• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Ev efetivo 005
 

Ev efetivo 005

on

  • 1,320 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,320
Views on SlideShare
1,319
Embed Views
1

Actions

Likes
1
Downloads
67
Comments
0

1 Embed 1

http://blogerbiblia.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Ev efetivo 005 Ev efetivo 005 Presentation Transcript

    • Evangelismo Efetivo Por Pr. Vinicio Pacifico de Melo Parte 005 O Evangelista
    • DEVER E PRIVILÉGIO DE TODO CRENTETODO crente tem o dever e o privilégio de evangelizar como um estilo de vida, mas; nem todo crente tem habilidade de mobilizar outros para o evangelismo.Cremos que o evangelista é crente com um dom ministerial.
    • O Novo Testamento apóia a idéia de que existem pessoas com um dom especial para ganhar almas para CRISTO! At. 21:8; 2Tm. 4:5.“E ele mesmo concedeu (...) outros paraevangelistas...” (Efésios 4:11).
    • Pessoalmente, acreditoque a diferença entre um evangelista e os crentesem geral é que os crentes em geral são chamados para evangelizar, o evangelista é chamado para liderar o evangelismo.
    • A MISSÃO DO EVANGELISTAA missão do evangelista deve ser treinar e mobilizar os crentes para evangelização eoferecer treinamento específico àqueles que demonstram aptidão especial para esse ministério. O objetivo desse manual é oferecer ao Evangelista dotado, as ferramentas para evangelismo e treinamento.
    • O PERFIL DO EVANGELISTA O Evangelista é um crente maduro (homem ou mulher), que sente um chamado especial de Deus para ganhar almas para Cristo e treinar outros crentes para evangelizar – (2Timóteo 4:5).
    • Um Pastor pode ser Evangelista?Um diácono pode ser Evangelista?Um médico pode ser evangelista? Um agricultor pode ser Evangelista? QUEM PODER SER UM EVANGELISTA???
    • Qualquer pessoa que sinta o chamado de Deus pode ser um evangelista, independente da sua profissão e dos Títulos!CLARO QUE SIM!!!
    • AS QUALIFICAÇÕES DE UM EVANGELISTA:1. Ser verdadeiramente convertido – (1Tim 6:12);2. Ter o dom do Evangelista – (Efésios 4:11);3. Querer fazer a vontade de Deus – (Ef 5:17);4. Ser cheio do Espírito Santo – (Ef 5:18);5. Está vivendo uma vida pura – (2Tim 2:22);6. Saber usar legitimamente a Palavra de Deus – (2Timóteo 2:15);7. Amar a Deus e as almas perdidas – (João 21:15-17; João 13:1).
    • Qualificações ...8. Receber treinamento específico em evangelismo efetivo e dispor de tempo para dedicar a evangelização.9. Está disposto a ensinar e liderar outros, em evangelismo.10. Está pronto para ser coordenado pelo pastor da igreja ou Evangelista plantador de igrejas.11. Está pronto para ser um Obreiro voluntário, (não- remunerado), para servir no ministério da evangelização.
    • O EVANGELISTA E A BÍBLIAOEvangelista deverá ter a Bíblia como única regra de fé e prática. Deverá basear-se nas Escrituras para sua pregação e Ministério. Deverá aproveitar o máximo das Escrituras:
    • APROVEITAR O MÁXIMO DAS ESCRITURASOUVINDO – (Romanos 10:17).LENDO – (Apocalipse 1:3).ESTUDANDO – (Atos 17:11).MEDITANDO – (Josué 1:8).DECORANDO – (Salmo 119:11).PRATICANDO – (Tiago 1:22).PREGANDO – (2Timóteo 4:2. Pg. 12 do EF
    • A BÍBLIA PARA O EVANGELISMO Características ideais da Bíblia para evangelismo: 1. Uma Bíblia sem comentário. 2. Uma versão mais acessível à compreensão dos não crentes – (NVI). 3. Uma Bíblia bem conhecida do evangelista. 4. Uma Bíblia organizada pelo próprio evangelista para evangelização.Como organizar sua Bíblia para evangelizar: Pg. 12 do EF
    • ORAÇÃO E EVANGELISMO “ORANDO em todo o tempocom toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18).Oração e evangelismo são comoos gumes da tesoura, só funcionam os dois juntos.
    • ORAÇÃO COM PROPÓSITO:1. Buscar o Poder de Deus.2. Buscar a presença de Deus.3. Buscar a vontade de Deus. a. A vontade de Deus para todos os homens – 1Tm. 2:3-4. b. A vontade de Deus para todos os crentes – 1Tes. 4:3. c. A vontade de Deus para o trabalho – Atos 13:1-3. d. A vontade de Deus para sua vida pessoal – Lucas 9:23.
    • ORAÇÃO COM MEDITAÇÃO NAS ESCRITURAS 1. Escolha um livro da Bíblia: 2. Escolha um local apropriado: 3. Escolha um horário certo: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta naroda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1:1-2).
    • ORAÇÃO COM AULÍXIO DO ESPÍRITO SANTO “Eda mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos” (Romanos 8:26-27).
