Your SlideShare is downloading. ×
http://unebibotirama.blogspot.com
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

http://unebibotirama.blogspot.com

337

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
337
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. UNEB-UAB LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
  • 2. RELATÓRIO: PESQUISA DE CAMPO (ESTUDO DE SOLO) MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO IBOTIRAMA
  • 3. COMPONENTES
    • ABISAEL BASTOS SOUZA
    • APARECIDA DE SOUZA PEREIRA
    • EVACY PORTELA DOS SANTOS
    • ESMERALDO DE ARAÚJO SANTOS
    • RONILSON OLIVEIRA
    • ROSELY PEREIRA DA SILVA
  • 4. Justificativa   A pesquisa foi realizada a partir da solicitação do Docente Edvaldo Hilário dos Santos , Disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia , da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com fim específico de realizarmos uma coleta de amostras de solo em barranco de estrada ou corte de terra de terraplanagem de terreno próximo ao prédio onde funciona o Pólo UAB e realização de teste experimental para estudo e identificação do perfil do solo da Cidade de Ibotirama.
  • 5. Introdução e Objetivo Esta pesquisa de Campo se propõe a coletar amostras de solo, analisar , observar e a partir desta observação relatar o perfil de solo existente no Município de Ibotirama, tendo como ponto de partida, textos, vídeos e orientações apresentadas no ambiente virtual e pelo tutor presencial Sílas Sebastião do pólo UAB, da turma de Geografia. A Área visitada foi às margens do Rio São Francisco, próximo ao pólo UAB. Mediante essa pesquisa, observamos que na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.
  • 6. A variação dos solos depende da posição em que estão em uma determinada paisagem, bem como o conteúdo de sua matéria orgânica, mineralogia dentre outros fatores. Por isso, quanto mais escura é a cor do solo, significa que há maior quantidade de matéria orgânica nele e, isto pode indicar a fertilidade deste. A textura dos solos também está relacionada com as partículas que os compõe. Já a consistência está relacionada com a influência que as forças de coesão e adesão exercem sobre as partes que constituem o solo, variando ainda, conforme a umidade do mesmo.  
  • 7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS   1. Localizar e conhecer a área a ser pesquisada; 2. Observar e coletar amostras; 3. Realizar experimentos; 4. Identificar e comparar os tipos de solo; 5. Identificar as características de cada solo; 6. Obter resultados das amostras coletadas; 7. Confeccionar relatório da Pesquisa de Campo;
  • 8.   MATERIAL E MÉTODOS Inicialmente foram usados na coleta de amostras os seguintes equipamentos: faca, cavador, sacolas plásticas, garrafa pet, câmera digital, cujos materiais foram indispensáveis à referida coleta. O método utilizado foi experimental com visita in loco , coleta de material, realização da experiência solicitada, culminando em relatório.
  • 9. Resultado da Experiência Uma pequena parte da amostra do solo foi misturada em água e em seguida chacoalhada dentro da garrafa pet, deixada em repouso por 24h. O resultado obtido foi a mudança generalizada visível da coloração das amostras, ficando esta mais escura; da mesma forma a textura deixou de ser dura, consistente. Possivelmente a água influenciou na mudança da cor e na consistência do solo; Ocorreu também a sedimentação de algumas partículas no recipiente, sem outra mudança registrada, sequer observada. Contudo, podemos observar variedades de solos, os quais, por dedução, são os seguintes:
  • 10. Solo Arenoso Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.   Solo Calcário É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.    
  • 11.  
  • 12. 6- Considerações Finais   A partir do exposto, pode-se conferir a importância da pesquisa de campo no ensino de geografia, onde os discentes têm em campo a oportunidade de associar os conceitos teóricos aos práticos e de aprimorar as suas habilidades e conhecimentos. Com isso, o trabalho de campo é um dos principais meios no qual se aprende a observar, analisar e refletir sobre o infindável acervo que esta modalidade pode nos oferecer quando objeto de estudo.
  • 13.   Referências Bibliográficas   http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/mnm/_solos.texto.pdf http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo8.php http://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1540/horizontes-do-solo      
  • 14. ANEXOS

×