São Paulo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

São Paulo

on

  • 1,050 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,050
Views on SlideShare
1,050
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
34
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

São Paulo São Paulo Presentation Transcript

  • No Estado de São Paulo, atualmente, 67 municípios são classificados como estância, pois oferecem condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Além disso, a cidade também tem de ter infra-estrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo legislação específica e pré- requisitos para qualificação.
  • Nessa época, um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, escalaram a serra do mar chegando ao planalto de Piratininga onde encontraram "ares frios e temperados como os de Espanha" e "uma terra mui sadia, fresca e de boas águas". Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica de São Paulo era perfeita: situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, oTamanduateí e o Anhangabaú.
  • Em 1554 o Padre Anchieta, após expedição que partiu do litoral, resolveu construir neste local uma dependência para servir de alojamento e colégio para catequisação dos índios, fundando assim a cidade de São Paulo. Funciona no local o Museu de Anchieta.
  • É a maior igreja de São Paulo, com 110 metros de comprimento, 46 metros de largura, torres com 92 metros de altura cada, cúpula com altura de 30 metros e capacidade para oito mil pessoas. Em sua cripta, que pode ser considerada uma verdadeira igreja subterrânea, encontram-se trabalhos artísticos do escultor Francisco Leopoldo.
  • No dia 11 de agosto de 1827, a cidade de São Paulo se transformou num importante núcleo de atividades intelectuais e políticas. Como o projeto do governo imperial da época era o de formar cidadãos para governar e administrar o Brasil, construiu-se no Largo São Francisco a primeira Faculdade de Direito do país.
  • Foi inaugurado em 8 de novembro de 1892 o Viaduto do Chá, o primeiro viaduto de São Paulo, idealizado em outubro de 1877 pelo francês Jules Martin. Durante os 15 anos que a obra levou para ser concluída, Martin teve de convencer os paulistanos da necessidade de ligar a Rua Direita com o Morro do Chá - como era conhecida a área onde estava a chácara dos barões de Tatuí, com plantações de chá.
  • O viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 1913, com estrutura metálica já moldada, trazida da Bélgica. Liga o Largo de São Bento ao bairro Santa Ifigênia.
  • Projetado como sede da Light (empresa de origem canadense antecessora da atual Eletropaulo Metropolitana), o edifício Alexandre Mackenzie foi construído em 1929.
  • No fim do século passado, a aristocracia paulistana pedia uma casa de espetáculos que pudesse receber as grandes companhias estrangeiras. Em 1900, a cidade contava apenas com o Teatro São José, que, depois de um incêndio, não tinha condições de acomodar os espetáculos estrangeiros. Decidiu-se então construir um novo espaço para atender às necessidades culturais da cidade que crescia a olhos vistos.
  • O edifício seria levantado em um terreno no Morro de Chá e a obra comandada pelo arquiteto Ramos de Azevedo - que depois emprestaria o nome à praça que fica bem em frente ao teatro. O terreno foi comprado em 1902 e os trabalhos começaram no ano seguinte. Ramos de Azevedo já sabia exatamente como seria o prédio: uma réplica menor da Ópera de Paris. Em 12 de setembro de 1911, o Teatro Municipal foi inaugurado, com apresentação do célebre barítono italiano Titta Ruffo, interpretando Hamlet, do francês Ambroise Thomas.
  • Com a intenção de tornar conhecido o seu nome, o italiano Giuseppe Martinelli projetou uma construção com 25 andares e 100 metros de altura, que iniciou-se em 1922 e foi finalizada em 1930.
  • Foi durante muitos anos o símbolo da pujança paulistana e o mais alto da cidade, só bem mais tarde perdendo o título para o Edifício Banespa, de 36 andares. Porém, o seu sucesso foi enorme, fazendo até mesmo com que celebridades internacionais viessem ao Brasil para conhecê-lo.
  • Esse edifício foi construído para sediar o Banco do Estado de São Paulo - Banespa - (anteriormente Banco de Crédito Hipothecário e Agrícola do Estado de São Paulo). Foi fundado em junho de 1947, e o edifício completa o Centro Bancário da Cidade. Com seus 36 andares, e inspirado no edifício novaiorquino Empires State Building, essa construção não passa desapercebida pela multidão que passeia pelo centro da cidade.
  • A história do Banespa está diretamente ligada ao início da cultura cafeeira no Brasil no fim do século passado. O crescimento da produção e a necessidade de dinheiro para reinvestir na lavoura, levaram à criação do Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo, em 14 de junho de 1.909, com controle acionário francês.
  • O CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital.
  • A escolha do prédio, no centro histórico de São Paulo, reflete a preocupação do Banco do Brasil com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio arquitetônico. Hoje, mais de um milhão de pessoas circulam diariamente pela região, e o Centro Cultural Banco do Brasil funciona como um ponto de convergência não apenas para a observação, mas também para a popularização, a disseminação e o debate sobre as principais questões culturais no mundo contemporâneo. Como fomentador da arte, o Banco do Brasil apresenta uma programação original, em áreas como música, artes plásticas, cinema, literatura, dança, teatro e programas educativos.
