Relatório 2011 acompanhamento

14,060
-1

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
14,060
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
76
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Relatório 2011 acompanhamento

  1. 1. Novembro, Dezembro, Janeiro Fevereiro.Relatório de Acompanhamento, 2010/2011 ACOMPANHAMENTO DAS TURMAS, 2010/2011 COORDENADOR: Ananias Viana, Erlandia Câmara, Rosa de Canan, Antonielda da Silva e Robesny Conceição Novembro, Dezembro, Janeiro Fevereiro
  2. 2. PREFEITURA DE MARABÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO E APOIO PEDAGOGICA PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO Relatório dos acompanhamentos das turmas (novembro, dezembro de 2010, janeiro e fevereiro de 2011) Iniciamos os acompanhamentos das turmas do programa pela a 1º IgrejaBatista do Novo Horizonte, que fica localizado no bairro novo horizonte que tem comoalfabetizadora Telma Pessoa, em sua turma os alunos estão muito motivado ededicado com as aulas a sala sempre esta cheia com a média de 18 a 24 alunos pordias e ainda tem alfabetizando que trabalhar trocando turno em empresas da cidade emuito deles só pode assiste três vezes na semana. Nesta turma temos alunos que iniciarão do zero e agora depois de 04meses de aulas muitos alfabetizando já estão fazendo o seu nome completo, Aprofessora declarou que muitos dos seus alunos queiram fazer curso superior,(veterinário, professor de educação física, historia e alfabetização de jovens e adulto eoutros). O coordenador da turma Ananias Viana, falou com cada um dos alunos osvalores da aprendizagem e do conhecimento, e ouviu os alfabetizando calmamentecom suas historias de vida.
  3. 3. Na turma da alfabetizadora, Dorivan Igreja, que funciona na escolaLuterana no bairro Liberdade, deu para observar que a cada acompanhamento feita naturma e uma festa para os alunos eles se sentir muito prestigiado contente com apresença de alguém importante em sua sala para incentiva aos estudos e motivar acrescer na vida, nesta turma a freqüência dos alfabetizandos e de 92% em sala deaulas a professora e bem dinâmica e consegue motivar os alunos e manter a turmacheia e animada. O coordenador de turma Ananias Viana, explicou a importância, de como ebom você saber ler e escrever, como exemplos, fazer compras em supermercados,lojas, shoppings viajar pegar um ônibus e outras coisas mais, a professora em bemquerida pelos os alunos eles gostam muito dela por ser dedicado, presente em salapaciente e amiga de todos estes foi à fala de todos os alfabetizando que declararão.No final a alfabetizadora declarou que amar trabalhar com os alunos no programa.Umas das turmas do programa funcionam em uma associação dos moradores dobairro liberdade e lar e um poente de festa só para pessoa de 3º idade e muito delesgosta da escola e das festas que acontecer na associação nos finais de semana etodos os alunos que estuda ganharam uma carteira de associado grátis com umaúnica recomendação não faltar às aulas por se falta a carteira será cancelada.
  4. 4. A presidenta da associação Claudia Cilene falou que e um incentivo a mais para osalunos estudarem. O professor desta turma e um dos mais jovens do programaJhonatas Silva, que tem uma demanda freqüentemente de 15 a 20 alunos por dias etodos os alfabetizando são comprometido com o professor que este lar faça chuva oufalta energia sempre esta presente na turma.Nestes acompanhamentos o coordenador de turma, Ananias Viana falou pouco eouviu muito os alunos que cada um queria conta suas historias de vida nos tempos decrianças e adolescentes em todos os momentos marcantes nas suas vidas. Na turmada alfabetizadora, Artemísia Letícia, que funciona na escola Basílio Miguel onde ficalocalizado no bairro Amapá e uma das escolas que alagada quando tens muitaschuvas ao ano mais os alunos já estão preparados com barcos e canoas para selocomover, a convivência dos alunos com a alfabetizadora e ótima logo muita dosalfabetizandos são mulheres, nos acompanhamento os alunos sempre fala que aprofessora e muito calma, paciente, dinâmica e sempre trás novidade para sala deaula e vivenciando o dia a dia dos alunos. A dificuldade que eles expõem e a visãomuitos deles tem problema de vista e precisa de óculos, para ver melhor e aprender aler e escrever.
