Your SlideShare is downloading. ×

Retro 2013 programacao -

288
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
288
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. SEXTA-FEIRA, 13/12 16h - BOA SORTE MEU AMOR (Bra. 2012). De Daniel Aragão. Com Vinicius Zinn, Christina Ubach, Maeve Jinkings. Recife, Pernambuco. Dirceu tem 30 anos e vem de uma família aristocrata do sertão nordestino. Ele trabalha em uma empresa de demolição, ajudando nas diversas transformações que a cidade tem passado nos últimos anos. Ao encontrar Maria, uma estudante de música com alma de artista, ele passa a sentir a urgência por mudanças em sua própria vida. Melhor direção no Festival de Brasília 2012. 95 min. / Projeção DCP 4K / Orquestra Filmes / 16 anos / Scope 18h - BLUE JASMINE (EUA, 2013) De Woody Allen, com Cate Blachett, Sally Hawkins, Alec Baldwin. Uma mulher rica perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã , em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa. 98 min. / DCP 2K / Plano / 12 anos / Imagem Filmes-Cinespaço Filmes 20h - AZUL É A COR MAIS QUENTE (La Vie d'Adèle - Chapitres 1 et 2, França, 2013), de Abdellatif Kechiche, ganhador da PALMA DE OURO DO FESTIVAL DE CANNES 2013, com Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Jérémie Laheurte. Adèle é uma garota de 15 anos que apaixona-se por Emma, sua primeira paixão por outra mulher. O cineasta Abdellatif Kechiche (de A Esquiva, O Segredo do Grão e Vênus Negra, os três projetados no Cinema da Fundação) conta o que pode ser a perfeita história de amor com início, meio e fim, e nos apresenta naturalmente uma janela riquíssima em detalhes para a vida dos jovens na França de hoje. 177 min. / DCP 2K / Som 5.1. / Imovision / TELA LARGA / 18 anos. SÁBADO, 14/12 16h45 - TATUAGEM (Brasil 2013), de Hilton Lacerda. Com Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo Garcia.
  • 2. Recife, 1978. Clécio Wanderley é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete, com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha, que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura. Melhor filme, ator (Irandhir Santos), trilha sonora no Festival de Gramado 2013 Festival do Rio 2013 : Melhor Filme de Ficção pelo voto popular, Prêmio FIPRESCI, Prêmio Especial do Júri Ficção, e Melhor Ator e Ator Coajuvante 110 min. / Imovision / Tela Plana / Projetado em DCP 2K / Dolby 5.1 / 16 anos 19h – LAS ACACIAS (Arg./Esp., 2011) De Pablo Giorgelli. Com Germán de Silva, Hebe Duarte. Rubén é um caminhoneiro que transporta madeira entre Asunción, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Ele faz esse mesmo trajeto há anos, sempre solitário e silencioso. Um dia, no entanto, ele aceita dar carona a uma mulher desconhecida até Buenos Aires. Mas Jacinta, sua companheira de viagem, aparece uma hora atrasada, e com um bebê no colo. A primeira impressão de Rubén não é nada positiva: ele imagina passar longas horas ao lado de um bebê chorando e de uma pessoa por quem ele não tem o menor interesse. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras, e a se conhecer melhor. 12 anos / Inédito / DCP 2K / Vitrine Filmes / Plano 20h50 - SALVO (Salvo, Ita., 2013) De Fabio Grassadonia e Antonio Piazza.Com Saleh Bakri, Sara Serraioco, Luigi lo Cascio. Assassino profissional da máfia siciliana, Salvo é um homem solitário, frio e implacável. Ele invade uma casa para executar um assassinato encomendado. É quando conhece Rita, uma menina cega que presencia impotente o assassinato de seu irmão. Salvo tenta fechar seus olhos perturbadores que, fixos nele, não conseguem vê-lo. Mas algo impossível acontece: Rita vê pela primeira vez. Salvo decide então deixála viver. Agora, assombrados pelos mundos a que pertencem, eles estão ligados para sempre.Grande prêmio e troféu revelação na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2013. 14 anos / H20 Filmes / Inédito / Scope / DCP 2K 23h - A MORTE DO DEMÔNIO (Evil Dead, EUA, 2013) De Feded Alvarez. Com Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci. Mia é uma garota viciada em drogas. Ela é levada pelos amigos Olivia e Eric para uma cabana isolada na floresta, no intuito de realizarem uma longa cura de desintoxicação. Para a surpresa de todos, o irmão de Mia, David, rapaz afastado dos amigos e familiares há
