Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
  • Save
www.TutoresReforcoEscolar.Com.Br -  - História -  Unificação Italiana e Alemã
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

www.TutoresReforcoEscolar.Com.Br - - História - Unificação Italiana e Alemã

  • 235 views
Published

História - VideoAulas Sobre Unificação Italiana e Alemã - Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.TutoresReforcoEscolar.Com.Br …

História - VideoAulas Sobre Unificação Italiana e Alemã - Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.TutoresReforcoEscolar.Com.Br

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
235
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Unificação Italiana e Alemã O que sei sobre a Unificação da Itália e Alemanha? O que preciso sabersobre a unificação da Itália e Alemanha?
  • 2. Unificação Italiana e AlemãPreciso saber... Quais os antecedentes desse fato; Quais as condições e causas para a unificação; As diferenças nos processos de unificação; Quais os efeitos desse acontecimento. Faça sua lista e tente responder durante a aula.
  • 3. Unificação Italiana e AlemãO que determina nossa nacionalidade?
  • 4. Unificação Italiana e Alemã Você pode pensar no fato de nascer noBrasil, e está certo, mas por quê?Falamos o mesmo idioma;Território independente;Legislação única;Apesar de ser multicultural, temos umaidentidade, como costumes e atitude.
  • 5. Unificação Italiana e Alemã Após a Revolução Francesa surge naEuropa o nacionalismo, influenciando osEstados que formaram a Alemanha e Itália. Possuíam traços em comum, porémeram separados politicamente. A busca pela identidade e avalorização do nacionalismo foramestratégias usadas para unificação.
  • 6. Unificação Italiana e Alemã A unificação representaria para acrescente burguesia o caminho para ofortalecimento, expansão e integração dosmercados. CapitalismNacionalismo o
  • 7. Unificação Italiana e Alemã O Congresso de Viena contribui paraintensificar o sentimento nacionalista. Europa após o Congresso de Viena
  • 8. Unificação Italiana e Alemã Após a derrota de Napoleão, e fim doseu império, surge com a necessidade deorganizar os territórios. A divisão não obedeceu nenhumcritério social, cultural ou da população.Os principais países participantes foram ...
  • 9. Unificação Italiana e AlemãÁustria Inglaterra RússiaPrússia
  • 10. Unificação Italiana e AlemãUnificação Contexto NacionalismoItaliana e Mundial Congresso de Viena alemã
  • 11. Unificação daAlemanha
  • 12. Unificação Italiana e Alemã O Congresso de Viena formou a Confederação Germânica, constituída por 39 Estados; a maioria sob o controle da Áustria.Congresso de Viena
  • 13. Unificação Italiana e AlemãCausa: A economia prussiana era essencialmente comercial, e pensando em ampliar e facilitar essa prática criou o Zollverein (1834). O Zollverein foi um acordo entre os Estados da Confederação, onde era eliminada as taxas alfandegárias, ou seja, o imposto pela circulação de mercadorias.
  • 14. Unificação Italiana e Alemã Esse acordo desenvolveu a economia,surgindo estradas, indústrias, metalúrgicase outros, tendo a frente a Prússia. A Áustria ameaçada reage contra oZollverien, levando a Prússia amodernização militar e busca do apoioburguês e dos grandes proprietários.
  • 15. Unificação Italiana e Alemã
  • 16. Unificação Italiana e Alemã A organização militar contou com a liderança de Bismarck. Ele acreditava que o caminho para unificação seria somente através da força.Otto Von Bismarck
  • 17. Unificação Italiana e AlemãEtapas:Guerra dos Ducados (1864) Luta entre Prússia e Dinamarca pela independência de territórios. Áustria colabora com a vitória prussiana interessada nesses Estados, porém não atinge seu objetivo.
  • 18. Unificação Italiana e AlemãGuerra das Sete Semanas (1866)conflito bélico entre Prússia e Áustria queculminou no importante Tratado de Praga,colocando fim a Confederação Germânica. O Tratado de Praga não foi suficientepara concretizar a unificação dos Estadosalemães.
