Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
White Paper  - Como criar um plano de email marketing?
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

White Paper - Como criar um plano de email marketing?

  • 512 views
Published

Quer fazer uma campanha de email Marketing mas não sabe por onde começar? …

Quer fazer uma campanha de email Marketing mas não sabe por onde começar?
Analisa e pensa... será necessário um plano de acção? Mas isto poderá ser complicado e consumir muito do meu tempo...
Nós vamos ajudá-lo! Veja o guia que preparamos para si!

Published in Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
512
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
9
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. White Paper Como criar um plano de email marketing? Dezembro de 2011 www.netopolis.pt ÍNDICE
  • 2. White Paper - Como criar um plano de email marketing www.netopolis.pt 2 Índice 1. Introdução ............................................................................. 3 2. email marketing...................................................................... 3 3. Plano de email marketing ......................................................... 3 1ª Etapa: Defina o seu público-alvo ........................................ 4 2ª Etapa: Defina o objectivo da campanha ............................... 4 3ª Etapa: Defina as suas metas .............................................. 6 4ª Etapa: Determine a frequência de envio .............................. 7 5ª Etapa: criar um cronograma / calendário de trabalho ........... 8 4. Conclusão: ............................................................................. 9
  • 3. White Paper - Como criar um plano de email marketing www.netopolis.pt 3 Como criar um plano de email marketing? 1. Introdução Quer fazer uma campanha de email Marketing mas não sabe por onde começar? Analisa e pensa... será necessário um plano de acção? Mas isto poderá ser complicado e consumir muito do meu tempo... Nós vamos ajudá-lo! Veja o guia que preparamos para si! 2. email marketing O email marketing é uma poderosa ferramenta para promover ou divulgar uma organização, serviço ou produto pois facilmente podemos chegar a milhares ou milhões de caixas de correio. Mas devido a esta facilidade, têm-se abusado muito desta tecnologia sendo cada mais difícil vencer obstáculos como o spam, múltiplas caixas de correios e a atenção do contacto alvo. A utilização de boas práticas (marketing de permissão) e novas tecnologias permitem aumentar exponencialmente a qualidade da “entrega” do email (mensagem), bem como saber informação pormenorizada sobre o seu sucesso. 3. Plano de email marketing Um plano de email marketing é fácil de estruturar: é feito por etapas. Apresentamos de seguida as etapas importantes para o preparar a sua campanha:
  • 4. White Paper - Como criar um plano de email marketing www.netopolis.pt 4 1ª Etapa: Defina o seu público-alvo Antes de começar a estruturar as suas campanhas de e-mail marketing provavelmente vai querer definir o seu alvo. Assim vai ser mais fácil decidir o que lhes quer dizer. Como definir as listas de distribuição para as suas campanhas? Clientes? Potenciais clientes? Segmentos de mercado? Sócios? Membros? Depois de definir as suas listas, poderá ainda definir interesses pessoais ou profissionais dos seus clientes e potenciais clientes, com “palavras-chave” que irão ajudá-lo a direccionar melhor as suas campanhas e tornar o conteúdo mais relevante. Assim irá garantir o sucesso das suas campanhas de email marketing. 2ª Etapa: Defina o objectivo da campanha Agora que definiu as listas, é hora de traçar o objectivo da sua campanha. Porquê enviar esta comunicação a esta lista? Responda às seguintes questões: 1. O que os clientes ou potenciais clientes pretendem ouvir de mim? 2. Que informações úteis posso fornecer? 3. O que quero realizar com a minha campanha? Com o objectivo definido será mais fácil preparar o conteúdo da sua campanha. Quando não tem certeza se deve incluir algo no seu email, lembre-se sempre do objectivo principal da sua campanha e o público definido. O conteúdo é a parte mais importante da sua campanha.
  • 5. White Paper - Como criar um plano de email marketing www.netopolis.pt 5 Apresentamos algumas dicas relacionadas com o conteúdo: o Dar aos seus leitores um tratamento VIP As pessoas que subscrevem a sua lista de email marketing, à partida estão interessadas na sua empresa e nos seus produtos e pediram-lhe para ter acesso aos seus conteúdos directamente com a sua subscrição. Ou seja, são clientes seguidores das suas informações! Deixe-os ser os primeiros a saber sobre qualquer notícia importante da sua empresa (novos produtos, ofertas, oportunidades, etc...). Deve dar-lhes acesso a benefícios especiais, como seus seguidores! Talvez até mesmo, dar-lhes uma visão especial da sua empresa para que eles sintam conhecer a organização a um nível pessoal. o Torne a sua informação útil Pense para si... Como decide se lê os emails ou se os apaga imediatamente quando os recebe. O seu cliente ou potencial cliente faz o mesmo. Irá apagar de imediato um email que não o irá beneficiar de forma alguma. Certifique-se que o seu conteúdo irá trazer benefícios aos seus subscritores. Alguns exemplos que deve incluir na sua newsletter e campanhas:  Informação sobre a empresa e funcionários;  Novidades sobre os produtos;  Dicas e truques úteis;  Análises de mercado;  Ofertas e descontos;  Etc. o Mantenha o conteúdo curto As maiorias das pessoas são bombardeadas com toneladas de emails por dia. Mantenha as informações curtas e fáceis de ler.