  • 3. tempos, também aparece, junto de sua namorada, Natalie. Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida, e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, repleto de animais mortos. Lá eles encontram um livro antigo, trancado. Atraído, Eric resolve abri-lo e lê-lo em voz alta, sem imaginar as consequências de seus atos. Mia começa a manifestar um comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da abstinência. No entanto, aos poucos, todos percebem que uma força demoníaca se apoderou de seu corpo. 90 min. / Sony / 35mm / Scope / 18 anos DOMINGO, 15/12 15h40 – FLA x FLU (Bra., 2013) De Renato Terra. Com depoimentos de Zico, Assis, Leandro, Junior, Romário, Pedro Bial, Tony Platão e torcedores apaixonados. O filme convida o espectador a compartilhar uma das rivalidades mais charmosas do futebol mundial. Além de resgatar imagens históricas e jogos memoráveis da TV Globo e do Canal 100, Fla x Flu alterna depoimentos parciais e passionais de ambos os lados, potencializando provocações, brincadeiras e emoções. A imparcialidade e o comentário analítico ficam de fora. Mais do que falar de futebol, este é um filme sobre paixão feito para todas as torcidas. Vencedor do prêmio do público de melhor documentáio no Festival do Rio 2013 Sentimental Filmes / 85 min. / Inédito / DCP 2K / 12 anos 17h30 - AMOR, PLÁSTICO E BARULHO (Bra., 2013) De Renata Pinheiro. Com Nash Laila, Maeve Jinkings, Samuel Vieira, Leo Pyrata, Rodrigo Garcia. Shelly, uma jovem que sonha em se tornar cantora de brega, inicia sua carreira como dançarina de uma banda se apresentando em casas noturnas e programas de TV locais do Recife. Jaqueline, a cantora veterana da banda, é a sua inspiração e um possível espelho do seu destino. Inseridas em um mundo onde tudo é descartável, como o sucesso, o amor e a própria cidade na qual habitam, elas vivem a difícil trajetória em busca da sobrevivência pela arte que parece ser seu último recurso na vida. DCP 2K / 82 min. / 14 anos / Aroma Filmes / Plano 19h30 - AZUL É A COR MAIS QUENTE (reprise) (La Vie d'Adèle - Chapitres 1 et 2, França, 2013), de Abdellatif Kechiche, ganhador da PALMA DE OURO DO FESTIVAL DE CANNES 2013, com Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Jérémie Laheurte. Palma de Ouro em Cannes 2013 + melhor atriz 177 min. / DCP 2K / Som 5.1. / Imovision / TELA LARGA / 18 anos.
  • 4. SEGUNDA-FEIRA, 16/12 15h20 - Sobral: O Homem que Não Tinha Preço (Bra., 2013), de Paula Fiuza. Com Sobral Pinto. Em ritmo suave, “Sobra”, o filme, apresenta o retrato de um raro brasileiro. Ele é jurista Sobral Pinto (1893-1991) que ganhou destaque ao lutar contra as injustiças e defender a democracia mesmo em um dos períodos mais obscuros de nossa história, a ditadura militar. Este documentário traz uma série de depoimentos e imagens de arquivo que mostram a trajetória do advogado e ressaltam a importância de seu trabalho na defesa da justiça e dos direitos humanos. Plano / Em HD / 12 anos / Art Films 17h10 – A CAVERNA DOS SONHOS PERDIDOS (3D) (Cave of Forgotten Dreams, EUA/Canadá/França/Ale/GB), de Werner Herzog. O grande cineasta alemão Werner Herzog experimenta a linguagem do 3D para registrar as cavernas de Chauvet, na França, onde as paredes guardam em relevos fascinantes os desenhos mais antigos de toda a humanidade. A estréia da projeção 3D no Cinema da Fundação. 90 min.. / Livre / Zeta Filmes / Projeção DCP 2K 3D / Tela Plana / Dolby 5.1 / Inédito 19h - Invocação do Mal (EUA, 2013) De James Wan. Com Vera Farmiga, Patrick Wilson, Amy Tipton, Arnell Powell White. Harrisville, Estados Unidos. Um casal muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais. Ao visitar o local, eles descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Scope / 16 anos / Warner / DCP 2K / 112 min. 21h10 – EDUCAÇÃO SENTIMENTAL (Bra., 2013), De Julio Bressane. Com Josie Antello, Bernardo Marinho, Debora Olivieri.
