Your SlideShare is downloading. ×
Minas Gerais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Minas Gerais

1,216

Published on

Este PowerPoint está disponível para cópia no link abaixo: …

Este PowerPoint está disponível para cópia no link abaixo:
http://historiasylvio.blogspot.com.br/2012/03/minas-gerais.html

Outras publicações com textos, imagens, vídeos, PowerPoints, infográficos animados e jogos sobre História, Minas Gerais, trens e algo mais estão disponíveis para consulta e download no blog HistóriaS:
http://historiasylvio.blogspot.com.br

= = = = = = = = = =

Procurei reunir neste PowerPoint os símbolos e informações que definem o que é Minas Gerais para mim.

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,216
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Minas Gerais
  • 2. Minas Gerais é a quarta maior unidade federativa do Brasil em extensão territorial, com586.228 Km2 (equivalente à área da França) e o segundo estado mais populoso doBrasil, com população de 20.033.665 habitantes estimados em 2009. Sua capital é acidade de Belo Horizonte, que reúne em sua região metropolitana cerca de 5 milhõesde habitantes, sendo, assim, a terceira maior aglomeração populacional do país.Minas Gerais possui o terceiro maior Produto Interno Bruto do Brasil, superado apenaspelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Com 853 municípios, é a unidade dafederação brasileira com o maior número destes, representando 51,2% dos existentesna região Sudeste e 15,5% dos existentes no Brasil. Apresenta alta taxa deurbanização, que se acelerou em um grande crescimento entre os anos 1960 e 1980.As regiões mais densamente povoadas são a Metalúrgica (Central), Campo dasVertentes, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata e Sul. As menores taxasde ocupação populacional encontram-se no norte do estado. O estado possui13.175.268 eleitores (IBGE 2009), o segundo maior colégio eleitoral do país, superadoapenas por São Paulo.Também é muito importante sob o aspecto histórico: cidades erguidas durante o ciclodo ouro no século XVIII consolidaram a colonização do interior do país e estãoespalhadas por todo o estado. Alguns eventos marcantes da história brasileira, como a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1930, o Golpe Militar de 1964 e acampanha pela abertura política em meados da década de 1980, mais conhecidacomo “Diretas Já”, foram arquitetados em Minas Gerais.
  • 3. O mais antigo documento que registra o nome Minas Gerais é de 1700, quando o jesuítaCodeo faz, em seu mapa, referência à região do Quadrilátero Ferrífero com o nome MinasGerais dos Cataguás, mas a oficialização do nome se dá por volta de 1732, através de umacarta régia.Em 1709 foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, desmembrada da Capitaniado Espírito Santo. A expansão dos limites de Minas Gerais continuou ao longo do séculoXIX: em 1800 definiu-se como divisa com o Espírito Santo a Serra dos Aimorés; em 1816 oTriângulo Mineiro foi transferido da Capitania de Goiás para Minas; em 1824 o atualNoroeste de Minas foi desmembrado de Pernambuco e incorporado a Minas; a divisa com oRio de Janeiro, estabelecida sem precisão desde 1709, foi definida em 1843 e em 1857 oVale do Jequitinhonha foi definitivamente transferido da Bahia para Minas Gerais.Mariana foi a primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais. Em 1720, após a Revolta deVila Rica (atual Ouro Preto) contra os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, aCapitania de Minas Gerais foi separada da Capitania de São Paulo. Vila Rica foi nomeadasede do governo da Província de Minas Gerais em 1721. Em 1821 Vila Rica passou achamar-se Ouro Preto, mantendo a condição de capital de Minas Gerais até 1897, quandoBelo Horizonte (primeira cidade moderna brasileira planejada) tornou-se a capital mineira.No dia 21 de abril se comemora o Dia de Tiradentes, relembrando a Inconfidência Mineira.Nesta ocasião a capital mineira é transferida simbolicamente para Ouro Preto.
  • 4. 1709 1789