  • 6. White Paper - Como criar um plano de email marketing www.netopolis.pt 6 Se tiver de incluir uma entrevista, um história ou um artigo mais longo, deve apenas descrever um breve parágrafo ou resumo da notícia e fornecer um link com a informação completa para o seu site. Assim dará o direito aos seus leitores de decidir se querem ler o artigo ou ignorar rapidamente o resto da informação. o Mostrar alguma personalidade Ninguém quer ler uma notícia seca e chata sem personalidade. O formato de newsletter é menos formal do que um artigo ou folheto. Tente escrever de uma maneira que sinta que está a falar com os seus clientes. “ Find your Voice”! 3ª Etapa: Defina as suas metas A definição de algumas metas é uma parte importante de um plano de marketing. Deverá ter uma forma de avaliar se os seus esforços de marketing são bem sucedidos ou não. As metas podem variar entre: - Aumentar o nº de assinantes e concentrar-se apenas em aumentar as taxas de click; Ou então, - Definir as suas metas em torno do aumento das vendas. Provavelmente não irá ver resultados espectaculares de imediato. Primeiro precisa desenvolver uma base de seguidores fiéis e obter mais e mais subscritores na sua lista. Só depois, irá ver que os benefícios começam a aparecer. Para construir a fidelização com os seus clientes, deverá produzir uma newsletter / comunicação de qualidade. O que espera da sua campanha de email marketing?
  • 7. White Paper - Como criar um plano de email marketing www.netopolis.pt 7 Anote três coisas: 1. Qual o seu objectivo? 2. Como vai atingir o seu objectivo? 3. Como vai medir o seu objectivo? 4ª Etapa: Determine a frequência de envio Analise o seu calendário pessoal e empresarial de modo a determinar a frequência de envio das suas comunicações. Recomendamos que envie, pelo menos, uma comunicação mensalmente mas não sinta a necessidade de se comprometer com isto imediatamente. Sinta-se livre para ignorar um mês, se não tem nada de verdadeiramente útil para dizer. Provavelmente não quer ficar sem comunicar com os seus clientes mais que 2 meses, pois eles podem esquecer-se da sua subscrição e poderão denunciá-lo como um “spammer”. Ou então, se enviar informação com muita frequência, os seus subscritores vão sentir-se sobrecarregados de emails e poderão cancelar a sua subscrição, ou acusá-lo de Spam. Dentro destas linhas orientadoras, pode definir um guia no seu calendário de frequência de envio das campanhas: Por exemplo: o Se tem informações do seu fabricante sobre campanhas promocionais ou descontos de produtos todas as semanas, deverá então preparar uma campanha semanal para os seus clientes. o Se fizer um email geral, como uma newsletter informativa que divulga notícias e eventos especiais, deverá fazê-lo mensalmente. o Se está a apresentar novos produtos, que o fabricante divulga a cada duas semanas, os seus leitores vão querer saber de imediato, assim deverá enviar as comunicações quinzenalmente.
  • 8. White Paper - Como criar um plano de email marketing www.netopolis.pt 8 5ª Etapa: criar um cronograma / calendário de trabalho Após o esforço para tornar as suas comunicações de email marketing inteligentes e eficazes, aproveite para criar um calendário, com tempos estimados para cada etapa de cada campanha. Assim irá ter a certeza que envia a sua comunicação a tempo e a horas. No seu cronograma as etapas podem variar, dependendo do seu mercado, tipo de conteúdo e tempos de envio. Mas aqui está um exemplo de passos que pode incluir no cronograma: Dia 1: Faça o briefing da sua campanha - Defina objectivos, target, data de início e fim, etc... Dia 2: Temas definidos - Prepare o conteúdo dos temas, - Escolha as fotos que vai usar; - Prepare os links direccionados para o seu site. Dia 3: Campanha - Desenhe a campanha; - Envie testes; - Actualize o site e as suas redes sociais. Dia 4: Envie sua campanha Dia 5: Analise os resultados 1. Número de emails abertos (open rate), clicados (click rate), 2. Quais os botões mais clicados, 3. Quantos emails vieram devolvidos, etc. Dia 6: Faça o relatório
  • 9. White Paper - Como criar um plano de email marketing www.netopolis.pt 9 Nota importante: Analise o calendário e prepare o envio das suas campanhas. Por exemplo: se enviar uma comunicação na véspera de um feriado poderá correr o risco de não ter o mesmo sucesso com a campanha. 4. Conclusão: Agora Já tem o guia para começar a desenhar as suas campanhas de email marketing com sucesso! Esperamos que esta informação o ajude em todo o processo! Precisa de mais ajuda? Utilize os nossos serviços de email marketing! Contactos: Seu contacto: Vanda Souto Email: vanda.souto@netopolis.pt Morada: Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1, 8ºC 1600-198 Lisboa Telefone: 217 828 100 Fax: 217 828 109