  • 5. O novo Bressane narra a relação singular entre Áurea, uma professora solitária de 40 anos, e um jovem que ela acaba de conhecer por acaso – um desses encontros que a mitologia e a literatura estão fartos, é uma alma atraída por uma beleza que a a perturba, abala. Nos dias que se seguem ao primeiro diálogo entre os dois, ela irá mostrar todo o seu sentimento através de aulas em que ele se deixará levar até que uma história inusitada do passado se revela. Festival de Locarno 2013. Inédito / 84 min. / DCP 2K / Plano / ArtHouse / 14 anos TERÇA-FEIRA, 17/12 15h50 - FRANCES HA (EUA, 2013) De Noah Baumbach. Com Greta Gerwig. Excelente crônica nova-iorquina sobre uma mulher de 27 anos que precisa entender que amadurecer é especialmente difícil quando, de fato, você já é uma adulta. Frances quer ser dançarina e divide apartamento com sua amiga inseparável, que progride profissionalmente, enquanto Frances parece regredir dentro dos padrões de ambição estabelecidos pela sociedade. 86 min. / TELA PLANA / Projeção em DCP 2K / Dolby 5.1 / 14 anos / Vitrine Filmes. 17h50 – DJANGO LIVRE (EUA, 2012) De Quentin Tarantino. Com Jamie Foxx, Christopher Waltz, Leonardo DiCaprio. Numa incomum comédia dramática, Christoph Waltz interpreta o caçador de recompensas alemão Dr. Schultz, em 1858, três anos antes do início da guerra civil americana. Quando encontra o escravo Django, consegue libertá-lo e, juntos, vão atrás de três malfeitores com a cabeça a prêmio. Em meio a referências e homenagens, desponta uma sensacional trilha sonora, que mescla temas de Ennio Morricone e Luis Bacalov a canções pop. 16 anos / Sony Pictures / 164 min. / 35mm / Scope 21h – O EXERCICIO DO CAOS (Bra., 2013) De Frederico Machado. Com Auro Juriciê, Di Ramalho, Talita Sousa, Thainá Sousa, Isabela Sousa. O exercício do caos narra em tons de suspense existencialista a história de um pai soturno e autoritário que vive com as três filhas adolescentes em uma fazenda de mandioca no interior do Maranhão. A família compartilha a ausência da mãe e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto persegue a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no limiar entre a razão e a loucura, entre o caos e a fé. Primeiro longa-metragem de ficção realizado no Maranhão. 71 min. / Lume Filmes / DCP 2K / 16 anos / Inédito
  • 6. QUARTA-FEIRA, 18/12 14h15 - TATUAGEM – (reprise) (Brasil 2013), de Hilton Lacerda. Com Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo Garcia. Melhor filme, ator (Irandhir Santos), trilha sonora no Festival de Gramado 2013 Festival do Rio 2013 : Melhor Filme de Ficção pelo voto popular, Prêmio FIPRESCI, Prêmio Especial do Júri Ficção, e Melhor Ator e Ator Coajuvante 110 min. / Imovision / Tela Plana / Projetado em DCP 2K / Dolby 5.1 / 16 anos 16h15 - FERRUGEM E OSSO (Fra., 2012) De Jacques Audiard. Com Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts Alain está desempregado e vive com o filho, de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmã em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, ele conhece Stéphanie, uma bela treinadora de orcas. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que mudaria sua vida para sempre. Indicado a Palma de Ouro Cannes 2012 / Indicado ao Globo de Ouro 2013 120 min. / Sony / Scope / 35mm / 14 anos 18h30 – É o fim (EUA, 2013) De Evan Goldberg e Seth Rogen. Com James Franco, Emma Watson, Paul Rudd, Jason Segel, Jonah Hill, Seth Rogen, Michael Cera, Rihanna. Seis atores famosos, que são amigos, ficam presos dentro de uma mansão em Los Angeles depois que eventos catastróficos destroem a cidade. Quando os suprimentos começam a faltar e os ânimos ficam exaltados, a amizade entre eles será colocada à prova. 107 min. / 16 anos / 35mm / Sony / Scope 20h30 – Curtas PE 1 (79 min.) + debate com realizadores ETERNAMENTE ELZA, de Alexandre Figueiroa e Paulo Feitosa - 17' Acompanha o cotidiano e as memórias de Elza Show, transformista recifense
