Aula eua 28-set-2012 (1)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula eua 28-set-2012 (1)

on

  • 226 views

 

Statistics

Views

Total Views
226
Views on SlideShare
226
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Aula eua 28-set-2012 (1) Aula eua 28-set-2012 (1) Presentation Transcript

    •  O CANADAO CANADA  PRELIMINARES SOBRE OS EUAPRELIMINARES SOBRE OS EUA  CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DOS EUACONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA  NATUREZA E AGRICULTURANATUREZA E AGRICULTURA  HIDROGRAFIA E COMUNICAÇÕESHIDROGRAFIA E COMUNICAÇÕES  MAIORES CIDADESMAIORES CIDADES  REGIÕES DOS EUAREGIÕES DOS EUA  GEOGRAFIA ECONÔMICAGEOGRAFIA ECONÔMICA  AGRICULTURAAGRICULTURA  RECURSOS NATURAISRECURSOS NATURAIS  ESPAÇO INDUSTRIALESPAÇO INDUSTRIAL  DEMOGRAFIA DOS EUADEMOGRAFIA DOS EUA  RELIGIÃO NOS EUARELIGIÃO NOS EUA  POLÍTICA DOS EUAPOLÍTICA DOS EUA  SETOR MILITAR E POLÍTICA EXTERNASETOR MILITAR E POLÍTICA EXTERNA
    • • A grande extensão territorial do país lhe confere a posse de importantes recursos, aA grande extensão territorial do país lhe confere a posse de importantes recursos, a começar pelo setor hidrelétrico que, se comparado ao potencial, é pouco aproveitado, e issocomeçar pelo setor hidrelétrico que, se comparado ao potencial, é pouco aproveitado, e isso se dá em virtude de os EUA optarem por outras fontes energéticas, como:se dá em virtude de os EUA optarem por outras fontes energéticas, como: - Petróleo,- Petróleo, - Gás natural,- Gás natural, - Carvão- Carvão - Energia nuclear.- Energia nuclear. • Nos Montes Apalaches, há importantesNos Montes Apalaches, há importantes jazidas de ferro e carvão, que se estendemjazidas de ferro e carvão, que se estendem até a faixa sul do país, na planície da Flórida.até a faixa sul do país, na planície da Flórida. • Também os Grandes Lagos apresentamTambém os Grandes Lagos apresentam forte concentração desses dois recursos,forte concentração desses dois recursos, o que explica a forte presença dao que explica a forte presença da indústria siderúrgica.indústria siderúrgica. • Os EUA são o 2° maior produtor mundialOs EUA são o 2° maior produtor mundial de cobre, e as jazidas deste importantede cobre, e as jazidas deste importante condutor para a indústria elétrica estãocondutor para a indústria elétrica estão dispersas por várias partes do território,dispersas por várias partes do território, sobretudo ao sul dos Grandes Lagos,sobretudo ao sul dos Grandes Lagos, e nas Montanhas Rochosas.e nas Montanhas Rochosas.
    • • Um grande trunfo estadunidense éUm grande trunfo estadunidense é a detenção de expressivas reservasa detenção de expressivas reservas de petróleo, localizadas especialmentede petróleo, localizadas especialmente no Golfo do México, uma das maisno Golfo do México, uma das mais importantes áreas produtoras do mundo.importantes áreas produtoras do mundo. • Ocorrem também expressivos lençóisOcorrem também expressivos lençóis petrolíferos no Alasca e nas Montanhas Rochosas.petrolíferos no Alasca e nas Montanhas Rochosas. • Cabe ressaltar que uma estratégia adotadaCabe ressaltar que uma estratégia adotada pelos EUA há muitos anos é a importação depelos EUA há muitos anos é a importação de petróleo junto a países produtores nãopetróleo junto a países produtores não consumidores, desse modo, preservandoconsumidores, desse modo, preservando seu petróleo para situações de emergência.seu petróleo para situações de emergência. • Embora detenham imensas jazidas minerais,Embora detenham imensas jazidas minerais, carboníferas e petrolíferas, os EUA são grandescarboníferas e petrolíferas, os EUA são grandes importadores dessas matérias-primas,importadores dessas matérias-primas, basicamente por 2 motivos:basicamente por 2 motivos: 1. O consumo é altíssimo e sua produção1. O consumo é altíssimo e sua produção industrial é de uma grandeza sem precedentesindustrial é de uma grandeza sem precedentes 2. Pois preservam estrategicamente seu subsolo.2. Pois preservam estrategicamente seu subsolo. • Para alimentar seu gigantesco parquePara alimentar seu gigantesco parque industrial e garantir um consumo "per capita"industrial e garantir um consumo "per capita" jamais visto, os EUA são os maioresjamais visto, os EUA são os maiores produtores mundiais de energia.produtores mundiais de energia.
    • • O espaço do país reflete sua condição de grande potência econômica, detendo o maiorO espaço do país reflete sua condição de grande potência econômica, detendo o maior parque industrial do planeta.parque industrial do planeta. • O desenvolvimento econômico coincide com a expansão industrial que, por sua vez, estáO desenvolvimento econômico coincide com a expansão industrial que, por sua vez, está relacionada à herança histórica, em especial, das duas grandes guerras mundiais, que tantorelacionada à herança histórica, em especial, das duas grandes guerras mundiais, que tanto incentivaram esse desenvolvimento.incentivaram esse desenvolvimento. • Como sabemos, a indústria europeia foi seriamente abalada nesse período, ficandoComo sabemos, a indústria europeia foi seriamente abalada nesse período, ficando dependente da importação de bens industrializados dos EUA.dependente da importação de bens industrializados dos EUA. • Entre outras,Entre outras, verificam-se no paísverificam-se no país 4 zonas industriais4 zonas industriais principais. A saber.principais. A saber.
