Aula 5

772 views
710 views

Published on

Métodos sísmicos

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
772
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula 5

  1. 1. Aula 5Métodos Sísmicos Prof° Thiago Amorim
  2. 2. Termos da análisePrimeiramente, a questão que deve ser respondida ése realmente existe qualquer rocha fonte na área.Delimitação e identificação de rochas fontespotenciais depende de estudos deestratigrafia, paleogeografia e sedimentologia dolocal para determinar a probabilidade de sedimentosricos em compostos orgânicos terem sidodepositados no passado.
  3. 3. Estratigrafia + Paleogeografia + SedimentalogiaPor fim, obtém-se as correlações entre as diferentescamadas e estabelecem-se unidas estratigráficas talcomo a estrutura/arquitectura e relações espaço-temporais dos depósitos sedimentares.
  4. 4. IntroduçãoGeologia vs GeofísicaOs geofísicos adquirem, processam e interpretam osdados coletados por instrumentos especiais, com oobjetivo de obter informações sobre a estrutura ecomposição das rochas em subsuperficie. Grandeparte do conhecimento adquirido sobre o interior daTerra, alem dos limites alcançados por poços, vem deobservações geofísicas.
  5. 5. GravimétriaAtualmente sabe-se que o campo gravitacionaldepende de cinco fatores: latitude, elevação,topografia, marés e variações de densidade emsubsuperfície. Este último e o único que interessa naexploração gravimétrica para petróleo, pois permitefazer estimativas da espessura de sedimentos emuma bacia sedimentar, presença de rochas comdensidades anômalas como as rochas ígneas e osdomos de sal.
  6. 6. Gravimétria (mapa Bouguer)
  7. 7. SísmicaUma onda sísmica é uma onda que se propagaatravés da Terra, geralmente como consequência deum sismo, ou devido a uma explosão. Estas ondas sãoestudadas pelos sismólogos, e medidas porsismógrafos, sismômetros ou geofones. Nos estudossísmicos de jazidas de petróleo também podem serutilizados hidrofones.
  8. 8. Métodos sísmicosO método sísmico de reflexão é o método deprospecção mais utilizado atualmente na indústria depetróleo, pois fornece alta definição das feiçõesgeológicas em subsuperfície propícias à acumulaçãode hidrocarbonetos. mais de 90% dos investimentosem prospecção são aplicados em sísmica de reflexão.

×