Sexualidade

1,906 views

Published on

Apresentação baseada no material do Instituto Promundo.

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,906
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
45
Actions
Shares
0
Downloads
121
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sexualidade

  1. 1. SEXUALIDADE
  2. 2. O QUE É SEXUALIDADE?
  3. 3. DEFINIDA PELOS 5 CÍRCULOS SENSUALIDADE SAÚDE SEXUAL INTIMIDADE / RELACIONAMENTOS IDENTIDADE SEXUAL SEXUALIDADE PARA CONTROLAR OS OUTROS.
  4. 4. SENSUALIDADE Como nossos corpos dão e recebem prazer. Envolve todos os sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição). Explica a nossa necessidade de ser tocado. Inclui a nossa capacidade de fantasiar.
  5. 5. SAÚDE SEXUAL Nosso comportamento em relação à reprodução e aos nossos órgãos sexuais (por exemplo, DST's e gravidez).
  6. 6. INTIMIDADE E RELACIONAMENTOS Nossa habilidade de amar, confiar e cuidar uns nos outros.
  7. 7. SEXUALIDADE PARA CONTROLAR OS OUTROS Usar o sexo para violar os direitos de uma outra pessoa ou conseguir alguma coisa do outro (por exemplo, propagandas, violação).
  8. 8. IDENTIDADE SEXUAL Sexo biológico É baseado na condição física de ser macho ou fêmea.
  9. 9. IDENTIDADE SEXUAL Identidade de gênero Como nos sentimos em relação a ser masculinos e femininos.
  10. 10. IDENTIDADE SEXUAL Papéis de gênero Expectativas sociais baseadas no sexo de cada um.
  11. 11. IDENTIDADE SEXUAL Orientação sexual O sexo pelo qual somos atraídos sexualmente.
  12. 12. 1. É fácil falar sobre sexualidade? Porquê? 2. A dificuldade de se falar sobre isso é diferente para homens e para mulheres? 3. O que torna difícil para os homens falar sobre isso? 4. O que torna isso difícil para as mulheres? 5. O que facilitaria para homens e mulheres falarem sobre isso? 6. Onde o “ato sexual” se inclui na definição de sexualidade? 7. O termo desempenha um papel importante ou não muito significativo na definição de sexualidade? 8. Aponte algumas semelhanças na maneira como os homens e as mulheres vivenciam a sexualidade. Aponte algumas diferenças. Por que vocês acham que essas diferenças existem? 9. O que vocês aprenderam com este exercício? 10. Como vocês podem aplicar isso nas suas vidas e relacionamentos?
  13. 13. A sexualidade é um componente importante da vida humana, e, embora o ato sexual para reprodução seja comum em praticamente todos os seres viventes, apenas os humanos atribuem valores, costumes e significados à sexualidade, que vai além da mera procriação. A sexualidade também inclui a forma como nos sentimos em relação a nosso corpo, como damos e recebemos prazer e como expressamos sentimentos românticos, dentre outras coisas. Infelizmente, em muitas culturas, homens e mulheres recebem mensagens diferentes sobre a sexualidade. A sexualidade dos homens é vista como impulsiva e incontrolável enquanto a sexualidade da mulher é vista como passiva e controlável. Essas mensagens contrastantes costumam ter uma implicação negativa sobre a maneira como o homem e a mulher se relacionam um com o outro em relacionamentos íntimos e sexuais. Portanto, é importante que tanto homens como mulheres tenham oportunidades nas quais possam se sentir confortáveis em falar sobre sexualidade e desenvolver habilidades para se comunicar com seus parceiros sobre sexualidade.

×