    • CONSIDERE TODAS AS VERDADES EM ROMANOS 8:26-27:1. Todos nós temos fraquezas para superar;2. O Espírito Santo ajuda quando reconhecemos as fraquezas;3. Nem sempre sabemos pedir como convém à vontade de Deus.4. O Espírito Santo intercede por nós. Interceder é orar em nosso lugar! Dê lugar ao Espírito Santo, na oração!5. O Espírito Santo intercede com gemidos inexprimíveis: O Espírito Santo sente a dor do seu coração;6. Deus o Pai, examina, sonda, seu coração e sabe do que você precisa mais do que você mesmo;7. O Espírito Santo não contraria a vontade de Deus. Confie no Espírito Santo !
    • ORAÇÃO COM CONTEÚDO BÍBLICO Mateus 6:9-13.1. Busque um relacionamento pessoal com Deus:2. Priorize o reino e a vontade de Deus:3. Apresente suas necessidades priorizando o pão de cada dia:4. Considere seu relacionamento com o próximo:5. Considere a batalha espiritual:
    • CUIDADOS NECESSÁRIOS QUANDO CONSIDERAMOS A BATALHA ESPIRITUAL:1. Não ignore as artimanhas de Satanás, ele vai atacar o evangelista e as pessoas evangelizadas – 2 Coríntios 2:11.2. Não subestime o poder de Satanás – 1 Pedro 5: 8.3. Não tenha medo do Diabo, resista-o pela fé – 1 Ped 5:9.4. Não provoque sua ira, insultando-o – Judas 9.5. Não estimule manifestação de demônios, repreenda-os – Marcos 1: 23-25 e 32-34.
    • CUIDADOS ...6. Não confie no seu próprio poder, mas no poder de Deus – Tiago 4:7.7. Não dê atenção demasiada às ações dos demônios em detrimento das ações do Espírito Santo – Atos 10:38.8. Prepare-se para enfrentar o poder das trevas, com “fé, oração e jejum” – Mateus 17:20-21.9. Não use exorcismo barato, use a autoridade do nome de Jesus – Lucas 10: 17-19 e Atos 19:13-16.10. Não use argumentos humanos, use a palavra de Deus – Lucas 4:36.
    • QUAIS OS RESULTADOS DE UMA VIDA DE ORAÇÃO? 1. “Deus renova as nossas forças, cada dia” – (Isaias 40:31).2. “Deus liberta das angústias e das pressões” – (Salmo 34:17).3. “Deus socorre no momento certo” – (Hebreus 4:16).4. “Deus nos liberta da ansiedade e, dá paz em nossos corações” - (Filipenses 4:6-7).
    • O PODER PARA O EVANGELISMO• “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8). • O Evangelista deverá cultivar poder do Espírito Santo em todos os momentos em sua vida, mas; principalmente, quando exerce seu ministério:
    • 1. Fazendo contado com as pessoas não-crentes para descobrir interessados em estudos bíblicos.2. Entrando no lar para testemunhar de Jesus Cristo.3. Praticando a sigla fácil na casa do descrente.4. Dando o testemunho pessoal.5. Apresentando o plano de salvação.6. Fazendo estudos bíblicos nos lares.7. Treinando sua Equipe em Evangelismo.
    •  O poder para o testemunho vem diretamente de Deus – 2Coríntios 1:21-221. Não vem dos Títulos que possamos ter;2. Não vem da nossa posição eclesiástica;3. Não vem de nossa capacidade intelectual;4. Não vem da denominação.5. Vem de Deus!
    • CONSIDERE O PODER DO ESPÍRITO SANTO AGINDO EM FAVOR DOS DESCRENTES1. O Espírito Santo abre o coração do descrente para crê no evangelho – (Atos 16:14).2. O Espírito Santo opera sinais para atrair o descrente para Cristo – Marcos 16: 20.3. O Espírito Santo convence o descrente da verdade do evangelho – João 16: 8.
    • CONSIDERE O PODER DO ESPÍRITO SANTO AGINDO EM FAVOR DOS CRENTES1. O Espírito Santo dá certeza da salvação ao crente – Romanos 8:16.2. O Espírito Santo “sela o crente para o dia da redenção” – Efésios 1:13.3. O Espírito Santo unge o crente para a obra do ministério – 2Coríntios 1:21-22.4. O Espírito Santo Liberta o crente do poder do pecado – Romanos 8:2.
    • 5. O Espírito Santo renova o crente para servir a Cristo – Tito 3:5.6. O Espírito Santo dá poder ao crente para testemunhar de Cristo, efetivamente – Atos 1:8.7. O Espírito Santo Consola o crente nas tribulações – João 15:26.8. O Espírito Santo guia o crente em toda a verdade – João 16:13.9. O Espírito Santo opera em favor dos crentes e descrentes, para glorificar a Jesus Cristo – João 16:14.
    • CONDIÇÕES PARA TER PODER ESPÍRITUAL1. Experiência de salvação – Atos 2:37-38.2. Humildade a exemplo de Cristo – Filipenses 2:5-11.3. Crucificar a carne: natureza pecaminosa – Gálatas 2:20.4. Cultivar o fruto do Espírito Santo – Gálatas 5:22-23.5. Orar com fé em busca do poder do Espírito Santo – Atos 4:31.6. Confessar todos os pecados conhecidos em sua vida – 1João 1:9.7. Obedecer a palavra Deus e envolver-se na obra do Senhor – Atos 5:32.