Your SlideShare is downloading. ×
www.TutoresReforcoEscolar.Com.Br -  - História -  Unificação Italiana e Alemã
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

www.TutoresReforcoEscolar.Com.Br - - História - Unificação Italiana e Alemã

237
views

Published on

História - VideoAulas Sobre Unificação Italiana e Alemã - Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.TutoresReforcoEscolar.Com.Br …

História - VideoAulas Sobre Unificação Italiana e Alemã - Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.TutoresReforcoEscolar.Com.Br

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
237
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Unificação Italiana e Alemã O que sei sobre a Unificação da Itália e Alemanha? O que preciso sabersobre a unificação da Itália e Alemanha?
  • 2. Unificação Italiana e AlemãPreciso saber... Quais os antecedentes desse fato; Quais as condições e causas para a unificação; As diferenças nos processos de unificação; Quais os efeitos desse acontecimento. Faça sua lista e tente responder durante a aula.
  • 3. Unificação Italiana e AlemãO que determina nossa nacionalidade?
  • 4. Unificação Italiana e Alemã Você pode pensar no fato de nascer noBrasil, e está certo, mas por quê?Falamos o mesmo idioma;Território independente;Legislação única;Apesar de ser multicultural, temos umaidentidade, como costumes e atitude.
  • 5. Unificação Italiana e Alemã Após a Revolução Francesa surge naEuropa o nacionalismo, influenciando osEstados que formaram a Alemanha e Itália. Possuíam traços em comum, porémeram separados politicamente. A busca pela identidade e avalorização do nacionalismo foramestratégias usadas para unificação.
  • 6. Unificação Italiana e Alemã A unificação representaria para acrescente burguesia o caminho para ofortalecimento, expansão e integração dosmercados. CapitalismNacionalismo o
  • 7. Unificação Italiana e Alemã O Congresso de Viena contribui paraintensificar o sentimento nacionalista. Europa após o Congresso de Viena
  • 8. Unificação Italiana e Alemã Após a derrota de Napoleão, e fim doseu império, surge com a necessidade deorganizar os territórios. A divisão não obedeceu nenhumcritério social, cultural ou da população.Os principais países participantes foram ...
  • 9. Unificação Italiana e AlemãÁustria Inglaterra RússiaPrússia
  • 10. Unificação Italiana e AlemãUnificação Contexto NacionalismoItaliana e Mundial Congresso de Viena alemã
  • 11. Unificação daAlemanha
  • 12. Unificação Italiana e Alemã O Congresso de Viena formou a Confederação Germânica, constituída por 39 Estados; a maioria sob o controle da Áustria.Congresso de Viena
  • 13. Unificação Italiana e AlemãCausa: A economia prussiana era essencialmente comercial, e pensando em ampliar e facilitar essa prática criou o Zollverein (1834). O Zollverein foi um acordo entre os Estados da Confederação, onde era eliminada as taxas alfandegárias, ou seja, o imposto pela circulação de mercadorias.
  • 14. Unificação Italiana e Alemã Esse acordo desenvolveu a economia,surgindo estradas, indústrias, metalúrgicase outros, tendo a frente a Prússia. A Áustria ameaçada reage contra oZollverien, levando a Prússia amodernização militar e busca do apoioburguês e dos grandes proprietários.
  • 15. Unificação Italiana e Alemã
  • 16. Unificação Italiana e Alemã A organização militar contou com a liderança de Bismarck. Ele acreditava que o caminho para unificação seria somente através da força.Otto Von Bismarck
  • 17. Unificação Italiana e AlemãEtapas:Guerra dos Ducados (1864) Luta entre Prússia e Dinamarca pela independência de territórios. Áustria colabora com a vitória prussiana interessada nesses Estados, porém não atinge seu objetivo.
  • 18. Unificação Italiana e AlemãGuerra das Sete Semanas (1866)conflito bélico entre Prússia e Áustria queculminou no importante Tratado de Praga,colocando fim a Confederação Germânica. O Tratado de Praga não foi suficientepara concretizar a unificação dos Estadosalemães.
