Efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças

on

  • 713 views

Trabalho apresentado no IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor em 2008. ...

Trabalho apresentado no IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor em 2008.

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças. O TR foi medido utilizando-se uma plataforma ligada a um microcomputador contendo seis recipientes enumerados 1, 2 e 3 na parte superior e 1, 2 e 3 na parte inferior. A tarefa consistia em transportar bolas de tênis da parte inferior da plataforma para a parte superior em uma ordem pré-determinada (1-1/2-2/3-3) na maior velocidade possível. Interpretou-se como TR o período entre a apresentação do estímulo e o momento em que o sujeito tirou a mão da chave de respostas para iniciar a tarefa. A amostra era composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, divididos em três grupos (n=10): crianças, crianças com prática sistemática e adultos, todos inexperientes na tarefa. A análise estatística foi feita utilizando o teste Anova one-way (3 grupos), que determinou que o grupo de crianças teve maior TR em relação aos adultos [F(2,27)=11,889; p=0,002]. Com o pos-hoc tukey verifica-se que o TR de crianças foi superior ao das crianças com prática sistemática (p=0,028) e não encontrou diferença significativa entre os grupos de crianças com prática sistemática e adultos (p=0,11). Os resultados indicam que a prática sistemática interfere positivamente no TR e que não há diferença significativa entre crianças com prática sistemática e adultos.

Statistics

Views

Total Views
713
Views on SlideShare
713
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças Efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças Presentation Transcript

    • Efeito da prática sistemática notempo de reação de criançasThiago SINESIOMárcio Mário VIEIRANECOM – Núcleo de Estudos em Comportamento MotorUni-BH – Centro Universitário de Belo Horizonte
    • IntroduçãoPráticaMotor e cognitivoPrática à ato de execução e repetição demovimentos.Prática Sistemática à Processo ativo, regular,planificado e orientado para a melhoria doaproveitamento e desempenho esportivo.(HIRTZ ,1971; MARTIN, 1977)(CARL, 1989)(TANI, 2005)
    • Tempo de reação (TR)—  TR à capacidade de responder rápida eobjetiva a um estímulo.—  Intervalo de tempo entre apresentação de umestímulo e o início da resposta motora a ele.(GRECO, BENDA, 1998)(MAGILL, 2000; SCHMIDT, 1988)
    • Função do TR—  Verifica-se a capacidade de percepção,atenção, a velocidade de condução deestímulo e a rapidez de programação deresposta.(COLLARDEAU et al., 2001; POWELL et al., 1999)
    • —  O menor intervalo de TR é encontradoem TR simples.Tempo de reação (TR)(MAGILL, 2000; SCHMIDT, 1988)TRTR SimplesTR EscolhaTR Discriminação(MACHADO-PINHEIRO et al, 1998)
    • Fatores de influência—  Diversos fatores influenciam TR;à Tipos de estímulo;à Complexidade da tarefa;à Prática;à Idade.(TEIXEIRA, 2006; HENRY e ROGERS, 1960; SCHMIDT; WRISBERG, 2001)
    • Fatores de influência no TR—  Especificidade e Quantidade da prática.—  Especificidade à o mesmo estímulosempre leva a mesma resposta.(SCHMIDT; WRISBERG, 2001)
    • Fatores de influência no TR—  Quantidade à auxilia o indivíduo a discernir oque é relevante no estímulo.—  Diminui o número de incertezas no estágio deseleção de respostas.—  Reduz o intervalo de tempo no estágio deprogramação do movimento.—  Aumentando a eficiência do desempenho.(ABERNETHY, 1990; LIDOR et al, 1998)
    • TR vs idade—  O TR reduz em função do aumento daidade até a idade adulta.—  O menor TR é encontrado em adultos.(WEINECK, 1999; THOMAS; NELSON, 2000)
    • Tempo de Reação—  Por que estudar o TR em crianças?—  Importante em diversos esportes.◦  à Natação◦  à Atletismo◦  à Lutas—  Crianças estão envolvidas no esporte.
    • Justificativa—  O estudo se justifica para que hajamaior entendimento da práticasistemática sobre o TR de crianças.
    • Objetivo—  O objetivo do presente estudo foiavaliar o efeito da prática sistemáticano tempo de reação de crianças.
    • Método e MateriaisAmostraà 30 Indivíduos◦  10 crianças normais 9 e 11 anos.◦  10 crianças com prática sistemática◦  10 adultos normais Universitários entre 18e 32 anosà Ambos os sexos;à Inexperientes na tarefa;Foi assinado um termo de consentimento livree esclarecido.
    • Método e MateriaisInstrumento e tarefa
    • Delineamento e procedimentoexperimental—  Procedimentos foram informadosverbalmente;—  Teste foi constituído de 15 tentativas.
    • Resultados—  Para a análise estatística foi realizada umaAnova one-way (3 grupos), a qual encontroudiferença significativa entre os grupos[F(2,27)=11,889; p=0,002].—  O teste post-hoc Tukey não encontroudiferença significativa entre os grupos deCPS e AN (p=0,11).—  Os resultados indicam que a práticasistemática diminui o TR.
    • Resultados0,0100,0200,0300,0400,0500,0600,0700,0CN CPS ANCNCPSANGrupos  Tempo (ms)Grupos Média (TR) DPCN 615,1 (±180,8)CPS 458,7 (±112,5)AN 339,0 (±51,8)
    • Conclusão—  A prática sistemática interferediminuindo o TR e não houve diferençaestatisticamente significativa entrecrianças com prática sistemática eadultos normais.
    • NECOMNúcleo de Estudos em Comportamento Motor