Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,279
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
5
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Português , 10º ano
  • 2.  Capa do Livro;  Personagens principais; Nome do autor;  Citações Favoritas; Breve informação sobre o  Outras Obras do Autor; autor;  Breve comentário ao Editora; conteúdo do livro; Local e data de edição; Nº de edições; Tipo literário ; Síntese do conteúdo do livro;  Fim .
  • 3.  O Autor do livro “ Milagrário Pessoal” é José Eduardo Agualusa .
  • 4.  José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de Dezembro de 1960. Vive entre Lisboa e Luanda. Iniciou a sua carreira literária em 1988, com a publicação de um romance histórico, A Conjura. É autor de nove romances, uma novela, oito recolhas de contos e crónicas, três livros para crianças, três peças para teatro, um livro de reportagens e um relato de viagens. As suas obras estão publicadas em mais de vinte países. Ao seu romance O Vendedor de Passados foi atribuído o Prémio Independent – Ficção Estrangeira. Milagrário Pessoal é o seu mais recente romance. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. Beneficiou de três bolsas de criação literária: a primeira, concedida pelo Centro Nacional de Cultura em 1997 para escrever « Nação crioula », a segunda em 2000, concedida pela Fundação Oriente, que lhe permitiu visitar Goa durante 3 meses e na sequência da qual escreveu « Um estranho em Goa » e a terceira em 2001, concedida pela instituição alemã Deutscher Akademischer Austauschdienst. Graças a esta bolsa viveu um ano em Berlim, e foi lá que escreveu « O Ano em que Zumbi Tomou o Rio ». No início de 2009 a convite da Fundação Holandesa para a Literatura, passou dois meses em Amesterdão na Residência para Escritores.
  • 5.  D. Quixote, uma editora do Grupo Leya .
  • 6.  Este livro foi composto em Rongel, 1º e 2º Edição em Setembro de 2010.
  • 7.  Saíram 2 edições , ambas em Setembro de 2010.
  • 8.  O Livro é um Romance .
  • 9.  Iara, jovem linguista portuguesa, faz uma descoberta: alguém, ou alguma coisa, está a mudar a nossa língua, a nível global, de forma insidiosa, porém avassaladora e irremediável. Maravilhada, perplexa e assustada, a jovem procura a ajuda de um professor, um velho anarquista angolano, com um passado sombrio, e os dois partem à procura de uma colecção de misteriosas palavras, que, a acreditar num documento do século XVII, teriam sido roubadas à "língua dos pássaros". Milagrário Pessoal é um romance de amor e, ao mesmo tempo, uma viagem através da história da língua portuguesa, das suas origens à actualidade, percorrendo os diferentes territórios aos quais a mesma se vem afeiçoando.
  • 10.  As personagens principais são Iara e o Velho anarquista angolano ( ex professor de Iara ) .
  • 11.  “ A Saudade mais sofrida é a que não se pode partilhar na nossa língua.” “Amanhã nunca mais ninguém me acordará.” “ Como se chama ao lugar onde dormem as palavras por estrear ? Um «verbário»? É para lá que eu vou .” “Os milagres acontecem a cada segundo . Os melhores costumam ser discretos. Os grandes são secretos.”
  • 12.  A Conjura – Romance 1988 A Feira dos assombrados - Novela 1992 Estação das Chuvas – Romance 1996 Nação Crioula – Romance 1998 Fronteiras Perdidas – Contos 1999 A substância do amor e outras crónicas – Crónicas 2000 Estranhões e bizarrocos – Infantil 2000 O homem que parecia um Domingo – Contos 2002 O ano em que zumbi tomou o rio – Romance 2002 Catálogo de sombras – Contos 2003 O Vendedor de passados – Romance 2004 A girafa que comia estrelas – Infantil 2005 Passageiros em trânsito – Contos 2006 As Mulheres do meu pai – Romance 2007 Na rota das especiarias – Livro de Viagens 2008 Barroco tropical – romance 2009
  • 13.  Na minha opinião, o livro “Milagrário Pessoal”, é um livro bastante interessante . Como viram, este trata de neologismos, que, a cada dia que passa, vão entrando na nossa língua . Por exemplo , “deletar” , é uma palavra usada na nossa língua e, no entanto, é uma adaptação da palavra “delet” que vem da Língua Inglesa . Todos os dias ao folhearmos jornais , revistas ou até ao abrirmos uma página de Internet deparamo-nos com montes de neologismos. Não nos apercebemos, nem nos faz grande “diferença” , mas estes, estão a “destruir” a nossa língua, pois já não utilizamos palavras inteiramente portuguesas no nosso dia-a-dia . Utilizamos maioritariamente neologismos e estamos a prejudicar a nossa língua .
  • 14. Patrícia Martins , nº18 , 10º E