"Uso racional do Iamspe e respeito mútuo" por Prof. Dr. Abrão Elias Abdalla
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

"Uso racional do Iamspe e respeito mútuo" por Prof. Dr. Abrão Elias Abdalla

on

  • 711 views

"Uso racional do Iamspe e respeito mútuo" ...

"Uso racional do Iamspe e respeito mútuo"

Apresentação do Prof. Dr. Abrão Elias Abdalla, Diretor do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (Cedep) do Iamspe, por ocasião do X Encontro Estadual da CCM IAMSPE "Um novo tempo, um novo Iamspe, eterna luta – CCM 30 anos".

São Paulo, 22 de novembro de 2013
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Plenário Deputado Paulo Kobayashi

Statistics

Views

Total Views
711
Views on SlideShare
615
Embed Views
96

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

5 Embeds 96

http://www.sylviomicelli.jor.br 80
http://www.fespesp.org 8
http://capesp.org.br 5
https://twitter.com 2
http://webcache.googleusercontent.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

"Uso racional do Iamspe e respeito mútuo" por Prof. Dr. Abrão Elias Abdalla "Uso racional do Iamspe e respeito mútuo" por Prof. Dr. Abrão Elias Abdalla Presentation Transcript

  • Sistema de Saúde Iamspe
  • USO RACIONAL DO IAMSPE E RESPEITO MÚTUO
  • Respeito mútuo   Respeito : s.m. Ato ou ação de respeitar. / Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração, reverência: respeito filial. / Obediência, acatamento: respeito às leis. Mútuo : adj. Que se permuta entre duas ou mais pessoas; recíproco.
  • Uso racional   Uso: s.m. Ato ou efeito de usar. / Aplicação, emprego: palavra de pouco uso. / Prática consagrada; costume, hábito, usança: os usos da terra. / Dir. Direito de se servir de alguma coisa pertencente a outrem; usufruto. // Fazer uso de, lançar mão de, empregar. Racional : adj. Dotado de razão: o homem é um ser racional. / Que se concebe segundo a razão. / Que se baseia no raciocínio: médico racional.
  • Público do IAMSPE   Atendimento estimado de 1,3 milhão de servidores do Estado de São Paulo, seus dependentes e contribuintes. 35,5% do total tem mais de 60 anos.
  • Expansão do atendimento 2013 2007 200 municípios 113 cidades
  • Rede própria e credenciada  HSPE  Mais de 3.000 médicos credenciados.  Mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises + 17 CEAMAS. clínicas e de imagem.
  • Números de atendimentos 2013*  Consultas ambulatoriais: 2.560.000  Consultas pronto socorro: 570.000  Exames de análises clínicas e de imagem: 9.600.000  Internações – eletiva e PS: 82.000 * Projeção
  • Atendimentos perdidos     12 mil atendimentos/mês perdidos somente no HSPE sendo que 9 mil são consultas. Motivo: pacientes não desmarcam com antecedência consultas, exames e procedimentos ambulatoriais aos quais não poderão comparecer. Janeiro a junho de 2013: 70 mil atendimentos perdidos. Para consultas marcadas via internet, a proporção de atendimentos perdidos é de 25%, ou seja, uma em cada quatro consultas não é realizada.
  • Desperdício de consultas    Não apresentar a carteirinha documento com foto. do IAMSPE e Retornar para consulta médica sem ter realizado os exames solicitados, ou esquecendo de trazêlos. Esquecer a data da consulta.
  •  Uso abusivo =   mais gastos menos investimentos na rede dificuldades de acesso para quem precisa
  • Consulta X Pronto Socorro    Atendimento do PS é para emergências e não para consulta ambulatorial. Aumento desnecessário de procura pelo PS. Ambiente do PS oferece maior risco de contaminação e infecções por via respiratória transmitidas por bactérias ou vírus.
  • Iniciativas para evitar perdas    Campanha de conscientização: consulta “perdida” poderia ser usada por outra pessoa, além de significar que o usuário terá de remarcar atendimento. Envio de torpedo (SMS), com antecedência de 48 horas, para celular de pacientes que incluem o número no cadastro previamente à consulta. Dificuldades: pessoa tem de ter telefone e ele deve estar atualizado no cadastro.
  • Como aproveitar a ida ao médico    O paciente deve montar um prontuário em sua casa, com os exames e receitas anteriores, levando consigo quando for à consulta daquela especialidade para auxiliar o diagnóstico médico. Listar todas as dúvidas e informações para passá-las ao médico na consulta. Há registros de pacientes que esquecem ou não entendem a explicação/diagnóstico e remarcam com outro médico para tentar entender o que fazer. A consulta de outro profissional pode ser feita para casos considerados mais graves/relevantes.
  • Importância da prevenção    Prevenção faz parte do uso racional do IAMSPE. Programa de Gerenciamento de Crônicos beneficia 30 mil usuários portadores de doenças como hipertensão e diabetes em 17 cidades. Além de melhorar as condições de vida dos pacientes, o Programa ajuda a estabilizar o quadro de saúde do usuário, evitando que doenças atinjam estágios que exijam, por exemplo, internações ou mesmo cirurgias.
  • Cuidado com medicamento    Médico precisa saber todos os remédios que o paciente toma. Consumo indiscriminado de medicamentos pode piorar a saúde do paciente. Manual dos medicamentos disponível na internet no endereço: www.iamspe.sp.gov.br
  • Cirurgia nem sempre é a melhor opção  Mudança na prescrição dos medicamentos.  Exercícios orientados.  Modificação da dieta.
  • O IAMSPE é patrimônio do servidor      Não assine guias em branco. No caso de retorno ao médico dentro do prazo de 30 dias não assine uma nova guia. Questione a necessidade de repetir exames de imagem, pois podem ocorrer riscos colaterais a longo prazo. Avalie aproveitar as férias para passar toda família pelo médico para check-up. Zele pela imagem da instituição.
  • Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual Av. Ibirapuera, 981 - V. Clementino - 04029-000 - São Paulo - SP Telefone: (011) 4573-8000 www.iamspe.sp.gov.br