Rev.cubana

1,443 views
1,132 views

Published on

ffghf

Published in: Business
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,443
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Rev.cubana

  1. 1. REVOLUÇÃO CUBANAFernanda NatáliaSamira Cristina3ºC 2012
  2. 2. REVOLUÇÃO “Grande transformação, mudança sensível dequalquer natureza, seja de modo progressivo,contínuo, seja de maneira repentina"; Dicionário Houaiss “Movimento de revolta contra um poderestabelecido, e que visa promover mudançasprofundas nas instituições políticas, econômicas,culturais e morais".
  3. 3. REVOLUÇÃO Charge que trata sobre a Revolução Cubana, com os dizeres: A luta pela vida, a voz da ilusão, a luz da utopia, isto é a Revolução.
  4. 4. CUBA Chamada oficialmente de República de Cuba, é um país insular do Caribe; Capital: Havana; Língua oficial: espanhol; República de Estado Comunista.
  5. 5. COLONIZAÇÃO Inicialmente povoada por índios; Descoberta por Cristóvão Colombo; Em 1442, torna-se colônia espanhola; 400 anos depois, torna-se colônia estadunidense.
  6. 6. INÍCIO SÉC. XX Cuba sofria com a inflação; Monopólio comercial da cana-de-açúcar; Consequências da Primeira Guerra; Grande Depressão de 1929.
  7. 7. INÍCIO SÉC. XX Apenas a minoria burguesa era favorecida pela metrópole; Os mais pobres atendiam os turistas de Miami, traficando drogas e prostituindo-se.
  8. 8. INÍCIO SÉC. XX Fulgêncio Batista (ditador), apoiado pelos norte- americanos, toma o poder a partir de um golpe, em 10 de março 1952.
  9. 9. PRIMEIRAS REVOLTAS Exemplo: tomada dos quartéis de Moncada e de Carlos Manuel de Céspedes. Participavam proletariados e estudantes; Muitos foram mortos e presos, inclusive o recém formado advogado Fidel Alejandro Castro Ruz.
  10. 10. FIDEL ALEJANDRO CASTRO RUZ Algum tempo depois, Fidel é libertado e exilado no México, onde une contatos e funda, em 1954, o Movimento Revolucionário 26 de Julho (M-26-7), tendo por objetivo iniciar uma verdadeira guerrilha.
  11. 11. PRIMEIRAS REVOLTAS O movimento enfrentou diversas dificuldades internas, até traçar o plano que espalharia a revolução com a ajuda dos miseráveis de Sierra Maestra (região ao pé da ilha); Um grupo de 80 homens chega em novembro de 1956, liderados por Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Ernesto “Che” Guevara.
  12. 12. ERNESTO RAFAEL GUEVARA DE LA SERNA Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um famoso revolucionário socialista do século XX.
  13. 13. PARTICIPAÇÃO POPULAR Com a tomada de Havana pelo M-26-7, Fulgêncio e os burgueses fogem; O povo pega em armas e em pleno cenário urbano travam-se combates isolados com as poucas forças resistentes e atiradores de elite.
  14. 14. PARTICIPAÇÃO POPULAR Povo cubano em marcha a favor da Revolução e da tomada de poder por Fidel.
  15. 15. PARTICIPAÇÃO POPULAR Muro alusivo à participação de Fidel Castro e adoração pública pelo mesmo.
  16. 16. PARTICIPAÇÃO POPULAR Recebem as tropas rebeldes como verdadeiros heróis; A TV e a moda em Cuba valorizaram a barba e os cabelos grandes, personagem revolucionário da época; A muitas crianças deu-se o nome de Fidel e Ernesto.
  17. 17. PARTICIPAÇÃO POPULAR Fidel castro e sua tropa sendo recebidos pelo povo cubano.
  18. 18. PARTICIPAÇÃO POPULAR Cartaz da época, em estilo POP ART, representando Che Guevara e tendo, como fundo, a bandeira cubana.
  19. 19. NOVO REGIME Entre 1956 e 1959, o grupo conseguiu vencer e conquistar várias cidades do território cubano; Conseguiram finalmente acabar com o governo de Fulgêncio Batista e estabelecer um novo regime; Fidel Castro torna-se primeiro-ministro em 16 de fevereiro de 1959.
  20. 20. NOVO REGIME Melhoria das condições de vida dos menos favorecidos; Reforma agrária e o controle governamental sob as indústrias do país; Aproximação com o Bloco Soviético.
  21. 21. CONSEQUÊNCIAS Suspensão das importações do açúcar cubano por parte dos EUA; John Kennedy (presidente estadunidense), rompe as ligações diplomáticas com o país; Iniciava-se o Embargo Comercial.
  22. 22. CONSEQUÊNCIAS Charge ironizando o bloqueio comercial imposto à Cuba pelos Estados Unidos .
  23. 23. CONSEQUÊNCIAS EUA tentou instalar - sem sucesso - uma guerra civil que marcou a chamada invasão da Baía dos Porcos (abril de 1961); No mesmo ano, Fidel Castro oficialmente define Cuba como uma economia socialista.
  24. 24. PÓS-REVOLUÇÃO Cuba torna-se um importante símbolo do socialismo, servindo como base de mísseis da URSS; Os EUA passam a promover ações que destruíssem o socialismo; Inicia-se a Guerra Fria.
  25. 25. PÓS-REVOLUÇÃO A partir da década de 1990, a queda do bloco socialista exigiu a reformulação da política econômica do país; A partir de 2008, com a saída de Fidel do poder e a eleição de Barack Obama nos EUA, acredita-se que o país e Cuba possam novamente aproximar- se econômico e politicamente.
  26. 26. Até hoje os ideais revolucionários fazemparte de Cuba, que é considerado o únicopaís que mantém o socialismo plenamente vivo.
  27. 27. "A revolução acontece através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário.” Che Guevara

×