• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Apresentação Crystal Clear
 

Apresentação Crystal Clear

on

  • 1,882 views

Trabalho de Crystal Clear apresentado na Pós Graduação de Engenharia de Software Centrada em Métodos Ágeis em 2013. ...

Trabalho de Crystal Clear apresentado na Pós Graduação de Engenharia de Software Centrada em Métodos Ágeis em 2013.

A Família Crystal é um conjunto de metodologias criada por Alistair Cockburn. A
metodologia possui uma abordagem voltada à gestão de pessoas. Como Crystal Family
é muito sensível a fatores humanos, ela não é, propositalmente, completamente
definida, devendo se adaptar a cada projeto. Para a escolha de qual metodologia usar
deve-se considerar o número de pessoas e a criticidade do projeto. Crystal Clear é
membro da família Crystal, e é voltada para projetos com duas a oito pessoas, sentadas
na mesma sala ou escritórios próximos, de forma que todas as pessoas possam se
comunicar facilmente.

Statistics

Views

Total Views
1,882
Views on SlideShare
1,882
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
50
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Apresentação Crystal Clear Apresentação Crystal Clear Presentation Transcript

    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisCrystal ClearPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013Briner Nunes Homem, Carlos Alexandre, Daniel Augusto da Silva e Thiago Sinésio de Araújo Alves.
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisFamília Crystal:Pós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013o  Criada por Alistair Cockburn.o  Voltada para o lado humano do processo ágil.o  Propositalmente pouco definida e muito sensível a fatoreshumanos, focados nas habilidades e talentos das pessoas.
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisFamília Crystal:Pós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Possui valores comuns a outras metodologias ágeis.o  Entrega frequente.o  Comunicação eficaz.o  Equipes com especialistaso  Papeis pré-definidos.
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Jogo cooperativo.o  Desenvolvimento de software é uma “série” de jogos.o  Possui dois objetivos, entrega de software funcional epreparação para a próxima etapa do jogo.o  O jogo nunca se repete.o  O modelo de jogo econômico-cooperativo leva as pessoasa pensarem sobre seu trabalho em um projeto de umaforma muito específica, focada e eficaz Cockburn (2004).
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Prioridades.o  Segurança no resultado do projeto (entrega dosoftware).o  Eficiência no desenvolvimento.o  Habitabilidade das convenções (o time precisa aceitar oprocesso).
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Propriedades.o  Entrega frequente (Frequent Delivery)o  Os desenvolvedores mantem o focoo  A equipe se mantem motivada atraves de realizações.o  O patrocinador recebe feedback constante.o  Melhoria reflexivao  Reverte falhas em sucesso.o  Verifica o que deu certo.o  Reflete as mudanças para a próxima iteração.o  Não deve-se gastar muito tempo nesta propriedade.o Comunicação Cara a Cara (Close Comunication)o  Surge naturalmente entre a equipe.o  A maneira mais barata e rápida de trocar informações.o  Segurança pessoal (Personal Safety)o  Dizer livremente o que está incomodando.o  Descobrir e trabalhar fraquezas.
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Propriedades (Continuação)o  Foco (Focus)o  Saber em que trabalhar.o  Não trabalhar em tarefas incompatíveis.o  Fácil acesso a especialistas (Easy Access to Expert User)o  Permite realizar testes e entregas frequentes.o  Facilita a tomada de decisões.o  Ambiente técnico com testes automatizados, gerenciamento deconfiguração e integração contínua.q       As  três  primeiras  propriedades  devem  estar  presentes  em  todos  os  projetos.  q     O  Crystal  Clear  é  construído  em  torno  das  propriedades  e  não  na  especificação  dos  procedimentos.  