    • • O nordeste e a região dos Grandes Lagos - na prática, uma contiguidade territorial -O nordeste e a região dos Grandes Lagos - na prática, uma contiguidade territorial - atravessaram a 2ª metade do século 20 como a mais industrializada região do mundo.atravessaram a 2ª metade do século 20 como a mais industrializada região do mundo. • Ainda se mantém como importante centro industrial devido ao revigoramento e àAinda se mantém como importante centro industrial devido ao revigoramento e à modernização de algumas cidadesmodernização de algumas cidades • Simultaneamente ao desenvolvimento industrial da costa oete (Pacífico), se observa nessaSimultaneamente ao desenvolvimento industrial da costa oete (Pacífico), se observa nessa região dos Grandes Lagos um ligeiro declínio de muitos centros fabris nos primeiros anosregião dos Grandes Lagos um ligeiro declínio de muitos centros fabris nos primeiros anos do século 21, especialmentedo século 21, especialmente aqueles vinculados aoaqueles vinculados ao setor de bens desetor de bens de produção eprodução e automobilístico.automobilístico. • Detroit é o retratoDetroit é o retrato dessa realidade:dessa realidade: o lugar caminhao lugar caminha para se transformarpara se transformar em uma "cidadeem uma "cidade fantasma", tal afantasma", tal a decadência do setordecadência do setor automobilístico local,automobilístico local, antes o mais importante do mundo.antes o mais importante do mundo.
    • • As razões da instalação e do desenvolvimento industrial do nordeste e Grandes LagosAs razões da instalação e do desenvolvimento industrial do nordeste e Grandes Lagos devem ser encontradas nos seguintes fatores:devem ser encontradas nos seguintes fatores: 1. O próprio processo de colonização que fez, desde os primórdios, surgir naquela região1. O próprio processo de colonização que fez, desde os primórdios, surgir naquela região um centro manufatureiro, em oposição ao sul agrário, latifundiário e escravocrata. Isso teveum centro manufatureiro, em oposição ao sul agrário, latifundiário e escravocrata. Isso teve relação direta com o movimento de independência do país.relação direta com o movimento de independência do país. 2. A ocorrência de potencial energético e a transformação desse potencial em parque2. A ocorrência de potencial energético e a transformação desse potencial em parque instalado.instalado. 3. A existência de matéria prima básica para a instalação do setor de bens de produção,3. A existência de matéria prima básica para a instalação do setor de bens de produção, como ferro e carvão, essenciais à siderurgia.como ferro e carvão, essenciais à siderurgia. 4. Mão-de-obra em abundância4. Mão-de-obra em abundância 5. Mercado consumidor5. Mercado consumidor 6. Um sistema de transportes compatível6. Um sistema de transportes compatível com a necessidade de escoamento dacom a necessidade de escoamento da produção, em especial a intensa utilizaçãoprodução, em especial a intensa utilização de hidrovias naturais, junto aos Grandes Lagos.de hidrovias naturais, junto aos Grandes Lagos.
    • • O nordeste dos EUA é uma área de industrialização tradicional na história do país.O nordeste dos EUA é uma área de industrialização tradicional na história do país. • Sua indústria é bastante diversificada:Sua indústria é bastante diversificada: - desde o setor de bens de produção, como...- desde o setor de bens de produção, como... ...bens de consumo duráveis...bens de consumo duráveis ...bens de consumo não-duráveis...bens de consumo não-duráveis ...siderurgia...siderurgia ...química...química ...metalurgia...metalurgia ...mecânica...mecânica ...automobilística...automobilística ...têxtil...têxtil ...alimentícia...alimentícia ...entre outros...entre outros • De modo geral, aDe modo geral, a indústria de baseindústria de base dos EUA localiza-sedos EUA localiza-se próximo aos Grandespróximo aos Grandes Lagos, enquanto asLagos, enquanto as de consumo, mais nade consumo, mais na faixa Atlântica do nordeste.faixa Atlântica do nordeste.
    • • A Costa Oeste dos EUA, em especial Los Angeles e San Francisco, diferentemente doA Costa Oeste dos EUA, em especial Los Angeles e San Francisco, diferentemente do nordeste estadunidense, industrializou-se tardiamente, vivendo um incremento industrialnordeste estadunidense, industrializou-se tardiamente, vivendo um incremento industrial efetivo após a 2ª guerra mundial.efetivo após a 2ª guerra mundial. • Entre outros fatores, a Guerra Fria contribuiu muito para a transferência do eixo industrialEntre outros fatores, a Guerra Fria contribuiu muito para a transferência do eixo industrial estadunidense do leste para o oeste, uma vez que em a concentração dos arsenais bélicosestadunidense do leste para o oeste, uma vez que em a concentração dos arsenais bélicos de longo alcance em uma só região deixava o país muito vulnerável a um eventual ataquede longo alcance em uma só região deixava o país muito vulnerável a um eventual ataque militar.militar. • Mas os fatoresMas os fatores decisivos para essadecisivos para essa industrialização eindustrialização e crescimentocrescimento econômico daeconômico da Costa Oeste foi:Costa Oeste foi: - A revalorização- A revalorização econômica da baciaeconômica da bacia do Pacífico - Japão,do Pacífico - Japão, China e Tigres Asiáticos.China e Tigres Asiáticos. - A busca de mercados- A busca de mercados asiáticos, que faz doasiáticos, que faz do Oceano Pacífico uma importante orla econômica, com o desenvolvimento de muitos países,Oceano Pacífico uma importante orla econômica, com o desenvolvimento de muitos países, levando os EUA a repensarem sua opção atlântica.levando os EUA a repensarem sua opção atlântica.