  • De origem lusitana, a Santa Tereza é considerada uma das mais antigas padarias do Brasil. Foi fundada em 1872. Começou na rua de Santa Tereza, um logradouro que desapareceu com as obras de remodelação da praça da Sé. Depois mudou-se para a praça João Mendes, onde está até hoje. Em 2006 foi inaugurada a sobreloja, onde funciona um restaurante, com decoração que lembra a São Paulo antiga, em fotos e detalhes arquitetônicos
  • Imagine entrar em um ambiente com decoração inspirada numa São Paulo do início do século passado, expressada através de quadros e fotografias antigas. Este é o Café Girondino, gastronômia e cultura dosados na medida certa com nostalgia e modernidade.
  • Em meio a uma época de insuperável glamour , com aexplosão da febre cafeeira e com a festejada estréia da primeira linha de bonde elétrica na cidade, começaram as proliferar os cafés, os novos hotéis e os primeiros restaurante no início do século XX.
  • Os beneditinos chegaram em São Paulo em 1598, mas somente em 1634 foi criada a Abadia e a capela foi dedicada a São Bento. O local, que hospedou o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, abriga hoje, além da igreja (Basílica de Nossa Senhora da Assunção), o mosteiro com cerca de 40 monges enclausurados que seguem as tradições.
  • Como era o desejo de São Bento, os monges deveriam encontrar no mosteiro o seu sustento, de tal maneira que evitassem a saída dos claustros monásticos. Por isso, suas atividades são normalmente realizadas no próprio local. A Abadia de São Paulo, entre outras tarefas internas e capelanias, ocupa-se do ensino, com o colégio - em 2003 completou cem anos - e a Faculdade de São Bento, que inaugurou o primeiro curso superior de filosofia da América Latina.
  • O relógio externo é uma preciosidade mecânica de fabricação alemã. Foi instalado em 1921 e é considerado o mais preciso de São Paulo. A edificação conta também com um carrilhão e sinos afinados, que tocam nas horas cheias e nas frações. O órgão da Basílica, também alemão, é afamado entre os especialistas. Contém quatro teclados manuais e pedaleira, 77 registros reais e seis mil tubos.
  • Por iniciativa do então prefeito José Pires do Rio, começou a ser construído em 1928 um importante edifício no estilo neoclássico de mais de 22 mil m², requintado acabamento e coleção de belos vitrais, que demorou quatro anos para ser concluído e custou dez mil contos de réis
  • O Edifício Itália, considerado o segundo maior da cidade, foi inaugurado em 1965 na cidade de São Paulo. Com 165 metros de altura, sendo 150 metros a partir do chão, tornou-se um importante ponto turístico da capital. O prédio conta com 19 elevadores, 6 mil m² de vidro e tem capacidade para 10 mil pessoas.
  • Ele se tornou um marco da cidade não apenas pelo tamanho, mas também por seu famoso e tradicional restaurante, o Terraço Itália. Situado na cobertura do empreendimento, permite vista de 360 graus da capital e oferece uma das cartas de vinho mais completas da cidade.
  • O Copan, projetado em 1951 por Oscar Niemeyer, tendo em vista os festejos do IV Centenário da cidade, é a maior estrutura em concreto armado do Brasil.
  • O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, repartidos em 32 andares e 120 mil m² de área construída. É dividido em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de 5 mil residentes e mais 70 estabelecimentos comerciais. Os Correios decidiram designar para o condomínio do edifício um CEP especial, 01066-900.
  • Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação ocupa uma área de 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Não houve inaguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos.
  • Recursos de interatividade e tecnologia para apresentar os conteúdos são os diferenciais de um dos museus mais frequentados do Brasil. O acervo é exposto de forma inovadora e inusitada. A visitação é feita de cima para baixo. No auditório do terceiro andar pode ser assistido um vídeo de dez minutos sobre o surgimento da língua portuguesa. Depois a pessoa passa para a Praça da Língua, onde um audiovisual, com textos projetados por toda a sala, ilustra a riqueza do idioma falado no Brasil.
  • Os elevadores do museu também compõem o espaço expositivo, pois tem vista panorâmica para a Árvore da Palavra, uma escultura de 16 metros criada pelo artista Rafic Farah, e ainda oferecem áudio que repete um mantra composto por Arnaldo Antunes.
  • Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895, o prédio que hoje abriga a Pinacoteca do Estado foi o primeiro museu de artes de São Paulo. Na época foi construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos da cidade e durou até 1921.
  • Difícil é imaginar que a região, em meados de 1782, era apenas uma grande floresta denominada Caaguaçu (“mato grande” em tupi) pelos índios. Era ali, atravessando o sítio do Capão, que a estrada da Real Grandeza cortava a vegetação grossa com uma pequena trilha.