  • 19. Unificação Italiana e Alemã Ainda existiam obstáculos: os Estadosautônomos do sul e a oposição da Françano nascimento de uma grande potência.
  • 20. Unificação Italiana e AlemãGuerra Franco-prussiano Bismarck criauma situação para iniciar o conflito com aFrança. O trono espanhol fica vago e osucessor é primo do Kaiser Guilherme.Napoleão III exige que o convite não sejaaceito. É publicado por Bismarck uma versãodiferente do despacho, da resposta original.
  • 21. Unificação Italiana e Alemã A França considera a resposta umaofensa e declara guerra a Prússia, quevence com a superioridade militar. Houve a união dos Estados do norte esul, envolvidos pelo sentimento denacionalismo. O Tratado de Frankfurt tira do domíniofrancês territórios e o pagamento deindenização aos vencedores.
  • 22. Unificação Italiana e Alemã Linha do tempo-Alemanha 1834 1864 1866 1866 1870 1871Criação do Guerra dos Guerra das Fim da Guerra 2º ReichZollverien Ducados Sete Semanas Confederação Franco Germânica Prussiana
  • 23. Unificação Italiana e Alemã PRÚSSI DESENVO VIMENTO BURGU SIAREVANCHIS O BISM RCK ZOLLVEI REIC AUSTRI
  • 24. Vamos Praticar?!Antes de 1871 a Alemanha não era propriamenteum país, mas um território politicamente divididoem trinta e nove pequenos Estados. Porém, desde1834, o seu mercado encontrava-se unificadoatravés do "Zollverein". E foi sobre esta base quese construiu o Império Alemão em 1871.a. Qual o Estado alemão que liderou a unificação.b. Em que consistia o "Zollverein".
  • 25. Vamos Praticar?!Antes de 1871 a Alemanha não era propriamente umpaís, mas um território politicamente dividido em trinta enove pequenos Estados. Porém, desde 1834, o seumercado encontrava-se unificado através do"Zollverein". E foi sobre esta base que se construiu oImpério Alemão em 1871.a. Qual o Estado alemão que liderou a unificação. Prússiab. Em que consistia o "Zollverein".Acordo alfandegário que facilitou o desenvolvimento ecomércio entre os Estados alemães.
  • 26. Vamos Praticar?!Verdadeiro ou Falso?a) Zollverein foi um acordo econômico entre váriosestados germânicos. ( )b) A Áustria liderou o processo de unificação daConfederação Germânica. ( )c) Com o Tratado de Frankfurt, a Prússia cedeuterritórios e pagou indenização a França. ( )d) Questões econômicas e nacionalistas impulsionarama unificação.( )e) O Tratado de Praga pois fim a ConfederaçãoGermânica. ( )
  • 27. Vamos Praticar?!Verdadeiro ou Falso?a) Zollverein foi um acordo econômico entre váriosestados germânicos. ( V)b) A Áustria liderou o processo de unificação daConfederação Germânica. (F )c) Com o Tratado de Frankfurt, a Prússia cedeuterritórios e pagou indenização a França. ( F )d) Questões econômicas e nacionalistas impulsionarama unificação. ( V )e) O Tratado de Praga pois fim a ConfederaçãoGermânica. ( V )
  • 28. Vamos Praticar?!A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve comoconseqüências:a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, arevolução industrial alemã e política de alianças.b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande partedos habitantes do sul, responsável pela onda migratória dofinal do século XIX.c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento doZollverein e retração do capitalismo.d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento doReich e anexação da Áustria.e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação daunião aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.
  • 29. Vamos Praticar?!A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve comoconseqüências:a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, arevolução industrial alemã e política de alianças.b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande partedos habitantes do sul, responsável pela onda migratória dofinal do século XIX.c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento doZollverein e retração do capitalismo.d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento doReich e anexação da Áustria.e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação daunião aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.