  • 7. dedicada a cantar as grandes divas brasileiras do rádio." MALUNGUINHO, de Felipe Calheiros - 15' Malunguinho liderou o Quilombo do Catucá no século XIX. Apesar de ter sido morto em 1835, ainda hoje é cultuado pelos praticantes da Jurema Sagrada, religião de matriz indígena com influência africana do nordeste do país. CASA FORTE, de Rodrigo Almeida - 11' "Um bairro povoado por fantasmas de um relacionamento e de uma tradição." PAUSAS SILENCIOSAS, de Mariana Lacerda - 18’ Um encontro com um fotografo e seu acervo com imagens de uma cidade que não reconhecemos mais. EM TRÂNSITO, de Marcelo Pedroso, 18' Elias, em trânsito. QUINTA-FEIRA, 19/12 14h45 – SALVO (reprise) (Salvo, Ita., 2013) De Fabio Grassadonia e Antonio Piazza.Com Saleh Bakri, Sara Serraioco, Luigi lo Cascio. Grande prêmio e troféu revelação na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2013. 14 anos / H20 Filmes / Inédito / Scope / DCP 2K 16h45 - O ABISMO PRATEADO (Brasil, 2011) De Karin Ainouz. Com Alessandra Negrini, Thiago Martins. O novo filme do diretor Karim Aïnouz é envolto em um lirismo, até então, inédito em sua cinegrafia, tomada por longas que escancaram mazelas sociais. A história é inspirada na música Olhos nos Olhos, de Chico Buarque. No filme a personagem de Alessandra Negrini, assim como na canção, tenta juntar os pedaços de sua autoestima depois de uma separação traumática. Ao ser informada do fim de seu casamento por uma mensagem de texto enviada pelo marido, Violeta questiona a índole do pai de seus filhos quando conhece uma menina de rua e seu pai solteir. O longa rendeu a Aïnouz o prêmio de melhor diretor no Festival do Rio em 2012. Vitrine / 83 min. / 14 anos / DCP 2K / Scope
  • 8. 18h30 – Nota de Rodapé (Israel, 2013) De Joseph Cedar.Com Shlomo Bar-Aba, Lior Ashkenazi. Eliezer e Uriel Shkolnik são pai e filho que, além de serem professores excêntricos, dedicaram a vida ao estudo do Talmude, o livro sagrado dos judeus. Eliezer tem uma forte rejeição ao mundo acadêmico, por jamais ter sido reconhecido pelo trabalho realizado. Por outro lado, Uriel é uma estrela em ascensão, sendo cada vez mais bajulado pelos seus pares. Só que, um dia, Eliezer é agraciado com o Prêmio Israel, uma grande honraria concedida na vida acadêmica do país. Seu filho fica contente pelo pai enfim ser reconhecido, mas uma reviravolta faz com que tenha que escolher entre sua carreira e o apoio ao pai. Scope / 12 anos / Sony / 35mm / 105 min. 20h30 - Curtas PE 2 (66 min.) + debate com realizadores Rodolfo Mesquita e as Monstruosas Máscaras de Alegria de Felicidades, de Pedro Severien - 14’ O artista plástico Rodolfo Mesquita costuma retratar os seres humanos em sua condição ridícula e errante. ESTUDO EM VERMELHO, de Chico Lacerda - 16' Em um prólogo, dois atos e um número musical. DEIXEM DIANA EM PAZ, de Julio Cavani, - 10’ No auge de sua carreira profissional e acadêmica, Diana não tem tempo para descansar por causa do trabalho e dos estudos. AU REVOIR, de Milena Times - 20’ Um corredor estreito separa e une a vida de duas vizinhas. SOB A PELE, de Daniel Bandeira e Pedro Sotero, 20' Quando as palavras não chegam, é o corpo quem fala. SEXTA-FEIRA, 20/12 15h40 - DOMÉSTICA
