Orientações para o impress
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Orientações para o impress

on

  • 1,190 views

Roteiro de atividade para a prática de criação de slides no Impress no cuso TIC na educação

Roteiro de atividade para a prática de criação de slides no Impress no cuso TIC na educação

Statistics

Views

Total Views
1,190
Views on SlideShare
1,190
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
20
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Orientações para o impress Orientações para o impress Document Transcript

  • Escola Municipal Fernão Dias Paes – Sala de InformáticaTIC na educação – Mediação: Vera Moreira Lemos Nery da Silva Aula do dia 05/06/2012 Orientações para o IMPRESS: A sua primeira missão é abrir o arquivo: Apresentação: Iniciar/Ferramentas de Produtividade/Impress: O BrOffice permite:
  • do documento ou o resumo de uma questão interessante. Você pode posicionar aPara saber mais sobre a apresentação eletrônica IMPRESS leia a partir da caixa de texto empágina 82 da apostila completa BrOffice. qualquer lugar do Boa leitura! Vamos criarUse a apresentação nova (vazia)? documento. uma guia Ferramentas Basta de Caixa de Texto Criar para abrir a seguinte janela: clicar na lacuna para alterar a formatação da caixa de texto da citação.]Apresentação eletrônica é um produto todo trabalhado e modelado com o usode um SOFTWARE.No BROffice (Linux) você vai utilizar o Impress e no Office (Windows) oPowerPoint para criar os slides organizados em uma fila. Cada slide éapresentado após o outro, do primeiro até o último. Assim, devem ficarordenados de maneira correta para que apresentação seja bem sucedida.É possível utilizar imagens, gráficos, vídeos, áudios, links e outros recursospara que a apresentação se torne mais atraente para o público-alvo.
  • Ao criar uma apresentação é importante preocupar com o leitor. Por isso, aocriar os slides devem estar atento (a):  Pouco texto em cada slide;  Tamanho e cor da fonte que facilita a leitura;  Imagens que possam enriquecer o texto e complementar a compreensão do texto de maneira criteriosa;  Quantidade de slides suficientes ao conteúdo com bom senso e equilíbrio para não ficar cansativo;  Explorar as possibilidades de design para torná-lo atraente ao expectador, tais como: plano de fundo; transição e animação do slide;  Inserir as referências utilizadas;  Valorizar o trabalho e a autoria inserindo os créditos; local e data; outras informações pertinentes como: Instituição e/ou finalidade do trabalho. Comandos da área de trabalho1. Barra de títulos: apresenta o nome do aplicativo e os botões restaurar,maximizar e fechar;2. Barra de Menus: apresenta a lista de menus de comandos, formatação econfiguração;3. Barras de ferramentas: apresenta os botões para acessar os comandosbásicos do OpenOffice: abrir, salvar, imprimir, formatação de texto etc;4. Barras de rolagem: são usadas para mover e visualizar trechos daapresentação;5. Barra de estado (status): mostra o número da página, zoom e tipo de texto;6. Barra de controle de slides: possibilita o controle das páginas (próxima,anterior) da apresentação;7. Botões de controle: Apresenta os botões de controle dos principais modosde exibição dos slides (tópicos, slide, apresentação).8. Barra de Desenhos: Apresenta diversas ferramentas que podem serinseridas no texto e no slide conforme a necessidade.Barra de ferramentasEssa opção possibilita a configuração da área de trabalho, onde o usuário podeescolher as barras de ferramentas que estarão visíveis e serão úteis para aconstrução de sua apresentação.Para isso, siga os seguintes passos:  Na barra de Menu, clique em Exibir;  Posicione o cursor sobre o submenu barra de ferramentas. Aparecerão diversas opções de barras.Exibição de trabalhoEsse item permite a visualização da apresentação sob diversas formas. Esserecurso também está disponível na barra de botões de controle. Para acessar orecurso, na barra de menu, clique em Exibir. Aparecerão as seguintes opções:
