Revert Klumb, fotógrafo alemão no Brasil - século XIX

  • 385 views
Uploaded on

Material produzido para os alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental para estudo sobre a vida e a obra do fotógrafo que retratou a estrada União-Indústria (Juiz de Fora).

Material produzido para os alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental para estudo sobre a vida e a obra do fotógrafo que retratou a estrada União-Indústria (Juiz de Fora).

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
385
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
4
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Revert HenryRevert Henry KlumbKlumbO fotógrafo da CasaO fotógrafo da CasaImperial do BrasilImperial do BrasilSéculo XIXSéculo XIX
  • 2. Um pouco de história...Um pouco de história...Alemão - 183? - s.l. ca.1886Alemão - 183? - s.l. ca.1886Além de retratar uma clientelaAlém de retratar uma clientelanobre, Klumb é conhecido pelasnobre, Klumb é conhecido pelaspaisagens e por registrar plantas,paisagens e por registrar plantas,aves e natureza-morta, temasaves e natureza-morta, temaspouco comuns na fotografiapouco comuns na fotografiaoitocentista.oitocentista.Oitocentista = qualquer aspecto da cultura do séc. XIX.Oitocentista = qualquer aspecto da cultura do séc. XIX.
  • 3. Considerado um dos mais importantesConsiderado um dos mais importantesfotógrafos paisagistas que atuaram nofotógrafos paisagistas que atuaram noBrasil no século XIX.Brasil no século XIX.Trabalhou em estúdio, produziu vistasTrabalhou em estúdio, produziu vistasurbanas do Rio de Janeiro, Petrópolisurbanas do Rio de Janeiro, Petrópolise da estrada União-Indústria. e da estrada União-Indústria. Registrou intensamente a flora local.Registrou intensamente a flora local.
  • 4. Avenida Rio Branco, 1872
  • 5. singularizam em relação àsingularizam em relação àfotografia oitocentistafotografia oitocentistabrasileira.brasileira.Por volta de 1860, elePor volta de 1860, eleretratou lavadeiras naretratou lavadeiras naFloresta da Tijuca eFloresta da Tijuca eregistrou uma procissãoregistrou uma procissãoem frente à capelaem frente à capelaimperial, o que demonstraimperial, o que demonstraseu interesse peloseu interesse pelocotidiano da cidade.cotidiano da cidade.Outros temas enfocados por Klumb oOutros temas enfocados por Klumb o
  • 6. Fotografou aves e plantas nosFotografou aves e plantas nosjardins da residência dajardins da residência daPrincesa Isabel (1846-1921).Princesa Isabel (1846-1921).Por encomenda do imperador Por encomenda do imperador também fotografou os interiorestambém fotografou os interioresdo Palácio de São Cristóvão.do Palácio de São Cristóvão.
  • 7. Em 1872Em 1872 - Petrópolis- PetrópolisRJ - Publicou o livroRJ - Publicou o livrocom fotografias decom fotografias desua autoria: sua autoria: ““Doze horas emDoze horas emdiligência, guia dodiligência, guia doviajante de Petrópolisviajante de Petrópolisa Juiz de Fora”.a Juiz de Fora”. 18701870
  • 8. Lançamento do livro Lançamento do livro Álbum daÁlbum daEstrada União e IndústriaEstrada União e Indústria com texto e com texto epesquisa de Pedro Vasquez, sobre opesquisa de Pedro Vasquez, sobre otrabalho de documentaçãotrabalho de documentaçãofotográfica realizado por Klumbfotográfica realizado por Klumbcontratado para acompanhar acontratado para acompanhar aconstrução da primeira rodoviaconstrução da primeira rodoviapavimentada do Brasil, a Petrópolis-pavimentada do Brasil, a Petrópolis-Juiz de Fora, Edição Quadratim.Juiz de Fora, Edição Quadratim.Aconteceu em 1998, em Juiz Fora:Aconteceu em 1998, em Juiz Fora:
  • 9. Estrada União Indústria
  • 10. União Indústria
  • 11. O que vamos apreciar?O que vamos apreciar?Nos dias 07 e 09 de maioNos dias 07 e 09 de maioiremos ao Espaço Culturaliremos ao Espaço CulturalCorreios visitar a exposição deCorreios visitar a exposição defotos com acervo que foifotos com acervo que foiregistrado por Klumb em 1861registrado por Klumb em 1861dada Estrada União Indústria atéEstrada União Indústria atéJuiz de Fora.Juiz de Fora.Evento produzido pelo Ministério da Cultura,Evento produzido pelo Ministério da Cultura,Correios e Museu Mariano Procópio.Correios e Museu Mariano Procópio.
  • 12. Colônia de Dom Pedro II
  • 13. Boa exposição!Boa exposição!
  • 14. Sala de InformáticaSala de InformáticaMaterial produzido para estudo sobreMaterial produzido para estudo sobrea vida e a obra do fotógrafo Klumb.a vida e a obra do fotógrafo Klumb.Informações e imagens extaídas da Web.Informações e imagens extaídas da Web.Podem ter direitos autorais.Podem ter direitos autorais.Imagens do folder de divulgação. Direitos reservados.Imagens do folder de divulgação. Direitos reservados.Créditos: Vera Moreira Lemos Nery da SilvaCréditos: Vera Moreira Lemos Nery da SilvaJuiz de Fora – Minas Gerais - Abril/2013Juiz de Fora – Minas Gerais - Abril/2013