  • 9. (Bra., 2012) De Gabriel Mascaro. Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho. Do mesmo realizador pernambucano de Um Lugar ao Sol, um dos melhores registros do cinema brasileiro recente. Seleção oficial 45º Festival de Brasília. 76 min. / VITRINE FILMES / Livre / DCP 2K / plano 17h20 – Um Estranho no Lago (Fra, 2013), De Alain Guiraduie. Com Pierre Deladonchamps, Christophe Paou. É verão. Estamos à beira de um lago isolado, cercado por montanhas e florestas. Este é o cenário para encontros sexuais entre homens desconhecidos. É onde Franck conhece Michel e se apaixona. Michel é um homem belo, charmoso e mortalmente perigoso. Franck sabe disso, mas decide viver essa paixão mesmo assim. Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2013, o filme venceu o prêmio de melhor direção e a Queer Palm, dedicada a filmes de temática gay. Scope / 100 min. / Imovision / 16 anos / DCP 2K 19h20 – Os Dias com Ele (Bra. 2013) De Maria Clara Escobar. Com Carlos Henrique Escobar, Maria Clara Escobar. Uma jovem cineasta mergulha no passado quase desconhecido de seu pai. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de uma parte da história que são raramente expostos. Ele, um afiado e irônico intelectual brasileiro preso e torturado durante a ditadura militar. Morando em Portugal, não fala muito sobre isso desde aquele tempo. Ela, uma filha em busca de sua identidade. Melhor filme Mostra de Cinema de Tiradentes 2013 107 min. / Vitrine Filmes / Inédito / DCP 2K / 14 anos 21h30 – DOCE AMIANTO (Bra., 2013) De Guto Parente e Uirá dos Santos. Com Deynne Augusto, Uirá dos Reis, Dario Oliveira, Rodrigo Fernandes. Amianto vive isolada num mundo de fantasia habitado por seus delírios de incontida esperança, onde sua ingenuidade e sua melancolia convivem de mãos dadas. Após sentir-se abandonada por seu amor (O Rapaz), Amianto encontra abrigo na presença de sua amiga morta, Blanche, que a protegerá contra suas dores – ao menos até onde possa. Seu universo interior choca-se com a realidade de um mundo que não a aceita, um mundo ao qual ela não pertence e invariavelmente ela torna a debruçar-se em seus delírios jocosos, misturando realidade e fantasia. Com a ajuda de sua Fada Madrinha, Amianto recolhe forças para continuar existindo na esperança de ser feliz algum dia. 70 min. / Plano / DCP 2K / Vitrine Filmes / Inédito / 16 anos
  • 10. SÁBADO, 21/12 15h45 - Uma Primavera com Minha Mãe (Fra., 2012) De Stéphane Brizé. Com Emmanuelle Seigner, Hélène Vincent, Vincent Lindon e Olivier Perrier. Alain Evrard, com seus 48 anos de idade, é forçado a voltar a morar com sua mãe, e acaba descobrindo que ela havia sido diagnosticada com uma doença grave e está em estado terminal. Tendo sido a convivência dos dois um problema no passado, eles terão de deixar de lado seus conflitos. Indicado ao César 2013 (“Oscar francês”) de melhor direção, roteiro, ator, atriz 16 anos / 108 min. / Tucuman Filmes / Em HD / Inédito 18h - Gravidade (3D) (Gravity, EUA/GB, 2013), de Alfonso Cuaró. Com Sandra Bullock e George Clooney. A Dra. Ryan Stone, médica e engenheira espacial, está em sua primeira missão fora da Terra ao lado do astronauta Matt Kowalsky, na última missão de sua carreira. Durante uma caminhada em torno de seu ônibus espacial, eles são atacados por uma chuva de meteoros que os deixa sem contato com a base na Terra e à deriva no espaço. Eles precisam agora trabalhar juntos para tentar sobreviver. Escrito pelo diretor Alfonso Cuarón (Filhos da esperança) ao lado de seu filho Jonás, o filme tem toda sua narrativa centrada em apenas dois atores. Filme de abertura do Festival de Veneza 2013 90 min. / Warner / 12 anos / Scope / DCP 2K 20h - AZUL É A COR MAIS QUENTE (reprise) (La Vie d'Adèle - Chapitres 1 et 2, França, 2013), de Abdellatif Kechiche, ganhador da PALMA DE OURO DO FESTIVAL DE CANNES 2013, com Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Jérémie Laheurte. Palma de Ouro Cannes 2013 / Melhor atriz 177 min. / DCP 2K / Som 5.1. / Imovision / TELA LARGA / 18 anos.