  • • Normal: permite a visualização de uma lista de slides ao lado de cada slide; • Estrutura de tópicos: permite a visualização de todos os títulos dos slides de sua apresentação, mostrando o conteúdo de cada título selecionado. No modo tópicos você pode reestruturar sua apresentação, alterando a ordem de exibição dos slides; • Classificador de slides: visualização que permite a exibição na área de trabalho de todos os slides em tamanho reduzido; • Exibição de notas: nesse modo, você pode incluir comentários sobre sua apresentação, que não serão mostrados quando esta for exibida; • Exibição de folhetos: permite a redução de vários slides de sua apresentação, organizando-os e imprimindo-os em uma única página.Slide MestreO Impress, assim como semelhantes programas no mercado, trabalha com umrecurso chamado SLIDE Mestre (Exibição principal), que funciona como umpadrão para todos os SLIDES da apresentação.Podemos acessá-lo através do Menu Exibir > Principal > Slide Mestre.Quando alteramos o SLIDE Mestre, o Impress automaticamente assume olayout desejado para todos os SLIDES da apresentação. É como um modelopara o programa, que irá segui-lo em todos os SLIDES até o final daapresentação. Se colocarmos, portanto, uma imagem como fundo de telatodos os SLIDES da apresentação que o usuário definir como “em branco”,será criado com aquela imagem como fundo, e assim também é com o tipo,tamanho e cor da fonte.Botões que vamos usar com freqüência: Slides Apresentação de Slides Para inserir novo slide Para visualizar o slide em tela cheia. É o mesmo que apertar F5. Inserir Hyperlink Inserir Caixa texto Barra de Ferramentas Barra de DesenhosBarra de desenhos: Inserir imagem Abrir e fechar a De um arquivo Galeria
  • Roteiro para a atividade com apresentação eletrônica - IMPRESS –Para abrir a sua apresentação eletrônica clicar em Iniciar/Ferramentas deProdutividade/Impress:Lembre de Salvar! Arquivo/salvar como/procurar a sua pasta deatividades/abrir/Nome do arquivo: Atividade slide_Seu nome/salvar. Observe aextensão do arquivo: odp. Dica importante: sempre que modificar odocumento clicar em salvar ou Ctrl S.Atenção! Se você quiser salvar qualquer documento no LINUX para abrir comos aplicativos do Windows basta indicar o tipo de arquivo Microsoft PowerPoint97/2000/XP(.ppt)/Salvar. Veja:Praticando... 1- Clique em slide para iniciar com um slide branco. Você terá alguns minutos para explorar as possibilidades que acabamos de conhecer inserido o que desejar. 2- Agora você vai criar a sua apresentação utilizando o texto ou poesia que trouxe como dever de casa para aplicar o que aprendeu. Ou realizar a sugestão abaixo utilizando a letra da música: O Sol – Jota Quest. Bom trabalho! CRIANDO APRESENTAÇÃO1º SLIDE:Escolher o segundo da 1ª linha na coluna Layout → Slide de títuloDê um clique na área que está escrito: clique para adicionar um Título
