• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Apresentação regionalização
 

Apresentação regionalização

on

  • 5,183 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,183
Views on SlideShare
1,998
Embed Views
3,185

Actions

Likes
1
Downloads
29
Comments
0

3 Embeds 3,185

http://www.blogdoparthenon.com.br 3160
http://colegioparthenon.blogspot.com.br 24
http://www.google.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Apresentação regionalização Apresentação regionalização Presentation Transcript

    • EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
    • A divisão regional do Brasil não foisempre a mesma. A primeira sugestãode regionalização foi apresentada em1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando adaptar a divisão regional às novas realidades econômicas e sociais do país. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da constituição de 1988.
    • Brasil – 1913A primeira proposta dedivisão regional do Brasilsurge em 1913, para serusada no ensino dageografia. Baseada apenasnos aspectos físicos –clima, vegetação e relevo -, tinha o objetivo dereforçar a imagem da naçãoe por isso dividia o país emcinco Brasis:Setentrional, Norteoriental, Oriental, Central eMeridional. Naépoca, acreditava-se que adivisão regional deveria serfundamentada em critériosque resistissem à ação dotempo.
    • Brasil – 1940 Em 1940, o IBGE apresenta uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, leva em consideração ossocioeconômicos. A Região Norte reunia os estados do Amazonas, Pará, Maranhão ePiauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso, ainda não divididos, formavam com Minas Gerais a Região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a Região Este. O Nordeste abrigava Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. São Paulo e Rio deJaneiro, então capital, pertenciam à Região Sul.
    • Brasil – 1945 O Brasil passa a ter sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, LesteSetentrional, Leste- Meridional e Sul. Na porção norte doAmazonas foi criado o territóriode Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o território do Amapá.Mato Grosso perde um porção a noroeste (batizada como território de Guaporé) e outra ao sul ( chamada território de Ponta Porã). No sul, Paraná e Santa Catarina são cortados aoeste e é instalado o território de Iguaçu.
    • Brasil – 1950 Os territórios de Ponta Porã e Iguaçu são extintos e os estados do Maranhão e do Piauí passam aintegrar a Região Nordeste. Bahia Sergipe, MinasGerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro formam a Região Leste. Em 1960,Brasília é criada e o DistritoFederal, a capital do país, étransferido do Leste para o Centro-Oeste. Em 1962, o Acre vira estado e o território de Rio Branco recebe o nome d Roraima.
    • Brasil - 1960 Em 1960, Brasília foi construída e o DistritoFederal, capital do país, foi transferido para o Centro- Oeste. Na região Leste, o antigo Distrito Federal tornou-se o estado da Guanabara. Em 1969, uma nova divisão regional foi proposta porque a divisão de 1942 já não era considerada útil para oensino de geografia ou para a coleta e divulgação de dados sobre o país.
    • Brasil - 1970 O Brasil ganha o desenho regional atual. Nasce o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O nordeste recebe Bahia eSergipe. Todo território de Goiás, ainda não dividido, pertence aoCentro-Oeste. Mato Grosso é dividido alguns anos depois, dando origem aoestado de Mato Grosso do Sul.
    • Brasil: Divisão Política AtualAtualmente, continua em vigoressa proposta em 1970. Apenas algumas alterações foram feitas. Em 1975, o estado daGuanabara foi transformado emmunicípio do Rio de Janeiro. Em1979, Mato Grosso foi dividido, dando origem ao estado do Mato Grosso do Sul. A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na RegiãoNorte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia (1982), Roraima (1988) e Amapá (1988) tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
    • Outras propostas de Divisão RegionalAlém das propostas apresentadasanteriormente, merecem destaquea divisão do Brasil em complexosregionais ou geoeconômicos,proposta pelo geógrafo PedroPinchas Geiger, ainda na década de60.Esta divisão, diferente das demais,não respeita as fronteiras dosestados brasileiros (um mesmoestado pode ter territórios em duasregiões distintas).Esta divisão representa osresultados da integraçãoeconômica promovida pelaindustrialização
    • Outras propostas de Divisão RegionalNo final do século passado(ano 2000) os geógrafosMilton Santos e MariaLaura Silveira, daUniversidade de São Paulo,fizeram uma proposta deregionalização do país naqual consideravam quatroregiões diferentes. Adivisão tinha como critérionorteador a maior oumenor presença dossistemas técnicos einformacionais.