje em dia a se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua portuguesa em um esforço para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a estabelecer seu próprio grupo. Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro. É símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×