    • • A Costa Oeste caracteriza-se por uma indústria marcada pelo alto nível tecnológico e deA Costa Oeste caracteriza-se por uma indústria marcada pelo alto nível tecnológico e de automação, exigindo mão-de-obra de alta qualificação técnica.automação, exigindo mão-de-obra de alta qualificação técnica. • Podemos destacar a eletrônica, a informática, a robótica e a biotecnologia, enaltecendo aPodemos destacar a eletrônica, a informática, a robótica e a biotecnologia, enaltecendo a preeminência cibernética do Vale do Silício - centro mundial da informática - perto de Sanpreeminência cibernética do Vale do Silício - centro mundial da informática - perto de San Francisco, na Califórnia.Francisco, na Califórnia. • Da Califórnia até Houston, no Texas, estende-se um importante cinturão industrial,Da Califórnia até Houston, no Texas, estende-se um importante cinturão industrial, designado como "Cinturão do Sol" (Sun Belt).designado como "Cinturão do Sol" (Sun Belt). • Esse contexto de forteEsse contexto de forte desenvolvimentodesenvolvimento econômico noeconômico no pós-guerra fez compós-guerra fez com que o estado daque o estado da CalifórniaCalifórnia apresentasse oapresentasse o maior crescimentomaior crescimento econômico eeconômico e demográfico em relaçãodemográfico em relação a todos os outros no período.a todos os outros no período. • Hoje é o estado mais rico dos EUA, e por consequencia, do mundo.Hoje é o estado mais rico dos EUA, e por consequencia, do mundo.
    • • Uma importante área da insústria estadunidense envolve os estados de Washington eUma importante área da insústria estadunidense envolve os estados de Washington e Oregon, particularmente a cidade de Seattle.Oregon, particularmente a cidade de Seattle. • Por vezes também pode ser considerada parte da Costa Oeste, por estar às margens doPor vezes também pode ser considerada parte da Costa Oeste, por estar às margens do Oceano Pacífico.Oceano Pacífico. • É marcada pela presença dos setores bélico, aeronáutico e naval.É marcada pela presença dos setores bélico, aeronáutico e naval. • A Boeing, importante fábricante de aviões, mundialmente conhecida, possui sua sede eA Boeing, importante fábricante de aviões, mundialmente conhecida, possui sua sede e fábrica na área de Seattle.fábrica na área de Seattle. • Outra importanteOutra importante indústria do noroesteindústria do noroeste dos EUA é ados EUA é a madeireira.madeireira. • Por ser uma regiãoPor ser uma região mais fria, sem omais fria, sem o clima mediterrâneoclima mediterrâneo típico da Califórnia,típico da Califórnia, e já ao lado de umae já ao lado de uma corrente quente do Oceano Pacífico, o volume de chuvas nesta região é bastante elevado,corrente quente do Oceano Pacífico, o volume de chuvas nesta região é bastante elevado, favorecendo o surgimento de florestas de coníferas na região.favorecendo o surgimento de florestas de coníferas na região.
    • • O sul dos EUA assistiu em sua história recente ao desenvolvimento industrial do setorO sul dos EUA assistiu em sua história recente ao desenvolvimento industrial do setor têxtil, inicialmente ligado à ocorrência de boas condições para a produção de algodão,têxtil, inicialmente ligado à ocorrência de boas condições para a produção de algodão, especialmente nos estados da Geórgia, Alabama e Mississipi.especialmente nos estados da Geórgia, Alabama e Mississipi. • No entanto, as indústrias química e petroquímica tornaram-se a principal atividade nessaNo entanto, as indústrias química e petroquímica tornaram-se a principal atividade nessa região, em face da alta concentração de petróleo no Golfo do México.região, em face da alta concentração de petróleo no Golfo do México. • Houston é hoje o principal complexo industrial do país, onde surgem também setores deHouston é hoje o principal complexo industrial do país, onde surgem também setores de ponta, como a biotecnologia.ponta, como a biotecnologia. • O Sul dos EUA éO Sul dos EUA é a região do país quea região do país que mais cresce em termosmais cresce em termos industriais geraisindustriais gerais nas últimas décadas.nas últimas décadas.