  • 5. A Constituição Estadual de 1989 definiu, em seu artigo sétimo, que os símbolos do estado são a bandeira, o brasão e o hino.A bandeira de Minas Gerais foi baseada na bandeira que, de acordo com os planos dos líderes daInconfidência Mineira, seria adotada no país após sua independência de Portugal. Há controvérsiassobre detalhes da bandeira. O esboço inicial é de autoria de Claudio Manuel da Costa, composto portrês triângulos, formando um quarto em seu interior onde haveria um índio simbolizando o povobrasileiro rompendo grilhões. Esta bandeira, fortemente influenciada pela Revolução Francesa,adotou as cores da bandeira francesa, sendo a cor branca representante do Poder Executivo, o azuldo Poder Legislativo e a cor vermelha do Povo. Os triângulos seriam influência dos ideais daRevolução Francesa de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Acima do triângulo formado pelajunção de outros três ficaria a expressão latina “Libertas Quæ Sera Tamen” (Liberdade Ainda QueTardia), cunhada por Alvarenga Peixoto a partir da mutilação de um verso das Bucólicas do poetalatino Virgílio, nas quais se encontra "Libertas quae sera tamen respexit inertem", que pode sertraduzido por "Liberdade, a qual, embora tarde, (me) viu inerte". Esta bandeira foi descartada, entreoutros motivos, porque a maioria dos inconfidentes foi contrária ao fim da escravidão no país a serfundado, alegando ser necessário muitos trabalhadores para, entre outras tarefas, construir asindústrias e quartéis para garantir a independência. Seguiu-se por sugestão de Joaquim José daSilva Xavier, o Tiradentes, o modelo de uma bandeira com o fundo branco e um triângulo verde, a cor-símbolo da Revolução Francesa. Não há consenso sobre o significado do triângulo.Alguns historiadores afirmam que utilizando como disfarce a ideia da Santíssima Trindade, otriângulo representaria, na verdade, a sagrada trindade da Maçonaria: liberdade, igualdade efraternidade. No interrogatório relatado nos Autos da Devassa, ao ser perguntado sobre o significadoda bandeira, Tiradentes teria respondido “sagrada trindade” e não “santíssima trindade”. Tal detalhesupostamente passou despercebido ao escrivão. A atual bandeira de Minas Gerais foi instituída pelalei estadual nº 2793 de 8 de janeiro de 1963, onde se optou pelo triângulo vermelho, a cor-símbolo de todas as revoluções, além de uma homenagem ao sangue derramado por Tiradentes.O brasão apresenta picaretas e uma lanterna usada para o trabalho nas minas, além de ramos decafé, representando as riquezas características do estado: a mineração e a agricultura.
  • 6. Primeira versão da Bandeira dos Inconfidentes (1789) Bandeira dos Inconfidentes (1789) Bandeira e brasão do estado de Minas Gerais
  • 7. Minas Gerais não possui um hino oficial. Para que uma música se Oh! Minas Geraistorne o hino oficial é necessário que essa seja aprovada em concursopúblico ou por decreto do governador. Oh! Minas Gerais Oh! Minas GeraisA Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais organizou em Quem te conhece Não esquece jamais1985 um concurso público para a escolha de um hino. Por decisão do Oh! Minas Geraiscorpo de jurados, nenhuma das 72 composições inscritas foi Tuas terras que são altaneirasescolhida, por considerá-las aquém das expectativas. O seu céu é do puro anil És bonita oh terra mineiraEm 1992, a Assembléia Legislativa organizou um novo concurso com Esperança do nosso Brasilo tema ‘Inconfidência Mineira’. A comissão julgadora avaliou que Tua lua é a mais prateada Que ilumina o nosso torrão“todas as músicas foram desclassificadas porque algumas fugiram do És formosa oh terra encantadatema Inconfidência Mineira, outras por falta de respeito à métrica e És orgulho da nossa naçãooutras por falta de qualidade”. Foram inscritas 570 músicas. Oh! Minas GeraisDuas músicas em homenagem ao Estado se tornaram populares. Oh! Minas Gerais Quem te conheceUma chamada ‘Hino a Minas Gerais’, com letra de João Lúcio Não esquece jamaisBrandão e música do Padre João Lehmann, muito cantada nas Oh! Minas Geraisinstituições educacionais do estado nas décadas de 1920 e 1930 por Teus regatos a enfeitam de ourofazer parte do hinário distribuído nas escolas. Outra, a Os teus rios