  5. 5. A cada acompanhamento na turma da alfabetizadora, Eliete Caetano, que funcionaem sua casa própria, onde fica localizada no bairro jardim união que e uma invasãobem organizada pela comunidade já tem escola, posto de saúde asfalto iluminaçãonas ruas etc., em analise deu para perceber que a turma esta um pouco desmotivadapor falta de alguns alunos que estão doentes por devido uma virose que esta muitoforte no bairro há 04 meses, e ainda muitos estão de cama, mais a professora sempreesta indo na casa dos alunos visitar, ver se alguns deles possa volta as aulas. Nomomento a turma esta com 12 alunos freqüentes mais os únicos que estão indos parasala de aulas já avançarão bastante na leitura e na escrita.Na escola Maria das Graças que fica localizada no bairro Bela Vista onde funcionam03 turmas do programa e uma das escolas mais carente da cidade por divido ser umbairro muito perigoso os alunos que estão matriculados muitos deles já desistirá pormotivo de violência mais a as professoras que atua nas turmas sempre estão dando oapoio para que eles não desanimem e nem desista de seus sonhos. As alfabetizadora,Raimunda Rodrigues, Eleticia Maria e Maria Gonçala, estão fazendo mutirão paratrazer os alunos a sala de aulas com visita a domiciliar, na casa do seusalfabetizandos que já melhoram mais ainda não voltaram a escolar.
  6. 6. Mais agora já no final de fevereiro muitos decidirá retornar as aulas e as turmas já estabem elevada com uma freqüência de70% do alfabetizando.Ao contrario de outras turmas as do bairro Nossa Senhora Aparecia e a mais lotadasde todas as outras turmas elas funcionas na escola Maria Lucia Bichara e ASMOBAM(Associação dos moradores do Bairro km 07) que fica localizado no núcleo NovaMarabá è e uma das maiores invasão da cidade de Marabá que tem nada menos que4 mil moradores nesta localidade temos 03 três turmas na escola e 01(uma) naAssociação do Moradores , Na ultima visita realizada nas turmas das professoras ,Aldenira dos Santos, Edileusa Cunha e Shenna dos Santos encontramos turmascom 21 , 23, 23 alunos em sala de aula formando assim uma freqüência de 96% dosaluno. .Os alunos estão muito confiantes mais vários alfabetizando reclama bastante dasdificuldades de enxergar as letras por que muitos deles têm problema de visão precisade óculos para ver melhor, mais eles declaram que não irão desiste de aprender a lere escrever. As alfabetizadoras declararam que quando alguns alunos faltam ospróprios amigos de sala convence a eles retornar as aulas. Já na Associação dosMoradores os alunos reclamam muito e do barulho do trem que passa perto mais aprofessora, Stefanny Cristina fala que este problema ela não tem como resolver já vemde muito tempo e como os moradores chegaram por ultimo e faz parte de uma invasãotem que agüentar o barulho que grande. Na turma da alfabetizadora tem 24 alunosfreqüentando todos os dias e esta turma iniciou neste ano e tem um começoexcelente, com o apoio da Presidenta da associação, Domingas Sousa com o quefalta ela esta preparada para ajudar logo na turma tem 05 alunos que são parentesdela. Deu para perceber que nestas turmas que fica localizada nas invasões muito dosalfabetizando são de outros estados e cidades diferenciadas como, por exemplo:
  7. 7. Maranhão, Piauí, Tocantins e Ceara.com esta demanda chegando a quase 82% dosalunosOs acompanhamentos feitos no pólo São Félix nas turmas das alfabetizadoras,Luzenira Pinheiro, Deuzileide Barreira, Lucélia Cristina e Rosilda Cunha, quefunciona nas escolas Walquise Viana, NEI Siloe, Pequeno Pajé e Associação deKarate (LIPAK) com isso e mais fácil concluído de forma bastante tranqüila ostrabalhos feitos nas turmas, por que todos os coordenadores de turmas moram nopólo. Os alfabetizando já se adaptarão a nova rotina de ser novos estudantes muitosdeles fala em concluir o curso de Ensino Médio, e ater mesmo fazer um curso superiorcomo educação física, professor e enfermagem, as turmas têm uma freqüênciaexcelente com 93% dos alunos em turmas os alfabetizadores estão sempre junto comalunos, na rua ou na escola muitos alunos visitam as residências dos seus professoresnos finas de semana por pegar um vínculos grande entre se, Em cada sala quepassamos o ambiente e gostoso de ver alfabetizando alegres e dispostos a estudar.
  8. 8. Uma das alunas em destaque nestes 04 meses e a senhora Maria Aparecidade 89 anos ela gosta de canta, dançar, conta piadas e fazer os outros sorrir emsala ela e um exemplo de motivo de inspiração para os demais colegas a senhora nãopara ao vende lanche em sua própria casa mesmo aposentada, ela não desiste denada e sempre fala para os demais que nada e impossível na vida basta sonhar e lutarque um dia a vitoria vem.Os acompanhamentos foram feito pelos os coordenadores de turmas (ERLANDIACAMARA VASCONCELO SOUSA, ANTONIELDA DA SILVA ASSUNÇÃO, ANANIAS VIANA LIMA,REBSNEY CONCEIÇÃO DE AS e ROSA DE CANAN) que sempre estão vendo a evolução dosalfabetizando em sala de aulas em cada pólo da cidade.Nas escolas da zona rural foi feito alguns acompanhamento, por ser muito dispendiosoo acesso as turmas por ter chovido muito na região e as estradas não esta boa paraandar nem de carro ou moto, por isso os acompanhamentos estão parado nestes dias.Mai no mês de março será feito em todas as turmas da zona rural e continuar na zonaurbana. Assinatura Coordenadores do programa Brasil Alfabetizado em Marabá___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

×