  • Digitar o título: O SOLDê um clique na segunda área que está escrito: clique para adicionar textoDigite: Jota Quest e logo abaixo digite:Composição: Antônio Júlio NastáciaPara formatação do texto use a criatividade para escolher: Cor e tipo de fonte. Selecionar! Veja mais a frente no tópico: PERSONALIZANDO O TEXTODê um clique em qualquer local da área branca para desmarcar o texto;Visualizar a apresentação clicando em: Apresentação de slides→Apresentação de slides → ou F5 ou o ícone na Barra de Ferramentas.Pressione ESC (no teclado) → para retornar OPCIONAL: INSERINDO OUTROS TEXTOS NO SLIDENo Menu Inserir/Data e hora/na aba Slide: Opção → Data e hora → Marcar aopção → Variável → Escolher uma opção de hora → Opção Rodapé: Marcar:Rodapé e digitar o texto desejado ou digitar seu nome → Opção → Número deslide: se estiver marcar/selecionada (irá inserir o número de slides seguindo aordem crescente). Opção →Não mostrar no primeiro slide: (as informações decabeçalho e rodapé ficaram ocultas no slide). Marcar → Aplicar.Atenção! Se você desejar Aplicar (as informações serão inseridas somenteem um slide) ou Aplicar a Todos (as informações serão inseridas em todos osslides automaticamente). Veja também as opções na aba Notas e folhetos:
  • 2º SLIDEINSERIR → SLIDE (Escolher o 1º modelo da 1ª linha na coluna Layout →Slide Vazio) selecionar/clicar no ícone SlideClicar na Caixa de Texto na parte inferior: Barras de Desenho: ícone T (sea barra não aparecer clique em: Exibir → Barras de ferramentas →Desenho). Posicione a seta do mouse sobre slide e segure pressionado obotão esquerdo do mouse arraste o mouse para fazer a caixa de texto.Digitar:Ei, dor! (Enter) Eu não te escuto mais (Enter) Você não me leva a nada (Enter) Ei,medo! (Enter) Eu não te escuto mais (Enter) Você não me leva a nada... (Enter)Clicar fora da Caixa Texto para desmarcar. Salvar!3º SLIDEINSERIR → SLIDE (Escolher novamente um slide vazio) e inserir a Caixade Texto para digitar:E se quiser saber (Enter) Pra onde eu vou (Enter) Pra onde tenha Sol (Enter) É pralá que eu vou... (Enter)Clicar fora da Caixa Texto para desmarcar. Salvar!4º SLIDERepetir o slide anteriorInserir → Duplicar slide (repetir o mesmo slide = copiar e colar slide)
  • 5º SLIDEINSERIR → SLIDE (Escolher novamente um slide vazio) e inserir a Caixade Texto para digitar:Ei, dor! (Enter) Eu não te escuto mais (Enter)Você não me leva a nada (Enter) Ei,medo! (Enter) Eu não te escuto mais (Enter) Você não me leva a nada...6º SLIDEEscolher o 1º modelo da 2ª linha na coluna Layout → Slide Título, texto.Cliqcar na área para adicionar uma estrutura de tópicos. Digitar:E se quiser saber (Enter)Pra onde eu vou (Enter)Pra onde tenha Sol (Enter)É pra lá que eu vou (Enter)É pra lá que eu vou... (Enter)Fazer o mesmo no lado direito do slide, ou seja, selecionar o texto e alinharà direita. Escolher a melhor opção. Salvar! DESLOCAMENTO ENTRE OS SLIDESQuando estamos no modo de slides (Normal) podemos nos deslocar entre elesutilizando as teclas do teclado: PageUp e PageDown (Dn)Tecle PageUp → voltamos para o slide anteriorTecle Page Down → observe que avançamos para o slide seguinteObservar que no canto esquerdo do slide é mostrada a ordem do slide, assimcomo, no canto direito logo abaixo de cada slide também. PERSONALIZANDO O TEXTOClicar sobre o texto para voltar a Caixa de texto. Selecionar o texto. Escolher otamanho, tipo de fonte na Barra de tarefas.B – NegritoI – ItálicoU – SublinhadoS - Sombra
