Cultura organizacional e o psicólogo

3,694 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,694
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
60
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cultura organizacional e o psicólogo

  1. 1. TÓPICOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIAIS I
  2. 2. A cultura organizacional tem um importante papel no funcionamentodas empresas. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão deliteratura do construto cultura organizacional. Considera-se de extremarelevância o estudo do conceito cultura organizacional para quePsicólogos que trabalham possam obter um conhecimento da revisão deliteratura de cultura organizacional sob a perspectiva de diversosautores, bem como para a compreensão do ambiente empresarial noqual estão inseridos. Cultura organizacional é o modelo dospressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu oudesenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com osproblemas de adaptação externa e integração interna . Uma vez queestes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para seremconsiderados válidos, são ensinados como a maneira certa de seperceber , pensar, e sentir em relação aqueles problemas.
  3. 3.  A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho. Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas. A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.
  4. 4.  Preceitos (implícitos ou explícitos) Normas, regulamentos, costumes, tradições, símbolos, estilos de gerência, tipos de liderança, políticas administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho. Tecnologia (instrumentos e processos utilizados) Máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de trabalhos. Caráter (Manifestação dos indivíduos) como que o indivíduo se comporta diante da sociedade. Participação, criatividade, grupos informais, medo tensão, apatia, agressividade, comodismo.
  5. 5.  A cultura também ajuda na resolução de problemas internos, diminui conflitos e diferenças, faz o controle da gestão, e desenvolve uma imagem positiva da organização na mente de quem a conhece. A única desvantagem que a formação de uma cultura organizacional pode vir a trazer é se ela puder de alguma forma, impedir que a empresa progrida, colocando obstáculos a mudanças, a diversidade, a fusões ou aquisições.
  6. 6.  O psicólogo organizacional pode atuar em organizações de trabalho, nos processos mentais do trabalhador, seleção dos candidatos e gestão de pessoas. melhorando o trabalho e a vida dos funcionários da organização de forma a buscar proporcionar bem- estar no ambiente de trabalho. Vale salientar que não é atividade do Psicólogo organizacional ofertar atendimento clínico com os colaboradores, embora o acolhimento possa vir a ser realizado. A Psicologia Organizacional não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção a saúde do trabalhador e da organização. O psicólogo nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados”. A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitará melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.
  7. 7.  http://www.sosestudante.com/administracao/cultura- organizacional.html Fonte: Psicologia Organizacional - Psicologia Organizacional - Atuação - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia- organizacional/psicologia-organizacional#ixzz1wNy835t8

×