    • • Algumas características demográficas dos EUA são bem conhecidas, como o fato de suaAlgumas características demográficas dos EUA são bem conhecidas, como o fato de sua população ser falante da língua inglesa, de maioria “branca” (euro-descendente) e praticantepopulação ser falante da língua inglesa, de maioria “branca” (euro-descendente) e praticante do cristianismo Protestante.do cristianismo Protestante. • Com umaCom uma população depopulação de 308308 milhõesmilhões de habitantes (censo do USGS de 2010), ade habitantes (censo do USGS de 2010), a população estadunidense é superior à população brasileira, de 193 milhões (censo de 2010).população estadunidense é superior à população brasileira, de 193 milhões (censo de 2010). • O que vamos ver nas próximas páginas é...O que vamos ver nas próximas páginas é... ...o quanto essa população se concentra na metade leste do território americano...o quanto essa população se concentra na metade leste do território americano ...os estados com menor desenvolvimento humano são aqueles no sul da bacia do Rio...os estados com menor desenvolvimento humano são aqueles no sul da bacia do Rio MississipiMississipi ...a concentração ainda forte de afro-descendentes (“negros”) no Sul dos EUA...a concentração ainda forte de afro-descendentes (“negros”) no Sul dos EUA ...o aumento no número de falantes de espanhol no país, principalmente nos estados que...o aumento no número de falantes de espanhol no país, principalmente nos estados que tem fronteira com o Méxicotem fronteira com o México ...o quanto a imigração foi importante para a construção da população americana...o quanto a imigração foi importante para a construção da população americana ...a predominância do protestantismo, coexistindo com uma numerosa população católica...a predominância do protestantismo, coexistindo com uma numerosa população católica
    • • No mapa ao lado podemosNo mapa ao lado podemos observar o quanto a populaçãoobservar o quanto a população estadunidense se concentra naestadunidense se concentra na metade leste do território do paísmetade leste do território do país • Isso se deve em grande parte:Isso se deve em grande parte: 1. Ao início da colonização dos1. Ao início da colonização dos EUA ter se dado na costa doEUA ter se dado na costa do Oceano AtlânticoOceano Atlântico 2. Na expansão ao oeste, a2. Na expansão ao oeste, a população se fixou em regiõespopulação se fixou em regiões com clima mais propício àcom clima mais propício à agricultura, no caso, as Grandesagricultura, no caso, as Grandes Planícies centrais, evitando aPlanícies centrais, evitando a região de semi-árido e áridoregião de semi-árido e árido típico da metade oeste do país.típico da metade oeste do país. • Observamos também fortes concentrações populacionais na costa do Oceano Pacífico, noObservamos também fortes concentrações populacionais na costa do Oceano Pacífico, no estado da Califórnia, em torno das metrópoles de Los Angeles e San Francisco, bem como aestado da Califórnia, em torno das metrópoles de Los Angeles e San Francisco, bem como a noroeste, na área de Seattle.noroeste, na área de Seattle. • A região das Grandes Metrópoles no nordeste é muito povoada, com 54 milhões deA região das Grandes Metrópoles no nordeste é muito povoada, com 54 milhões de habitantes, o que equivale a quase 20% da população do país.habitantes, o que equivale a quase 20% da população do país.
    • • Os estados americanos nãoOs estados americanos não possuem tanta uniformidadepossuem tanta uniformidade quanto à seu desenvolvimentoquanto à seu desenvolvimento humano.humano. • Embora todos os 51 estadosEmbora todos os 51 estados sejam considerados comosejam considerados como altamente desenvolvidos, sealtamente desenvolvidos, se comparando à países de outroscomparando à países de outros continentes, dentro dos EUAcontinentes, dentro dos EUA existem algumas disparidades.existem algumas disparidades. • Destaque para a Califórnia, umDestaque para a Califórnia, um estado com elevado índice deestado com elevado índice de desenvolvimento humano, e odesenvolvimento humano, e o mais populoso do país, commais populoso do país, com mais de 30 milhões demais de 30 milhões de habitanteshabitantes
    • • Enquanto os estados doEnquanto os estados do nordeste que englobam asnordeste que englobam as Grandes Metrópoles possuemGrandes Metrópoles possuem índices de desenvolvimentoíndices de desenvolvimento humano muito elevados...humano muito elevados... ...estados do sul da bacia do...estados do sul da bacia do Rio Mississipi possuem osRio Mississipi possuem os mais baixos índices do país.mais baixos índices do país. • Estados como Mississipi,Estados como Mississipi, Lousiana, Alabama, Arkansas,Lousiana, Alabama, Arkansas, Oklahoma e Tennessee possuemOklahoma e Tennessee possuem uma herança histórica muitouma herança histórica muito pesada, da época da escravidãopesada, da época da escravidão e dos grandes latifúndios, quee dos grandes latifúndios, que predominavam nesta parte dopredominavam nesta parte do país, além das tensões raciaispaís, além das tensões raciais e desigualdade social entree desigualdade social entre “brancos” e “negros”.“brancos” e “negros”.
    • • A questão dos afro-descendentesA questão dos afro-descendentes nos EUA é um tema sensívelnos EUA é um tema sensível no país.no país. • Tal como no Brasil, elesTal como no Brasil, eles foram levados da África aoforam levados da África ao Sul dos EUA como escravos,Sul dos EUA como escravos, para trabalhar nas plantaçõespara trabalhar nas plantações de algodão.de algodão. • Mas nem todos os estadosMas nem todos os estados dos EUA possuíam escravidão.dos EUA possuíam escravidão. • Apenas aqueles estados doApenas aqueles estados do sudeste americano tinham asudeste americano tinham a escravidão legalizada, atéescravidão legalizada, até 1865, quando os estados do1865, quando os estados do nordeste e meio-oeste venceram a “Guerra de Secessão” (Guerra Civil Americana).nordeste e meio-oeste venceram a “Guerra de Secessão” (Guerra Civil Americana). • Com a derrota na Guerra de Secessão, os escravos foram libertados.Com a derrota na Guerra de Secessão, os escravos foram libertados.
    • • Mas tal como no Brasil, nãoMas tal como no Brasil, não houve um amparo apropriadohouve um amparo apropriado à estes ex-escravos, que foramà estes ex-escravos, que foram deixados à seu próprio destino,deixados à seu próprio destino, vulneráveis à pobreza, à faltavulneráveis à pobreza, à falta de acesso à educação dede acesso à educação de qualidade, trabalhando emqualidade, trabalhando em sub-empregos.sub-empregos. • E com um agravante: a forteE com um agravante: a forte discriminação racial a que elesdiscriminação racial a que eles foram colocados, através deforam colocados, através de mecanismos na lei. Algo quemecanismos na lei. Algo que não ocorreu no Brasil.não ocorreu no Brasil. • Nos estados do Sul dos EUA,Nos estados do Sul dos EUA, após a libertação dos escravos, foram promulgadas várias leis estaduais que separavam oapós a libertação dos escravos, foram promulgadas várias leis estaduais que separavam o ensino público em categorias diferentes, para “brancos” e para “negros”. O acesso àensino público em categorias diferentes, para “brancos” e para “negros”. O acesso à compra de terras e ao voto eram mais limitadas para os “negros”, havia um rigor maior nascompra de terras e ao voto eram mais limitadas para os “negros”, havia um rigor maior nas leis.leis. • E também entrava em cena a questão cultural, uma forte mentalidade, tanto nos “brancos”E também entrava em cena a questão cultural, uma forte mentalidade, tanto nos “brancos” quanto nos “negros”, de não se misturarem socialmente.quanto nos “negros”, de não se misturarem socialmente.