  • 30. Unificação da Itália
  • 31. Unificação Italiana e AlemãCausa: O comércio e indústria do norte dapenínsula itálica, desenvolveu-se demaneira expressiva, tornando a burguesiaforte e com grandes interesses naunificação. A união dos 07 Estados significava aconsolidação do capitalismo e base paracompetir com as potências da época.
  • 32. Unificação Italiana e Alemã As verdadeiras pretensões da As verdadeiras pretensões daburguesia são ocultadas com aburguesia são ocultadas com a ideologia do nacionalismo. ideologia do nacionalismo.
  • 33. Unificação Italiana e Alemã Quem é quem?! Ministro do Reino de Piemonte- Sardenha e articulador do processo.Camilo Benso di Cavour Partidário do movimento Jovem Itália, pela unificação. Chefe do grupo Camisas Vermelhas. Giuseppe Garibaldi
  • 34. Unificação Italiana e Alemã Movimentos Unificação Carbonários sociedade secreta e popular/ sul da Itália. Reunia republicanos e monarquistas Republicanos pequena burguesia/ norte da Itália. Monarquistas Alta burguesia/ Piemonte. Líder- Cavour
  • 35. Unificação Italiana e Alemã Etapas: Em 1848 houve a primeira tentativa deunificação, liderado pelo movimento JovemItália, que declarou guerra a Áustria. Mesmo sem o sucesso esperado, essaexperiência fortaleceu os ideais daunificação e o nacionalismo.
  • 36. Unificação Italiana e Alemã Como derrotar Como derrotar a Áustria? Qual a Áustria? Qual a solução para a solução para unificação... unificação...Camilo Benso di Cavour
  • 37. Unificação Italiana e Alemã A solução encontrada foi a aliança coma França na Guerra da Criméia, contra aRússia em 1854/56. Assim Piemonte-Sardenha teria ao seu lado uma potência. Podemos afirmar que esse apoio militar era de “mão dupla”, isso porque, favoreceria os dois países; foi uma troca de favores.
  • 38. Unificação Italiana e AlemãO acordo consistia nos seguintes territórios:
  • 39. Unificação Italiana e Alemã Nessa aliança, foi agregado aLombardia. Devido à problemas interno e aorganização da Prússia, a França assinaum tratado com a Áustria. Esse fato teve destaque na Itália,influenciando os Estados administradospelo Papa, que desejavam a unificação.
  • 40. Unificação Italiana e Alemã Em 1860 Garibaldi, junto com osCamisas Vermelhas e consentimento deCavour, libertam os Estados do Sul. E com a Guerra das Sete Semanas(1870), entre Prússia e Áustria, vinculaVeneza ao território italiano.
  • 41. Unificação Italiana e Alemã No mesmo período é conquistado osEstados que pertenciam à Igreja Católica,porém o Papa não aceita e nem reconhecea unificação. Somente em 1929, com a criação doVaticano, através do Tratado de Latrão.