  • 19. Unificação Italiana e Alemã Ainda existiam obstáculos: os Estadosautônomos do sul e a oposição da Françano nascimento de uma grande potência.
  • 20. Unificação Italiana e AlemãGuerra Franco-prussiano Bismarck criauma situação para iniciar o conflito com aFrança. O trono espanhol fica vago e osucessor é primo do Kaiser Guilherme.Napoleão III exige que o convite não sejaaceito. É publicado por Bismarck uma versãodiferente do despacho, da resposta original.
  • 21. Unificação Italiana e Alemã A França considera a resposta umaofensa e declara guerra a Prússia, quevence com a superioridade militar. Houve a união dos Estados do norte esul, envolvidos pelo sentimento denacionalismo. O Tratado de Frankfurt tira do domíniofrancês territórios e o pagamento deindenização aos vencedores.
  • 22. Unificação Italiana e Alemã Linha do tempo-Alemanha 1834 1864 1866 1866 1870 1871Criação do Guerra dos Guerra das Fim da Guerra 2º ReichZollverien Ducados Sete Semanas Confederação Franco Germânica Prussiana
  • 23. Unificação Italiana e Alemã PRÚSSI DESENVO VIMENTO BURGU SIAREVANCHIS O BISM RCK ZOLLVEI REIC AUSTRI
  • 24. Vamos Praticar?!Antes de 1871 a Alemanha não era propriamenteum país, mas um território politicamente divididoem trinta e nove pequenos Estados. Porém, desde1834, o seu mercado encontrava-se unificadoatravés do "Zollverein". E foi sobre esta base quese construiu o Império Alemão em 1871.a. Qual o Estado alemão que liderou a unificação.b. Em que consistia o "Zollverein".
  • 25. Vamos Praticar?!Antes de 1871 a Alemanha não era propriamente umpaís, mas um território politicamente dividido em trinta enove pequenos Estados. Porém, desde 1834, o seumercado encontrava-se unificado através do"Zollverein". E foi sobre esta base que se construiu oImpério Alemão em 1871.a. Qual o Estado alemão que liderou a unificação. Prússiab. Em que consistia o "Zollverein".Acordo alfandegário que facilitou o desenvolvimento ecomércio entre os Estados alemães.
  • 26. Vamos Praticar?!Verdadeiro ou Falso?a) Zollverein foi um acordo econômico entre váriosestados germânicos. ( )b) A Áustria liderou o processo de unificação daConfederação Germânica. ( )c) Com o Tratado de Frankfurt, a Prússia cedeuterritórios e pagou indenização a França. ( )d) Questões econômicas e nacionalistas impulsionarama unificação.( )e) O Tratado de Praga pois fim a ConfederaçãoGermânica. ( )
  • 27. Vamos Praticar?!Verdadeiro ou Falso?a) Zollverein foi um acordo econômico entre váriosestados germânicos. ( V)b) A Áustria liderou o processo de unificação daConfederação Germânica. (F )c) Com o Tratado de Frankfurt, a Prússia cedeuterritórios e pagou indenização a França. ( F )d) Questões econômicas e nacionalistas impulsionarama unificação. ( V )e) O Tratado de Praga pois fim a ConfederaçãoGermânica. ( V )
  • 28. Vamos Praticar?!A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve comoconseqüências:a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, arevolução industrial alemã e política de alianças.b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande partedos habitantes do sul, responsável pela onda migratória dofinal do século XIX.c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento doZollverein e retração do capitalismo.d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento doReich e anexação da Áustria.e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação daunião aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.
  • 29. Vamos Praticar?!A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve comoconseqüências:a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, arevolução industrial alemã e política de alianças.b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande partedos habitantes do sul, responsável pela onda migratória dofinal do século XIX.c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento doZollverein e retração do capitalismo.d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento doReich e anexação da Áustria.e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação daunião aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.