    • • E também entrava em cena aE também entrava em cena a questão cultural, uma fortequestão cultural, uma forte mentalidade, tanto nos “brancos”mentalidade, tanto nos “brancos” quanto nos “negros”, de nãoquanto nos “negros”, de não se misturarem socialmente.se misturarem socialmente. • Essa situação durou quaseEssa situação durou quase 100 anos, só terminando nos100 anos, só terminando nos anos 1960, com as leis federaisanos 1960, com as leis federais de Direitos Civis, que finalmentede Direitos Civis, que finalmente igualaram “negros” e “brancos”igualaram “negros” e “brancos” nos EUA.nos EUA. • Todavia, culturalmente aindaTodavia, culturalmente ainda resiste muita discriminaçãoresiste muita discriminação entre “negros” e “brancos”.entre “negros” e “brancos”. É uma ferida que ainda estáÉ uma ferida que ainda está cicatrizando no país.cicatrizando no país. • Um fenômeno demográfico que ocorreu entre os “negros” americanos, principalmente aUm fenômeno demográfico que ocorreu entre os “negros” americanos, principalmente a partir de meados do Século 20, foi a migração interna para as grandes metrópoles do país,partir de meados do Século 20, foi a migração interna para as grandes metrópoles do país, em busca de melhores oportunidades de estudo e trabalho.em busca de melhores oportunidades de estudo e trabalho.
    • • Mais da metade dos “negros”Mais da metade dos “negros” dos EUA vivem no Sul do país.dos EUA vivem no Sul do país. • O total de “negros” no paísO total de “negros” no país é de quase 38 milhões deé de quase 38 milhões de pessoas.pessoas. • Ou seja, cerca de 12,4 %Ou seja, cerca de 12,4 % da população estadunidense.da população estadunidense. • 1 de cada 8 americanos é1 de cada 8 americanos é considerado “negro”.considerado “negro”. • E a classificação de pessoaE a classificação de pessoa “negra” nos EUA é diferente“negra” nos EUA é diferente da feita pelo IBGE no Brasil.da feita pelo IBGE no Brasil. • Pessoas miscigenadas, que aqui no Brasil são consideradas “pardas” (ou mulato, moreno,Pessoas miscigenadas, que aqui no Brasil são consideradas “pardas” (ou mulato, moreno, mestiço, etc), lá nos EUA são classificados como “negros” também.mestiço, etc), lá nos EUA são classificados como “negros” também. • Um dado curioso: Enquanto no Brasil há 7,6% de “negros” e 43% de “pardos”, o queUm dado curioso: Enquanto no Brasil há 7,6% de “negros” e 43% de “pardos”, o que praticamente faz metade de população brasileira ser predominantemente afro-descendente,praticamente faz metade de população brasileira ser predominantemente afro-descendente, nos EUA essa porcentagem é de 12,4%.nos EUA essa porcentagem é de 12,4%.
    • • Outra minoria muito sentidaOutra minoria muito sentida nos EUA são a dos “Hispânicos”.nos EUA são a dos “Hispânicos”. • O termo “Hispânico” é usadoO termo “Hispânico” é usado para definir qualquer pessoapara definir qualquer pessoa de origem latino-americanade origem latino-americana nos EUA.nos EUA. • Assim sendo, brasileiros sãoAssim sendo, brasileiros são considerados “Hispânicos” nosconsiderados “Hispânicos” nos EUA, mesmo sendo um povoEUA, mesmo sendo um povo de língua portuguesa, e nãode língua portuguesa, e não espanhola.espanhola. • A imensa maioria dosA imensa maioria dos •““Hispânicos” nos EUA temHispânicos” nos EUA tem origem no México, país fronteiriçoorigem no México, país fronteiriço com os EUA.com os EUA. • Outros grandes contigentes deOutros grandes contigentes de “Hispânicos” nos EUA provém...“Hispânicos” nos EUA provém... ...de Cuba, concentrando-se mais no sul da Flórida...de Cuba, concentrando-se mais no sul da Flórida ...de Porto Rico, dependência americana no Caribe...de Porto Rico, dependência americana no Caribe
    • • Por conta desse grandePor conta desse grande número de “Hispânicos” nonúmero de “Hispânicos” no país, a língua espanhola é apaís, a língua espanhola é a segunda mais falada nos EUA.segunda mais falada nos EUA. • Com mais de 30 milhões deCom mais de 30 milhões de mexicanos vivendo nos EUA,mexicanos vivendo nos EUA, a imensa maioria deles ema imensa maioria deles em regiões próximas à fronteiraregiões próximas à fronteira com o México, e por conta dacom o México, e por conta da imigração ao longo das últimasimigração ao longo das últimas décadas, o idioma espanholdécadas, o idioma espanhol é muito falado nessas áreas.é muito falado nessas áreas. • Por conta disso observamosPor conta disso observamos no mapa que todos os estadosno mapa que todos os estados dos EUA que tem fronteira comdos EUA que tem fronteira com o México possuem mais de 25%o México possuem mais de 25% de falantes de espanhol.de falantes de espanhol. • Destaque também para a Flórida, e a grande presença de cubanos na área de Miami.Destaque também para a Flórida, e a grande presença de cubanos na área de Miami. Isso se explica pela proximidade com Cuba, e por imigrarem aos EUA nas últimas décadasIsso se explica pela proximidade com Cuba, e por imigrarem aos EUA nas últimas décadas para não viverem mais no país governado por Fidel Castro.para não viverem mais no país governado por Fidel Castro.