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Princípios.o  Diferentes projetos precisam de metodologias distintas.o  Dois fatores influenciam na escolha: Número de Pessoas na equipe ecriticidade do projeto.o  Equipes maiores precisam de mais modos de comunicaçãoo  No Crystal Clear a equipe deve estar na mesma sala ou no escritórioao lado.o  Quanto mais crítico o projeto, maior deve ser a cerimôniao  No Crystal Clear não há definição de elementos críticos ficando acargo da equipe adicioná-los de acordo com a necessidadeo  Excesso de metodologia é custoo  Evitar burocracia desnecessáriao  Redução de custo com o tempo, ferramentas, etc.o  Formalidade, processo e documentação não substituem habilidade,disciplina e entendimentoo  Formalidade não é habilidade. Um processo formal não significa queo individuo vai ser bom.
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Princípios.o  Interatividade e comunicação cara a carao  A maneira mais fácil e rápida de trocar informaçãoo  Mais feedback reduz a necessidade de entregas intermediáriaso  Considera-se feedback entrega de software funcionandoo  Desenvolvimento simultâneo e em série reduz custos e promove aumentode velocidade e flexibilidadeo  Pode exigir salário maior, porém o desenvolvimento em série podesair mais caro, uma vez que erros podem causar o efeito cascata.o  Exige boa comunicaçãoo  A eficiência é dispensável em atividades que não possuem gargaloo  Não adianta otimizar o que não há gargalo.  
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Estratégias e Técnicas.
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisO que é Crystal Clear?Pós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013o  É membro da Família Crystal.o  Voltada para equipe entre 2 e 8 pessoaso  A equipe deve estar na mesma salao  A metodologia não é complemente especificadao  Para defini-la precisa-se descobrir os pontos fortes e fracos daorganizaçãoo  Não é feita para empresas que querem coisas padronizadas.
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  ProcessosO ciclo do projeto possui três partes:o  Parte 1: Mapeamento de atividadeso  Construir o núcleo da equipeo  A equipe é composta por:o  Executive Sponsor (Patrocinador)o  Lead Designer (Especialista que conversa com opatrocinador e treina os menos experientes)o  Ambassador User (Desenvolvedor especialistadisponível para consulta)o  Outros Papeis : Designer-Programmer, BusinessExpert, Coordinator, Tester.o  Realizar a estratégia Exploratória 360°o  Definir como a metodologia será aplicadao  Construir plano inicia do projeto
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  ProcessosO ciclo do projeto possui três partes:o  Parte 2: Serie de 2 a mais ciclos de entregao  Reavaliação do plano de entregaso  Uma ou mais interações com o código testado eintegradoo  Entrega real para os usuárioso  Realizar o ritual de conclusão, reflexão sobre oprocesso e produto
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  Processoso  Parte 3: Conclusão do Ritual, Reflexão sobre a entregao  Refletir sobre o processo como um todo;o  Refletir sobre o que funcionou bem e malo  Momento feliz para equipeDemonstração do processo completo.
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013ü  Pontos positivoso  Entregas frequentes das etapas do projeto, reduzindo oretrabalho.o  Reduz possíveis falhas de entrega pois o usuário estádiretamente envolvido no projeto.o  Maior controle por parte da gestão, que conhece o queestá sendo construído durante a fase de desenvolvimentoe não somente ao final.o  Proporciona menos especulação e mais visibilidade dastarefas que vão sendo executadas.o  Possibilita ser muito adaptada de acordo com o projeto.ü  Pontos negativoso  A metodologia não foi desenvolvida para trabalhar comprojetos longos.v  Conclusão
    • Centro Universitário UNA Seminário de metodologias ágeisPós-Graduação:Eng. Software Centrada em Métodos Ágeis.2013v  ReferenciasAgile Manifesto. (2001) Manifesto for Agile Software Development.Disponível em: < http://agilemanifesto.org >. Acesso em: 15 de abril de2013.Cockburn, A. (2004) Crystal Clear: a Human Powered Methodology forSmall Teams. Addison Wesley.Filho, H. F. B. P. (2011) Um estudo analítico entre as abordagens deEngenharia de Requisitos nas Metodologias Ágeis XP, SCRUM e Crystal.Recife: Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Graduação.