  • Ou Formatar → Caractere → (explorar as opções) OK! COR DE TEXTOClicar sobre o texto (aparece a caixa de texto) → selecione o texto usando omouse ou pressione junto Ctrl + A → (selecionar tudo)Escolher uma cor no Ícone Cor de texto ou em Formatar → Caractere →Efeitos de fonte → OK! PERSONALIZANDO O SEGUNDO PLANO (FUNDO DO SLIDE)Podemos alterar a COR e aplicar alguns efeitos no fundo do slide:Voltar ao primeiro slide da apresentação → clique no Menu: Formatar →Página → Plano de fundo → Preenchimento → Cor → Escolha uma cor → OK!Salvar!Atenção! Neste caso de exercício para poder testar as demais possibilidadesde plano de fundo deverá responder não em todas as situações quando oprograma perguntar se deseja aplicar a todos os slides.  Responder SIM implica em aplicar a todos os slides. APLICANDO GRADIENTE COMO SEGUNDO PLANOSegundo Slide:Clique no Menu: Formatar → Página → Plano de fundo → Preenchimento →Gradiente → Escolha uma opção de cor → OK ! Não NÃO APLICANDO PREENCHIMENTO COMO SEGUNDO PLANOTerceiro Slide:Clique no Menu: Formatar → Página → Plano de fundo → Preenchimento →Preenchimento → Escolha uma opção → Marque a opção → Cor de plano defundo → Escolha uma cor → OK → Não INSERINDO FIGURA COMO SEGUNDO PLANOQuarto Slide: (Para inserir uma imagem você deverá ter as figuras salvas emsua pasta).Clicar no Menu: Formatar → Área → Bitmaps → Importar → buscar na pastadas imagens /home/aluno/xxxxxx/imagens → clicar na figura → Abrir → OK →OK!Nesta opção você vai apenas acrescentar a imagem escolhida na relaçãoBitmaps. O próximo passo será inserir a figura no plano de fundo. Veja:
  • Clique novamente em: Formatar → Página → Plano de fundo →Preenchimento → escolher → Bitmap → Clicar na figura → Tamanho: marcaroriginal → Posição: marcar centro → Marcar: Auto ajustar → OK! Não FIGURA DE SEGUNDO PLANO DUPLICADAPróximo slide:Clicar Formatar → Área → Bitmaps → Importar → buscar na pasta dasimagens/home/aluno/xxxxxx/imagens → clicar na figura → Abrir → OK → OK!Clicar novamente em: Formatar → Página → Plano de fundo →Preenchimento → escolher → Bitmap → Clicar na figura → Tamanho: marcaroriginal → Posição: marcar o centro → Marcar: Lado a lado → Deslocamento→ Escolher Linha ou Coluna → 30% → OK! Não INSERIR FIGURA / GIF NOS SLIDESColocar um a cor de plano de fundo/ou figura.Clicar em: Inserir →Figura → Do arquivo → encontre a pasta das figuras →Clicar na figura → Abrir. Salvar! (ou clicar no ícone na barra de desenho)Observação: Gif é uma extensão de imagem com movimento. Só funciona naapresentação de slides.Você também pode inserir uma animação personalizada em cada imagem.Selecionar a imagem no slide. Lado direito do mouse, escolher a opçãoAnimação personalizada/adicionar/explorar demais opções.Importante: Sempre escolher a opção Após o anterior no tópico Efeito/Iniciar.
  • Exemplo: ANIMANDO A APRESENTACÃOVoltar ao 1º Slide:Selecionar o texto → Clicar Menu: Apresentação de slides – Animaçãopersonalizada → (na coluna Tarefas/tópico Animação personalizada)Adicionar → Entrada → Velocidade (escolher uma opção) Ênfase →escolher uma opção → Caminhos de movimento (escolher uma opção) →OK!→ (na coluna Tarefas/tópico Efeito): Iniciar → Após o anterior →velocidade → escolher uma opção. Pronto! Salvar!Basta visualizar a apresentação. Aperte F5 e ESC para sair daapresentação. Sugestões de Atividades usando o Impress para praticar: 1. Criar uma apresentação de slides usando os recursos educacionais de alfabetização com imagens e caixas de texto. Ex: produções de texto, histórias em quadrinhos, ligar etc. 2. Usar o TuxPaint criar uma atividade de versos ou adivinhas, deixando espaços para serem completados pelo leitor. 3. Dar Print Screen (capturar a tela), colar e recortar no KolourPaint. Salvar/Inserir no Impress para realizar a atividade utilizando as retas e linhas. 4. Usar o recurso do Hiperlink no mesmo documento e criar uma atividade matemática com respostas certas e/ou erradas. Juiz de Fora, junho 2012.