    • • A religião foi um fator fundamental na construçãoA religião foi um fator fundamental na construção dos EUA como país.dos EUA como país. • Desde os primeiros cristãos protestantes deDesde os primeiros cristãos protestantes de denominação “puritana” que colonizaram o litoraldenominação “puritana” que colonizaram o litoral leste do país nos séculos 17 e 18, os EUA seleste do país nos séculos 17 e 18, os EUA se consolidaram como uma nação com forteconsolidaram como uma nação com forte presença do cristianismo na formação de seupresença do cristianismo na formação de seu caráter nacional.caráter nacional. • Nas últimas décadas, com o aumento daNas últimas décadas, com o aumento da imigração de latino-americanos para o país, oimigração de latino-americanos para o país, o número de católicos vem aumentando.número de católicos vem aumentando. • Mas o catolicismo tem suas raízes nos EUA há mais tempo, desde a vinda de imigrantesMas o catolicismo tem suas raízes nos EUA há mais tempo, desde a vinda de imigrantes irlandeses e italianos para o nordeste dos EUA entre os séculos 19 e 20.irlandeses e italianos para o nordeste dos EUA entre os séculos 19 e 20. • Hoje, com quase ¼ de católicos no país, pode-se dizer que de cada 4 americanos, 1 éHoje, com quase ¼ de católicos no país, pode-se dizer que de cada 4 americanos, 1 é católico.católico. • Apesar de ser uma nação de forte maioria protestante, com mais de 160 milhões deApesar de ser uma nação de forte maioria protestante, com mais de 160 milhões de praticantes, os EUA é o 3° país no mundo com maior número de católicos, com 73 milhõespraticantes, os EUA é o 3° país no mundo com maior número de católicos, com 73 milhões de cristãos católicos romanos. Só fica atrás do Brasil (140 milhões) e México (100 milhões)de cristãos católicos romanos. Só fica atrás do Brasil (140 milhões) e México (100 milhões) RELIGIÕES PRATICADAS NOS EUARELIGIÕES PRATICADAS NOS EUA Cristianismo ProtestanteCristianismo Protestante 51,3%51,3% CatolicismoCatolicismo 23,9%23,9% Cristianismo – OutrasCristianismo – Outras 3,3%3,3% Sem religiãoSem religião 16,1%16,1% JudaísmoJudaísmo 1,7%1,7% IslamismoIslamismo 0,6%0,6% OutrasOutras 2,3%2,3%
    • • De cada 6 americanos, 1 não possui religião, porDe cada 6 americanos, 1 não possui religião, por opção própria. Neste grupo inclui os agnósticosopção própria. Neste grupo inclui os agnósticos (não afirmam nem negam a existência de Deus), os(não afirmam nem negam a existência de Deus), os Ateus, e aqueles que não se importam com esseAteus, e aqueles que não se importam com esse assunto.assunto. • Os 1,7% de judeus nos EUA não faz desse grupoOs 1,7% de judeus nos EUA não faz desse grupo nada numeroso, porém os mais de 5 milhões denada numeroso, porém os mais de 5 milhões de judeus nos EUA os fazem o maior grupo dejudeus nos EUA os fazem o maior grupo de praticantes dessa religião fora de Israel. E ospraticantes dessa religião fora de Israel. E os judeus nos EUA, tal como no Brasil, compõemjudeus nos EUA, tal como no Brasil, compõem uma importante camada populacional entreuma importante camada populacional entre os mais ricos do país.os mais ricos do país. • Os quase 2 milhões de muçulmanos nos EUA não são numericamente fortes no país,Os quase 2 milhões de muçulmanos nos EUA não são numericamente fortes no país, porém nos últimos 11 anos vem sendo vítimas de uma injusta desconfiança social por contaporém nos últimos 11 anos vem sendo vítimas de uma injusta desconfiança social por conta da uma má imagem que os americanos adquiriram do mundo islâmico após os atentados deda uma má imagem que os americanos adquiriram do mundo islâmico após os atentados de 11 de Setembro de 2001.11 de Setembro de 2001. RELIGIÕES PRATICADAS NOS EUARELIGIÕES PRATICADAS NOS EUA Cristianismo ProtestanteCristianismo Protestante 51,3%51,3% CatolicismoCatolicismo 23,9%23,9% Cristianismo – OutrasCristianismo – Outras 3,3%3,3% Sem religiãoSem religião 16,1%16,1% JudaísmoJudaísmo 1,7%1,7% IslamismoIslamismo 0,6%0,6% OutrasOutras 2,3%2,3%
    • • Os EUA são uma República federativa de estados.Os EUA são uma República federativa de estados. • Cada estado tem autonomia no âmbito de fazer as próprias leisCada estado tem autonomia no âmbito de fazer as próprias leis que regulam questões sociais e econômicas locais.que regulam questões sociais e econômicas locais. Comparando, os estados brasileiros não possuem o mesmoComparando, os estados brasileiros não possuem o mesmo nível de autonomia estadual.nível de autonomia estadual. • Para citar exemplos rápidos:Para citar exemplos rápidos: - Há estados que permitem a venda de armas de fogo, enquanto- Há estados que permitem a venda de armas de fogo, enquanto outros não permitem.outros não permitem. - Há estados que utilizam a pena-de-morte para determinados- Há estados que utilizam a pena-de-morte para determinados crimes, enquanto outros estados não a utilizam.crimes, enquanto outros estados não a utilizam. - A idade mínima legal para dirigir varia conforme o estado,- A idade mínima legal para dirigir varia conforme o estado, enquanto em alguns é de 18 anos, em outros é de 16 anos.enquanto em alguns é de 18 anos, em outros é de 16 anos. • O governo federal dos EUA foca suas ações em leis de âmbito maisO governo federal dos EUA foca suas ações em leis de âmbito mais generalista, como política monetária, fiscal, de defesa e questõesgeneralista, como política monetária, fiscal, de defesa e questões sociais que envolvam todos os estados do país.sociais que envolvam todos os estados do país.
