Teorias da personalidade

18,022 views
17,389 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
18,022
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
313
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teorias da personalidade

  1. 1. A Teoria de Traço Fatorial-Analíticode Raymond B. Cattell Teorias da Personalidade
  2. 2. INTRODUÇÃO E CONTEXTOHistória Pessoal:Raymond Bernard Cattell psicólogo norte-americano,nascido em 1905 na Inglaterra e falecido em 1998,terminou a sua licenciatura em Química na Universidadede Londres em 1924 a onde também recebeu seu Ph.D empsicologia sob a orientação de Spearman. Foi nesta cidadeque desenvolveu a sua atividade até 1937, ano em queregressou aos Estados Unidos da América. Aqui trabalhounas Universidades de Columbia, Clark e Harvard. A partirde 1944 passou a ocupar o lugar de investigador naUniversidade de Illinois.
  3. 3. INTRODUÇÃO E CONTEXTOTeoria do Traço Fatorial-Análitico:Elaborou um teste recorrendo a análises fatoriais,designado por 16 PF (Personality Factors), quetem por objetivo avaliar e distinguir os indivíduossegundo os fatores de personalidade, contribuindopara diversas áreas da psicologia, desde estudosda personalidade, passando pelo estudo dasemoções e motivação, até padrões decomportamento grupal e social.
  4. 4. INTRODUÇÃO E CONTEXTOA teoria dos traços, proposta inicialmente pelopsicólogo americano Raymond B. Cattell, ditaque a personalidade são traços que não são maisdo que a forma constante de comportamento queo indivíduo adota sob estimulação do meioambiente. Assim, tem-se tendência para classificaras pessoas por grupos compostos porcaracterísticas específicas, como, por exemplo, ostímidos ou os extrovertidos.
  5. 5. O DESENVOLVIMENTO DAPERSONALIDADE• NÍVEL DESCRITIVO• NÍVEL TEÓRICO – Hereditariedade – Ambientes – Aprendizagem
  6. 6. O DESENVOLVIMENTO DAPERSONALIDADEIntegração da maturação e daaprendizagem:Cattell iniciou seus estudos sobre a Psicologia na época em que trabalhavacom Charles Sperman que estava desenvolvendo um método de analisefatorial para o estudo de aprendizagem. Tempos depois ele recebeu o grau demestre em educação com uma dissertação intitulada “Testes deTemperamento e Perseveração”, sua primeira publicação sobre a estrutura dapersonalidade. Ele criou também uma série de testes de inteligência que foramamplamente utilizados e aperfeiçoados por Binet.Por volta de 1937 Cattell entrou como professor titular na Clarck University emMassachussetts onde trabalhou com o desenvolvimento de medidas objetivasdo comportamento para avaliação da personalidade e inteligência. Mas foi emHarvard que Cattell começou a trabalhar com o mapeamento e a definição dapersonalidade e motivação usando método de analise fatorial.
  7. 7. PESQUISA CARACTERÍSTICA EMÉTODOS DE PESQUISAAnálise da Hereditariedade-Ambiente:•Essa pesquisa mostra a flexibilidade com queCattell aplica seu instrumento de análise aoestudo dos traços dinâmicos de um únicoindivíduo. Cattell dá ênfase nos diferentes tipos deestudos de correlação que o investigador poderealizar.
  8. 8. PESQUISA CARACTERÍSTICA EMÉTODOS DE PESQUISAO Modelo de Personalidade dos Sistemas VIDAS:Técnica R: Abordagem de costume usada pelo psicólogo. Algunsindivíduos são comparados em termos de seu desempenho em doisou mais testes. São calculadas correlações para muitas pessoas, e osfatores obtidos são traços comuns.Técnica P: Escores de um mesmo indivíduo em várias medidas sãocomparados em diferentes ocasiões ou momentos, para tentar saberquão consistente é o comportamento do indivíduo.Técnica Q: Dois indivíduos são correlacionados em um grande númerode medidas diferentes. Nesse caso o coeficiente resultante representauma medida de semelhança ou variação entre os dois indivíduos.
  9. 9. PESQUISA ATUALA teoria evolutiva promete evitar o processo deteoria ao ancorar uma teoria da natureza humanaem processo que sabemos que governa toda vida.As teorias da personalidade são inconsistentescom a teoria evolutiva tem pouca chance de estacerta, ele raciocinou que há sobrevivência iareprodução individuais são os dois problemasadaptativos, adequadamente concebida aferisse apsicologia da personalidade a grande estruturaque ela busca.
  10. 10. PESQUISA ATUALOs cincos grandes fatores dapersonalidades:•Um dos progressos mais importantes napersonalidade de nos últimos anos é aemergência dos cinco grandes, como um modelogeral para descrever a estrutura da personalidade.
  11. 11. PESQUISA ATUALDesenvolvimento da personalidade:•Cattell(1965) indica que, em níveis normais dapersonalidade, podem ser verificados efeitosconsideráveis da hereditariedade. Depende daforma no qual a hereditariedade e o ambienteinteragem, algumas importantes generalizaçãosão possíveis, uma vez que os seus efeitos seapresentam sistematicamente correlacionados.
  12. 12. PESQUISA ATUAL
  13. 13. REFERENCIAS:• Teorias da Personalidade - Calvin S. Hall, Gardner Lindzey e John B. Campbell.• Introdução à Psicologia – Linda L. Davidoff 3º edição.• Dicionário Técnico de Psicologia - Álvaro Cabral, Eva Nick.• A Teoria dos Traços de Raymond Cattell for Apostila Psicologia Geral/ UEA - Profa. Graça Medeiros.• A estrutura do 16PF-5, versão espanhola: uma análise fatorial dos itens1 - Valdiney V. Gouveia, José María Prieto/ Universidade Complutense de Madri.
  14. 14. OBRIGADO!!!

×