• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Vigilancia global na internet
 

Vigilancia global na internet

on

  • 151 views

Trabalho sobre Vigilância global na internet. ...

Trabalho sobre Vigilância global na internet.
Turma: 431
Colégio: São Judas Tadeu
Alunos: Thiago Nakada
Eduardo Salles
Fabrício Fernandes
Leonardo Koslowski
Victor Avila Lahiguera

Statistics

Views

Total Views
151
Views on SlideShare
151
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Vigilancia global na internet Vigilancia global na internet Presentation Transcript

    • Vigilância global na Internet EDUARDO SALLES FABRÍCIO FERNANDES LEONARDO KOSLOWSKI THIAGO NAKADA VICTOR LAHIGUERA 431 GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E HISTÓRIA
    • HISTÓRIA DA ESPIONAGEM NA GUERRA FRIA CIA X KGB  Países europeus começam a criar organizações de serviço secreto durante a Segunda Guerra Mundial  1945 - Fim da Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria  1947 - Criação da CIA, Agência de Inteligência dos EUA  1954 - Criação da KGB, Comitê de Segurança do Estado da URSS  Durante a Guerra Fria, a espionagem é tema de vários filmes e seriados de sucesso (007, Agente 86)  1991 - Dissolução da URSS e fim da Guerra Fria
    • 1984 Winston Smith vive em um mundo do futuro (o livro é escrito em 1948) controlado pelo governo totalitário do Grande Irmão. Winston trabalha no Ministério da verdade onde o seu trabalho é “corrigir” artigos publicados em jornais passados para que o governo sempre acerte suas previsões. Aos poucos Winston começa a se revoltar em silêncio contra o governo do Grande Irmão, o que no mundo de 1984 é algo totalmente perigoso.  “Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força.”  “Se o governo quiser 2 mais 2 será igual 5.”  “Nós somos os mortos.”
    • “O Grande Irmão está de olho em você”, alerta o livro “1984”, que vendeu mais 7.000% depois de revelado o esquema de espionagem americano, que não livrou nem o Brasil.
    • Seria esse o fim da privacidade na internet? O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, confirmou que o país vem realizando espionagem de chamadas telefônicas no Brasil. Não bastasse a invasão da nossa privacidade, o presidente ainda confirmou o que seus “soldados” da Agência de Segurança Nacional (NSA) também operam um software chamado de PRISM.
    • O programa, existente desde 2007, tem basicamente o objetivo de monitorar e avaliar mídias eletrônicas, podendo ter total acesso a informações armazenadas em servidores de grandes empresas, ou até mesmo acesso a informações em tempo real.
    • Nós não fornecemos a nenhuma organização governamental acesso direto aos nossos servidores. Quando solicitações sobre dados ou informações sobre indivíduos em específico são feitas ao Facebook, nós submetemos qualquer uma destas requisições a um cuidadoso escrutínio, de maneira a verificar sua acordância com todas as leis aplicáveis, provendo informações somente até onde requerido pela lei. – Facebook
    • O Yahoo! leva a privacidade dos usuário muito a sério. Nós não fornecemos ao governo acesso direto a nossos servidores, sistemas ou redes. - Yahoo!
    • O Google se importa profundamente com a segurança dos dados de nossos usuários. Nós revelamos dados de usuários ao governo de acordo com a lei, e nós revisamos todas as requisições deste tipo cuidadosamente. De tempos em tempos indivíduos alegam que nós criamos uma “porta dos fundos” para o governo em nossos sistemas, mas o Google não tem uma porta dos fundos para o governo poder acessar dados dos usuários. - Google
    •  Organização nacional sem fins lucrativos com sede na Suécia.  Publicam em sua página documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.  Fundado em 2006 por Julian Assange, este estudou matemática e física e já foi programador e hacker. Atualmente é editor-chefe e porta voz do WikiLeaks.  Ganhou muitos prêmios pelo seu trabalho e em 2010 foi considerado o homem do ano pelo jornal francês Le Monde. Em 2011 foi considerado pela revista Time um dos 100 homens mais influentes do planeta.
    •  Em 2010 publicaram documentos referentes a participação dos EUA nas guerras do Afeganistão e Iraque. No mesmo ano publicaram os telegramas secretos da diplomacia dos EUA.  El País(México); Le Monde(França); Der Spiegel(Alemanha); The Guardian(Inglaterra); The New York Times(EUA).  2 de fevereiro de 2011 indicados para o Prêmio Nobel da Paz.
    • Edward Snowden  Ex-analista de inteligência americano, já trabalhou na CIA(Agência Central de Inteligência) e na NSA(Agência de Segurança Nacional).  Tornou públicos detalhes de várias programas altamente confidenciais de vigilância eletrônica dos governos de Estados Unidos e Reino Unido.  O Governo dos Estados Unidos acusou-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.
    •  Por estar foragido, pediu asilo político a vários países, entre eles: Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, China, Cuba, Finlândia, França, Índia, Itália, Irlanda, Países Baixos, Nicarágua, Noruega, Polônia, Espanha, Suíça e Venezuela.  Vladimir Putin ofereceu asilo político com a condição que Snowden parasse de divulgar segredos norte-americanos.    Com a descoberta de que o Brasil é alvo prioritário nas espionagens, muitos senadores defendem que Brasil conceda asilo a Edward Snowden. Há chances de ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
    • Espionagem no Brasil  Com base nos dados coletados por Snowden, o jornal O GLOBO publicou uma reportagem mostrando que a NSA espionou cidadãos e empresas brasileiras na última década, rastreando seus telefonemas e e-mails.  Rússia, China, Irã e Paquistão são países que também possuem altos índices de espionagem dos EUA. O Brasil de longe é o país mais espionado da América Latina.  A Presidente Dilma, vários ministros e, inclusive, a Petrobrás foram alvos da espionagem americana.
    • O processo de espionagem segue o procedimento de armazenamento todo tipo de registros, seja número discado, tronco e ramal usados, duração, data, hora, localização do remetente e do destinatário, bem como endereços de IP e sites visitados.  Ao serem questionados por seus atos os EUA alegam que têm aval da legislação doméstica e uma “missão internacional” a cumprir.  Em seu discurso na 68º Assembleia Geral da ONU a Presidente Dilma julgou o ato de espionagem americana como “grave violação dos direitos humanos e das liberdades civis” e uma “afronta aos princípios que devem guiar as relações entre os países”.
    • Hoje é preciso muito pouco para saber tudo. Stalkear – Espionagem do cotidiano
    • https://www.youtube.com/watch?v=mm2B6zm haS4
    • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1984, George Orwell, Companhia das Letras, 2009 http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_Intelligence_Agency http://pt.wikipedia.org/wiki/KGB http://oglobo.globo.com/mundo/o-escandalo-da-espionagemdos-eua-10191175 http://pt.wikipedia.org/wiki/WikiLeaks http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Snowden