Your SlideShare is downloading. ×
Tutorial de Instalação Eclipse + Android SDK
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Tutorial de Instalação Eclipse + Android SDK

43,928
views

Published on

http://www.slideshare.net/TheRonildoOliveira/curso-android-02-configurao-do-ambiente …

http://www.slideshare.net/TheRonildoOliveira/curso-android-02-configurao-do-ambiente
Atualização do conteúdo. Imagens e textos mais visíveis.

Published in: Technology

6 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • The            setup            in            the            video            no            longer            works.           
    And            all            other            links            in            comment            are            fake            too.           
    But            luckily,            we            found            a            working            one            here (copy paste link in browser) :            www.goo.gl/yT1SNP
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • The            setup            in            the            video            no            longer            works.           
    And            all            other            links            in            comment            are            fake            too.           
    But            luckily,            we            found            a            working            one            here (copy paste link in browser) :            www.goo.gl/yT1SNP
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • O tutorial não é tão antigo assim, só q foi feito com um SDK mais leve, no caso, uma versão inicial (2.x) que é mais utilizada em aparelhos.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • @Jeferson1992 Também estou usando o eclipse 2013 e funcionou certinho.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • esse tutorial e antigo ou novo pq o meu eclipse e sdk e de 2013
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
43,928
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
1,108
Comments
6
Likes
8
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Configuração do Ambiente (Instalação Eclipse e SDK Android)Inicialmente, as configurações de hardware e software necessárias para o desenvolvimento deaplicações Android são:Sistema Operacional • Windows XP (32-bits), Vista (32- ou 64-bits), ou Windows 7 (32- ou 64-bits) • Mac OS X 10.5.8 ou mais atual (apenas 32bits) • Linux (testado no Linux Ubuntu, LucidLynx) o GNU C Library (glibc) 2.7 ou mais recente. o Linux Ubuntu, versão 8.04 ou mais recente. o Distribuições 64-bits precisam ser compatíveis com as aplicações em 32 bits.Eclipse IDE • Eclipse 3.6.2 (Helios) ou mais recente. • Plugin Eclipse JDT (incluso na maioria dos pacotes da IDE Eclipse) • JDK 6 (Somente o JRE não é o suficiente) • Android Development Tools plugin (recomendado) • Não compatível com o Compilador GNU para Java (gcj)
  • 2. Baixando o Java SDKComo verificar se o seu computador já possui o Java? 1º. Como estamos utilizando o Windows, clique em Iniciar> Todos os programas > Acessórios >Prompt de Comando. Ou apenas tecle + R e em seguida, digite “cmd” e tecle Enter (OK): Ao abrir a tela do terminal, digite java–versione verifique se o Java está instalado ou qual versão está presente na sua máquina. Se o comando java –version não retornar nenhum resultado informativo positivo, temos que o Java não está instalado na máquinaÉ necessário ter instalado o JDK (Java Development Kit) no computador, para isso, deve-sefazer o download dele no site: http://www.oracle.com/index.html
  • 3. Na guia DOWNLOADS, você irá encontrar várias opções, dentre elas, escolha a Java forDevelopers.Aceite os termos de uso e escolha a versão mais apropriada para o seu sistema operacional.Faça o download da plataforma JDK.
  • 4. Instalando o JDKNovamente executando os passos iniciais de verificação de status do Java no Prompt deComando: Agora, o Prompt de comando do Windows retorna as principais informações sobre a versão instalada.
  • 5. Baixando o SDK AndroidNo endereço: http://developer.android.com/sdk/index.html você irá encontrar várias versões doADT (AndroidDevelopment Tools) e do SDK (Software Development Kit) na guiaDOWNLOAD FOR OTHER PLATFORMS, faça o download da versão que esteja dentro dasconfigurações de sistema do seu computador.Nesse tutorial, recomendo o download do SDK. Se você for usuário do Windows, faça odownload recomendado do instalador (.exe).Para a continuidade do tutorial, será feito o download da versão de instalação para Windows.Aceite os termos de uso e faça a transferência. Instalação do Android SDK Tools
  • 6. Note que a versão do Java foi detectada e o SDK está apto a ser instalado.Se for o caso, escolhaoutro diretório para ainstalação. Clique em Finish e será aberta uma janela de opções de instalação das ferramentas.
  • 7. No Android SDK Manager, marque qual versão, ou versões do Android o programa fará o donwload. No nosso caso, faremos o download da versão 2.1(API 7). Não esqueça de marcar a caixa Tools, pois nela estarão todas as ferramentas de desenvolvimento. Após a seleção clique em Install4packages... Processo de download das ferramentas de desenvolvimento Android. Aceite os termos de uso e clique em Install. Aguarde o término do download e em seguida, se não desejar baixar outra versão da plataforma, feche o aplicativo. Download do Eclipse IDEPara desenvolver aplicações para a plataforma Android, nós usaremos a ide Eclipse que estádisponível para download em:http://www.eclipse.org/downloads/
