Uploaded on

Trabalho bem básico de hardware

Trabalho bem básico de hardware

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,741
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
31
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE
  • 2. O Termo HARDWAREna área da computação se aplica: a Unidade Central de Processamento, a Memória e aos Dispositivos de Entrada e Saída.
  • 3. CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARENo âmbito eletrônico o termo hardware é bastante utilizado,principalmente na área de computação, e se aplica a unidadecentral de processamento, a memória e aos dispositivos deentrada e saída. O termo hardware é usado para fazer referênciaa detalhes específicos de uma dada máquina, incluindo-se seuprojeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia deembalagem da máquina
  • 4. Processador Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) sãochips responsáveis pela execução de cálculos, sincronizações,decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefasque um computador pode fazer e, por esse motivo, são também referenciados como "cérebros" dessas máquinas.
  • 5. O northbridge ( ponte norte), também conhecido como memory controller hub (MCH) emsistemas Intel (AMD, VIA, SiS e outros geralmente usam northbridge), é tradicionalmente um dosdois chips que constituem o chipset numa placa-mãe de PC, sendo o outro o southbridge.Separar o chipset em northbridge e southbridge é comum, embora existam instâncias raras emque ambos são combinados num único die quando a complexidade do design e os processos defabricação o permitem.O southbridge ( ponte sul), também conhecido como I/O Controller Hub em sistemas Intel (AMD,VIA, SiS e outros geralmente usam southbridge), é um chip que implementa as capacidades mais"lentas" da placa-mãe numa arquitetura de chipset northbridge/southbridge. O southbridge podeser geralmente diferenciado do northbridge por não estar diretamente conectado à UCP. Em vezdisso, o northbridge liga o southbridge à UCP.
  • 6. O relógio do sistema (Clock) é um circuito oscilador a cristal (efeito piezoelétrico) que tem a funçãode sincronizar e ditar a medida de tempo de transferência de dados no computador. Estafreqüência é medida em ciclos por segundo, ou Hertz. A capacidade de processamento doprocessador não está relacionada exclusivamente à frequência do relógio, mas também a outrosfatores como: largura dos barramentos, quantidade de memória cache, arquitetura do processador,tecnologia de co-processamento, tecnologia de previsão de saltos (branch prediction), tecnologiade pipeline, conjunto de instruções, etc.O aumento da frequência de operação nominal do processador é denominado overclocking.
  • 7. O clock, a grosso modo, indica quantas operações por segundo o processador é capaz deexecutar. Para entender melhor como o clock influencia na potência de um processador, considereque as operações que o processador vai executar, por ser dividida em várias partes (vamosabordar algumas dessas partes mais a frente), necessita sincronização. O clock é um "relógio" quediz a cada parte que está na hora de passar para o "próximo estágio" da operação.Cada operação pode ser dividida em várias partes, cada parte é executada em um ciclo do clock(cada vez que o clock diz que acabou o tempo), e cada operação é executada junto com outrasoperações, mas cada uma em uma parte diferente, de forma que uma não altere o processamentofeito na outra operação. Essa forma de executar as operações em paralelo, chamado pipeline, éum caso específico do conceito de "linha de produção".O clock é um excelente indicador da potência do processador, mas dá para notar que mesmo umprocessador de clock menor é possível ter um desempenho melhor que um de clock maior casotenha um sistema de pipeline que compense essa diferença no clock. Apesar do clock ser o fatormais importante a se considerar em um processador, pipeline e outros fatores, inclusivedecorrentes da arquitetura, podem causar uma boa diferença no desempenho, dependendo daaplicação. Nesse caso, o melhor é depois que você escolher os modelos que mais te interessa,pesquisar sobre benchmarks (testes de desempenho) comparando com outros processadores.Ao comparar benchmarks, vai notar que a maioria dos benchmarks citam dois fabricantes deprocessadores, a Intel e a AMD. A Intel é a líder de mercado, também possue a melhor tecnologiae também o maior preço. Em compensação, a AMD, que também possui excelentesprocessadores vende o melhor custo X benefício. Os processadores mais potentes quase sempresão da Intel, entretanto, a AMD possui linhas de processadores que "chegam perto" dodesempenho dos processadores TOP da Intel, com um custo muito mais baixo que o processadorequivalente da Intel. Dentro da linha de processadores da Intel, temos no mercado atualmente as
  • 8. 32-Conectores Externos 3-Soquetes para encaixe dos módulos de memória DRAM 33-Gerador de clock 35-Conectores de alimentação para o ventilador 34-Regulador de voltagem 4-Conector de alimentação 1- Soquete do processador (CPU) 5-Conector para o cabo para o drive de disquete 2- Chipset (Northbridge) transferência de dados entre CPU e memória RAM31-Slot AGP29-LED para placa de vídeoAGP28 e 30-Chips de rede27-Conectores de áudio para ogabinete26-Conectores para áudio de 6-Conectores IDE/ATACD/AUX 7-Chip de memória ROM25-Chip de áudio 8-Chipset24-Conector S/PDIF 9-Controladora Multi I/O23-Conectores para portas IEEE 37-Cristal1394a 36-Bateria22-Chip controlador IEEE 1394a 10-Conector da porta serial(Firewire) 11-Conector da porta de joystick21-Conector de áudio paramodem 12-Conector para20-Slots PCI receptor infravermelho 13-Conectores do gabinete 19-LED indicador de alimentação da placa-mãe 18-Chip controlador Serial ATA (SATA) 17-Conectores Serial ATA 16-Chip de monitoramento do hardware 15-Conector para portas USB 14-Conector para dispositivos SMBus
