Japão

1,741 views

Published on

Aula encontro 6 1

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,741
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
27
Actions
Shares
0
Downloads
42
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Japão

  1. 1. JAPÃO
  2. 2. A bandeira do Japão tem um formato retangular brancocom um grande disco vermelho (representando o sol) nocentro, e é oficialmente denominada Nisshōki( 日 章旗 "bandeira do sol") em japonês, embora seja maiscomumente conhecida como Hinomaru (日の丸 "discosolar").
  3. 3. A Bandeira doSol Nascente éuma dasbandeiras oficiaisdo Japão, usadacomo símbolo daForça Marítimade Autodefesa doJapão.
  4. 4. O Selo Imperial do Japão (菊花紋章 KikkaMonsyo, oficialmente; 菊の御紋 Kiku noGomon, popularmente; "Nobre Símbolo do Crisântemo" ou"Selo Imperial do Crisântemo", ambos literalmente) éum selo usado por membros da família imperial japonesa.Sob a Constituição Meiji, ninguém estava permitido a usar oselo imperial, com a exceção do Imperador do Japão; logocada membro da família imperial usava uma versãoligeiramente modificada do selo
  5. 5. O Selo do Governo do Japão, também conhecidocomo Selo da Paulownia é usado pelo Gabinete doJapão e pelo Governo do Japão em documentos oficiais.Uma versão é usada no emblema oficial do Primeiro-ministro do Japão.
  6. 6. História*O Japão é um arquipélago. Está localizado ao longo da costaoriental do continente asiático, formado por 4 ilhas principais:Hokkaidou, Honshuu, Shikoku e Kyuushuu, além de milhares depequenas ilhas. A maior ilha é a Honshuu, onde fica a atualcapital, Tóquio.*A era Meiji, que durou de 1868 a 1912, representou um dosperíodos mais notáveis da história do Japão, pois realizou-se emapenas algumas décadas o que levou séculos para se desenvolverno Ocidente. O imperador Meiji, cujo governo ilustrado econstrutivo ajudou a conduzir a nação durante as décadasdinâmicas de transformação, morreu em 1912, antes da eclosão daPrimeira Guerra Mundial. No final dessa guerra, na qual o Japãoentrou sob as cláusulas da Aliança Anglo-Japonesa de 1902, o paísfoi reconhecido como uma das grandes potências do mundo.
  7. 7. *Em agosto de 1945, o Japão exausto pela Segunda GuerraMundial, aceitou os termos de rendição das forças aliadas, e por decretoimperial o povo depôs as armas. O Japão foi colocado sob controle dosaliados, em especial dos americanos, por mais de 6 anos após a rendição.*Foram realizadas várias reformas políticas e sociais pelas autoridades deocupação, comandadas pelo general Douglas MacArthur. A terracultivável foi redistribuída aos antigos arrendatários. Assegurou-se aostrabalhadores o direito de organizar sindicatos. Foram garantidas aliberdade de opinião e de religião, promulgando uma nova constituiçãoliberal.
  8. 8. Modelo Educacional
  9. 9. Desde 1947, a educação obrigatória no Japão incluia educação infantil e o ensino fundamental, shōgakkō, o qualdura nove anos (dos seis aos 15 anos). Quase todas ascrianças continuam seus estudos em um ensinosecundário, chūgakkō, de três anos e, de acordo com oMinistério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência eTecnologia, cerca de 75,9% dos formandos do ensinosecundário cursaram a universidade, a educaçãoprofissional, ou outros cursos pós-secundários em 2005. Oano letivo no Japão tem início em abril e pode ser divididoem dois ou três períodos. O currículo de cada série édeterminado pelo Ministério daEducação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, bem comohá avaliações periódicas do material escolar utilizado.
  10. 10. A educação no Japão é muito competitiva, em especial, oingresso em instituições de ensino superior. De acordocom o Suplemento de Educação Superior do TheTimes, as universidades mais importantes do Japão sãoa Universidade de Tóquio, a Universidade de Kyoto ea Universidade de Osaka. No momento, a educaçãojaponesa passa por uma reestruturação que tenta adaptá-la ao século XXI, mudando sua ênfase da disciplina e dorespeito a tradição para a liberdade e a criatividade.
  11. 11. CURIOSIDADES
  12. 12. O banho...A banheira é quadrada e é menor do que a ocidental. A maneira detomar banho é totalmente diferente. Primeiro, você tem que se lavare se enxugar antes de entrar na banheira. Os japoneses gostammuito de tomar banho em água muito quente para serelaxar, geralmente de noite, antes de dormir. Se você mora só e seubanheiro tem uma unidade de gás anexo à banheira, pode esquentara água como você quiser. Os japoneses usam a mesmaágua, portanto, quem toma o banho por último esvazia a banheira.
  13. 13. Boa Sorte o ano inteiro...Os japoneses acreditam que comer ozôni (uma sopa preparadacom mochi (bolinho de arroz glutinoso), legumes, frango ou peixee outros ingredientes) no Ano Novo trará boa sorte no ano inteiro.Ao que consta, este costume existe desde o Período Muromachi(1338-1573). Outro ingrediente tradicional do Ano Novo japonês éo otoso, um saquê preparado com a infusão de várias ervas, comocasca de canela, sementes de sansho (pimenta japonesa) e raízesde plantas medicinais. Introduzido da China no Período Heian(794-1192), o otoso é servido num conjunto de bule e taçaslaqueadas.Acredita-se que ele tem o poder de afastar os mausespíritos e trazer vida longa.
  14. 14. O barulho...Depois de arroz, o alimento mais popular no Japão são os vários tipos demacarrão, conhecidos genericamente como menrui. O macarrão vem emdiversos formatos e tamanhos, e existem também inúmeras maneiras deservir. No verão, muitos japoneses preferem consumir o macarrãogelado, que pode ser preparado com sômen (macarrão à base detrigo, com fios delgados e compridos) ou soba (macarrão de trigosarraceno, de coloração escura). Quanto ao modo decomer, entretanto, existe um só: deve-se sorver o macarrão fazendo tantobarulho quanto possível, para mostrar que está realmente apreciando oprato. Isso não deixa de ser curioso, já que, para os demais pratos daculinária japonesa, a etiqueta manda que sirva em silêncio.
  15. 15. Muitos estrangeiros ficam atrapalhados quando ouvem osjaponeses pedir desculpas quando um agradecimento parecemais adequado. Os japoneses dizem "sumimasen(perdão/desculpe)" não só quando se sentem culpados. Éuma expressão de mostrar amabilidade com outraspessoas. "Sumimasen" também funciona como um termo deequilíbrio na sociedade japonesa. Esta palavra facilita arelação humanitária; é por isso que os japoneses às vezesdizem "sumimasen" quando realmente não têm culpa denada.
  16. 16. Fonte de pesquisahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Jap%C3%A3ohttp://www.iej.uem.br/fr_curiosidades.html

×