Your SlideShare is downloading. ×
Projeto Interdisciplinar Alfabetização
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Projeto Interdisciplinar Alfabetização

4,816
views

Published on

Projeto Interdisciplinar Alfabetização

Projeto Interdisciplinar Alfabetização

Published in: Education

2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Gostei muito meninas.
    Só nós sabemos as dificuldades do ensino a distância e ainda elaborar projeto sem grupo.
    Acho esse um grande diferencial do nosso curso. Uma acaba sempre ajudando a outra. Assim não nos sentimos tão sós nessa caminhada.
    Parabéns!!!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Gostei do projeto de vocês, está bem dinâmico, porém como não sou da área, tive dificuldade de diferenciar (pela maneira de como foi contextualizado o projeto), logo na primeira leitura, a visão de educação infantil e a visão da classe de alfabetização.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
4,816
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Projeto Interdisciplinar 4º período Alfabetização Aline Ferreira Roberta Salgado Vania Castro
  • 2. Este projeto tem a finalidade de apresentar as considerações finais de um trabalho de campo (entrevistas) realizado por cada componente do grupo IAVM. Portanto, segue as nossas considerações e conclusões sobre o tema “ a construção dos conhecimentos lingüísticos n o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Infantil e nas Classes de Alfabetização. ”
  • 3. Foi possível perceber que a aprendizagem inicial da leitura e da escrita – a alfabetização – e o letramento – devem ocorrer simultaneamente e desde os primeiros contatos com a educação (Educação Infantil). "A perspectiva de alfabetização-e-letramento desde a educação infantil pressupõe a garantia de acesso à diversidade de textos e de situações comunicativas de uso da linguagem, bem como a possibilidade de refletir diariamente sobre as características e o funcionamento da escrita". (Soligo)
  • 4. Sendo assim, é possível afirmar este é um ponto convergente entre ambos. Tanto quanto o ensino da Língua Portuguesa não só passa como também é praticada à modo a seguir a norma culta.
  • 5.   A linguagem oral é estimulada o tempo todo, o dia inteiro...não somente a produção oral ou a escrita, como também as capacidades auditivas a atentivas da criança. Esta estimulação se dá através de estórias, músicas, danças, perguntas, jogos, vídeos, entrevistas, etc. Para que a produção escrita aconteça, antes é preciso que haja uma boa produção oral.
  • 6. Grafismo – se dá na medida em que a criança compreende os fonemas que compõem simples palavras. O grafismo é trabalhado desde o início do ano, principalmente o traçado das letras , para que as crianças possam evoluir para a escrita cursiva. É respeitado o ritmo de produção de cada criança, desde a escrita de palavras pequenas até a produção de simples textos, o que ocorre no final do alfabetização.
  • 7. Expressão plástica – está se dá o tempo todo, o ano inteiro, pois acredita-se ser necessário fazer a criança passar por diversas experiências sensoriais antes que esta seja apresentada a um aprendizado mais formal. Cortar, rasgar, amassar, pintar, alinhavar, colar ,... são propostas que estimulam a coordenação motora fina das crianças e, consequentemente, as deixam mais preparadas para a produção escrita (ajudando na preensão do lápis e na adequação do tônus muscular).
  • 8. Expressão corporal e sonora – as crianças são estimuladas a utilizarem movimentos corporais em diferentes partes do dia, não somente em música e educação física. Sabe-se que o nível atentivo delas melhora quando a atividade fica dividida em partes, e entre essas partes realizamos algumas atividades que necessitem a troca de lugares ou a escolha de cartões espalhados pela sala. As letras do alfabeto também são acompanhadas de gestos, os quais são escolhidos pela turma. Isso ajuda na retenção do conhecimento, pois alguns alunos preferem estratégias mais visuais, outros mais sonoras e outros mais quinestéticas.  
  • 9. A noção de sustentabilidade é trabalhada o tempo inteiro na sala de aula, desde o momento do lanche,, na escolha do alimento que prefere comer ou provar, higiene, até no desenvolvimento de projetos .  
  • 10. Em um dos colégios há um projeto: “Recicle, Reuse, Reduza”. Fala sobre a diferença de brinquedos de hoje e de antigamente, de ricos e de pobres e constroem brinquedos com sucata. Reutilizam folhas de papel em ditados ou na construção de textos ou banco de palavras. Também orientam sobre o uso da água. Desde o simples fato de beber a água até ao lavar as mãos, quando as crianças vêm do pátio ou querem beber água (incentivam o uso de canecas ao invés de copos descartáveis).