  • 9. BiosBIOS (Basic Input Output System) é um tipo de chip (Flash-ROM) que contém um pequeno software responsável por controlar o uso dos dispositivos e mantém informações de data e hora. O BIOS trabalha junto com o POST (Power On Self Test), um software que testa os componentes do micro em busca de eventuais erros. Podemos alterar as configurações de hardware através do Setup, uma interface também presente na Flash-ROM.
  • 10. Conectores Externos (neste exemplo estamos usando uma placa-mãemodelo A7N8X-Deluxe da Asus)A-Conector para mouse no padrão PS/2 (também chamado mini-DIN).B-Conector da placa de rede número 1.C-Conector da porta paralela.D-Conector da placa de rede número 2.E-Conector estéreo da Entrada de áudio (Line In).F-Conector estéreo da Saída Frontal de áudio (Front Out).G-Conector para o microfone.H-Dois conectores das portas USB.I-Conector de saída digital S/PDIF.J-Conector estéreo da Saída Traseira de áudio (Surround/Rear Out).K-Conector para alto falante centra e subwoofer (Center/Bass Out).L-Conector da porta serial.M-Dois conectores das portas USB.N-Conector para teclado no padrão PS/2 (também chamado mini-DIN)
  • 11. BATERIAA bateria interna do tipo Lítio(bateria de lítio) CR2032 tem a função de manter asinformações da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador estádesligado (somente em placas-mãe antigas, nas atuais sua principal função é manter orelógio interno funcionando). A bateria de lítio é dotada de três volts de potência paraque mantenha funcionando sem atrasar o relógio e outros componentes como asinformações gravadas na BIOS.
  • 12. PLACA MÃEA Placa Mãe – É o componente mais importante do PC, ela é responsável pelacomunicação entre TODOS os componentes e a qualidade é de longe maisimportante que o desempenho do processador;
  • 13. MEMÓRIA são todos os dispositivos que permitem a umcomputador guardar dados, temporariamente ou permanentemente
  • 14. Memória Memória RAM armazena os arquivos e programas que estão sendo executados; aprincipais características a volatilidade, os dados se perdem ao reiniciar o micro; aquantidade de memória disponivel tem um grande efeitro sobre o desempenho. É porisso que ao ligar é necessário sempre refazer o processo dfe carregamento, em que osistemaoperacional e aplkicativos usados saão transferidos do HD para a memória,onde podem ser executados pelo processador.
  • 15. HDHard Disk é a unidade de armazenamento permanente dedados em discos magnéticos que giram em grandevelocidaede em conjunto com as cabeças de leitura do braçomovél; Com o CD-Rom o Hd é um dos poucos componentesmecânicos ainda usados nos micros.
  • 16. PEN DRIVES HD EXTERNO DVD CDDISQUETES FITAS MAGNÉTICAS
  • 17. Dispositivos de Entrada e SaídaPeriféricos são aparelhos ou placasque enviam ou recebem informações do computador
  • 18. Placa de VídeoDos dispositivos de entrada e saída, a plca de vídeo é uma das mais importantes; originalmente as placas de videos eram dispositivos simples, que se limitavam a mostrar o conteúdo da memória de vídeo no monitor. A resolução máxima suportada pela placa de vídeo era limitada pela quantidade de memória de vídeo
  • 19. Dispositivos de Entrada e SaídaDispositivos de Entrada e Saída (ou I/O, de Input/Output). Também sãochamados de Periféricos:São exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rígido,microfone, teclado, mouse, tela sensível ao toque, Scanner, Leitor decódigo de barras, Celular, Pendrive, Máquina fotográfica digital, Webcam,joystick e outros acessórios de jogos.São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixasde som, impressora, disco rígido.
  • 20. CRÉDITOS Periférico – Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org mputador – Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org 5:18 PMResultados da pesquisa por "perifericos" – Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org 5:18 PM Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org 5:17 PM Wikipedia www.wikipedia.org 5:14 PM fita magnetica - Pesquisa Google www.google.com.br 5:11 PM disquete - Pesquisa Google www.google.com.br 5:10 PM dvd - Pesquisa Google www.google.com.br 5:10 PM Imagens do Google www.google.com.br 5:10 PM Google www.google.com.br 5:10 PM Anatomia de uma placa-mãe – Parte 2 - FORUM PCs blogs.forumpcs.com.br 5:04 PM Anatomia de uma placa-mãe – Parte 3 – Final - FORUM PCs blogs.forumpcs.com.br 5:03 PM Anatomia de uma placa-mãe – Parte 1 - FORUM PCs blogs.forumpcs.com.br
  • 21. squisa Google www.google.com.br 4:30 PM cd dvd - Pesquisa Google www.google.com.br 4:26 PM COMO se divide a memoria de pc - Pesquisa Google www.google.com.br 4:17 PM Memória (computador) – Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org 4:17 PMhttp://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CFwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FMem %25C3%25B3ria_(computador)&ei=S1vOT_- iGKb06AGDqvCWDA&usg=AFQjCNG4zs6PpV0eGPioITMHtks2qlo73g&sig2=nFvV8vW3OeYPxt2BSJyPWg www.google.com.br 4:17 PM COMO se divide a memoria de pc - Pesquisa Google www.google.com.br Yesterday - Monday, June 4, 2012