    • • O governo dos EUA possui estrutura idêntica á do Brasil.O governo dos EUA possui estrutura idêntica á do Brasil. • O sistema é Presidencialista, e o Presidente da República éO sistema é Presidencialista, e o Presidente da República é eleito para um mandato de 4 anos, com possibilidade de umaeleito para um mandato de 4 anos, com possibilidade de uma reeleição.reeleição. • O poder legislativo é bi-cameral, possui duas câmaras:O poder legislativo é bi-cameral, possui duas câmaras: - Câmara dos Representantes (Câmara dos Deputados)- Câmara dos Representantes (Câmara dos Deputados) - Senado- Senado • O poder judiciário máximo é a Suprema Corte de Justiça, funcionaO poder judiciário máximo é a Suprema Corte de Justiça, funciona como o STF (Supremo Tribunal Federal) brasileiro.como o STF (Supremo Tribunal Federal) brasileiro. • O Presidente dos EUA, como todos sabem, é Barack HusseinO Presidente dos EUA, como todos sabem, é Barack Hussein Obama, do Partido Democrata.Obama, do Partido Democrata. • Nascido no Havaí em 1961, filho de pai queniano e mãeNascido no Havaí em 1961, filho de pai queniano e mãe americana, morou na Indonésia durante alguns anos da infância.americana, morou na Indonésia durante alguns anos da infância. • Se elegeu Presidente em uma histórica eleição em novembro deSe elegeu Presidente em uma histórica eleição em novembro de 2008, se tornando o primeiro afro-descendente a ocupar o cargo2008, se tornando o primeiro afro-descendente a ocupar o cargo máximo daquela nação.máximo daquela nação.
    • • Barack Obama tenta a reeleição neste ano, e para conseguir precisará derrotar o candidatoBarack Obama tenta a reeleição neste ano, e para conseguir precisará derrotar o candidato Mitt Romney, do Partido Republicano, no pleito que ocorrerá na primeira terça-feira do mêsMitt Romney, do Partido Republicano, no pleito que ocorrerá na primeira terça-feira do mês de novembro (06 de novembro de 2012)de novembro (06 de novembro de 2012) Importante lembrar que nos EUA existem quase 200Importante lembrar que nos EUA existem quase 200 partidos políticos registrados. Porém o sistemapartidos políticos registrados. Porém o sistema político é anacrônico, pois possui a mesma estruturapolítico é anacrônico, pois possui a mesma estrutura da época imediatamente após a Independência, entreda época imediatamente após a Independência, entre fins do século 18 e início do século 19.fins do século 18 e início do século 19. • Para um partido político poder lançar um candidatoPara um partido político poder lançar um candidato presidencial com chances reais de vitória, ele precisa estar presente em todos os 51 estadospresidencial com chances reais de vitória, ele precisa estar presente em todos os 51 estados do país, e possuir amplo financiamento privado de campanhas, através de arrecadaçõesdo país, e possuir amplo financiamento privado de campanhas, através de arrecadações com doadores.com doadores. • Por conta disso, na prática existem apenas DOIS partidos políticos nos EUA quePor conta disso, na prática existem apenas DOIS partidos políticos nos EUA que conseguem eleger Presidentes, além de Governadores, Deputados, Senadores, etc.conseguem eleger Presidentes, além de Governadores, Deputados, Senadores, etc.
    • • O Partido Democrata, que nos EUA é considerado “de esquerda”, mas emO Partido Democrata, que nos EUA é considerado “de esquerda”, mas em Ciência Política convencional é tido como um partido de “centro-direita”.Ciência Política convencional é tido como um partido de “centro-direita”. Teve como Presidentes mais recentes Barack Obama (2009-) eTeve como Presidentes mais recentes Barack Obama (2009-) e Bill Clinton (1993-2001). Seu símbolo é um burro.Bill Clinton (1993-2001). Seu símbolo é um burro. • O Partido Republicano é considerado mais “de direita”. Valoriza muitoO Partido Republicano é considerado mais “de direita”. Valoriza muito questões patrióticas e militaristas. Teve como Presidentes mais recentesquestões patrióticas e militaristas. Teve como Presidentes mais recentes George W.Bush (2001-2009), George Bush “pai” (1989-1992) eGeorge W.Bush (2001-2009), George Bush “pai” (1989-1992) e Ronald Reagan (1981-1989). Seu símbolo é um elefante.Ronald Reagan (1981-1989). Seu símbolo é um elefante.
