www.TutoresNaWebCom.Br - Geografia – Clima

338 views

Published on

Geografia - VideoAulas Sobre Clima - Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.TutoresNaWebCom.Br

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
338
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

www.TutoresNaWebCom.Br - Geografia – Clima

  1. 1. Nesta aula você saberá: Identificaros fatores responsáveis pela variação climática. Reconhecer e classificar os tipos de climas existentes no território brasileiro. Entender o porque da diversidade climática dentro de um único país.
  2. 2. Para você entender esta aula você precisa saber: Localização do território brasileiro no espaço geográfico. A latitude e longitude.O eixo da Terra e as Zonas climáticas.
  3. 3. O que você sabe sobreos climas que existem no Brasil ?
  4. 4. Diversidade das paisagens Devido as suas grandes dimensões, oterritório brasileiro apresenta grandediversidade de paisagens naturais, e emcada uma predomina um tipo de clima.Assim, o Brasil possui paisagens naturaistípicas de climas quentes e chuvosos,outras típicas de regiões com invernosbem frios e outras ainda que são comunsapenas em áreas quase desérticas. A diversidade de paisagens naturaisreflete a variação climática.
  5. 5. Resumindo As grandes dimensões, do territóriobrasileiro possui uma diversidade depaisagens típicas, de climas quentes echuvosos, outras com invernos frios eáreas quase desérticas. A diversidade de paisagens naturaisreflete a variação climática.
  6. 6. FATORES ESTÁTICOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA LATITUDE é oprincipal fator quedeterminao clima. Isso significaque o clima de  ALTITUDE é umaqualquer característica do relevo,local varia conforme a é outro fator decisivodistância entre esse para a formação dolocal e a linha do clima. Quanto maior aEquador. altitude de uma localidade, menor a temperatura do ar.
  7. 7.  O DISTANCIAMENTO DO MAR astemperaturas registradas num continente sediferenciam conforme o distanciamento domar. Ou seja, se um lugar está maispróximo do mar, a temperatura e a umidadesão diferentes daquelas predominantesnuma região mais distante do litoral.
  8. 8. Latitude Estático Altitude s Distanciament Fatore o do mar sClima
  9. 9. FATORES DINÂMICOS QUE INFLUENCIAM O CLIMAMASSAS DE AR são grandes porções de ar queadquirem características das áreas onde se originam.MARITIMIDADE E CONTINENTALIDADE oscontinentes (terras) se aquecem mais rapidamente doque os oceanos(águas), mas as águas conservam ocalor por mais tempo. Por isso, as áreas distantes dooceano têm variação de temperatura maior (fenômenoda continentalidade) do que as áreas próximas dosoceanos (fenômeno da maritimidade).
  10. 10. Latitude Estático Altitude s Distanciament o do mar Fatore s Massas de ar Dinâmico Maritimidad s eClim Continentalidada e
  11. 11. TEMPO X CLIMATEMPO é o estado momentâneo em queencontra os elementos do clima como atemperatura, a pressão atmosférica, aumidade , o vento e a chuva.CLIMA é definido pelo registro eclassificação dessas sucessivas condiçõesde tempo ao longo dos anos.
  12. 12. AGORA TENTE FAZER SOZINHO:1- Leia o texto e responda: “Neste domingo, as áreas de instabilidade provocadas pela umidade do ar e por uma área de baixa pressão [...] deixarão o dia nublado com pancadas de chuva [...]” O texto acima se refere ao clima ou a previsão do tempo? Como você sabe?
  13. 13. RESOLUÇÃO1- Leia o texto e responda:“Neste domingo, as áreas de instabilidade provocadas pela umidade do ar e por uma área de baixa pressão [...] deixarão o dia nublado com pancadas de chuva [...]” O texto acima se refere ao clima ou a previsão do tempo? Como você sabe?R: Refere-se à previsão do tempo. Termos utilizados no texto, como “neste domingo” ou “deixarão o dia nublado com pancadas de chuva”, indicam uma situação momentânea das condições atmosféricas, portanto, refere-se ao
  14. 14. TIPOS DECLIMA DO BRASIL