  • 8. Temos acesso a essa plataforma em dois tipos de arquitetura (32 e 64 bits) e três plataformas(Windows, Linux e MAC). Instalação do Eclipse IDE
  • 9. Escolha uma das opções de download (link direto ou torrent). Por padrão, escolhe-se o MainEclipse.org downloads area.Extraia os arquivos para o diretório C:.Na pasta raiz do Eclipse, execute o aplicativo eclipse.exeindicado na imagem acima.Ao executar o eclipse pela primeira vez, abrirá uma caixa de diálogo para a escolha doWorkspace, essa pasta conterá todos os seus projetos feitos no Eclipse. Nome do usuário.Depois da escolha do workspace, visualizamos a tela inicial do Eclipse.
  • 10. Para prosseguir com a instalação do ADT (AndroidDevelopment Tool) Plugin, é necessária conexão com a internet. Caso não possua, ou não tenha o suficiente para uma instalação online, você poderá encontrar um pacote off-line em: http://developer.android.co m/sdk/index.html No menuHelp, encontramos a opção Install New Software... Com essa aplicação interna, podemos fazer o download não só do ADT, mas de vários plug-ins para o Eclipse.Mas vamos ao ADT, já que estamos desenvolvendo para Android. Clique em Add... Escolha um Nome para o Seu plugin (usei ADT). No campo Location, digite: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ Clique em OK.Uma janela será aberta:
  • 11. Clique em SelectAll. Depois avance clicando em Next > Aguarde o cálculo de dependências e requisitos.Após o término do processo de cálculo, a janela será exibida da seguinte forma: Podemos verificar que a imagem ao lado traz todos os detalhes dos pacotes a serem instalados. Clique novamente em Next > e dê continuidade à instalação.
  • 12. Para prosseguir, aceite os termos de licença de usuário. Clique em Finish e aguarde que a instalação seja concluída.Reinicie o Eclipse quando o processo de instalação terminar.Após reiniciar o Eclipse, será exibida a seguinte tela. Aqui nós podemos tanto começar uma instalação online do SDK Android, como selecionar a pasta onde baixamos o kit de desenvolvimento a partir do executável installer_r21-windows.
  • 13. Como já foi feito o download (seguindo esse tutorial), os arquivos do Android SDK estarão emC:Program FilesAndroidandroid-sdkMarque a opção Use existingSDKse localize a pasta pelo botãoBrowse... Envie ou não as estatísticas para o Google e clique em Finish.Seu Eclipse está apto a ser usado como ferramenta de desenvolvimento Android.
  • 14. Criando um Dispositivo VirtualNa pasta em que o Android SDK foi instalado (no nosso caso, “C:Arquivos deprogramasAndroidandroid-sdk”), clique emAVD Manager.Após a abertura da janela, criaremos um novo dispositivo virtual android: • Clique em “New...” • No campo “Name:”, epscifique o nome do seu dispositivo (exemplo: MeuCelular); • No campo “Target:”, escolha qual a versão do seu SDK (inicialmente, instalamos a versão 2.1 por ser mais leve e mais utilizada); • Em “SD Card:”, criaremos uma memória de armazenamento físico, como um cartão de memória, no campo “Size:”, digite o tamanho da que sua máquina irá alocar na memória tendo em vista que deve-se escolher a opção KiB, MiB ou GiB (Kilobyte, Megabyte ou Gigabyte respectivamente);
  • 15. • A opção “Skin:” (tipo de aparelho), será habilitada somente se as opções anteriores forem preenchidas corretamente. Em “Built-in:”, selecione o modelo do nosso emulador (Defaulf (WVGA800) é a mais utilizada) e clique no botão “Create AVD”. • Voltando a tela inicial, só que com as informações do emulador na tabela, marque o emulador (clicando em cima dele) e acione o botão “Start...”. Emulador do Dispositivo Agora o Emulador Irá iniciar para termos um primeiro contato com a ferramenta queiremos utilizar ao longo do curso.
  • 16. Emulador Android em Funcionameto Criando a Primeira Aplicação1. Abra o Eclipse, siga os passos descritos na imagem para criar um novo Projeto Android.
  • 17. 2. Defina um nome para o seu projeto e selecione a plataforma desejada. Clique em Next. 3. Defina o nome do pacote do Projeto da seguinte forma: <nome1>.<nome2>. Clique em Finish.Seré gerado uma pasta com o nome do projeto e subpastas contendo o pacote, arquivos delayout, de manifesto, imagens e classes. • CursoAndroid – Pasta do Projeto; • src – Pasta do pacote onde contém a classe principal; • gen – Pacote responsável por ‘guardar” a classe R. • res/drawable – Pasta onde contém os arquivos de imagem. • layout – Pasta que possui os arquivos de estilos e de design. • values – possui referências a respeito de cadeia de caracteres, textos, etc. • AndroidManifest.xml – Contém todas as informações sobre a aplicação.
  • 18. Abra o arquivo principal (no nosso caso, o CursoAndroid.java), e clique em RUN (círculoverde com um triângulo branco no centro). Aguarde algum tempo para a inicialização (demoraum pouco). Essa é a tela após a compilação do código: Essa é a aplicação Default do SDK Android, porém com a continuidade dos nossos estudos, veremos como cada componente atua na criação de uma aplicação mais vistosa.Também podemos iniciar o emulador antes de mandaro aplicativo para o aparelho (poupa tempo na hora doemulador ficar abrindo) clicando em Window > AndroidSDK and AVD Manager. Basta selecionar o AVDdesejado e clicar em start.