  • 30. Unificação da Itália
  • 31. Unificação Italiana e AlemãCausa: O comércio e indústria do norte dapenínsula itálica, desenvolveu-se demaneira expressiva, tornando a burguesiaforte e com grandes interesses naunificação. A união dos 07 Estados significava aconsolidação do capitalismo e base paracompetir com as potências da época.
  • 32. Unificação Italiana e Alemã As verdadeiras pretensões da As verdadeiras pretensões daburguesia são ocultadas com aburguesia são ocultadas com a ideologia do nacionalismo. ideologia do nacionalismo.
  • 33. Unificação Italiana e Alemã Quem é quem?! Ministro do Reino de Piemonte- Sardenha e articulador do processo.Camilo Benso di Cavour Partidário do movimento Jovem Itália, pela unificação. Chefe do grupo Camisas Vermelhas. Giuseppe Garibaldi
  • 34. Unificação Italiana e Alemã Movimentos Unificação Carbonários sociedade secreta e popular/ sul da Itália. Reunia republicanos e monarquistas Republicanos pequena burguesia/ norte da Itália. Monarquistas Alta burguesia/ Piemonte. Líder- Cavour
  • 35. Unificação Italiana e Alemã Etapas: Em 1848 houve a primeira tentativa deunificação, liderado pelo movimento JovemItália, que declarou guerra a Áustria. Mesmo sem o sucesso esperado, essaexperiência fortaleceu os ideais daunificação e o nacionalismo.
  • 36. Unificação Italiana e Alemã Como derrotar Como derrotar a Áustria? Qual a Áustria? Qual a solução para a solução para unificação... unificação...Camilo Benso di Cavour
  • 37. Unificação Italiana e Alemã A solução encontrada foi a aliança coma França na Guerra da Criméia, contra aRússia em 1854/56. Assim Piemonte-Sardenha teria ao seu lado uma potência. Podemos afirmar que esse apoio militar era de “mão dupla”, isso porque, favoreceria os dois países; foi uma troca de favores.
  • 38. Unificação Italiana e AlemãO acordo consistia nos seguintes territórios:
  • 39. Unificação Italiana e Alemã Nessa aliança, foi agregado aLombardia. Devido à problemas interno e aorganização da Prússia, a França assinaum tratado com a Áustria. Esse fato teve destaque na Itália,influenciando os Estados administradospelo Papa, que desejavam a unificação.
  • 40. Unificação Italiana e Alemã Em 1860 Garibaldi, junto com osCamisas Vermelhas e consentimento deCavour, libertam os Estados do Sul. E com a Guerra das Sete Semanas(1870), entre Prússia e Áustria, vinculaVeneza ao território italiano.
  • 41. Unificação Italiana e Alemã No mesmo período é conquistado osEstados que pertenciam à Igreja Católica,porém o Papa não aceita e nem reconhecea unificação. Somente em 1929, com a criação doVaticano, através do Tratado de Latrão.