  • 42. Unificação Italiana e Alemã Contexto Nacionalismo Mundial Congresso de Viena Causa Econômica Zollerein Alemanha Guerra dos Ducados Etapas Fim da Confederação Guerra das Sete Semanas GermânicaUnificação Guerra Franco- Prussiano 2º ReichItaliana e alemã Causa Burguesia Piemonte-Sardenha Carbonário Itália Participantes Monarquistas Republicano Aliança França Centro-sul Etapas Conquistas Veneza Roma
  • 43. Unificação Italiana e Alemã Linha do tempo- Itália 1848 1859/60 1860 1866 1870 1871Jovem Itália União de Conquista Incorporação de Conquista Questão X Piemonte- do Centro- Veneza- Guerra de Roma- Romana Áustria Sardenha e Sul das Sete unificação França Semanas
  • 44. Unificação Italiana e AlemãBURGUES A PIEMON E C VOUR IBERTAÇÃO GREJA CARBON RIO
  • 45. Vamos Praticar?!Complete as lacunas escolhendo entre as alternativas.a) A pequena burguesia defendia uma ___________.( monarquia/ república)b) ____________ controlava grande parte da penínsulaitálica. ( Áustria/ França)c) A unificação foi liderada pela _____________.( camada popular/ burguesia)d) O Tratado de Latrão criou o Estado _____________.( do Vaticano/ de Roma)
  • 46. Vamos Praticar?!Complete as lacunas escolhendo entre as alternativas. REPUBLICAa) A pequena burguesia defendia uma ___________.( monarquia/ república) ÁUSTRIAb) ____________ controlava grande parte da penínsulaitálica. ( Áustria/ França) BURGUESIAc) A unificação foi liderada pela _____________.( camada popular/ burguesia) VATICANOd) O Tratado de Latrão criou o Estado _____________.( do Vaticano/ de Roma)
  • 47. Vamos Praticar?!Verdadeiro ou Falso?a) A guerra entre Áustria e Prússia prejudicou aunificação italiana. ( )b) A participação da “Itália” na Guerra da Criméiavisava o apoio francês. ( )c) Os Camisa Vermelhas defendiam a unificação e umamonarquia. ( )d) A indústria expandiu o comércio.( )e) O Papa foi o principal interessado na unificação. ( )
  • 48. Vamos Praticar?!Verdadeiro ou Falso?a) A guerra entre Áustria e Prússia prejudicou aunificação italiana. ( F )b) A participação da “Itália” na Guerra da Criméiavisava o apoio francês. ( V )c) Os Camisa Vermelhas defendiam a unificação e umamonarquia. ( F )d) A indústria expandiu o comércio.( V )e) O Papa foi o principal interessado na unificação. (F )
  • 49. Vamos Praticar?!A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou aintegridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou:a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália,provocando a expropriação das terras da Igreja.b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criandocongregações para a expansão do catolicismo.c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como formade deter as forças fascistas.d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quandoMussolini criou o Estado do Vaticano.e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados àIgreja defenderam a Itália independente.
  • 50. Vamos Praticar?!A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou aintegridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou:a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália,provocando a expropriação das terras da Igreja.b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criandocongregações para a expansão do catolicismo.c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como formade deter as forças fascistas.d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quandoMussolini criou o Estado do Vaticano.e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados àIgreja defenderam a Itália independente.
  • 51. Unificação Italiana e AlemãEfeitos: Revanchismo França- Alemanha Questão Romana Primeira Guerra Mundial Mudança geográfica Novas potências econômicas
  • 52. Unificação Italiana e Alemã Contexto Nacionalismo Mundial Congresso de Viena Causa Econômica Zollerein Alemanha Guerra dos Ducados Etapas Fim da Confederação Guerra das Sete Semanas GermânicaUnificação Guerra Franco- Prussiano 2º ReichItaliana e alemã Causa Burguesia Piemonte-Sardenha Carbonário Itália Participantes Monarquistas Republicano Aliança França Etapas Conquistas Primeira Guerra Revanchismo Questão Romana Efeitos Novas potências Geografia
  • 53. Unificação Italiana e Alemã Alemanha: 1834 1864 1866 1866 1870 1871 Criação do Guerra dos Guerra das Fim da Guerra 2º Reich Zollverien Ducados Sete Semanas Confederação Franco Germânica Prussiana Itália: 1848 1859/60 1860 1866 1870 1871Jovem Itália União de Conquista Incorporação de Conquista Questão X Piemonte- do Centro- Veneza- Guerra de Roma- Romana Áustria Sardenha e Sul das Sete unificação França Semanas
  • 54. Unificação Italiana e Alemã Referências:o www.historianet.com.bro www.historiadomundo.com.bro História Geral e Brasil- Luiz Koshiba e Denise M. F.Pereira, Ed. Atual, ensino médio, 2004
  • 55. Unificação Italiana e Alemã Contexto Nacionalismo Mundial Congresso de VienaUnificaçãoItaliana e alemã Causa Econômica Zollerein Alemanha Guerra dos Ducados Etapas Fim da Confederação Guerra das Sete Semanas Germânica Guerra Franco- Prussiano 2º Reich