Your SlideShare is downloading. ×
Sucinto comentário para aprendizagem sobre frações.
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Sucinto comentário para aprendizagem sobre frações.

409
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
409
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Sucinto comentário para aprendizagem sobrefrações.1º - Frações.Fração representa parte de uma unidade ou de uma quantidade.Cada parte hachurada, colorida ou pintada de uma determinadaunidade ou quantidade representa exatamente uma fração destamesma unidade ou quantidade. Neste caso alguns exemplosilustrativos de frações se faz necessário para um maior e melhoresclarecimento.2º - Representação de frações.Exemplo 1 -Neste primeiro caso o inteiro foi dividido em duas, três, quatro e seispartes iguais e pintadas apenas uma das partes.Exemplo 2 –Neste segundo caso um clássico exemplo da pizza também divididaem partes iguais.
  • 2. É importante esclarecer a partir dos exemplos dados, a seguinteclassificação:*Numerador é o nome dado ao número que se encontra na partesuperior da fração.*Denominador é o nome dado ao número que se encontra naparte inferior da fração.3º - Frações equivalentesAs frações são providas de um caso bem particular, pois lhepossibilita escrever o mesmo número de diferentes formas.Veja estes exemplos:a)Com esta figura (a) podemos perceber que dois quintos (2/5) equatro décimos (4/10) representam a mesma quantidade, ou seja2/5 = 4/10.b)
  • 3. c)O mesmo acontecendo para os itens (b) e (c) mesmo repartidas deforma diferentes podemos, perceber que as partes coloridadeterminam uma mesma quantidade do inteiro.Até o presente momento é percebido que o numerador é menorque o denominador. Devido a essa pequena, mas não menosimportante observação, pode-se afirmar que todas as frações comessas mesmas características são chamadas de frações própriascaso contrário, numerador maior que denominador fraçõesimpróprias.4º - Forma mista da fração.Sempre apresenta uma parte inteira e uma parte fracionária (fraçãoprópria). Volto a frisar que a utilização de imagens sempre auxiliamelhor o educando no esclarecimento, a respeito do que se desejarepresentar e explicar.Exemplosa)
  • 4. b)Representado na forma mista um inteiro e um quarto e na forma defração imprópria 5/4 (cinco quartos) respectivamente.c)Um inteiro e dois terços na forma mista e 5/3 (cinco terços) naforma de fração imprópria.A partir desta primeira etapa, responda às seguintes questões emfunção do conteúdo acima apresentado.1) Defina fração.2) O que é fração própria? Dê um exemplo.3) O que é fração imprópria? Dê um exemplo.4) O que é fração mista? Dê um exemplo.5) Utilizando figuras, apresente dois exemplos de fraçõesequivalentes.