  15. 15. EQUATORIALEQUATORIAL predominana Amazônia e secaracteriza portemperaturas muitoelevadas. Registraamplitude térmica diária eanual pequena, isto é, atemperatura varia muitopouco ao longo do dia e doano.
  16. 16. EQUATORIAL
  17. 17. Latitude Estático Altitude s Distanciament o do mar Fatore s Massas de ar Dinâmico Maritimidad s eClim Continentalidada e Equatori al Tipos
  18. 18. TROPICALTROPICAL abrange quase queintegralmente as regiões Centro-Oeste,Nordeste e Sudeste. Apesar de também registrartemperaturas elevadas, o clima tropical ébem diferente do equatorial, pois tem duasestações bem marcadas: inverno ameno eseco; e verão, quente e chuvoso.
  19. 19. TROPICAL
  20. 20. Latitude Estático Altitude s Distanciament o do mar Fatore s Massas de ar Dinâmico Maritimidad s eClim Continentalidada e Equatori al Tropic al Tipos
  21. 21. SEMI-ÁRIDOSEMI-ÁRIDO o clima semi-árido brasileirose estende por uma área que abrange todoo sertão nordestino, a maior parte de oitoestados da região nordeste. As principais características desseclima são temperaturas médias elevadas echuvas escassas e irregulares.
  22. 22. SEMI-ÁRIDO
  23. 23. Latitude Estático Altitude s Distanciament o do mar Fatore s Massas de ar Dinâmico Maritimidad s eClim Continentalidada e Equatori al Tropic al Tipos Semi- árido
  24. 24. SUBTROPICALSUBTROPICAL domina a parte doterritório brasileiro situada ao sul do trópicode capricórnio. Compreende parte de SãoPaulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, SantaCatarina e Rio Grande do Sul. Apresenta as temperaturas médiasanuais mais baixas do país. Nas áreaselevadas o inverno é mais frio.
  25. 25. SUBTROPICAL
  26. 26. Latitude Estático Altitude s Distanciament o do mar Fatore s Massas de ar Dinâmico Maritimidad s eClim Continentalidada e Equatori al Tropic al Tipos Semi- árido Subtropic al
  27. 27. TROPICAL DE ALTITUDETROPICAL DE ALTITUDE temcaracterísticas muito parecidas com as doclima tropical. Só difere desse porque temtemperaturas mais amenas nas áreas maiselevadas da região Sudeste (astemperaturas são mais baixas nas partesmais baixas do relevo).
  28. 28. TROPICAL DE ALTITUDE
  29. 29. Latitude Estático Altitude s Distanciament o do mar Fatore s Massas de ar Dinâmico Maritimidad s eClim Continentalidada e Equatori al Tropic al Tipos Semi- árido Subtropic al Tropical de altitude
  30. 30. TROPICAL ATLÂNTICOTROPICAL ATLÂNTICO domina a faixalitorânea que se estende do Rio Grande doNorte ao Paraná. As temperaturas médiassão elevadas, e as chuvas sãorelativamente bem distribuídas.
  31. 31. Latitude Estático Altitude s Distanciament o do mar Fatore s Massas de ar Dinâmico Maritimidad s eClim Continentalidada e Equatori al Tropic al Tipos Semi- árido Subtropic al Tropical de altitude Tropical Atlântico
  32. 32. AGORA TENTE FAZER SOZINHO:1- Porque o Brasil apresenta uma grande variedade climática?
  33. 33. RESOLUÇÃO1- Porque o Brasil apresenta uma grande variedade climática?R: Por ser um país de grandes dimensões territoriais, o Brasil apresenta grandes distâncias norte-sul. Ou seja, a variação latitudinal é muito grande, o que explica a existência tanto de climas quentes como de alguns mais frios.
  34. 34. AGORA TENTE FAZER SOZINHO:2- Compare o clima equatorial com o clima subtropical, destacando suas semelhanças e diferenças.
  35. 35. RESOLUÇÃO2- Compare o clima equatorial com o clima subtropical, destacando suas semelhanças e diferenças.R: A principal semelhança existente entre esses climas é que ambos são chuvosos. Mas as chuvas equatoriais são mais volumosas. Além disso, há grande diferenças de temperaturas entre esses climas, já o inverno subtropical registra temperaturas bem mais baixas.
  36. 36. Bibliografi a:JAMES, Onnig Tamdjian &MENDES, Ivan Lazzari - O espaçoGeográfico do Brasil. São Paulo; EditoraFTD, 2008.VISENTINI, José William, Geografia SérieBrasil.São Paulo; Editora Ática, 2005.
  37. 37. TROPICAL ATLÂNTICO
  38. 38. MARITIMIDADE ECONTINENTALIDADE

×