  • 42. Unificação Italiana e Alemã Contexto Nacionalismo Mundial Congresso de Viena Causa Econômica Zollerein Alemanha Guerra dos Ducados Etapas Fim da Confederação Guerra das Sete Semanas GermânicaUnificação Guerra Franco- Prussiano 2º ReichItaliana e alemã Causa Burguesia Piemonte-Sardenha Carbonário Itália Participantes Monarquistas Republicano Aliança França Centro-sul Etapas Conquistas Veneza Roma
  • 43. Unificação Italiana e Alemã Linha do tempo- Itália 1848 1859/60 1860 1866 1870 1871Jovem Itália União de Conquista Incorporação de Conquista Questão X Piemonte- do Centro- Veneza- Guerra de Roma- Romana Áustria Sardenha e Sul das Sete unificação França Semanas
  • 44. Unificação Italiana e AlemãBURGUES A PIEMON E C VOUR IBERTAÇÃO GREJA CARBON RIO
  • 45. Vamos Praticar?!Complete as lacunas escolhendo entre as alternativas.a) A pequena burguesia defendia uma ___________.( monarquia/ república)b) ____________ controlava grande parte da penínsulaitálica. ( Áustria/ França)c) A unificação foi liderada pela _____________.( camada popular/ burguesia)d) O Tratado de Latrão criou o Estado _____________.( do Vaticano/ de Roma)
  • 46. Vamos Praticar?!Complete as lacunas escolhendo entre as alternativas. REPUBLICAa) A pequena burguesia defendia uma ___________.( monarquia/ república) ÁUSTRIAb) ____________ controlava grande parte da penínsulaitálica. ( Áustria/ França) BURGUESIAc) A unificação foi liderada pela _____________.( camada popular/ burguesia) VATICANOd) O Tratado de Latrão criou o Estado _____________.( do Vaticano/ de Roma)
  • 47. Vamos Praticar?!Verdadeiro ou Falso?a) A guerra entre Áustria e Prússia prejudicou aunificação italiana. ( )b) A participação da “Itália” na Guerra da Criméiavisava o apoio francês. ( )c) Os Camisa Vermelhas defendiam a unificação e umamonarquia. ( )d) A indústria expandiu o comércio.( )e) O Papa foi o principal interessado na unificação. ( )
  • 48. Vamos Praticar?!Verdadeiro ou Falso?a) A guerra entre Áustria e Prússia prejudicou aunificação italiana. ( F )b) A participação da “Itália” na Guerra da Criméiavisava o apoio francês. ( V )c) Os Camisa Vermelhas defendiam a unificação e umamonarquia. ( F )d) A indústria expandiu o comércio.( V )e) O Papa foi o principal interessado na unificação. (F )
  • 49. Vamos Praticar?!A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou aintegridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou:a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália,provocando a expropriação das terras da Igreja.b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criandocongregações para a expansão do catolicismo.c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como formade deter as forças fascistas.d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quandoMussolini criou o Estado do Vaticano.e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados àIgreja defenderam a Itália independente.
  • 50. Vamos Praticar?!A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou aintegridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou:a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália,provocando a expropriação das terras da Igreja.b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criandocongregações para a expansão do catolicismo.c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como formade deter as forças fascistas.d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quandoMussolini criou o Estado do Vaticano.e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados àIgreja defenderam a Itália independente.
  • 51. Unificação Italiana e AlemãEfeitos: Revanchismo França- Alemanha Questão Romana Primeira Guerra Mundial Mudança geográfica Novas potências econômicas
  • 52. Unificação Italiana e Alemã Contexto Nacionalismo Mundial Congresso de Viena Causa Econômica Zollerein Alemanha Guerra dos Ducados Etapas Fim da Confederação Guerra das Sete Semanas GermânicaUnificação Guerra Franco- Prussiano 2º ReichItaliana e alemã Causa Burguesia Piemonte-Sardenha Carbonário Itália Participantes Monarquistas Republicano Aliança França Etapas Conquistas Primeira Guerra Revanchismo Questão Romana Efeitos Novas potências Geografia
  • 53. Unificação Italiana e Alemã Alemanha: 1834 1864 1866 1866 1870 1871 Criação do Guerra dos Guerra das Fim da Guerra 2º Reich Zollverien Ducados Sete Semanas Confederação Franco Germânica Prussiana Itália: 1848 1859/60 1860 1866 1870 1871Jovem Itália União de Conquista Incorporação de Conquista Questão X Piemonte- do Centro- Veneza- Guerra de Roma- Romana Áustria Sardenha e Sul das Sete unificação França Semanas
  • 54. Unificação Italiana e Alemã Referências:o www.historianet.com.bro www.historiadomundo.com.bro História Geral e Brasil- Luiz Koshiba e Denise M. F.Pereira, Ed. Atual, ensino médio, 2004
  • 55. Unificação Italiana e Alemã Contexto Nacionalismo Mundial Congresso de VienaUnificaçãoItaliana e alemã Causa Econômica Zollerein Alemanha Guerra dos Ducados Etapas Fim da Confederação Guerra das Sete Semanas Germânica Guerra Franco- Prussiano 2º Reich