Ev efetivo 004
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,221
On Slideshare
1,220
From Embeds
1
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
77
Comments
0
Likes
0

Embeds 1

http://blogerbiblia.blogspot.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Evangelismo Efetivo Por Pr. Vinicio Pacifico de Melo Parte 004 Os Métodos
  • 2. OEvangelista deverá aprender praticare ensinar métodos de evangelismo com o fim de ser mais eficiente em seuministério. A experiência mostra que aspessoas que saem para as ruas, sabendoexatamente o que vão fazer e como vãofazer; são mais bem sucedidas. Lembre- se! Os métodos poderão mudar; a mensagem, porém; é sempre a mesma.
  • 3. EVANGELISMO DE CASA EM CASAO Evangelista precisará treinar a sua equipe paratomar os cuidados necessários para não fechar asportas da comunidade ao evangelismo. Em parte,a rejeição aos crentes em alguns lugares, é devido a atitudes inconvenientes no evangelismo. O Evangelista irá preparar a sua equipe para entender que, nem todo mundo vai aceitar o evangelho, nem será simpático para com oevangelista, porém; será necessário deixar a porta aberta para voltar a testemunhar.
  • 4. TRÊS COISAS A FAZER EM EVANGELISMO EFETIVO: Contato AmizadeFAZER!!! Uma ponte
  • 5. 1. FAZER CONTATO – (Lucas 19:5) “Apresente-se e aja como mensageiro da paz” – (Lucas 10:5). Não discuta religião, não responda as agressões dos não-crentes, se a pessoa não quer ouvir a mensagem do evangelho, não perca seu tempo com ela.
  • 6. 1.1. O DESAFIO1. O desafio do evangelista é depender do Espírito Santo, para encontrar pessoas sensíveis à mensagem do evangelho.2. O Espírito Santo tem muitas maneiras de quebrantar pessoas para buscar a Cristo. Crise na família, enfermidades, insucesso, milagres, mas; o amor dos crentes é sempre o que mais impressiona os descrentes.
  • 7. 2. FAZER AMIZADE – (Lucas 10:6). Lembre-seque Jesus não chegava atirando para todos os lados, mas desenvolvendo relacionamento com as pessoas.  Nesse, texto, Jesus disse: “Se houver ali um filho da paz, desça sobre ele a vossa paz”. Isto, é: se a pessoa estiver disposta a aceitar o diálogo, procure fazer amizade com ela, a fim de evangelizá-la.
  • 8. 3. FAZER UMA PONTE – (Atos 16:14,15). Lídia era uma mulher sensível à mensagem do evangelho, procurava servir a Deus com sua religião, mas não conhecia a salvação por meio da fé em Cristo. Quando ouviu a mensagem, se converteu e ofereceu a casa dela para o serviço do Senhor e ali começou uma igreja.IGREJA COMUNIDADE
  • 9. 3.1. A ESTRATÉGIA:Essa é a estratégia em evangelismoefetivo: quando a equipe ganhar umapessoa para Cristo ou mesmo conhecer alguém que apenas aceite um estudobíblico em sua casa, fará dessa pessoae de sua casa, uma ponte para chegar às pessoas que estão próximas a ela. Parentes, amigos, vizinhos, etc.
  • 10. CUIDADOS NECESSÁRIOS AO ENTRAR NO LAR1. O Líder deve apresentar a Equipe (identificar-se, dizendo o nome da igreja da qual é membro).2. Escolher os lugares para sentarem-se corretamente. (Cuidado para não ocupar todos os lugares da casa, deixando os donos em pé).3. O ideal será que, o evangelismo seja praticado de dois em dois ou quanto muito três para evitar congestionamento.
  • 11. Cuidados …4. Aprenda a ouvir antes de falar.5. NÃO fale todos de uma só vez. Antes da visita, combinem quem irá apresentar o plano de salvação, quem vai dá seu testemunho, quem vai ficar orando silenciosamente, durante a visita.6. Use a Bíblia, não argumentos religiosos.7. OBS: Use trajes adequados para o evangelismo – Conselho do autor!