    • • A política externa dos EUA por vezes é controversa.A política externa dos EUA por vezes é controversa. Uns amam, outros odeiam.Uns amam, outros odeiam. • Desde que venceu as 2 guerras mundiais na 1ª metade do século 20,Desde que venceu as 2 guerras mundiais na 1ª metade do século 20, se tornou a grande super-potência do mundo ocidental, e com o fimse tornou a grande super-potência do mundo ocidental, e com o fim da União Soviética em 1991, se tornou a única super-potência noda União Soviética em 1991, se tornou a única super-potência no mundo.mundo. • Os EUA proclamaram para si o dever de serem hegemônicos noOs EUA proclamaram para si o dever de serem hegemônicos no planeta para manter a paz mundial, conforme os valores definidosplaneta para manter a paz mundial, conforme os valores definidos pelos americanos. Uma espécie de “polícia do mundo”.pelos americanos. Uma espécie de “polícia do mundo”. • Politicamente, os EUA buscam aliados importantes que sustentem essa “pax americana”,Politicamente, os EUA buscam aliados importantes que sustentem essa “pax americana”, como os países mais ricos da Europa, além do Japão.como os países mais ricos da Europa, além do Japão. • Segundo a política de estado americana, essa hegemonia estadunidense garante o climaSegundo a política de estado americana, essa hegemonia estadunidense garante o clima pacífico que propicia as melhores condições para o comércio e intercâmbio internacional.pacífico que propicia as melhores condições para o comércio e intercâmbio internacional. • E quando um interesse americano estiver ameaçado, a política externa dos EUA não hesitaE quando um interesse americano estiver ameaçado, a política externa dos EUA não hesita em jogar duro, financiando quem tenha interesse em promover os interesses americanosem jogar duro, financiando quem tenha interesse em promover os interesses americanos nos demais países do mundo.nos demais países do mundo.
    • • Recentemente, o crescimento da China como potência econômicaRecentemente, o crescimento da China como potência econômica mundial representa um desafio ao futuro dos EUA como únicamundial representa um desafio ao futuro dos EUA como única super-potência hegemônica.super-potência hegemônica. • Outro fator que coloca obstáculos na política externa dos EUA éOutro fator que coloca obstáculos na política externa dos EUA é a recuperação da economia americana após a crise financeiraa recuperação da economia americana após a crise financeira de 2008, que fez os EUA estagnar economicamente nos últimosde 2008, que fez os EUA estagnar economicamente nos últimos anos, e com dificuldades de promover um crescimento econômicoanos, e com dificuldades de promover um crescimento econômico vultuoso novamente.vultuoso novamente. • Com menos dinheiro circulando, diminui a capacidade dos EUA seCom menos dinheiro circulando, diminui a capacidade dos EUA se impôr pelo dinheiro no mundo.impôr pelo dinheiro no mundo. • O alto custo das guerras promovidas ao longo dos últimos 11 anos no Afeganistão e IraqueO alto custo das guerras promovidas ao longo dos últimos 11 anos no Afeganistão e Iraque causaram...causaram... ...rombos nas contas do governo americano, aumentando a dívida pública, tanto interna...rombos nas contas do governo americano, aumentando a dívida pública, tanto interna quanto externamente, por conta dos maiores gastos militaresquanto externamente, por conta dos maiores gastos militares ...perca de credibilidade internacional, e má-fama dos EUA....perca de credibilidade internacional, e má-fama dos EUA. • Além do crescimento da China, há 20 anos a Europa aumentou sua unificação econômica eAlém do crescimento da China, há 20 anos a Europa aumentou sua unificação econômica e integração política através da União Europeia, com vistas a contra-balancear o poderiointegração política através da União Europeia, com vistas a contra-balancear o poderio excessivo que os EUA teriam no mundo após o fim da União Soviética.excessivo que os EUA teriam no mundo após o fim da União Soviética.
    • • A sociedade americana valoriza muito o seu setor militar. ConsideramA sociedade americana valoriza muito o seu setor militar. Consideram seus soldados que combateram no exterior como “heróis”.seus soldados que combateram no exterior como “heróis”. • Como não ocorrem conflitos bélicos dentro do território americano, e osComo não ocorrem conflitos bélicos dentro do território americano, e os EUA se auto-proclamaram ser uma espécie de “polícia do mundo”, suasEUA se auto-proclamaram ser uma espécie de “polícia do mundo”, suas forças armadas tem o poder teorico de intervir em vários países do mundo.forças armadas tem o poder teorico de intervir em vários países do mundo. • Para manter essa capacidade, os EUA possuem o maior gasto militar doPara manter essa capacidade, os EUA possuem o maior gasto militar do planeta, com um orçamento anual de 711 bilhões de dólares no setor.planeta, com um orçamento anual de 711 bilhões de dólares no setor. O equivalente a quase 5% do PIB americano.O equivalente a quase 5% do PIB americano. • Para comparar, o Brasil gasta 35 bilhões de dólares anualmente com as forças armadas.Para comparar, o Brasil gasta 35 bilhões de dólares anualmente com as forças armadas. • Em números de militares na ativa, as forças armadas americanas são a 2ª maior do mundo,Em números de militares na ativa, as forças armadas americanas são a 2ª maior do mundo, com um efetivo de quase 1,5 milhão de pessoas. Só perde para a China, e seus quase 2,3com um efetivo de quase 1,5 milhão de pessoas. Só perde para a China, e seus quase 2,3 milhões de militares. O Brasil possui 327 mil militares.milhões de militares. O Brasil possui 327 mil militares. • Além do orçamento e efetivo, os EUA dominam a tecnologia de ponta do setor militar,Além do orçamento e efetivo, os EUA dominam a tecnologia de ponta do setor militar, possuindo um nível de equipamento superior à qualquer outro país.possuindo um nível de equipamento superior à qualquer outro país. • Além de principal membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, de defesaAlém de principal membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, de defesa militar conjunta), e do Conselho de Segurança da ONU.militar conjunta), e do Conselho de Segurança da ONU.