carreiam diamantesconhecida ‘Oh! Minas Gerais’, com letra adaptada por Que faíscam estrelas de aurora Entre matas e penhas gigantesJosé Duduca de Moraes, cantor e autor de mais de 200 músicas, que Tuas montanhas são preitos de ferrorealizou seu registro em áudio em 1942. Seu refrão se tornou popular, Que se erguem da pátria ao cantil Nos teus ares suspiram serestaso que leva muitos a pensar ser o hino oficial do Estado. Sua melodia é És altar deste imenso Brasilbaseada na valsa italiana ‘Viene Sul Mare’, que se popularizou no Oh! Minas GeraisBrasil através das companhias líricas que se apresentavam no final do Oh! Minas Geraisséculo XIX e início do século XX e teve sua primeira versão brasileira Quem te conheceescrita e gravada entre 1909 e 1912 por Eduardo das Neves em Não esqueces jamais Oh! Minas Gerais.homenagem ao couraçado brasileiro batizado com o nome do estado.
  • 8. Minas Gerais constitui-se de uma grande proporção de terras altas, com planaltos e chapadas,mostrando um relevo bastante acidentado onde se encontram centenas de grutas e cachoeirasde grande e pequeno porte. Destacam-se o Maciço do Espinhaço (Serras da Moeda, do Cipó edo Caraça), Serra da Mantiqueira, Serra do Caparaó, Serra da Canastra e a Chapada doEspigão Mestre, todos com importância tanto historicamente quanto no contexto econômico eturístico.É um estado muito rico em nascentes de água. As grandes bacias hidrográficas do país têmsuas origens no território mineiro, como é o caso das bacias do São Francisco, do Paraná e a doLeste. Dentre as 23 atuais usinas hidrelétricas existentes, destacam-se Furnas e Três Marias.Possui uma grande variedade e quantidade de recursos naturais em seu solo e subsolo, o quelevou a implantação de indústrias de transformação em Ouro Preto, Congonhas, Caeté, Sabará,Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Itabirito dentre outras. Às pedras preciosas e semipreciosas,somam-se os minerais explorados em larga escala nas jazidas de minérios de ferro, manganês,bauxita, estanho, cromo, níquel, rutilo, zircônio, prata e platina. Entre os não-metálicos, chamama atenção o calcário, amianto, caulim, fertilizantes fosfatados, quartzo, mica e grafita.Se destaca no cenário nacional em diversos setores industriais: 53% da produção nacional deferro gusa; 38% da produção de aço; 30% da produção nacional de automóveis e 25% daprodução de cimento. Mantém a liderança nacional na agropecuária, que ocupa quase 70% deseu território, principalmente no Triângulo Mineiro, Sul e Sudeste do Estado. Possui o maiorrebanho bovino do país, com 22 milhões de cabeças e é o maior produtor de leite, com 32% daprodução nacional. Responde por metade da produção nacional de café e situa-se entre osprincipais estados produtores de abacaxi, batata, alho, feijão e milho.Seu turismo apresenta como atrativos importantes cidades históricas, estâncias com águasminerais e termais, áreas de preservação ecológica, esportes radicais (montanhismo, ciclismo,canoagem, voo livre e exploração de grutas), além de uma culinária baseada em pratos à basede porco, queijos e doces típicos da região. A isso se somam a religiosidade e valorização doscostumes e tradições, típicos do povo mineiro.
  • 9. Mina Conceição (Itabira) Mina Casa de Pedra (Congonhas) Companhia Vale Companhia Siderúrgica NacionalMina Brucutu (São Gonçalo do Rio Abaixo) Companhia Vale
  • 10. Juiz de Fora Catas Altas Uberlândia Pedra Azul
  • 11. Caxambu São Lourenço
  • 12. São Tomé das Letras
  • 13. Santuário do Caraça (Serra do Caraça) Pico da Bandeira (Serra do Caparaó)
  • 14. Usina Hidrelétrica de Furnas Congonhas
  • 15. 21 de Abril (Dia de Tiradentes)
  • 16. Praça Minas Gerais Mariana
  • 17. Praça Tiradentes Ouro Preto
  • 18. Belo Horizonte
  • 19. Igreja da Pampulha
  • 20. Mina da Passagem Mariana
  • 21. Cachoeira da Diquinha
  • 22. Gruta de Maquiné Codisburgo
  • 23. Cachoeira do Tabuleiro
  • 24. “Bitolinha” São João del-Rei
  • 25. Cachoeira da Fumaça
  • 26. Gruta Rei do Mato Sete Lagoas
  • 27. Mina do Chico Rei Ouro Preto
  • 28. Música: Formatação:Seio de Minas Sylvio Bazote (Paula Maio de 2011Fernandes)

×