  • 12. QUANDO ENTRAR NO LAR Um Guia para Começar: Para muitas pessoas a maior dificuldade será o começo. Como abordar uma pessoa não crente para falar de Jesus? FÁCIL! Fácil? Sim! Fácil é uma sigla para tornar FÁCIL o diálogo para introduzir o evangelho.
  • 13. CADA LETRA DA SIGLA FÁCIL:1. Cada LETRA da sigla FÁCIL irá ajudar ao Evangelista a lembrar como desenvolver um diálogo agradável com o não-crente.2. Ao usar a sigla FÁCIL, o evangelista deve lembrar que irá dialogar com a pessoa, não, fazer um interrogatório.3. Sempre que se fizer uma pergunta, prosseguir com um comentário. Exemplo: Como vai sua família? A minha vai bem, graças a Deus... !
  • 14. ENTENDENDO A SIGLA FÁCILPara praticar a sigla fácil o evangelistadeverá memorizar as seguintes palavras: FELICIDADE... AMIZADE... CONHECIMENTO... IDENTIFICAR... LEVAR...
  • 15. DESEMBRULHANDO A SIGLA FÁCIL:1. FELICIDADE: Todo mundo gosta de falar desse assunto. Perguntar: Em sua opinião, como uma pessoa pode ser feliz? Deixe a pessoa se expressar! Necessariamente, você não precisa dá sua opinião sobre felicidade, essa pergunta serve apenas para abrir o diálogo de forma feliz.2. AMIZADE: Dizer: nosso desejo é fazer amizade com todas as pessoas da comunidade! Eu creio que nós poderemos ser bons amigos, não é verdade?
  • 16. 3. CONHECIMENTO: Que tipo de conhecimento o senhor (a), você mais gosta de adquirir? Eu gosto muito de (...). Conhece alguma coisa das Escrituras Sagradas? A Escritura Sagrada é o conhecimento mais importante para nós – (Mateus 22:29).4. IDENTIFICAR: O senhor (a), você freqüenta alguma igreja? Lembre-se! Respeitar a pessoa é fundamental. Não critique a religião da pessoa. Essa pergunta serve apenas para identificar quem estamos tentando evangelizar. Esse é o momento de dá seu testemunho para ajudar a pessoa a compreender como você recebeu a Jesus Cristo.
  • 17. O PLANO DE SALVAÇÃO5. LEVAR: Esse é o ponto crítico da visita. Levar o plano de salvação. Perguntar: posso lhe mostrar na Escritura Sagrada o plano de Deus para sua salvação. Se a pessoa disser: Sim! Você continua, se ela disser: Não! Você se despede e vai para outra casa.
  • 18. O TESTEMUNHO PESSOALO objetivo do testemunho pessoal seráajudar o não-crente, a entender como o crente recebeu a Jesus Cristo.
  • 19. A DIFERENÇAA diferença entre o testemunho pessoal e o plano de salvação, é que, no testemunho pessoal, o crente vai falar de sua experiência com Cristo. No plano de salvação, o crente vai apresentar a Cristo, para salvação do não crente. No testemunho, devem-se evitar fantasias e exageros de exaltação pessoal.
  • 20. CUIDADOS NECESSÁRIOS QUANDO FOR DAR SEU TESTEMUNHO:1. Evite falar demasiadamente, fale somente o essencial.2. Fale conversando, não, discursando.3. Fale de como você se sentia antes de receber a Cristo.4. Fale do que Cristo fez, para lhe atrair para o evangelho.5. Fale de como você se sente agora que recebeu a Cristo.
  • 21. SEGURANÇA DE SALVAÇÃO . . . Fale da segurança de salvação. Diga: Agora que eu recebi a Cristo como meu salvador pessoal, ele garante a minha salvação. Nãodiga para o descrente que você estar salvo. Ele não vai entender! Mas diga que, você confia que Cristo garante sua salvação.
  • 22. USE A BÍBLIA PARA FALAR DE SEGURANÇA DE SALVAÇÃO Mostre (Romanos 8:1) para confirmar esta verdade. Depois pergunte: Posso lhe mostrar pela Escritura Sagrada, como Cristo pode garantir a sua salvação? Ou: posso lhe mostrar na Escritura Sagrada o plano de Deus para sua salvação?
  • 23. O PLANO DE DEUS PARA SALVAÇÃO PorqueDeus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por” (João 3:16-17).
  • 24. INTRODUÇÃO Naintrodução o evangelista irá mostrar ao evangelizando, a condição natural de todo pecador e as conseqüências do pecado. 1. Todos nós somos pecadores e o pecado nos separou de Deus – (Romanos 3:23). 2. Diante de Deus, nenhum pecador será considerado digno de merecer a salvação – (Romanos 3:19).
  • 25. I – O PLANDO DE DEUSMuito, embora, não possamos merecer a salvação, Deus traçou um plano para nos salvar – (João 3:16). O plano de Deus é salvar a humanidade por meio do seu Filho, Jesus Cristo – (João 3:17). Deus, o Pai, não indicou nenhum outro nome para salvação dos pecadores, só Jesus Cristo salva – (Atos 4:12).
  • 26. II – O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ1. Todo sacrifício necessário para nossa salvação, Jesus Cristo já fez: “... Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, (...) foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Coríntios 15:3-4).
  • 27. O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ2. Jesus Cristo pagou o preço do nosso pecado, morrendo na cruz, em nosso lugar - (Rom 5:8).3. Sacrifícios de sacerdotes pecadores, não são aceitos por Deus, para purificação de pecado.4. Só o sacrifício de Cristo na cruz, pode nos purificar de todo pecado – (Hebreus 10:11-12).5. O sacrifício de Cristo na cruz é suficiente para nossa purificação e salvação – (João 1:29).
  • 28. III - NOSSA PARTE NO PLANO DE DEUS: Nossa parte não é fazer sacrifícios e penitência para salvação, esta é a parte de Jesus Cristo e, ele já fez a parte que lhe tocou. Nossa parte é aceitar o plano de Deus e, seguir a orientação da palavra do Senhor:1. Depositar toda nossa fé só em Jesus Cristo para salvação – (Efésios 2:8-9) Fé para salvação é confiar só em Jesus Cristo: » Como Único Senhor – (1Coríntios 8:5-6). » Como Único Salvador – (Atos 4:12). » Como Único Mediador – (1Timóteo 2:5).
  • 29. 2. Confessar os nossos pecados diretamente a Deus – (1João 1:8-9). Confessar é concordar que somos pecadores sem merecimento, contar a Deus no que erramos e, pedir perdão.3. Arrepender-nos dos pecados – (Atos 3:19). Arrependimento é mudar de mente, de atitude, abandonar os pecados para seguir a Cristo – (Provérbios 28:13).4. Invocar o nome do Senhor – Atos 2:21. Invocar é clamar por socorro, pedir perdão e receber a Cristo em seu coração.
  • 30. CONCLUSÃO Na conclusão o evangelista irá desafiar o evangelizando a receber a Jesus Cristo. Perguntar:1. Você concorda com a Bíblia, que Jesus Cristo é o único Senhor, Salvador e Mediador?2. Concorda que é pecador sem merecimento?3. Concorda que só o sacrifício de Cristo pode lhe purificar do seu pecado?4. Estar pronto para pedir a Cristo agora, que perdoe o seu pecado, entre em seu coração e lhe dê a certeza da salvação?
  • 31. O APELO Se a pessoa disser: Sim! Convide-a para fazer uma oração como esta: Senhor Jesus Cristo! Eu reconheço que sou pecador (a) sem nenhum merecimento! Peço Senhor, que perdoe o meu pecado, que entre em meu coração, agora e, me dê a certeza da minha salvação. Eu assumo o compromisso de crê em Jesus Cristo como único Senhor, Salvador e Mediador. Amém!